Maior veículo a pedais quer entrar no Guiness

doc

Member
Maior veículo a pedais quer entrar no Guiness
Cem ciclistas cabem nesta bicicleta de 85 metros

Uma bicicleta com capacidade para cem ciclistas distribuídos ao longo de 85 metros de comprimento vai tentar bater, domingo nas ruas de Alcácer do Sal, o recorde do maior veículo movido a pedais do mundo, noticia a Agência Lusa.

A iniciativa partiu de Vítor Marques, um ex-emigrante que já viajou de bicicleta entre Portugal e o Luxemburgo, depois de, em Março, ter entrado no Livro de Recordes do Guiness com um veículo a pedais com 45 metros de comprimento e «conduzido» por 65 pessoas.

Para domingo, Vítor Marques, natural de Grândola e residente em Torrão (Alcácer do Sal), que tem na reciclagem de velocípedes o seu principal passatempo, acrescentou mais lugares ao veículo de base original.

«Fiz aquela tentativa em Ferreira do Alentejo, com 65 ciclistas, mas o recorde foi logo batido, pouco depois, por um australiano que fez um veículo a pedais para 74 pessoas», disse Vítor Marques à agência Lusa.

Domingo, garantiu, «o meu objectivo é chegar ao fim com um número superior a esse e, por isso, fiz uma bicicleta com 100 lugares».

O mega veículo a pedais foi construído, segundo o adepto das bicicletas, com recurso a «ferro-velho», a ofertas ou mesmo a velocípedes comprados ou encontrados no lixo.

Aproveitando o quadro, os pedais e a roda traseira de cada uma das «pedaleiras», Vítor Marques conseguiu compor o engenho, obra que demorou três anos.

O cicloturismo faz hoje, de resto, parte da vida deste pedreiro, já reformado.

«Há muitos anos, viajei até ao Luxemburgo de bicicleta.

Passados 30 anos, regressei a Portugal, também de bicicleta», recordou.

No domingo, o caminho a percorrer vai ser apenas de 1.700 metros, no centro de Alcácer do Sal, com partida junto da estação, cerca das 09:30, e chegada perto de uma rotunda, até porque, «com 100 ciclistas, o veículo não consegue dar a volta».

Na prática, explicou Vítor Marques, «cada pessoa vai numa bicicleta, mas sem roda da frente. «Só o ciclista da frente terá roda dianteira», esclareceu.

A iniciativa é apoiada pelo município de Alcácer do Sal, que aproveita para transmitir »uma mensagem de preocupação com o ambiente ao incentivar a utilização de bicicletas e ao enaltecer a reutilização de objectos que, de outra forma, seriam considerados lixo«.

Além de permitir assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se celebra segunda-feira, a iniciativa integra-se também na Feira Nacional d'Aventura, a realizar no fim-de-semana em Alcácer do Sal.

Promovida pela Associação dos Amigos do Campo e Aventura, a feira prevê a realização de escalada, rappel, slide, tiro com arco, safaris 4 x 4, kart cross, moto 4, voos de helicóptero, balonismo e paramotor.

Entre as actividades paralelas, conta-se um mega raid aero- terrestre, unindo aviões e jipes nos céus e nas estradas entre Vendas Novas e Alcácer do Sal, além de BTT, canoagem e passeios TT.

A organização escolheu Alcácer do Sal para a edição deste ano da fira, atendendo às suas características paisagísticas e o enquadramento proporcionado pelo Rio Sado, benévolo à prática de desportos aventura e actividades ao ar livre

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=691307&div_id=291

Vamos organizar-nos, atar as nossas bikes umas as outras e bater este record?
 

doc

Member
Foto, não encontro nenhuma; mas vi a reportagem no notíciario da sic.
Será que não temos ninguem aqui de Alcacer do Sal, que tenha participado e tirado fotos?
 

loopeh

New Member
Realmente vi mais ou menos a noticia na sic noticias e aquilo era assim para o grande :mrgreen:

Gostava de ver fotos do dito :wink:
 

David Raquel

Active Member
ehehehehehe isso para gastar transmissões deve ser uma coisa parva :lol: :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol:
 
Top