Linha do Corgo - Régua a Vila Real e algo mais - 10/06/2009 NOVAS FOTOS

O caminho era desconhecido, apesar de não ter nada que enganar à primeira vista por ser uma linha de comboio "desactivada", este revelou-se uma agradável surpresa por vários motivos (bons e maus).

O percurso inseriu-se numa jornada que iria levar um grupo de 3 incautos pelos caminhos da Via de Prata desde a cidade da Maia, com partida de comboio até à Régua, seguindo pela linha do Corgo até Vila Real e daí até Chaves por ciclovia e algo mais.


7:35 – Saída de Ermesinde de comboio até à Régua.
A viagem correu muito bem, sempre na cavaqueira, com as bikes bem acomodadas e com um “companheiro” de circunstância até Penafiel que até ajudou à missa com o revisor…os dois eram companheiros de pedaladas e só faltou fazermos a viagem de borla.

hpim1836.jpg

hpim1837a.jpg

hpim1830.jpg


9:16 – Chegada à Régua.


Primeiro carimbo e logo a seguir ao café da praxe toca a pedalar em direcção a Vila Real. A intenção inicial seria seguir pela linha do Corgo que foi fechada para obras de restauro mas abandonada essa ideia decidimos fazer o percurso pela nacional 313 que liga Régua a Vila Real. Percurso muito bonito, com vales até perder de vista sempre com o Rio Corgo e a linha a nosso lado. As subidas acompanharam-nos praticamente até Vila Real mas pelas paisagens, pelas pessoas que até nos ofereceram boleia até ao cimo do monte para evitar as difíceis subidas, como pelas deliciosas cerejas que à noite fizeram estragos a alguns mais incautos, valeu a pena a nossa decisão “maluca” para muitos, em fazer esta ligação.



hpim1846.jpg

hpim1852.jpg

hpim1858.jpg



A linha do Corgo seguia sempre a nosso lado e se no inicio a ideia seria seguir pela linha desde logo foi abandonada pois não era viável. A linha tinha pouco espaço a par e em alguns sitio a altitude metia respeito caso se desse uma queda.

hpim1869.jpg


hpim1860b.jpg


As subidas iam sendo feitas a bom ritmo e as paisagens cada vez melhores bem como as cerejas também! Dai a Vila Real foi um instante sem antes pena com uma subida de quase 3km com uma inclinação razoável mas que no final nos levou até à cidade "Real" e ao almoço que já fazia falta.

hpim1873.jpg
hpim1874.jpg


A jornada só estava a meio e a saída de Vila Real fez-se pelo parque municipal que segue a par do Rio Corgo. O percurso é bastante engraçado com uma espécie de ciclovia/passeio pedonal “serpenteando” o rio e com o verde como fundo.

hpim1880m.jpg

hpim1890u.jpg

hpim1877.jpg


Com a cidade “Real” pelas costas entramos na linha férrea desactivada que no levaria até Vila Pouca de Aguiar. A primeira impressão é que o percurso está em muito bom estado e que é alvo de trato. Mas com o passar dos km vemos que, na realidade, as estações ou apeadeiros ao longo da linha não passam de ruínas com alguns sinais de vandalismo e completamente ao abandono.

hpim1893.jpg

hpim1902.jpg

hpim1910.jpg

As paisagens infindáveis sucedem-se a uma velocidade “pedalante” e cada uma mais bela que outra.



A certo ponto o GPS dizia-nos para fazer um desvio da linha pois esta estava ainda por limpar, existindo ao longo do seu curso o cascalho usado nos carris. Mas ao chegar ao ponto de viragem, e após insistência minha, decidimos continuar pela linha. As paisagens continuaram exuberantes mas o piso…esse era do pior..Difícil de manter a pedalada e o perigo de danificar material eram os nosso principais adversários.


Esta parte do percurso ficou para trás e lá entramos novamente no estradão característico da linha e nesta altura mais perto da “civilização” pois o percurso atravessava várias localidades como Tourencinho (talvez o único apeadeiro realmente em bom estado) e com a vida campestre presente.

