Mais um acidente - O perigo da contramão

Jocas22

Active Member
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/choque_violento_fere_jovem_ciclista.html

Por vezes pode parecer que só acontece aos outros mas é usual ver-se ciclistas fazerem curvas cegas em contramão, seja em alcatrão seja em estradões aparentemente inocentes, calmos e onde raramente alguem passa de carro. Fica como aviso. E claro as melhoras ao companheiro.
Existe um estradao engraçado ao pé de mim onde nós ciclistas abusamos e onde os carros ao fim de semana costumam circular devagar e apitam em cada curva.
 

Joseelias

Well-Known Member
A obrigatoriedade dos seguros deu mais um enorme passo com essa noticia, e muito em particular com aquela foto do carro desfeito que irá possivelmente para a sucata. E quem pagará agora?

Resta-nos a "tranquilidade" de sabermos que há associações de ciclistas que defendem que neste caso o automobilista ainda teria que indemnizar a família do ciclista, e possivelmente pagar o funeral e uma bicicleta nova para além de perder o carro ou ter que pagar do bolso dele a reparação... Porque é assim que se "defende" a bicicleta, os ciclistas, e se luta contra a obrigatoriedade do seguro... :s

Quanto ao acidente é de lamentar e em particular a morte do ciclista, mas se esta era a forma de ele circular era apenas uma questão de tempo até acontecer.

E não é o único. Até me admira não haver mais casos deste género ou de atropelamentos graves de peões pois a quantidade de ciclistas a fazer slalom a alta velocidade entre pessoas em plena baixa de Lisboa e em passeios é tal, que até alguém ficar gravemente ferido ou até morrer é apenas uma questão de tempo.
 

DaProfezzur

New Member
Joseelias, uma vez estava eu parado na bicicleta num sinal vermelho da avenida da liberdade e passa por mim um gajo de fato numa dobrável com headphones grandes que ignorou completamente os sinais, isto é que é tentar a sorte.
 

Joana Simoes

New Member
Há uns tempos atrás, vinha do trabalho para casa. Estava naquelas filas que não estão paradas mas andam super devagar. Isto foi na EN-10. Quem não conhece, é uma estrada nacional sempreee com carros, motas, bicicletas e montes de ruas perpendiculares.
Bom estava eu a olhar para ontem, passa por mim um gajo a abrir de tal maneira que só pensei "este gajo não é bom da cabeça andar aqui assim! o homem é parvo!"
Dois cruzamentos depois, estava estendido no chão. Veio um carro de uma das ruaszitas para entrar na EN e ele na velocidade que vinha, obviamente que não teve tempo para parar.
Ainda o vi levantar, por isso teoricamente estava bem, mas sinceramente espero que ele tenha apanhado um grande susto! Há imensas passadeiras nessa estrada também...
 

warrior75

New Member
Gente inconsciente tanto andam de bicicleta, como de carro ou mota. Mas de baike todo o cuidado é pouco, existem inúmeros factores que faz com que andar de bike na estrada seja muito perigoso.
 

sfl

Member
Na passada 5ª feira encontrei um "artista" a circular (na berma) da IC19, junto a Rio de Mouro, no sentido Lisboa - Sintra.
Efectivamente, e infelizmente, há pessoal que se mete mesmo a jeito.
 
Resta-nos a "tranquilidade" de sabermos que há associações de ciclistas que defendem que neste caso o automobilista ainda teria que indemnizar a família do ciclista, e possivelmente pagar o funeral e uma bicicleta nova para além de perder o carro ou ter que pagar do bolso dele a reparação... Porque é assim que se "defende" a bicicleta, os ciclistas, e se luta contra a obrigatoriedade do seguro...

Essa notícia já foi desmentida no tópico respectivo, mas aqui ficam os links para os comunicados:

http://www.fpcub.pt/2014/07/nota-de-imprensa

http://mubi.pt/2014/07/29/seguros-e-utentes-vulneraveis-o-que-defende-realmente-a-mubi/
 

Joseelias

Well-Known Member
Essa notícia já foi desmentida no tópico respectivo, mas aqui ficam os links para os comunicados:

http://www.fpcub.pt/2014/07/nota-de-imprensa

http://mubi.pt/2014/07/29/seguros-e-utentes-vulneraveis-o-que-defende-realmente-a-mubi/

Li o site da fpcub e o que lá está escrito não me pareceu muito afastado do que tinha dito. Pelo menos são muito explícitos a dizer que os ciclistas envolvidos num acidente devem de ser cobertos pelo seguro do automóvel independentemente da culpa, e muito pouco claros e até algo dúbios a dizer que caso haja culpa do ciclista este terá que indemnizar quem sofreu danos se for considerado culpado. Só isso já me cheira a esturro porque é como os partidos políticos agem na apresentação de leis...

