Locus Pro - uma "máquina"

SeteGu

Active Member
Respondendo por mim (que costumo usar o telemóvel) muitas vezes levo também um daqueles que só servem para mandar msg´s e mal se dá por ele de tão pequeno e leve que é.

Quanto ao smartphone uso-o com uma proteção própria (que vale o que vale)... e consigo-o usar 4:30 se o tiver sempre com a luminosidade no máximo.
 
Não podes podes fazer as comparações com a gama edge (monitores de treino), tens de fazer com gamas pelo menos a partir do e-trex, dakota, oregon, 64, montana e por aí (eu no meu 62s com um simples par de pilhas orientava-me por mais de 20 horas, só aqui, já ganha o gps ehehehehe)!
 
Nao usei este programa, usei o OruxMaps, na altura dizia se que era o melhor para usar em Android.
Experimentei, usei...desisti. Porque? Telemovel aquece demais com uso da aplicação (quando há sol, tem de se ter luminosidade ao maximo), e com o sol a bater-lhe diretamente ( ia dentro de capa e proteção propria) chegou mesmo a desligar-se por segurança. A luminosidade já falada, em voltas de 100...120 km a bateria vai-se antes de acabares a volta, se te ligarem ficas sem track e ou paras ou ficas sem saber para onde ir, já para não falar dos famosos breaks do android.
Quedas, humidades e embasiamentos dentro da bolsa á parte, não tem NADA a ver com um GPS proprio para a modalidade.
Usei Edge 810 e agora o Edge 1000, e não há problemas de maior. Tudo simples, menos o preço.
Sobre os mapas nestes dispositivos, usem o google e teem muito por onde ir.
 

nunod

New Member
Vou só dar aqui uma achega quanto à questão da autonomia, principalmente para os fãs do Android, que podem sempre levar um carregador de bateria portátil. Já há carregadores bem pequenos e leves, e em caso de 'aperto' já permite que não fiquemos enrascados.
 

SeteGu

Active Member
RMDVENTURA said:
(eu no meu 62s com um simples par de pilhas orientava-me por mais de 20 horas, só aqui, já ganha o gps ehehehehe)!
Sem dúvida... e a luminosidade do ecrã também é superior.

Não acho que usar um telemóvel seja melhor que GPS. Agora quem não tem cão... caça com gato. Até posso comprar um powerbank e numa eventual pausa (almoço, por exemplo) posso por o telemóvel a carregar um pouco... ou até arranjar um esquema de o deixar a carregar enquanto pedalo. O problema aqui é que acaba por não ser tão prático como um "simples" GPS.

Sobre o programa em si não tenho nada a dizer... porque não uso Android mas sim Windows Phone e (ainda) não têm essa app. De qualquer forma tem outras também interessantes, a meu ver.
 

Paiol

New Member
Sir_moreira a questão não é essa!

Dou-te o exemplo dos GPS portateis Tom-Tom Garmins e afins que há uns anos havia para os carros. Vendiam-se que nem pães quentes...e agora?

Os Smartphones de topo actualmente são em Hardware são muito mais complexos que os aparelho apenas dedicados em GPS. Isso pode ter vantagens e desvantagens, mas assim de repente em desvantagens só consigo perceber uma, que é bateria que nos tlm é obvimente mais limitada mas até isso tem os dias contados.



Não existe actualmente nenhum tipo de software que não possaser replicado para qualquer plataforma se houver boa vontade dos programadores.

E curiosamente o Locus pro é daqueles que só existe emAndroid e há quase um abaixo assinado virtual a pressioná-los para passarem paraoutras plataformas pois seriam com certeza a APP de GPS com mais sucesso. A seutempo…
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Num carro já não é tão crítico porque dá para o carregar e a questão da luminosidade acaba por não ser tão determinante.

No BTT é um pouco mais limitado... pelo menos por enquanto.
 

