Let's go under 8kg - Ghost HTX 29XX by David Raquel

David Raquel

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emparlace, feedback dos aros....

Bom, confesso que ainda nem eu sei bem o que dizer! Não tenho andado sempre com estas rodas, vou intercalando com as de origem. Não por uma questão de não "estragar" mas para poupar um pouco os pneus e principalmente a cassete XX. Com isto, tenho conseguido perceber que em termos de rigidez, não lhes noto muito inferiores à montagem de origem que tem, sei lá, 2.5kg (!?).... Noto sim que já precisei de desempenar a roda de trás por 2 ocasiões, uma com um empeno considerável, a outra mais por picuinhice, uma vez que sendo um dos componentes mais sujeitos à minha atenção e exigência, tenho andado sempre atento ao seu desempenho.
A verdade é que apesar de ainda não poder dizer que confio nas rodas a 100%, não posso dizer, também, que já me tenham dado algum problema. Acredito que seja como me tem dito um amigo, "é só até teres outra peça com que te preocupares, a partir daí esqueces as rodas"

Uma observação vai sim mas é para o quadro que tem na escora inferior esquerda muito pouco espaço para o pneu rodar. Não sei como a Ghost envia as bikes montadas com pneus 2.25 naquela escora! Eu não me atrevo a montar um pneu mais largo que 2.1, principalmente no inverno. É uma das falhas que a Ghost tem a resolver neste quadro, como aliás tem outras, que a seu tempo falo um pouco nelas.

Pimentoski - olho de falcão!!!! :D

A corrente da foto não é, efectivamente, a 1091R e porquê? A primeira montagem foi feita em Março, e esta foto de corpo inteiro foi feita em Agosto, onde já vai a primeira 1091R das fotos....:mrgreen: Como, na altura de trocar, não havia nenhuma 1091R na loja, foi mesmo a 1091 normal a ser montada.

O adaptador para o Red sim, tem o tamanho ideal e encaixa perfeitamente no apoio HDM. Podia sim, ser mais desbastado em algumas zonas para aliviar peso. Mas vinha assim, e assim foi montado!
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(sim, o parafuso que aperta ao quadro é de Aço, não tinha nenhum em titânio nessa medida para usar)

O autocolante na testa já vinha colado de fábrica mas agora que reparas nisso realmente está numa zona onde a espiral nunca chega. O chinês devia estar distraído quando o colou. É um pormenor a resolver, obrigado pela chamada de atenção!

Quando cortei o tubo da suspensão a ideia era deixar um pouco mais que o necessário, "just in case". Só que já se sabe como é, dos 16.5cm (não sei se são, mas para o caso não interessa) necessários, arredonda-se sempre para cima até aos 17.5 para ter uma margemzita. Quando vais a cortar já vais nos 18.5cm, não vá o diabo tecê-las, e depois acontece isto :mrgreen:
Ficou exagerado, gosto de ter sempre uma anilha de 1cm por cima do avanço para ter margem de manobra, mas tem-me dado preguiça desmontar a suspensão para cortar o cm extra que ficou. Quando a tiver que desmontar, por alguma razão, acaba-se o trabalho!

Eu, como fã confesso de corres garridas, também gosto da grade amarela mas tinha um grande problema...pesava 37gr :rotfl: :rotfl:

Na transmissão, a opção pelos triggers foi consciente! Na dúvida, tive oportunidade de experimentar uns twisters XX durante algumas centenas de km e não consegui adaptar-me a eles. Perdeu-se o feeling do gripshift de 9v, as mudanças entram demasiado suavemente levando a que, por vezes, troques mais mudanças do que queiras. Ou a evolução dos triggers de 9v para 10v foi tão grande (e foi, quanto a mim) que eu fiquei completamente rendido, ou então esperava outra coisa dos twisters de 10v.

Não sei se falas do Rocket Ron pré ou pós 2013 (o modelo foi alterado) mas até ver não tenho razão de queixa. O pneu foge, efectivamente, em algumas situações como areão ou pedra muito solta mas aí não conheço grandes alternativas como melhor desempenho. Devias experimentar o Maxxis Aspen que usei na antiga 29er e depois vias se o Ron é assim tão mau :mrgreen:


Phalhas, como te atreves a postar essa coisa pesada no meu tópico? Vou reportar à moderação ehehehehe
Também tens falhado na reportagem fotográfica da tua!

Jorge como sabes, e aliás já falámos, o sub8 não é difícil. Difícil é respeitando alguns princípios...mas ninguém falou que não se pode fazer umas opções mais extreme para uma reportagem fotográfica com respectiva pesagem pois não? Hmm................

Fica mais um punhado de fotos de alguns pormenores!

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Tens um grão de pó no avanço, acima do logo S3X entre o "3" e o "X" de resto imaculada.

Simpática a integração que conseguiram fazer no Remote XX, trigger e travão.

Quando tiveres filhos vais ver que a tua bike de repente fica muito mais fiável, porque passas a ter menos tempo para a usar!
 

C.Orelhas

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Como já vem sendo hábito, já estamos habituados a grandes projetos teus e este não foge à regra!

Só uma curiosidade e respondendo por MP ou facebook, por quanto e onde arranjas um espigão berk ?
 

David Raquel

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Silêncio deste lado, não gosto de postar fotos sem nada escrever mas a falta de tempo vai-me obrigar a tal pois acredito que a ocasião o justifique.

