Mais uma Tuga a sucumbir. " SIRLA "

nasp

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Segundo boatos aqui por Águeda a SIRLA vai morrer, já esta em fase terminal podendo morrer a qualquer momento. Poderá estar mesmo por dias. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: Foi e é uma marca de referencia nacional, é pena, mais uma carrada de pessoal na rua. Espero que isto seja só boatos, porque se for mesmo verdade é mais uma a juntar á VAG.
 

Ridler

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Isso seria uma pena..... Já agora a minha Rockrider 6.3 trazia um belo de um autocolante onde dizia que o quadro é made em Portugal, na altura da compra perguntei quem o fabricava e disseram-me ser a Sirla, alias o quadro da Sirla Savage Plus é praticamente igual ao meu, será que isso não passa de um boato????
 

nasp

Member
Tambem parece que a fabrica em Serzedo que fabrica para a Decathlon tambem fechou ou tá em vias disso. Tao a ver no que dá a produção nacional de topo a preços baixos.
 

M.E.G.M.

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ninguem compra, não ha-de fechar. :cry:
o pessoal só compra o menos viavel ( mais barato ) e´lá está o ditado - o que é nacional é bom. :lol:
 

oliana

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Nuestros hermanos há muito tempo que olham para o seu umbigo. Com a nossa ajuda estão a crescer.
O resultado está á vista.
Mas nós achamos que tudo o que é escrito em inglês é bom de certeza. Imaginem 2 quadros iguais fabricados em Taiwan. Se um deles vier para Portugal com um autocolante a dizer Santa Justa, para uma montagem nacional e vendido pela empresa portuguesa x, quem compra?.
E se for com outro nome mais apelativo e conhecido? :roll:
Eu costumo brincar com os meus filhos acerca de não gostarem de pimentos na pizza caseira. Se eu colocar pepperoni já gostam. :mrgreen: Não tem nada a ver, eu sei.

É tudo uma questão de mentalidades. Nossa e das empresas portuguesas.

Ainda há empresas portuguesas (boas) que merecem ser defendidas.

É só acabar com a mesquinha mentalidade nossa.
 

Doutorphil

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...precisam é de sangue novo, uma equipa jovem com olho para o mercado, que tenha uma imagem cuidada e de vanguarda, ponham os olhos na industria artesanal inglesa, marcas como a Charge, DMR etc têm produtos altamente desejáveis, e que fazem eles de diferente do que nos pudéssemos fazer?....

Acabem com nomes tipo Orbita, confersil, vilar, catita e sirla e o camandro, abram a pestana...

...o futuro são os nichos de mercado...

posso dar um exemplo recente de sucesso na industria portuguesa:

Boca do Lobo...esta é uma empresa de mobiliario orientada para o mercado high end, produtos originais e com acabamentos excelentes...que foi necessario para existirem...simples, compraram uma empresa dessas de moveis "tipo paços de ferreira" que estava moribunda, e usaram a cabeça! fartam se de ir a feiras, vendem mto a preços exorbitantes...


..enquanto houver velhos do restelo nestas empresas, só têm um futuro, a falência...


...caraças, é que isto tem que se lhe diga, vão ao site da orbita e vejam as bikes que eles têm todas em carbono...uma xc totalmente em carbono full xtr por 2200€???.....mas caraças...orbita!? chamem lhe qq coisa menos orbita...e depois é como tudo...bikes a 2700€....bikes a 130€....mas que raio de mercado é este? ou oito, ou oitenta......uma boa proposta que eu faria a orbita, era, criem uma marca nova dedicada ao mercado high end, criem uma imagem de marca de qualidade, com um nome vendavel...é que nós temos excelentes designers...n entendo....aí, até eu pensava numa orbita....
 
