Mais vale um quadro de qualidade ou os componentes ?

psilva

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Boas,

Após a leitura deste tópico, parece-me que ninguém focou um ponto que me parece fulcral: MARKETING

Passo a explicar a humilde opinião de um maçarico que pelo facto de o ser, baseia apenas a sua opinião no que ouve das outras pessoas e do que vê nas lojas:

As constatações (não são por experiência própria pois não a tenho, apenas e só o que tenho lido pela net):

Ponto 1:
Aparentemente muita gente defende a questão de se comprar um quadro bom com componentes de pior qualidade em vez de um quadro mau ... mau não, vou dizer pior, porque até agora ainda ninguém me provou porque é que determinado quadro é melhor ou pior que outro. Tenho lido muito, e de facto, a maioria dos quadros que têm tido problemas são os chamados bons e de marca. Dos chamados piores quase não se houve relatos de problemas salvo raras excepções. Pelo contrário, só se ouve coisas dos tipo ... comecei com uma pasteleira de supermercado que ainda anda e já tem 30 anos ... :mrgreen: ... Se a isto virmos que a quantidade de bicletas de marca "Outras" ascende a quase 30%, parece que logicamente as marcas ditas "inferiores" (espero que não me batam ... eu também vou ter uma dessas ... :mrgreen:), têm, em percentagem relativa às vendas, maior fiabilidade (pronto ... vou ser banido mesmo antes de começar ... :mrgreen:)
Adicionalmente, parece que muitos dos quadros vem do mesmo sítio, quer sejam de marca ou não.

Ponto 2
Aparentemente, os defensores das marcas, assim que as adquirem, ou passados poucos km, pensam logo em fazer upgrades para os equipamentos ficarem iguas aos das ditas de gama baixa (vou variando os adjectivos para ver se não me batem mais ... :D), logo em vez de a bike custar mais 50 %, passa a custar o dobro.

Ponto 3
Quando estão em fim de carreira, isto é ao fim de um ano, as bicicletas com os ditos quadros das top, começam a reduzir de preço até se posicionarem no mesmo preço que as ditas mais fraquitas ...

Ponto 4
Como quem adquire marcas de top quer sempre ter o melhor, ao fim de, por vezes menos de um ano, já está a pensar que vai ter que investir num novo quadro, pois se uma marca de top, ao fim de ano, lançou um novo quadro, é porque ele é certamente hiper melhor que o mesmo modelo da marca, mas atenção DO ANO ANTERIOR. Aliado a isto, a questão da garantia deixa de fazer sentido, primeiro porque todos os produtos tem que ter no mínimo uma garantia de 2 anos, logo independentemente do que se compre, se for para trocar ao fim de um ano ...

A questão fulcral:
O que ganho de facto em adquirir um quadro XPTO?

Não vou responder ... deixo à vossa análise ... eu cá, depois de muita análise optei por uma Decathlon Rockrider 9.1 ... parece-me a mim que de facto, o melhor numa bicicleta é o conforto e o prazer que se tem quando se pedala e dentro do orçamento que tinha, não conseguiria nenhuma outra FS com a qualidade desta ... pelo menos é a minha opinião ...

Cumprimentos e espero que ninguém fique zangado comigo ... :mrgreen:

Off-Topic:
Trabalhei no ministério da agricultura em tempos, e numa daquelas conversas de café numa feira com um responsável de uma cooperativa agrícola, veio à baila a questão da qualidade do leite, e eu, sempre curioso, questionei sobre qual era o melhor leite em termos de qualidade à venda, ao que ele me respondeu:

"Meu amigo, todo o leite à venda em Portugal vem das mesmas vacas. Só é embalado em embalagens diferentes ... "
 

José Martins

Administrator
Para não me alongar muito, digo apenas que acho os componentes importantes, pois o bom funcionamento e qualidade dos mesmos, transmitem confiança no uso que damos à bicicleta.
Mas o quadro suporta os componentes e o nosso peso também.
Pessoalmente, prefiro um quadro que possa ser eventualmente um pouco mais pesado, mas mais robusto, mas isso tem a ver com o uso que damos à bicicleta.
O engraçado é vermos por vezes comparações entre quadros que, apesar de marcas diferentes, são iguais e fabricados no mesmo sitio.
Basta vermos o caso da Kinesis e para que marcas eles fabricam quadros.
 

