MALDITOS… OU BENDITOS TORX??

jppina

Member
Há já algum tempo que era para escrever sobre isto… mas só agora me lembrei ao pegar numa pedaleira XT 2008!

Todos nos já conhecemos os famosos parafusos torx que são necessários apertar para fixar o disco ao cubo nos sistemas que não têm center lock.

Até aqui, nada de especial, e as mini-ferramentas até começaram a incluir uma chave deste tipo. Só que agora, temos desteS parafusos nos mais variados tamanho!

Tive os primeiroS Formula ORO, na altura em que apenas se chamavam oro (agora são os K24). Mas tudo começou com os meus formula oro k18. Nesses, não era apenas os parafusos do disco que eram torx, eram também os do aperto da manete ao guiador, o da remoção das pastilhas. E cada um com a sua medida! Só aí já eram 3 medidas diferentes! Como as mini-ferramentas só têm de 25, lá tive de andar com mais duas pequenas chaves extras…

Agora também na pedaleira XT 2008, para segurar os pratos, temos parafusos torx! Ainda não verifiquei mas parece-me que será mais uma medida!

Pois é, qualquer dia, em vez das sextavadas, vamos ter uma mini-ferramenta de várias chaves torx. Qual será a primeira marca a lançá-la? ou será que já há (como tenho andado um pouco desatento não me admirava nada!)

Lá vem mais uma despesa a caminho!
 

Hetfield

New Member
A FSA por exemplo já usa parafusos torx nas pedaleiras há algum tempo. Por acaso no Sábado passado fui para trocar o prato do meio numa V-Drive de um amigo e para facilitar tentei tirar o prato pequeno. Quando vou a meter a chave sextavada, reparo que era um T30 :shock:. Isto é mau porque a T25 já tinha para os discos, mas T30 nada. acho que o pessoal vai ter que começar a investir nestas chaves, porque os fabricantes estão a derir a este sistema.

Mais irónico ainda é que quando comprei a minha T25 tive que a encomendar porque a loja só lá tinha um conjunto com várias medidas. Eu pensei, só preciso da T25 não vou comprar isto tudo. Bem burro fui porque o conjunto custava 28€ e fui dar 11 só pela T25 :oops:
 

jppina

Member
Pois, eu tenho um conjunto que vai do T10 ao T40, passando pelo T27... estou safo!

Quanto ao problema de passar as cabeças que o The Traveller refere é verdade... mas isso também tem a ver com os próprios parafusos e sua qualidada, e também obviamente com a qualidade da chave!

Eu já dei cabo dum parafuso Torx. Depois disso investi em chaves de qualidade nos dois tamanhos que mais utilizo: sextavada de 5 e torx T25...
 

Bravellir

New Member
bolas.. eu eu que acabei de mudar ( ou vou mudar em breve ) os parafusos dos rotores por parafusos sextavados. Ia me livrar da torx, mas pelos vistos vou ao contrário.. :lol:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

há uns anos comprei um conjunto de chaves torx na Norauto para apertar umas peças do carro e o conjunto já me safou em várias ocasiões, até as tampas do reservatório da manete dos Mini-Pro são torx. Também na pedaleira XTR 970 os parafusos são Torx. É chato, porque o multitool não tem disso nessas medidas,a té lá podemos sempre trocar por parafusos Allen.

Jepas
 

kuko

New Member
TheTraveler said:
Quantos mais TORX, melhor. Com TORX é mais difícil passar a cabeça do parafuso, com sextavadas estou farto de os estragar.
Nem mais.


se forem a uma drogaria, lá tem conjuntos no tamanho de um mini-tools com as mais variadas medidas de torx. o valor não é muito excessivo e serve bem pra trabalhar na bike.
 

Alf

Active Member
Estou dividido.

Entre torx e sextavadas (ou allen), não vejo grandes diferenças, excepto que com chaves fracas é mais fácil moer um sextavado que um torx.

Em casa tenho todos os tipos de torx e sextavadas.

O multitool realmente só tem sextavadas e torx T25. :roll:
 

kuko

New Member
Re: MALDITOS… OU BENDITOS TORX??

Realmente um conjunto bom de chaves dificilmente moe o parafuso. Mas a torx é mais fiável. No meu ver, porque opiniões e observações são bem vindas.

abraço
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Eu em casa tenho torx de todas as medidas. Quando trabalhamos com este tipo de parafusos a sensaçao que temos e de uma qualidade superior a dos sextavados. Talvez tambem moem menos porque as chaves ao serem mais raras/excusivas tambem sao de melhor qualidade... nao?
:wink:
 

nfh

Member
ze_zaskar said:
Boas
Eu em casa tenho torx de todas as medidas. Quando trabalhamos com este tipo de parafusos a sensaçao que temos e de uma qualidade superior a dos sextavados. Talvez tambem moem menos porque as chaves ao serem mais raras/excusivas tambem sao de melhor qualidade... nao?
:wink:

Moem menos porque o encaixe permite uma maior distribuição da força antes de começar a moer.
Como seria de esperar, a wikipedia também tem um artigo sobre o assunto :)(http://en.wikipedia.org/wiki/Torx).
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Sim, é obvio que moem menos devido a distribuiçao da força. Mas se forem a ver bem, para os outros tipos de parafusos acabamos por usar qualquer tipo de chave que aparece, devido a serem abundantes. Ja no caso dos torx temos de recorrer a uma chave mais especifica, logo de melhor qualidade. Acho que este factor tambem ajuda na equaçao.
:wink:
 
Top