Mais um acidente - O perigo da contramão

Muita gente ou uma grande parte ficou contente pelas bicicletas terem os mesmos direitos na estrada . pois bem no domingo reparei numa situaçao que deu que pensar , pois ia eu de carro e na estrada circulavam duas bicicletas a par até aqui tudo bem dou o pisca para ultrapassar e mais á frente tive de parar nos semaferos pois que entretanto chegam as bicicletas e o que fazem passam o vermelho!!!! então, pergunto eu para mim...
 

Ismas

Member
Isso já parte do civismo de cada ciclista, todos nós temos direitos e deveres, mas cabe a cada um cumpri-los.

Fizeste a tua parte, agora cada um que faça a sua!
 

Joseelias

Well-Known Member
Isso já parte do civismo de cada ciclista, todos nós temos direitos e deveres, mas cabe a cada um cumpri-los.

Fizeste a tua parte, agora cada um que faça a sua!

E as autoridades que façam a deles. Mas como por vezes parecem ter medo de actuar, quase como se estivessem num concurso de popularidade...
 

Jocas22

Active Member
antes de dares o pisca, reduziste a velocidade como manda o código? verificaste que nao havia perigo pra ti ou pros ciclistas com a manobra? mantiveste o metro e meio de distância? não ultrapassaste num continuo certo, ou perto de uma passadeira?

quando saiste do carro nao atravessaste a estrada como peao fora da passadeira?


na estrada andar a apanhar estas coisas de uns e outros, venha o primeiro sem telhados de vidro :rolleyes:
 

Baba

Member
Telhados de vidro todos temos, mas foi aí mencionada outra situação, para mim mais grave e que ninguém mencionou. O que fazem os ciclistas a andar a par quando há transito na estrada? É que quando o que vai mais dentro da estrada levar uma panada qual é que vai ser a conversa? Coitadinho dele que até ia a cumprir o código (que por acaso nem ia)?? Cada um sabe de si mas eu pessoalmente gosto muito dos meus ossos para me meter a jeito.
 

Jocas22

Active Member
O que o código diz é isto:
2- Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito.

ou seja quem está errado és tu, podem circular mesmo em vias com trânsito. ;) Como já disse se todos cumprirem, o veiculo abrandar, guardar o metro e meio, e os ciclistas nao abusarem do lado a lado dá pra todos irem felizes e contentes. Palpita-me é que uns e outros raramente usam do bom senso.
Mas aqui (e como ciclista e automobilista) os automobilistas são muito piores, nem todos os ciclistas andam a par, são excepcoes. Tal como do outro lado só raras excepcoes abrandam e guardam o metro e meio a ultrapassar ;)
 

Hardskin

Well-Known Member
Muita gente ou uma grande parte ficou contente pelas bicicletas terem os mesmos direitos na estrada . pois bem no domingo reparei numa situaçao que deu que pensar , pois ia eu de carro e na estrada circulavam duas bicicletas a par até aqui tudo bem dou o pisca para ultrapassar e mais á frente tive de parar nos semaferos pois que entretanto chegam as bicicletas e o que fazem passam o vermelho!!!! então, pergunto eu para mim...

Parece-me que a intenção do scott_scale60 era salientar a incoêrencia destes dois bikers, ao fazere-se valer de um direito adquirido com a nova lei, e logo a seguir não cumprirem com as suas obrigações.
Ou seja, aqueles que já antes não cumpriam, passaram a ser um bocadito menos infratores com os novos direitos, que antes eram infrações.
:lol:
E já agora, quem passa num vermelho está-se a borrifar para a reduzida visibilidade e intensidade do trânsito ao circular a par.
:wink:
 

Jocas22

Active Member
passar um vermelho é uma infracção muito grave, mas cada um sabe de si. Não vale a pena é andar a pescar o que os ciclistas fazem de menos bom, quando peões, motociclistas ou automobilistas todos os dias violam as regras do codigo, graves, menos graves, muito graves.

Digam lá se num forum de motos alguem se ia lembrar de postar "ia eu de bicicleta e passou um motoqueiro que ultrapassou num continuo ou ziguezageou no meio do transito" ou num forum de carros "ia eu de bicicleta e um automobilista nao parou num stop, nao ia a 50 numa localidade, nao parou num vermelho", nao sei se existem forum de peoes, mas percebem a ideia.

O facto de irem lado a lado (que podem ir) não tem nada a ver com o facto de não pararem no vermelho. Parece-me a mim. É uma relação abusiva pra colar á alteração do codigo. Acho que não vale a pena fazermos o papel que se vê de comentarios nas noticias online ou na tv cada vez que se fala deste tema. Já chega digo eu. Condene-se nao pararem no vermelho e chega.
 

Baba

Member
Causar embaraço ao transito.... lá estamos nós a falar de definições - Substantivo masculino, dificuldade - estorvo - obstáculo. Ou seja um ciclista a par, não estorva, nem dificulta a normal circulação, nem tao pouco é uma dificuldade acrescida à normal circulação. Pronto, se é essa a opinião geral levem lá a bicicleta, mas eu acho que aí ganha quem tiver o melhor advogado. E posso dizer que a minha opinião pessoal é que essa lei é uma parvoice, mas pronto cada um sabe de si, e como já mencionei, os ossos são meus e eu não me meto a jeito
 

Jocas22

Active Member
nessa tua definição cabe um velhote a conduzir a 20km/h, um trator, ou outro qualquer veiculo ou o problema é mesmo só andar devagar atras de uma bicicleta?

obviamente causar embaraço, é irem 2 manos na amena cavaqueira lado a lado e uma fila de 10 carros atras. Agora um automobilista nao ter a "pista" livre pra abrir o gas não conta como embaraço. Pelo menos é como vejo o problema. Abrandem e esperem pra passar, não morrem, vão ver, experimentem.
 