Rush

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Na minha modesta opinião um bom quadro é de longe a parte mais importante de uma bicicleta.

Se o quadro for mau bem se pode gastar uma fortuna em componentes topo de gama que a bicicleta vai continuar a ser sempre medíocre.
 

AresPT

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E é menos medíocre ter um quadro topo de gama com componentes maus?

Para mim há ali um meio termo que convém ter em conta. Um quadro desde que seja adequado ao que se procura em termos de utilização, que seja confortável, leve q.b. e que não parta (ou que nos dê confiança que não vai partir), para mim serve. Não preciso de algo todo XPTO para fazer umas coisas giras de bicicleta, bem como não é preciso material XTR (ou outro) ou uma suspensão Fox (ou outra) de topo.
 

jginja

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viva companheiros do pedal,
na minha opinião não se pode dizer que haja quadros de baixa qualidade. o material é quase todo o mesmo, o alúminio, os tudos são depois é trabalhados para terem espessuras diferentes, acho que é a qui onde surgem as principais diferenças.
sim, há marcas que têm ligas especiais de corrida com composições idealizadas para conseguir o melhor compromisso entre elasticidade e flexibilidade/resistência à torção! uff!
enfim, acho que hoje em dia existem sim quadros cujo processo de fabrico e respectivo controle de qualidade é mais apertado do que noutros, àparte isso não vejo grandes diferenças.
para mim o mais importante será o quadro. actualemente tenho uma cannondale f900SL com um CAAD4, que só vou trocar quando partir! o que poderá levar algum tempo!
por isso tenho mudado algumas coisa mas por desgaste. comprei umas rodas novas e guardei as antigas para estrada e inverno, troquei as manetes por folga, o crenque porque partiu e o selim porque era muito rijo.
a próxima que comprar quero que tenha melhor equipamento que a actual.

boas pedaladas
 

fleshfly

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Assim, também no caso da geometria não consigo encontrar distinções relevantes para a performance

Experimentem colocar um amortecedor fox (por exe) topo de gama numa bicicleta de supermercado para xc com st, andar ai uns 2km (nao e preciso mais) e depois andar por exe numa trek fuel 70 com o amortecedor de origem.... Acham que o amortecedor fox vai resolver o bombear da pedalada, os saltos da roda traseira quando travamos a descer, o conforto da própria bike, etc etc? Ou será que a geometria do quadro n têm alguma coisa a ver...?
Eu tenho uma cannondale prophet 500 sl que como voçes sabem têm um sistema que permite alterar a geometria do quadro de xc para fr aquilo "so" muda o ângulo da frente de 67,5 pra 69 graus e quem já experimentou sabe o que estou a dizer e já sentiu as diferenças nas subidas, descidas, conforto, curvar etc... e no entanto só mudou o ângulo da frente em 1,5 graus...
Agora quanto ao escolher melhores componentes ou um melhor quadro, eu vou sem duvida pelo melhor quadro!!!
A prophet 500 sl é a entrada de gama das prophet sl no entanto o quadro e exactamente igual ao da 3000sl que custa 5000€!!! estamos a falar de 3200€ com a diferença ainda compro mais 2 iguais a minha... a diferença sao os componentes por isso na minha maneira de ver devemos sempre escolher o quadro em detrimento dos componentes eu posso sempre melhorar a minha bicicleta de modo a obter o topo de gama da prohept sl mas um quadro inferior nunca conseguira alcançar um superior por mais componentes que mudem.
Quanto a resistência porque que não se fazem bikes com aquelas barras de ferro dos comboios? akilo nunca mais partia.. garanto.. agora o peso ( e se calhar o aspecto e que .... :mrgreen:) ja viram bem a tecnologia actual tubos com um diâmetro no inicio e outro no final, o mesmo tubo com diferentes espessuras, por exe no caso da cannondale prophet o tubo onde se encontra a caixa da direcção é todo maquinado a partir de um bloco de alumínio. Ora tudo isto tem os seus custos e compensações. Agora não me venham cá com a conversa que a nível de resistência são todos iguais.. porque não são! muito longe disso... so mais um ex a mondraker da garantia de um ano aos QUADROS de DH e 3 a todos os outros....porque será?
 