Até diz que o fundo de garantia automóvel deverá de arcar com as despesas caso se considere que o ciclista não tem forma de pagar os danos. Isto é, se eu como condutor mandar outro carro para a sucata por culpa de um acidente que provoquei terei que arcar com as despesas mesmo não tendo dinheiro. Eu último caso terei a casa penhorada e ficarei a viver na rua, ou irei para à cadeia. Se estou enganado corrijam-me.

Num caso semelhante o ciclista seria coberto pelo fundo de garantia automóvel. Não posso concordar com isto e nem sequer se afasta muito do que afirmei antes.

O site da Mubi é um pouco mais claro mas alinha pela mesma tónica dizendo que : "Posteriormente, se for provado que o utente vulnerável foi culpado pela colisão, a seguradora terá sempre a possibilidade de reaver o montante indemnizatório, ou parte dele, dependendo do tipo de vítima e das circunstâncias da colisão."

Isto é, o seguro poderá reaver o dinheiro dependendo das circunstâncias. Eu como condutor tenho as mesmas benesses?

Depois no site da MUBI fazem uma afirmação que para mim soa-me a típica demagogia tuga: (...)De referir que a generalidade dos países europeus que adoptaram o Principio da Responsabilidade Objetiva registam actualmente índices de sinistralidade inferiores aos de Portugal, (...)

Ora, esses países registam um milhão de coisas melhor que Portugal, não por causa de simples aprovação de leis. Mas sim porque o nível de civismo está num nível diferente, apesar de haver ou não leis.

Já os portugueses, simplesmente fazem o que lhes apetece independentemente do prejuízo que causem a outros. Quantas e quantas vezes ouvi pessoal a usar coisas emprestadas e quando lhes estão a dar mau uso e são chamados à atenção respondem: Não é meu, quero lá saber!

E se um tuga tiver o azar de ser apanhado tenta por todas as formas desresponsabilizar-se. É esta a verdadeira razão porque há menos sinistralidade lá fora. Há mais civismo independentemente das leis.

Para mim, a aprovação de leis que tirem responsabilidade das pessoas sobre actos que cometem, apenas vai levar a mais bandalheira e não a melhoria alguma.

Ainda ontem eu e a minha mulher ia-mos sendo vítimas desta mentalidade, quando um corredor se recusou até ao últissimo momento a dar um passo ao lado para sair da estrada e andar dois ou três metros numa berma de terra plana com 10 metros de largura. Ainda ouvi insultos da besta, que na mente dele devia de ser mais complicado dar esse passo ao lado que eu ter que me mandar para o meio de uma estrada onde mal passa um camião e onde até tinha a visibilidade reduzida para trás por causa da minha mulher que tapava parte da estrada. E não foi a primeira vez que isto me aconteceu!

É com este tipo de pessoas com que nós lidamos em Portugal, sejam condutores, ciclistas ou peões. Se houvesse um acidente tenho a certeza que aquela besta diria todo o tipo de mentiras e em último caso eu é que ainda me lixava.

Para mim, a culpa deve cair de forma igual sobre todos que têm responsabilidades nos seus actos. Se as leis que existem fossem respeitadas e punidas quando não o são (especialmente no que toca aos automobilistas) não havia necessidade de andar a criar leis que apenas irão agravar as divisões que já existem e a aumentar o ódio que se sente contra os ciclistas.
 

Jocas22

Active Member
"Isto é, se eu como condutor mandar outro carro para a sucata por culpa de um acidente que provoquei terei que arcar com as despesas mesmo não tendo dinheiro. Eu último caso terei a casa penhorada e ficarei a viver na rua, ou irei para à cadeia. Se estou enganado corrijam-me."

homem esta frase não faz sentido nenhum. Enquanto automobilista quem paga é o teu seguro.


"Até diz que o fundo de garantia automóvel deverá de arcar com as despesas caso se considere que o ciclista não tem forma de pagar os danos."

isto acho que faz todo o sentido. Se um ciclista sem bens/seguro/dinheiro te destruir o carro o fundo de garantia deve obviamente pagar o arranjo, pois cada vez que pagas o seguro contribuis tu proprio pro fundo, não tem nada a ver se te acerta um carro, uma trotinete, um avião ou o que quer que seja, é uma especie de seguro dentro do seguro. Não deve ser só pra quando um carro sem seguro te bate.
 

Joseelias

Well-Known Member
"Isto é, se eu como condutor mandar outro carro para a sucata por culpa de um acidente que provoquei terei que arcar com as despesas mesmo não tendo dinheiro. Eu último caso terei a casa penhorada e ficarei a viver na rua, ou irei para à cadeia. Se estou enganado corrijam-me."

homem esta frase não faz sentido nenhum. Enquanto automobilista quem paga é o teu seguro.

