Localização de Trilhos na Arrabida

Discussion in 'Tracks4You' started by _driftwood_, 27 November 2007.

  1. _driftwood_

    _driftwood_ New Member

    Boas!!

    Sou novo nestas "pedaladas" mas tenho andado a consultar o forum sobre trilhos e single-tracks na Arrabida, e se há trilhos que eu já conheço porque tenho o habito de fazer grandes caminhadas pela serra, há outros que pelos nomes que voces lhes chamam eu não chego lá. Por isso resolvi pedir a vossa ajuda, e pedir-vos que me expliquem onde ficam os seguintes trilhos:


    • Falesia
      Tronco
      Kamikazes
      Chico das Saias

    Continuação de boas pedaladas,
    Carlos
     
  2. CUBE_LTD

    CUBE_LTD New Member

    Já agora também gostava de saber porque sou da margem sul e como ainda agora estou a começar ficava a conhecer uns trilhos fixes para ir andar um pouco.
     
  3. _driftwood_

    _driftwood_ New Member

    TDI_2L, destes trilhos que eu referi no meu primeiro post ainda só descobri onde fica o Trilho da Falésia, mas tenho de agendar mais uma caminhada exploratória para ver se encontro o trilho do "chico-das-saias".

    Para saberes onde fica o trilho da falésia abre o ficheiro kmz que está anexado nesta mensagem com o GoogleEarth (o trilho fica em Latitude: 38°30'2.63"N e Longitude: 9° 1'4.88"O). Se necessitares de ajuda é só dizeres!

    Mas se estás agora a começar, na minha opinião este não é o melhor dos trilhos para fazeres nesta fase de iniciação. Sugiro antes que convides uns amigos e faças a Serra do Louro (passas pelos moinhos de vento), depois desces pelo caminho da direita e vais até perto da Serra de S.Francisco, onde te podes aventurar pelo single track chamado de "Fio-dental" ou então se tiveres pernas e pulmões para isso tentares fazer o "Cai-de-Costas" (se seguíres essa estrada vais ter à Capela do Alto das necessidades)

    Outros trilhos muito bons e muito bonitos são os da Comenda. Podes pedalar em ambas as margens da ribeira (ou mesmo atravessa-la lolol). Altamente recomendado!

    Eu agora podia estar aqui mais 3 horas a descrever-te outros trilhos muito porreiros e mesmo assim não mencionava todos os que felizmente já conheço. A Arrábida é mesmo assim!

    Se quiseres posso-te mandar mais uns trilhos porreiros para analisares com uma das minhas ferramentas de eleição nestas "andanças" da BTT (o google earth). É só dizeres!

    Boas pedaladas!
     
  4. h2o

    h2o New Member

    Eu tambem gostaria de conhecer os trilhos da arrabida, e ficava agradecido se tiveres mais uns ficheiros como o anterior ;)

    Edit: Nao consigo abrir o ficheiro anterior :s
     
  5. _driftwood_

    _driftwood_ New Member


    Olá!

    Para abrires o ficheiro tens de abrir o google earth, depois vais a ficheiro, dps escolhes abrir ficheiros do tipo kmz, e a seguir basta abrir a pasta onde está guardado o ficheiro kmz.

    De qualquer forma, se mesmo assim não o conseguires abrir, podes ir ao site onde eu faço os tracks e lá podes ver esse e todos os outros trilhos que eu já fiz (e podes fazer o download dos que mais gostares)

    aqui fica o link:

    http://www.gpsies.com/analytics.do;...724DD5?mode=topTrackDownloads&username=cespig

    (tens vários tipos de mapas disponíveis, mas se escolheres o modo híbrido ou o terra (earth) ficas a conhecer muito bem os trilhos)

    Se tiveres alguma duvida não hesites em voltar a contactar-me!


    Continuação de boas pedaladas!
     
  6. Luís Rosa

    Luís Rosa New Member

    Olá, estava a ler o teu comentário sobre os trilhos da arrabida, referiste o "Trilho da falésia", "Chico-das-saias" não sendo indicados para principiantes,
    como não os conheço e pretendo vir a conhecer, que tipo de bicicleta (XC, enduro,...) é mais indicada?
    Qual o grau de dificuldade?
    Obrigado
     
  7. _driftwood_

    _driftwood_ New Member

    Olá Luis!