A chegada a Vila Pouca de Aguiar fez-se sem percalços e como o objectivo era chegar a Chaves seguimos em direcção a Pedras Salgadas pela ciclovia construída entre estas duas localidades. O percurso é praticamente a descer e tem zonas atravessadas pelas várias estradas o que torna um pouco perigosa a descida. Mas dali a Pedras Salgadas foi muito rápido.




Fica só um "cheirinho" amanhã continuo a crónica.
 
Re:Linha do Corgo - Régua a Vila Real e algo mais - 10/06/2009 (update)

Caros Confrades

Venha lá esse relato. Douro é de ouro :D :D

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Narciso Magalhães

Active Member
Para o próximo ano estou a pensar fazer uma crónica da antiga Linha do Corgo entre Chaves e pelo menos Vila Pouca. Aguém me sabe dizer se de Vila Pouca até Vila Real a linha está transitável? :wink:
 
Narciso Magalhães said:
Aguém me sabe dizer se de Vila Pouca até Vila Real a linha está transitável? :wink:

Caro Confrade

Já me disseram que sim. Para alem de ser a parte mais bonita e selvagem.

Também é o bocado que me falta fazer.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Sanctos

New Member
Re:Linha do Corgo - Régua a Vila Real e algo mais - 10/06/2009 NOVAS FOTOS

Boas

Em Junho fizemos Régua - Santiago. No que diz respeito a Vila Real – Vila Pouca:
A parte ainda dentro de Vila Real fizemos pelo Parque do Corgo, e quase sempre junto ao rio até atravessar o IP4, onde entramos na linha. Antes disso está irreconhecível devido à urbanização. A partir daqui o trilho está muito bom e com excelentes paisagens. Infelizmente, perto de Vilarinho da Samardã, o trilho começa a fechar um pouco pelas giestas, e o cascalho da linha não foi retirado. Isto leva a fazer mais de 3km com a bike pela mão ou com muita dificuldade. Há quem suba um pouco até às eólicas para evitar o cascalho mas preferimos fazer pela linha. De Tourencinho a Vila Pouca o piso é um largo estradão rodeado de campos.

Já agora, a quem interessar, fica o link para o enorme track desta aventura, Régua – Santiago

Espero ter ajudado
Cumps
 

vitor

New Member
Sanctos said:
Boas

Em Junho fizemos Régua - Santiago. No que diz respeito a Chaves – Vila Pouca:
A parte ainda dentro de Chaves fizemos pelo Parque do Corgo...

Deves ter-te enganado, o Parque Corgo ou Além Rio é em Vila Real e não em Chaves.

Quanto ao troço Vila Real - Vila Pouca a partir da estação da Samardã o caminho realmente complica-se em 3/4 kms com muita brita solta, há uma alternativa até Tourencinho num caminho à direita numa cota superior, sendo este também muito agradável e com paisagens de interesse.
 

Sanctos

New Member
Re:Linha do Corgo - Régua a Vila Real e algo mais - 10/06/2009 NOVAS FOTOS

Obrigado Vitor, realmente tinha-me enganado ao escrever. Era Vila Real e não Chaves que queria dizer.
A alternativa que falas deve ser a mesma que referi...

Cumps
 

cristovao12

New Member
Boas pessoal!

Alguem sabe dizer como esta actualmente a linha do corgo de Vila Real ate a Regua?

Disseram me que retiraram os carris e o cascalho, e a linha esta ciclavel, mas gostaria de saber se esta assim em toda a extensao...

Obrigado, um abraço!
 
D

danielkezia

Guest
Boas, passei lá á uns meses....está ciclavel por quase toda acho eu....tiraram os carris e cascalho.
 
G

guipereira

Guest
Boas fiz o troço Régua - Vila Real, e o caminho está bom. só de salientar que a seguir à estação de Tanha, tinha uma ponte em ferro que dizia perigo, mas deu para passar agarrado ao corrimão, de resto 5 *****.

abraço
 

Medroso#78

Active Member
Boas camaradas do pedal :)

Por acaso o nosso amigo "guipereira" não registou o trilho no GPS?!?! Se sim se o poder partilhar seria ótimo. Muito obrigado! ;)
 
Top