Ok, reconheço que não me expressei muito bem. Mas apesar de tudo quem paga o seguro? Não sou eu? E este não é agravado caso seja eu o culpado? Portanto acabamos sempre por pagar os danos que causamos enquanto condutores mesmo que o seguro entre com as despesas de início.

Já um ciclista que não tenha seguro e que provoque um acidente e não tenha posses para pagar, como ficamos? O automobilista é então ressarcido pelo fundo de garantia automóvel. E ao ciclista o que acontece? Alguém sabe o que prevê a lei neste caso?
 

Jocas22

Active Member
á cilcistas sem seguro como á motocilistas ou automobilistas ou até peoes, sem seguro. No fim vai dar tudo ao mesmo, se tens seguro paga o seguro e agrava (seja ciclista ou automobilista), senão tens seguro paga o fundo (não no caso de cilcistas, nestes tens de pedir o dinheiro ao ciclista, seja a bem ou a mal em tribunal) mas depois o fundo vem te pedir o dinheiro... em ultimo caso se não houver seguro nem dinheiro nem bens seja ciclista ou automobilista fica assim, ninguem é preso por estas coisas e senão tens como pagar não pagas.

O problema é mesmo como vitima inocente do acidente com um ciclista sem seguro, ou ele te paga a bem, ou então recebes lá pra 2020 após anos em tribunal. Isso é que não me parece bem, exista ou não obrigatoriedade de seguro pra ciclistas o fundo de garantia automovel para o qual contribuimos não nos devia deixar "apeados", pagava e depois ia pedir responsabilidades tal como se fosse um automobilista sem seguro. Dai concordar com aquela sugestão.
 

Hardskin

Well-Known Member
Já um ciclista que não tenha seguro e que provoque um acidente e não tenha posses para pagar, como ficamos? O automobilista é então ressarcido pelo fundo de garantia automóvel. E ao ciclista o que acontece? Alguém sabe o que prevê a lei neste caso?

Fica com o prejuízo resultante para o seu lado: bicicleta, cuidados médicos, o que quer que seja.
A garantia automóvel não lhe vai pagar nada, digo eu com a pressa. Para alguma coisa nos serve ter um seguro.;)
 
Last edited:
Ontem fiz a ciclovia da povoa de varzim e perto do fim da ciclovia para quem conhece na povoa tem mais casas e á ia eu por a ciclovia fora e vinha uma mota e para chamar à atençao disse-lhe que nao podia ele estar ali e apontar para o sinal de transito motorizado naquela via mas ele e já estava á espera ele respondeu que tambem era proibido para mim:) e eu ia de bicicleta ,efim...
Depois fiz e percurso para casa e tinha de atravessar uma rotunda e já estava a contornar bem dentro da rotunda entra uma carrinha a pensar eu sou maior do que tu vais parar e eu para nao ficar de baixo ou pendurado na carrinha tive de parar em plena rotunda!!!
 

Hardskin

Well-Known Member
Todo o cuidado é pouco scott_scale60 .
Sempre com um olho no burro e outro no cigano, HEHEHE.
Uma situação comum e que tem sido invariável nas poucas vezes que frequento as ciclovias com faixa paralela para peões, é o facto destes terem uma preferência por transitarem na ciclovia.
Muitas vezes de phones nos ouvidos e/ou com o Bobi pela trela. Penso que se deve ao facto de a ciclovia ser pintada e por isso criar a sensação que aquele piso é alcatifa
:rotfl::eek:fftopic:
 

Jocas22

Active Member
pode tambem ser algo como os bois que não podem ver vermelho. :cool: È algo que tambem nao sei explicar, mas metem uma ciclovia no meio de calçada portuguesa e eles nem pela calcada da esquerda nem pela da direita é mesmo pela ciclovia.
 

Hardskin

Well-Known Member
pode tambem ser algo como os bois que não podem ver vermelho

Conscientemente não mencionei a côr vermelha no meu post, para não levar a outas interpretações e com isso ferir alguém mais sensível.
Neste caso parece mesmo ser o oposto, existe uma preferência pelo vermelho, hehehe.
E já agora:sabichao:, como tu dizes, os bois e os touros não consegum mesmo ver a cor vermelha por serem daltónicos. Isto é científico e deita por terra o mito de que os touros investem sobre a capa por ela ser dessa côr.
Até pode ser rosa choque ou azul bébé, como todos nós, animais se sangue quente, reagimos sempre á provocação:rotfl:.
E mais uma vez...:eek:fftopic:
 
Top