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100stress

Guest
Olá amigos, concordo plenamente com o que foi dito anteriormente, para dar um ex. dos espanhois
a Mondraker tem 8 anos, e vejam no que se tornou em 8 anos, uma marca que começou do 0 hoje tem
um nivel de qualidade e projeção internacional concideravel.
Já tenho falado disto antes, e mesmo a nivel de componentes, será que a industria nacional não será capaz de fazer
peças com a qualidade da shimano ou sram, ou mesmo suspensões etc...
Se me sair o euromilhões compro a sirla e mais meia duzia de fabricas falidas, contrato os melhores eng. que estão a sair
das faculdades nas varias arias e vocês vão ver do que somos capazes.
 

canhao

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Lembro-me de à uns tempos, não muito, ver um quadro carbono numa loja e o quadro era igualzinho ao da VAG a diferença era só uma...o que todos sabemos, o preço.
O dito quadro até tinha a marca a autocolante nem envernizado era. Pena não me recordar da marca, lembro-me ser cunhecida.

Mas nem so de quadros acontece isto...ate em pequenas peças como um drop out, hoje tive a prova disso. Anda muito boa gente a ganhar dinheiro a custa de marcas.
E assim vai o nosso desporto...
 

Ridler

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Exacto, Portugal fabrica com bastante qualidade, mas para 99% dos compradores não interessa a qualidade, interessa o nome, reparem nas correntes da SRAM, são mades in Portugal, mas quantos as comprariam se tivessem outro nome????

Dificilmente conseguiremos bater o preço de fabrico em Taiwan ou noutro país do extremo Oriente, mas em termos qualitativos somos tão bons ou melhores, a diferença é que um quadro fabricado em Portugal tem um nome tipo ORBITA, VAG, SIRLA, ROCKRIDER, and so on, um quadro made in Taiwan ostenta um nome tipo SPECIALIZES, SCOTT, MONDRAKER, SANTA CRUZ, etc, e todos nós sabemos quais os que são adquiridos....
 

Cleptomanicx

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Concordo com o facto de muitas empresas Portuguesas falirem devido á falta de iniciativa e má gestão de imagem. Hoje em dia quase tudo é vendido através de uma forte imagem, sustentada sempre por uma frase de "combate" (Just do it! = NIKE,etc...).
Um nome sonante e um logótipo marcante e agressivo seria o ideal para lançar uma marca de bicicletas BTT, mas fazer isso com a nossa lingua torna-se um pouco dificil.Temos o exemplo da "Rocky Mountain" que é apelativa em inglês, no entanto traduzindo para o nosso Português soa a ridiculo - "Montanha rochosa". Mas com tempo, um grupo de cabeças novas e frescas decerto descobririam um nome porreiro e aceitável para o mercado nacional. Já agora também acho que "Mérida" não soa lá muito bem...o que safa ali no meio é a letra "i" :wink: (sem querer ofender quem seja dono de uma).
 

Alf

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Cleptomanicx said:
Temos o exemplo da "Rocky Mountain" que é apelativa em inglês, no entanto traduzindo para o nosso Português soa a ridiculo - "Montanha rochosa". Mas com tempo, um grupo de cabeças novas e frescas decerto descobririam um nome porreiro e aceitável para o mercado nacional.

:shock:

http://en.wikipedia.org/wiki/Rocky_mountains doh E a marca é canadiana, duvido que ao escolher o nome tenham pensado no mercado português, que nem sequer existia à data.

Há marcas e marcas, há marcas com poder económico para criar desenhos patenteados de quadros e contratar fábricas inteiras onde bem lhes apetecer para fazer milhares de quadros. Depois há marcas como a Mondraker era há muito pouco tempo, que vendia quadros rebranded produzidos em fábricas genéricas :wink: Não estejam a misturar o cú com as calças. A todos os que pensam que o Fiat Punto é igual ao BMW 750i do vizinho, lamento imenso. :lol:
 

ggx2

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Boas,

o local só por si onde são produzidos é irrelevante em termos de qualidade. O que conta é a qualidade do projecto, materiais empregues, tecnologia no fabrico, especialidade da mão de obra, etc. Claro que depois falta vender e divulgar a referida qualidade e aqui entra a fase final do Marketing mix :wink:
 

Filas

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Fiat Punto não é o mesmo que BMW 750i mas penso que a questão aqui é mais do género do português (e aqui cada um é que sabe de si) que prefere o Audi A4 da anterior geração do que o Seat Exeo porque um é Seat e outro é Audi, tirem os logotipos e descubram as diferenças.
Acho que uma marca nacional com um nome apelativo e uma pintura interessante, mesmo que num quadro igual a tantos outros, podiam vingar fortemente. Veja-se o caso de Valdemiro, nome de gosto discutível mas pinturas fantásticas (gosto pessoal, claro).
 