Paiol

New Member
Eu por acaso neste momento sou utilizador iPhone e aí há efectivamente problemas de autonomia! Agora em Androids já há muitos que aguentam muitas horas com GPS e luminosidade decente
 
Ao preço que custam os gps's e para quem realmente lhe dá o devido uso (não estou a falar em chegar a casa e partilhar a volta nas redes sociais à espera de likes eheheheh, estou mesmo a falar em navegação), não têm rivais, nem em autonomia, nem brilho de ecrã, durabilidade, etc...!
Não digo que num futuro próximo isso não aconteça, mas também não podemos comparar o uso num carro com o uso numa bicicleta ou mota!
 

edununo

Well-Known Member
Para btt ou ciclismo de estrada, um gps dedicado é bem superior. Começa na autonomia, passa pela localização, tamanho, resistência aos elementos, quedas etc...
Não me estou a ver a andar com um telemóvel no avanço da bike.
 
finalmente alguem concorda comigo... pensava que estava a dar em doido!
Vou só por uma hipotese no ar :
Pagas uma inscrição/viagem/estadia para uma prova guiada por Gps, levas um telemóvel no guiador, e da-lhe um famoso break ou se desliga por aquecimento a mais.
Ficavam contentes?
Com gps para o caso, e já fiz varias provas/passeios/treinos com amigos assim, e nunca tive um break, perda de sinal, falta de bateria...etc. Nunca!

Mas prometo que entretanto vou testar este programa, e no mesmo dia levo o GPS que tenho, depois posto o resultado.
 
sir_moreira :) finalmente !? Fui um dos que já tinha dito que o telemóvel é bom é para fazer chamadas e outras apps em segurança e não na bike.


Para mim GPS ;) Quem gasta dinheiro em upgrades nas bikes, pode bem gastar num gps e poupar o telemóvel para o que faz falta..

Abraçoss
 

passosk58

Member
Hoje mais uma voltinha a seguir um track com o Locus. O track que fui buscar ao GPsies está indicado como tendo sido gravado com um Garmin.

Pois, a gravação que eu fiz é muito mais precisa (telemóvel Xiaomi - aqui o que conta é o hardware do tel.) a nível geral...tão nas encostas nem se fala! Ou será o GoogleMaps e Global Heat Map do Strava que estão errados??? LOL

62 kms..5h...brilho no máximo, metade do tempo sempre ligado...nas outras duas e meia ia ligando e desligando qd tinha duvidas e não sabia para onde virar...comecei com 100% no final ainda tinha 30%

Só uma questão: qual é o GPS que conseguem arranjar que tenha o (ou que lhe consigam enfiar) Global Heat Map do Strava...? Com este mapa tenho, tudo, mesmo tudo....até single tracks perdidos no meio do monte onde à partida só passam cabras mas onde algum maluco já passou...gosto ;) mais: este mapa é actualizado diariamente...ou melhor: está constantemente em actualização conforme o pessoal for passando ou descobrindo novos tracks..
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
passosk58 no GPsies muitas vezes ao fazer o donwload do track o site elimina muitos pontos aleatoriamente... não sei se não poderá ser por aí...
 

edununo

Well-Known Member
Claro que isso acontece. Há muitos tracks com o número de pontos reduzidos.

Passosk58 ainda bem que estás contente mas não faças dos outros totos.
 

passosk58

Member
Não estou a fazer de ninguém tótó...indico só: experimentem, mas experimentem a versão pro e explorem bem tudo o que o programa oferece. Depois coloquem aqui o feedback..
 

Paiol

New Member
Ednuno apenas estamos a falar de uma solução excelente a um preço alcançável a todos 7,5€ (fora o smartphone obviamente) e que tem tantas ou mais funções que aparelhos dedicados que custam tanto como algumas bicicletas mesmo que más! Tem e excede as funções de certeza para o comum do bttista

Mas eu continuo a achar que o único handicap dos smartphones é a bateria! Tudo o resto é software! É isso é a parte mais fácil de contornar!

Nem toda a gente nada em dinheiro para que possa gastar 100 / 200 / 300 ou 400 em um aparelho gps


Acho que é de louvar alguém que queira contribuir para este fórum com uma solução fácil e barata! Um tlm toda a gente trás no bolso! Gps quantos temos?
 
Paiol, claro que é de louvar! E é claro que é uma boa alternativa ao GPS que muitos não podem comprar! Mas para correr esse software também precisas de um bom smartphone que muitos não navegam em dinheiro, e mesmo assim compram pelos valores que referiste...

Este programa faz com que um smartphone android fique à frente em relação a aparelhos GPS (garmins, etc...):wink:
Ainda assim, das primeiras afirmações que o user que está a promover a app, foi que esta app batia os GPS de longe.... Logo aí fez uma comparação a que muitos de nós temos de discordar :D

cumps
 

edununo

Well-Known Member
Paiol, eu não estou contra o uso dos telemóveis e / ou programas deste género.
Eu estou contra é o de dar a passar que quem comprou um aparelho dedicado foi / é nabo. Porque segundo o colega este programa transforma um smartphone em algo superior a Garmin e afins.
Para ele até pode ser mas não é para toda a gente.
 
Top