    Sim, eu referi que na minha opinião o Trilho da Falésia não é o mais indicado para principiantes, principalmente para pessoas que não gostam muito de alturas e precipícios (vê a foto). No meu grupo tenho vários colegas que ainda têm medo de o fazer. Eu pessoalmente nem o acho assim tão perigoso, mas a perigosidade deste ou de outros trilhos é relativa, porque deste que tu conheças os teus limites e não te metas em aventuras para as quais ainda não estás preparado, não deves ter problemas de maior. E lembra-te que não é vergonha nenhuma desmontar e fazer o que for preciso a pé!

    [​IMG]


    O Trilho do Chico das Saias é um dos meus favoritos e é bem divertido de se fazer

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Relativamente à bicicleta eu não sou a pessoa mais adequada para te dar conselhos porque tenho uma Rockrider 5.2 e para mim serve perfeitamente! E não se pode dizer que ando pouco (cerca de 100 km semanais, se incluirmos as viagens para o emprego). Agora depende tudo daquilo que tu queres fazer com ela e de quanto queres gastar!

    Nota: Se tiveres alguma duvida não hesites em perguntar! Podes usar aqui o fórum ou o blogue (http://bdr-btt.blogspot.com/)

    Bons treinos!
    Carlos
     
  8. Parrao

    Parrao New Member

    Boas! Sou aqui da zona mas nunca passei por esse trilho do Chico das Saias. Onde fica mais concretamente? Parece bem fx!

    Abraços
     
  9. _driftwood_

    _driftwood_ New Member

    Fica entre o parque de campismo dos picheleiros e o alambre, mas nada melhor do que ver no google earth! E para isso só tens de ver os anexos!
     
  10. froids

    froids Active Member

    Oi _driftwood_
    Obrigado por partilhares com a malta a localização desses belos trilhos!

    :yeah:
     
  11. contreiras

    contreiras Member

    Boas

    A meio do cai de costas, quando termina a parte mais inclinada, para a direita existe a entrada do single das silvas. É um trilho muito bom com cerca de 1 Km que termina num estradão e tambem dá acesso às Cabanas.
    Existe tambem o single que vai da zona das pedreiras até á capela e dai para o estradão do tanque.

    O kamikaze ou o trilho das raizes, à dois anos foi parcialmente destruido para abrir um estradão de aceeso para os bombeiros.

    Cps
     
  12. Leonix

    Leonix New Member

    Viva,

    Como sou aqui da zona e o meu quintal para o BTT está também situado na Arrábida vou partilhar um track para explorarem.

    Zona: Arrábida
    Nome do Track: Arrabida 75km
    Autor do Track (Quem o desenhou/de onde foi obtido.): Leonix
    Origem do Track (Quem a envia.): Leonix
    Data: Junho 09
    Acumulado: 2300m
    Distância: 75km
    Dificuldade Técnica: relativo - se forem iniciados no BTT 5 (elevado), se tiverem pratica no BTT 3 (moderado)
    Dificuldade Fisica: igualmente relativo - se forem iniciados no BTT 5 (elevado), se tiverem pratica no BTT 4 (moderado-alto)
    Passa em zonas privadas?: A zona do moinho do cuco tinha a vedação em baixo, mas penso que foi violado, ou seja, convem contornar pelos autocarros para não haver azar com o proprietário.
    Descrição do Track: Uma volta que eu "desenhei" no intuito de fazer uma enciclopédia de trilhos da Arrábida. Passa pela maior parte dos locais divertidos, singles, descidas e subidas puxadotas!
    Mesmo que não consigam fazer tudo de uma vez, podem sempre ir explorando partes do percurso.
    O inicio é em Palmela, sobe para o Castelo de Palmela e desce a encosta do Castelo pelo Single, depois volta a passar em Palmela e faz os moinhos sentido Necessidades.

    Divirtam-se!

    P.S. O fio-dental que chamam junto ao cai-de-costas eu chamo de single da meia-encosta (o fio dental era num local que foi terraplanado por máquinas). O Chico das saias eu chamo de Velho das Saias.
    Existem vários waypoints onde podem também consultar o nome que eu dou às subidas.
    P.S.2: A subida das 3 etapas: São 3 patamares de subidas com inclinação que chega a 20% e com piso solto. Vão preparados mentalmente :) e façam o que conseguirem se gostam de desafios.
     