pedro25martins

New Member
O que acho que o Cleptomanicx estava a dizer, é que entre uma "Rocky Mountain" e uma "Montanha Rochosa" tu escolhias sempre a Rocky, pq é mais apelativa, tem um nome mais cool e não sei o que...
 

oliana

Active Member
Alf.
Essa não entendi. Estás a afirmar que o que interessa é o status. Se eu comprar uma Orbita de certeza absoluta que não é igual a uma Spec. Mas cada qual com o seu poder de compra.
Mas o que interessa isso?
Se formos por esa tua ordem de ideias, de certeza absoluta que ao fim de 10 anos de posse desses veiculos, o dono do BMW gasta quase o valor de um Punto em manutenção. Sobra a afirmação pessoal.

Quem parece que está a misturar o cu com as calças és tu. Estou a ver aqui o pessoal a defender que as marcas vendem mais porque soam ao ouvido, melhor umas, mais que outras. Esclarece isso melhor.

Eu até não comprava uma bike de nome em português "Gigante" ou "Kona" com C. Mas o que alterava na qualidade se fossem esses os nomes que as marcas tivessem escolhido?.
Ou uma Kona é melhor se fosse outra.... :mrgreen:
 

rogrego

New Member
A grande vantagem das grandes marcas está nos departamento de marketing e design (onde investem milhões).....tirando algumas marcas de topo, os outros limitam-se a comprar a matéria prima (quadros, Aros, Cubos, etc, etc) onde todos os fabricantes compram....

É pena o caso da Sirla e da VAG, mas outros há que se vão aguentando e tentando alterar a mentalidade "retrograda" de alguns empresários para quem uma bicicleta em nada é diferente de à 10 anos (para não dizer mais). Acho que em termos de marketing e imagem a Sirla estava no bom caminho......ao contrário por exemplo da Orbita, com uma bicicleta de carbono a um preço muito competitivo mas com um aspecto (decorações) de à 5/10 anos a trás - corrijam-me se estiver a dizer um disparate, pois posso estar a ser tendencioso....

Falta falar na Esmaltina e na sua nova marca WDR (das quais eu possuo o modelo de carbono WDR Duster 3)...
 

pessoabtt

Member
Que tristeza :( :( :( :(

Esperemos que isto seja apenas um boato, era muito triste se a Sirla fecha-se...

A minha bike e uma sirla e acho que a empresa tinha grandes possibilidades para vencer este momento de crise se todos nos optacemos pelos "nossos" produtos
O nosso governo tambem podia dar mais incentivos ao ciclismo, sim!!!! é que nem todos são amantes do futebol...
 

Miguel.RS

Member
Doutorphil said:
...precisam é de sangue novo, uma equipa jovem com olho para o mercado, que tenha uma imagem cuidada e de vanguarda, ponham os olhos na industria artesanal inglesa, marcas como a Charge, DMR etc têm produtos altamente desejáveis, e que fazem eles de diferente do que nos pudéssemos fazer?....

Acabem com nomes tipo Orbita, confersil, vilar, catita e sirla e o camandro, abram a pestana...

...o futuro são os nichos de mercado...

posso dar um exemplo recente de sucesso na industria portuguesa:

Boca do Lobo...esta é uma empresa de mobiliario orientada para o mercado high end, produtos originais e com acabamentos excelentes...que foi necessario para existirem...simples, compraram uma empresa dessas de moveis "tipo paços de ferreira" que estava moribunda, e usaram a cabeça! fartam se de ir a feiras, vendem mto a preços exorbitantes...


..enquanto houver velhos do restelo nestas empresas, só têm um futuro, a falência...


...caraças, é que isto tem que se lhe diga, vão ao site da orbita e vejam as bikes que eles têm todas em carbono...uma xc totalmente em carbono full xtr por 2200€???.....mas caraças...orbita!? chamem lhe qq coisa menos orbita...e depois é como tudo...bikes a 2700€....bikes a 130€....mas que raio de mercado é este? ou oito, ou oitenta......uma boa proposta que eu faria a orbita, era, criem uma marca nova dedicada ao mercado high end, criem uma imagem de marca de qualidade, com um nome vendavel...é que nós temos excelentes designers...n entendo....aí, até eu pensava numa orbita....