Fiz umas alterações um pouco mais "hardcore" de onde saíram grade de bidon, punhos esi grips, pedais look quartz, protecção de escora e o resultado foi:

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Ainda dava para raspar mais uns gramas pois tenho um Rocket Ron ligeiramente mais leve que o que estava montado, ou mesmo tirando o motion control da SID mas creio que se Pode dizer que atingiu o objectivo não? :mrgreen:

Apesar de ser dos que acreditam que se pode, efectivamente, andar com pneus como o Schwalbe Furious Fred na roda traseira - claro, em circunstâncias favoráveis e com o devido "kit de unhas" - não é, de todo, o pneu aconselhado para o tempo que se avizinha e, como tal, montei-o única e exclusivamente com o objectivo de baixar peso. Conto, no entanto, realmente usá-lo no verão que ainda tarda em chegar.
Além do Furious Fred, foram montados uns punhos kcnc e os eggbeater 4ti que andam cá por casa apesar de não os usar.

Cumprido o objectivo, voltei a montar o Schwalbe Racing Ralph, Esi grips, Look quartz, grade de bidon e protecção de escora e está, assim, a Ghost pronta a enfrentar o Inverno!

Abraço

David
 

Radonbiker

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Boas David! Pesaste esse Qr15mm da RS? Vi uns da Tune que devem rapar umas gramas aí..Resta saber se compensam os 100 paus! A bike tá um canhão como era de esperar!
 

David Raquel

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Boas pessoal!

Obrigado a todos pelos comentários!

Radonbiker, o aperto da RockShox pesa 71gr, o Tune pesa 40gr. São 100€ para 31gr. Sei que chegará o dia em que será inevitável mas, para já, tenho-me conseguido controlar! Antes disso ainda quero trocar o avanço, aguardo ansiosamente que a Extralite lance o Ultrastem OC 12º, para depois, e finalmente, cortar o tubo da suspensão à medida. De resto, confesso que não tenho grandes alterações em mente. Talvez a maior seja a alteração da SID com o kit do Nuno "Moca" Duarte, mas gostava de experimentar uma primeiro antes de me atirar de cabeça e perder o meu tão amado XLock!

As rodas têm-me surpreendido a cada dia e neste momento posso dizer que já lhes deposito bastante confiança. Há que ter noção que são umas rodas de 1240gr e que isso significa que, com uma utilização mais agressiva, de quando em quando há que levá-las ao cavalete para um ajuste...mas é o preço a pagar pelo baixo peso e há certamente outras opções para quem gosta de material para "montar e esquecer".

Houveram, no entanto, alguns componentes que não foram aprovados e foram trocados mas para isso quero reservar algum tempo a explicar quais são e o porquê da sua troca.

Um abraço

David
 

thebuny

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Como és a primeira pessoa em portugal que vejo com um espigão Berk no btt, como se tem saido ele? algum feedback?

Uma maneira que vejo a reduzir peso é um combo espigão selim do Berk mas são tão caros por 70 gramas a menos ....
 

Radonbiker

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Percebo-te perfeitamente!
Tenho mais ou menos o mesmo problema, o meu quadro novo como veio da garantia não trouxe o eixo passante Syntace X-12 e tive que mandar vir á parte(aliás é por isso que ainda não acabei a montagem da bike) e não tenho bem a ideia de quanto pesa aquilo! Mas o da Tune pesa 37g e custa 107€!!!! Ou seja só trocarei quando não tiver mais onde tirar peso, pois "queimar" 107€ por no máximo 50g rapadas é doloroso!
Cumps
Ricardo Jesus
 

David Raquel

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the bunny...um combo de espigão/selim do Berk? Algo assim tipo.......este?

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Eheheheh Já usei 2 combos do Berk em duas bikes FS. Nas HT prefiro o "conforto" extra do tradicional espigão e selim em separado. Os combos são magníficos mas são extremamente rígidos. Se na FS se tolera bem devido ao amortecedor, já nas HT a flexão extra dos carris e da própria carcaça do selim, são sempre bem vindos!

Os espigões do Berk que tenho e tive são protótipos que tenho usado para o ajudar a atingir um bom produto final. Já tive alguns problemas com alguns, principalmente as primeiras versões, mas tanto este da Ghost em 27.2mm e o que tinha na Merida em 31.6mm estão-se a aguentar muito bem. Tenho amigos a andar com eles também e o feedback geral é positivo mas claro que tratando-se de produtos experimentais, há problemas que aparecem mas em conjunto com o Berk têm-se resolvido sempre. A este da Ghost, troquei-lhe o berço de carbono por um de alumínio devido ao ruído que os carris do Speedneedle faziam ao "acamar" no berço. Como não gosto de barulhos na bike, troquei o berço e problema resolvido!

Radonbiker, chega a um ponto em que o peso reduzido é inversamente proporcional ao dinheiro gasto e nessa altura só temos 2 soluções: ou esquecemos ou perdemos a cabeça! Eu, pessoalmente, tenho tendência a optar pela segunda opção :mrgreen:

abraço

David
 

fox77

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asim não vale... a tua bike tem 1900g a menos qua a minha....dass :fpalm:embora eu não confiava muito nesses preservativos que chamas pneus!!!lol abraço!!!
 

petiagos

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David, como em tudo existem sempre pormenores que não nos agradam...No teu caso consegues especificar quais? Refiro-me mais a nível do quadro da tua HTX...
 

Jepas

Super Moderador
Essa pedaleira é de 3 pratos certo??? Funciona bem com 2 pratos???

Qualquer pedaleira de 3 pratos funciona bem só com 2. É o mesmo que ter lá os 3 e só usar os 2 mais pequenos (ou os 2 maiores).
 

pimentoski

New Member
Jepas, algumas pedaleiras de 3 pratos quando são convertidas para 2 como o caso da clavicula podem sofrer um bocado e partir, como já aconteceu aqui no fórum... o facto do prato grande não estar lá posto tira alguma rigidez ao conjunto. Mas tirando esse pequeno pormenor um pedaleira de 3 pode sempre ser convertida a 2 pratos...
 
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