Limpeza corrente

#21
Daemon, não é por querer. Simplesmente ainda não acertei no produto e também na quantidade.

Costumam pingar todos os elos ou usam outra técnica de lubrificação?
Acho que o teu problema é não limpares o excesso de lubrificante.
Quando vais lubricar todos os elos devem ficar lubrificados + cassete etc, mas o que interessa é lubrificar o elo no seu interior.
Todo à volta a única coisa que vai fazer é atrair poeira e criar essa massa preta que falas.

Por isso o processo deve ser->
  1. Aplicar desengordurante em tudo
  2. Retirar a sujidade de tudo que é sitio
  3. Limpar de novo com agua e sabão para retirar o desengordurante
  4. Deixar secar
  5. Aplicar o lubrificante gota a gota em cada elo enquanto rodas a corrente por toda a cassete
  6. Deixar aplicar uns 5 minutos
  7. Retirar todo o excesso de lubrificante que exista
Penso que o único passa que te falta é o 7 e a quantidade "certa" deixa de existir, a única coisa que acontece se puseres "a mais" e depois limpares é que estás a desperdiçar lubrificante e dinheiro.

Amanhã vou ter de limpar a minha! Para quem não tem o kit que é o meu caso, e não quer tirar a corrente, vou comprar duas escovas das unhas e prensar uma em cada lado da corrente.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#22
A cassete não tem de ficar com lubrificante, isso é um erro. ponto 5, sem rodar pela cassete toda. não tem interesse.
O lubrificante tem de ficar na corrente somente. Isto com lubrificantes ceramicos/ seco, tipo SQUIRL e etc...
O ponto 6, no caso do squirl deve só utilizar a bike depois de secar, normalmente 15mn, mas aconselha-se a lubrificação na véspera...
este tipo de lubrificantes não devem ser aplicados sobre outros tipos de oleo... sempre sobre corrente previamente desengordurada. Eu só uso o petroleo.
A reaplicação de lubirficante é importante... e sempre limpar o excesso( depois de secar e sem remover demasiado). será boa pratica, também antes de reaplicar se a corrente estiver com material agarrado, pre-limpar com um pano e depois sim aplicar o lubrificante. elo a elo...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#25
Não uso.
Spray de silicone, utilzo o da WD40, muito bom... mas o normal, nada de bike specific.
Oleo corrente. uso SQUIRTlube, para tempo seco, e FINNISHline WET ceramic, para tempo molhado. ( quando isto acabar vou experimentar o Morgan Blue, já há muitas lojas e vendedores em Pt a vender disto....)
Desengordurante, Tenho um da Bicisupport degreaser é bom, cheira a limão.. mas o spray ainda ca o tenho, com mais de metade desde 2013. por 3 motivos. 1º. não borro a bicicleta de oleo e massas ( já o fiz em tempos), 2º tento limpar e desengordurar o mínimo possível a bicicleta, 3º a transmissão quando é lavada uso somente petróleo de limpeza. De resto uma esponja e um detergente neutro serve bem, por exemplo detergente de loiça.

e como nota final. POR FAVOR não utilizem WD40 na vossa bike. ( eu sei que há muitos que usam e abusam)