kochab

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Mas aposto que se as atirarem de um arranha céus, tanto a bike de 1500€ como a de supermercado chegam ao mesmo tempo ao chão... :D :D :D
A geometria é importante assim como os componentes que compoem a bike, é este conjunto que permite aumentar as performances de forma geral, uma bike á medida por exemplo, mesmo que com material mais rudimentar é capaz de ter melhores prestações que uma bike topo de gama desajustada ao condutor.
Deixar de fazer não é bem o termo, mas agora não se veem tantas bikes em aço/cromolin por que é mais caro do que fazer uma em aluminio, além disso o aluminio não apresenta oxidação como o ferro e é mais leve.

Os tubos de espessura variável já são usados à muito tempo, tanto no aluminio como no ferro, até nas bikes de supermercado já se encontram bikes com dupla espessura. O mais comum é encontrar quadros com tubos de dupla espessura (double butted), ou tripla espessura (triple butted), são tubos que diminuem de espessura interior a partir das pontas, neste momento estão a ficar tão finos nos quadros topo de gama que fazem o efeito lata de Coca-Cola... uns exemplos http://www.projectobtt.com/index.php?option=com_smf&Itemid=32&topic=575.0
 
E tens mais exemplo aqui :
http://www.foromtb.com/showthread.php?t=86182

Em relação aos componentes e falando novamente no meu caso, dei 999 euros pela bicicleta, mas como existem quadros que custam isso, se tivesse investido no quadro, então não sobrava nada para o resto... :mrgreen:

Ou se nesta de 999 euros, já me queixo dos travões que podiam ser mais eficazes e mais brutos, mas travam, nem quero pensar no que seria uma bicicleta com um melhor quadro e componentes inferiores, como o são as de certas marcas com o mesmo preço final. :twisted:

Se nesta que tem bem melhores componentes eu acho que alguns se fossem melhor não se perdia nada, então nessas nem quero pensar no que pensaria... :twisted:

Tinha um suposto melhor quadro, mas estava-me sempre a queixar da tristeza de componentes que ela trazia. E se calhar nem pensava no quadro... :roll:

Dai eu achar que em bicicletas de entrada de gama, os componentes me primeiro lugar.

Topos de gama já é outra história, embora comprar um quadro em carbono e depois meter shimano acera havia de ser uma coisa esperta... :mrgreen:
 

kochab

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Não conhecia esse cemitério....eheheh, isto é bom para a malta perder a mania de dizer que que "o meu nunca parte"... partem todos, é uma questão de sorte. :s
 

fleshfly

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Não vi lá cannondale... mas de certeza que e como as bruxas, eu n me acredito nelas mas que as ha ha :mrgreen:
Quanto aos dois exemplos scott e orbea tenho a certeza que aquilo não aconteceu na scott a fazer xc!! o impacto foi frontal e pelo que se vê foi brutal. Ora aquilo é uma bicicleta de xc certo? É como ter uma ponte projectada pra peões e passar la um camião TIR...
A questão que me referi do quadro melhor em detrimento dos componentes é sempre em relação ao orçamento que temos, se temos 500€ tentamos jogar com eles obtendo o melhor quadro possível. Se podemos comprar o quadro da gama acima com componentes inferiores ou o da gama abaixo com um quadro inferior mas melhores componentes eu escolhia sempre o da gama acima. Antes prefiro um golf sem AC, Radio xpto e estofos em pele que um polo com isso tudo.Mas isso sou eu :roll:
 