  13. _driftwood_

    _driftwood_ New Member

    Esse trilho a meio do cai-de-costas é realmente muito bom, só é pena as sacanas das silvas! eheehhe

    O das pedreiras é muito mais técnico e por isso tem um grau de dificuldade bastante superior ao das silvas (Mas também é muito porreiro, apesar de gostar mais de o fazer no sentido capela-moinho da pascoa)

    Então quer dizer que o kamikaze e o trilho das raizes são a mesma coisa? Um ano e meio depois lá obtive a resposta a minha pergunta!! Obrigado!! [ainda conheci o trilho das raízes antes do corta-fogo, mas passei lá apenas uma vez numa caminhada pedestre]
     
  14. _driftwood_

    _driftwood_ New Member

  15. zenith

    zenith New Member

    driftwood

    Foi contigo que descobri os trilhos da Arrábida e arredores. Um bem haja à vossa equipa!

    Já agora, quando vai ser a vossa maratona de verão? A dos castelos. Aceitam pessoal para ir convosco?

    Outra coisa. Estava a pensar fazer pela primeira vez o trilho da falésia. Não faço a menor ideia como ele é, mas, e de acordo com as imagens do google earth, pode subir-se por um lado num estradão e descer pelo tal trilho da falésia. Ou é melhor subir o trilho da falésia?

    Abraço
     
  16. _driftwood_

    _driftwood_ New Member

    Boas!

    A "Castelona" ainda não tem data marcada, deve acontecer lá para Setembro/Outubro quando o pessoal já tiver recuperado a forma perdida agora nas férias. Se quiseres vir connosco só tens que ficar atento ao nosso blogue e avisares-me que o pretendes fazer. O resto é fácil!

    Quanto ao trilho da falésia, fiz-te um track para abrires no Google Earth que te permite ver uma das opções para lá passares. Começa em Azeitão num entroncamento a seguir a uma fonte e termina no parque de merendas do Alambre. Tem em atenção que o trilho da falésia é circular e que tens sempre que voltar ao ponto inicial.

    [​IMG]

    Ahhh... mais uma coisa: A descida para o vale do Alambre deve ser feita a pé, um amigo nosso já se arriscou e o resultado foi uma mão partida...

    Nota: Há outra maneira de também se passar pelo trilho da falésia, mas para isso tem que se passar por terrenos que estão vedados e que têm uns "cãezitos" pouco amistosos à solta do outro lado da vedação (Não recomendo).
     
  17. froids

    froids Active Member

    Leonix, parabéns pelo teu belissimo track.
    Realmente fantastico!

    Fi-lo ontem e hoje ainda ando ligeiramente empenado :assobio:, mas valeu cada gota de suor. Mesmo muito bom! :mrgreen:
    Deu gosto. Dá para ver que conheces bem o teu quintal e o idolatras e isso é bem patente na escolha dos trilhos que fizeste e na forma como os apresentas no track!

    Apenas.... Bombástico! :mrgreen:

    O acumulado é puxado mas pensei que fosse custar mais :oops:
    Este teu track era um dos que aguardava pendente na minha pasta dos "Projectos". :wink:

    Até ontem, pois já mora na "pasta" das boas recordações!
    :yeah:

    Obrigado!
    :venia:
     
  18. Leonix

    Leonix New Member

    Fico contente por teres gostado do percurso Froid!

    Parabéns pela crónica/fotos e coragem para o fazeres sozinho!

    Abraço
     
  19. zenith

    zenith New Member

    Alguém sabe se dá para descer a encosta rm zig-zag desde os moinhos até à estrada, tal como fizeram na maratona de Setúbal?

    Começa em 38.556248, -8.935335.
     
  20. _driftwood_

    _driftwood_ New Member

    Se te estás a referir ao single track que começa nos moinhos e acaba no vale dos barris (em frente à VBBikes) [as coordenadas não coincidem] creio que dá para fazer porque já tenho visto malta a descer por ali (eu nunca a fiz).


    Nota: Se o trilho for outro, seria mais fácil se desenhasses o track no google earth e o colocasses aqui.

    Cumps,
    Carlos
     

Share This Page