Baba

Member
Sem entrar em exageros, um ciclista não me incomoda quando vou a conduzir, até porque por norma não aperto ninguém e espero para ter tempo para passar, mas dá perfeitamente para passar, mesmo que venha alguém em sentido contrário, sem chatear ninguém, há espaço para todos. Se na mesma situação considerando uma faixa em cada sentido, se estiverem dois ciclistas a par, isso causa-me embaraço pois impede-me de prosseguir. E não apenas de carro, posso dar exemplos de situações em que eu de bicicleta tive que ir à faixa da esquerda para atravessar os "meninos" que iam em plena cavaqueira, mas convictos que podem andar a par simplesmente porque podem, e eu para os poder passar estou-me a arriscar a levar com um carro largado na faixa da esquerda. A minha máxima é, se eu facilitar, por norma facilitam-me. Mas continuo convicto que a definição de embaraço é dubia, e numa situação em que a maior parte dos ciclistas nem seguro têm e os motoristas têm seguro e respectivos advogados das seguradoras... A ver vamos quem é que ganha a disputa em tribunal. E eu não digo que não circulo a par, mas simplesmente quando ouço um carro sou o primeiro a dizer que vem um carro e me encostar para junto da berma. É uma questão de facilitar a vida aos outros.
 

Jocas22

Active Member
á muita coisa que é legal e pode incomodar A ou B, é outra discussao. Agora é legal, e há que respeitar desde que nao abusem. És daqueles automobilistas que ficam logo com o "road rage" por verem dois ciclistas a par já percebi, há muitos assim que todos damos por eles diariamente, só de pensarem que têm de abrandar quase rebentam uma veia :) e na bike maluquinho do strava que nem pode esperar pra ultrapassar dois ciclistas em segurança ;)

Estou a brincar :cool: Há espaço pra todos. Não vejo qual o mal de se poder andar a par honestamente, até é uma defesa pros ciclistas, os automobilistas sempre têm de abrandar coisa que deviam fazer de qualquer maneira uma vez que é obrigatório pelo codigo em vez de irem a esgalhar como se o ciclista nao existisse em razias perigosas, desde que como se diz não se vá causar embaraço com uma fila de 2 kms atras. Se tens muita pressa vias rapidas e autoestradas ou entao sair de casa mais cedo ;)
 

easy

New Member
mas dá perfeitamente para passar, mesmo que venha alguém em sentido contrário

Legalmente, não dá e isso é bastante objetivo no código da estrada.

Código da estrada
Ultrapassagem
Artigo 38.º
Realização da manobra
3 - Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado.

Tendo isto em conta é um pouco indiferente se os ciclistas circulam a par ou não. Isto desde que não ocupem várias vias ou ciculem a 2 ou 3 metros um do outro. Isso aí sim já era capaz de ser embaraço.. LOL
 

Baba

Member
Ok, legalmente não é possível ultrapassar sem ir à outra faixa, tudo bem, então expliquem-me porque é que os ciclistas só podem utilizar a metade da faixa mais à direita? para isso poderiam ocupar qualquer ponto da faixa, se são veiculos lentos, a sua natural "lentidão" (que é subjectiva) por si só é propicia a causar embaraço ao transito, isso significa que têm/devem facilitar a circulação dos outros utentes da via. Agora como eu disse à pouco, tenho por hábito facilitar e não aperto ninguém, e já sofri alguns apertos que fiquei com "eles apertados" e não gostei, e não compreendo a necessidade de não facilitar a vida aos outros que andam no transito. Agora não sendo maluquinho do strava, nem sequer tenho conta do strava, nem sequer GPS, apanhas gente que vai em passeio e nem se toca que estão a empatar o transito, possivelmente esses sim os mesmos que têm os BM's e quando estão a conduzir carro têm a mesma atenção para com os outros que têm quando estão a andar de bicicleta, mas pronto vamos continuar a empatar os outros, até porque isso melhora imenso a imagem que passamos para fora. Ah, e em 20 anos de carta, e dos acidentes que já tive, e foram alguns, por culpa minha foram 0, pelo que a questão do road rage fica um bocado posta de parte.
 

Jocas22

Active Member
acho que o problema aqui é que ainda não percebeste que um ciclista á tua frente nao está a empatar ninguem, está a circular na mesma via que tu. Tu é que te sentes empatado por circulares na mesma via com ciclistas. Digo isto e é rarissimo andar a par, no entanto, não percebo a história do empatar, legalmente, e não só, é uma questão de bom senso, como já te demonstraram ultrapassares um ciclista ou dois a par vai dar ao mesmo, tens de ir pra outra faixa, tens de abrandar 1º, depois guardar o metro e meio, e só podes ultrapassar se tiveres condições de segurança, pra ti, pros ciclistas e pra quem circula na faixa contrária. Acho isto por demais obvio.;)

quanto ao resto no outro dia ia de bike parei na passadeira pra deixar passar um peao, e passam por mim 2 carros, nao 1, mas 2, sem parar. Não cumpriram com a regra de abrandarem 1º pra me ultrapassar, ultrapassaram numa passadeira, nao pararam pro peao, nao guardaram a distancia do metro e meio.... ... ah mas é verdade, quase me esquecia da frase que é obrigatoria mencionar cada vez que se fala de ciclistas, os ciclistas não param no vermelho :rolleyes:
 
Hardskin era isso que eu queria dizer.
Sim os ciclistas podem andar a par na estrada o codigo ja o permite, os ciclistas agora nao podem andar com a bicicleta nos passeios só os miudos sabiam isso??
 
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