Concordo plenamente com o Doutor phill.

A sociedade actual não se compadece de saudossismo pelo que é nacional.

A lei de mercado obriga a marcas fortes, com nomes sólidos e sonantes, conhecidos e de reconhecido valor. Por alguma razão ou outra já todos ouviram falar em SPec. Scott, Cannondale, Trek...perguntem a um espanhol se já ouvi falar em Sirla, vag ou outra qualquer....interessa lá ao comprador que a marca é do pais A, B ou C?!...interessa o valor da marca, aquilo que qualquer um pensa assim que ouve um nome...

Em Portugal a coisa foi-se aguentando pois toda a parafernália de marcas foi conseguindo escoar stocks para continentes e modelos e coisas afins...mas vejamos algumas pequenas estratégias:

:arrow: houve uma preocupação em investir em markting?
:arrow: criar nomes apelativos?
:arrow: desenvolver um logótipo que se destaque pela beleza e pelo que transmite ao comprador?
:arrow: publicitar os produtos em feiras e outros eventos?
:arrow: praticar preços pouco rentáveis mas muito competitivos (ainda que durante um breve tempo)?
:arrow: investir em novas tecnologias e não ficar parado no tempo?
:arrow: modificar o aspecto geral dos quadros (pra muitos um bike é sempre o mesmo n.º de tubos soldados :roll:)?
:arrow: estabelecer protocolos de colaboração com marcas de componentes?
:arrow: permitir a fusão de várias pequenas empresas (algumas de carácter quase familiar e artesanal)?

...e sei lá que mais...mas atenção, falo sem saber se algo disto foi tentado pelas empresas portuguesas, agora que já vi muita empresa (não forçosamente de bicicletas) fechar porque o dono só se preocupou com os lucros até a empresa dar o estouro e fechar, já!!!

A empresa tradicional portuguesa ainda tem uma mentalidade pequenina e regional (que não se ofenda ninguém, onde vivo é a percepção que tenho :D). O mundo já não é assim, e o 25 de abril já há muito ficou pra trás...ainda assim é sempre triste ver uma empresa Portuguesa fechar :(...

Cumps
 
J

JCM

Guest
Boas malta

Isto é tudo muito complicado, pois infelizmente nos ainda nao conseguimos fazer como os Espanhois, dar prioridade ao produto Nacional.
Se bem posso entender, qualquer marca ex. Orbea,Bh etc., antes se serem o potencial que sao hoje, tambem foram pequenos comos alguns dos fabricantes Portuguees, a questao fundamental quanto a mim é o Patriotismo.
Nos temos que perceber quer queiramos quer nao, que podemos ate ter uma bicicleta Nacional com um equipamento completo XTR, por um terço do do preço de uma Orbea, o que é certo, é que sem duvida nenhuma iremos pegar na marca estrangeira.
Muito sinceramente e posso-vos garantir de que sei o que estou a dizer, ( Sou importador de acessorios e montador de bicicletas 300 unidades/dia ), que onde eu ou qualquer outro montador vai buscar os acessorios, é precisamente onde vao as ditas MARCAS FAMOSAS.
Shimano é sempre Shimano, Sram é sempre Sram.
Por outro lado, que queiram entender ou nao, s hastes de guiador TRUVATIV, fabricadas na mesma empresa que faz as ZOOM, unicamente muda a marca, a qualidade nao deixa de ser igual.
O meu fornecedor de quadros, fabrica os quadros para schwinn, unicamente muda a marca.
Onde quero chegar com tudo isto, é que infelizmente e a titulo de ex. num determinado modelo posso utilizar o mesmo quadro que a scwinn, equipar a minha bicicleta com XTR e a scwinn com deor e vendermo-las ao mesmo preço, pois vos garanto que compram mais rapidamente a MARCA ESTRANGEIRA que a marca Nacional.
Temos que mudar esta mentalidade, pois enquanto isto acontecer, nao irá fexar so a VAG nem a SIRLA, irão fexar muitos mais.

boas pedaladas
 
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