bornwild

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Saudações BTTetistas

Este tópico foi aberto com a intenção de se discutilr em primeiro lugar qual seria a melhora opção, para um iniciante do BTT, se é preferivel adquirir uma bike com um bom quadro ou comprar uma bike com bons componentes e um quadro mais fraco.
Primeiro eu acho que toda a gente que vai inciar numa modalidade, em que os custos podem ser elevados, deverá começar por uma solução económica mas sem comprometer a evolução.
Eu posso referir ao meu caso, que é igual a muitos dos participantes deste forum.
Todos nós começamos por curiosidade, até com bikes que eram de amigos nossos, que já eram bikes das marcas, tais como Treks, GT, e no meu caso foi numa Lee Cougan.
Quando experimentei aquela Lee Cougan em 2001 e comparei com a minha Kaloy comprada no supermercado, fiquei maluco.
Não foi pelo equipamento mas sim pela geometria do quadro e pelo peso, tudo pareçia mais façil de fazer na Lee Cougan.
Então decidi juntar umas massas e em 2002 comprei a minha Lee Cougan Outback AL, toda equipada com acera e uma RST.
Hoje ainda é a minha montada e não penso tão cedo trocar a bike. dos componentes originais só lá está o quadro e a braçadeira do selim.
Por isso meus srs, só tenho de vos dizer 3 coisas.
- O quadro é a espinha dorsal da bike por isso vale a pena investir num bom quadro e especialmente num quadro em que nós nos sentimos bem e que nos ofereça a sensação de controlo e segurança.
- As "grandes" marcas ofereçem referências de qualidades que ninguém pode ignorar, embora já existam novas marcas que ofereçem muita qualidade a uns preços mais baixos, refiro o caso da decathlon.
- no fim de contas o que é mais importante são as pernas e a vontade de continuar de fazer mais um Km a seguir ao outro
 

kochab

New Member
fleshfly said:
Quanto aos dois exemplos scott e orbea tenho a certeza que aquilo não aconteceu na scott a fazer xc!! o impacto foi frontal e pelo que se vê foi brutal. Ora aquilo é uma bicicleta de xc certo? É como ter uma ponte projectada pra peões e passar la um camião TIR...

O impacto não precisa de ser brutal, precisa é do angulo certo... e de azar algum azar à mistura! Pelo que li do site estrangeiro onde foram retiradas as fotos, foram ambas devido a buracos ou regos de agua, a roda da frente não conseguiu sair do buraco, tipo bloqueou e o quadro dobrou... que ilação é que se pode tirar daqui, é que nem sempre o quadro mais caro tem maior resistência ou oferece melhores condições para o BTT amador, o objectivo destes quadros é a competição, logo apostam no pouco peso e não na utilização continua...

Invistam num bom quadro, não precisa de ser um quadro de topo de determinada marca, invistam depois em bons componentes contribuem tanto como o quadro na conjunto. Perguntem ao Marco Bellini, se o que faz uma boa pizza é a massa ou o recheio... é os dois não é!? :D :D :D
 

jota

Member
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Um amigo meu repetiu esta façanha duas vezes numa Prowler! Segundo consta, era defeito e a marca teve que reforçar essa zona!
 
fleshfly said:
Se podemos comprar o quadro da gama acima com componentes inferiores ou o da gama abaixo com um quadro inferior mas melhores componentes eu escolhia sempre o da gama acima. Antes prefiro um golf sem AC, Radio xpto e estofos em pele que um polo com isso tudo.Mas isso sou eu :roll:

Tens aí um belo exemplo, que podemos aplicar às bicicletas.

Nesse caso eu preferia claramente um Vectra.
É melhor em tudo, melhor quadro ( chassis ), melhores componentes, mais espaço. :twisted:
Mas isso sou eu. :mrgreen:

Por que raio vais comparar com um Polo. É pela marca ser boa ? Para mim não deixa de ser um utilitário, além de que a qualidade de recepção dos rádios é uma vergonha. :mrgreen:
 

rebola.alan

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Procurei no forum e talvez aqui seja o sitio mais indicado para a minha duvida...

Sou principiante neste mundo das bikes. Comprei uma bike barata com os componentes mais ou menos e um quadro de cácá... pensei comprar um quadro e encontrei um, mas tou a acha-lo bom demais para o preço. É da marca PACE XC RC30 , e o vendedor diz-me que pesa apenas 1,950kg. Acham que vale 175€?
Ajudem-me, digam-me o que pensam...

o quadro é este:


http://www.miau.pt/images/Offers/1872594_1219912036874_1.jpg

http://www.miau.pt/images/Offers/1872594_1219912036874_2.jpg
 

Bikerboy17

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o quadro é de fato muito importante,quando se inicia nao se da muito valor mas com as andanças apercebe-se que um bom quadro ajuda,principalmente as medidas para o tamanho dapessoa


boas pedaladas
 
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