Let's go under 8kg - Ghost HTX 29XX by David Raquel

David Raquel

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ERIC CANTONA #7, percebo o que queres dizer. Mas explico o porquê de (ainda) não ter arriscado o XX1:

- Na relação que pretendia usar (24/38 x 11-36) tinha um racio de 0,66(6) para a mudança mais leve e 3,45 para a mais pesada. Usando o prato 32 no XX1 passaria a ter nos extremos 0,76 e 3,2, respectivamente. Já por vezes e especialmente em voltas grandes com bastante acumulado de subida o 24x36 é pesado, o 32x42 mais pesado seria. Poderia montar com o prato de 30, mas isso acentuaria ainda mais a falta de mudança no extremo oposto.
99% das minhas voltas começam e acabam em casa, não sou do tipo de pessoa que gosta de levar a bike em cima do carro, dar a sua voltinha e voltar para casa com a bike mais uma vez em cima do carro. Isto para dizer o quê? Por mais que tente, nunca consigo fazer uma volta onde não passe pelo menos uns 15-20% do percurso em alcatrão (mais que não seja, para fazer a ligação entre trilhos). Ora, neste caso o XX1 acaba por ser, efectivamente, "curto" a rolar em estrada a não ser com uma cadência consideravelmente elevada.

- Esteticamente e pelo facto de o quadro ter apoio HDM para o desviador da frente, ficaria ali a faltar algo, mas nunca ao ponto de ser razão para não optar pelo grupo XX1 caso visse nele vantagem em relação ao 2x10.

- Agora o ponto que me torna mais reticente relativo ao grupo (estarei a ficar um velho do restelo?) tem a ver com a durabilidade do material. Certamente que a mudança foi pensada para trabalhar em extremos bastante violentos, mas custa-me a acreditar que um cruzamento 32x42 ou 32x10, e partindo do princípio que a linha de corrente esteja perfeitamente adaptada ao grupo i.e. montado com o pedaleiro específico (XX1), seja saudável para qualquer que seja a transmissão.
Além disso, por mais que os pratos XX1 sejam uma verdadeira maravilha tecnológica, tenho alguma (muita) desconfiança que conservem o seu poder de retenção de corrente com o desgaste. Repare-se na imagem o desgaste de um prato XX1 com 2000km. Obviamente que sendo só um prato terá muito mais desgaste que o uma transmissão com 2 ou 3 pratos, que vão repartido o desgaste entre si. O curioso é que um único prato XX1 consegue ser mais caro que muitos conjuntos de 2 pratos novos.

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Independentemente desta conversa, confesso que ainda não testei o grupo XX1 como deve ser pelo que todos os meus argumentos podem ser, simplesmente, invalidados com as sensações provocadas pelo seu uso. Mas acredito que não....
Resumindo, por mais simples que seja e por mais que se aproxime de um grupo 2x10 a verdade é que o XX1 nunca consegue ter essa versatilidade e a possibilidade de poder alterar o prato conforme o percurso não é, de todo, para mim pois posso sair de casa a pensar andar 2h e fazer 1000m de acumulado e acabar por fazer 4 ou 5h com o dobro do desnível.

Assim sendo, a transmissão escolhida foi

Desviador traseiro XX com pata interior Fiberlyte

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Corrente Sram PC 1091-R (XX)

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Shifters XX (que acabo de perceber que não encontro a foto na balança) - 185g (sem apertos)

Desviador frente Sram Red com apoio para HDM (graças à preciosa ajuda do amigo Mecânico do Paladar quando já praticamente tinha desistido da ideia de conseguir o adaptador)

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(peço desculpa pela foto, é só mesmo para registar o peso que por acaso está imperceptível! São 91.8g)

Cassete Sram XX 11-36

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Já que estamos nos pedidos de desculpa - mais um, desta vez pela sujidade. Percebi que não tinha nenhuma foto da cassete na balança e fui desmontar para pesar. Vamos descontar uns 2gr para a sujidade :lol:

E a cereja no topo do bolo! Pedaleiro THM Clavicula com pratos TA 24/38 e respectivo movimento pressfit (na foto só um rolamento)

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Artsite, ainda é cedo para falar dos aros. Para já, posso-te dizer que não foi fácil centrar/tensionar correctamente a roda de trás. Tirando isso, eram e continuam redondos :lol:
Mas com o passar dos km vamos ver como se portam!
 

MarcoB

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Já vi que voltaste aos pratos TA. Eu depois de gastar os de origem que vinham com o Sworks foi o que passei a fazer, só tenho metido pratos TA, o último foi o especifico para 10V, mesmo estando algo reticente no inicio, por estar tão habituado aos chinook 9v, mas está a cumprir na perfeição e com as passagens que a TA sempre habituou :)
 

Patitos

Active Member
Abaixo dos 8kg.........Eina.......ainda não me tiras o sono......não inventes :)
Mais uma Bike Exclusiva ao mais alto nível.
Abraço
 
A minha duvida tambem são essas, a sua duração e as escolhas das relações.As ultimas maratonas que tenho apanhado e com cada parede e com o xx1 não sei se ficava corto com 34 ou 33.
Se a cassete só durar meio ano lá vão 300euros para o lixo sem falar dá corrente pk com aquelas torções não deve durar muito.

Gostava de ver a bike do ABSALON pk ele usa um sistema parecido mas da shimano,consegui ver numa foto que ele usava deste ultima taça um prato saint mas a cassete não consegui ver,xtr shadow plus com a patilha,cassete duvido que seja 36d que é o máx da shimano.

Tambem existe um sistema da leonardi o general lee que transforma uma cassete de 10d com a relação dá xx1 mas sem ter de mudar o cubo traseiro,mas lê que o salto entre relações é grande e as passagens não são muito suaves.

Quero saber o feedback dessas rodas,com esse peso e uma boa opção sem que o preço seja de outro mundo.
 

pimentoski

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esse sistema da leonardi troca os carretos 15 e 17 por um de 16, e entra um de 40.
mas ai perdemos os 42 da mais leve e os 10 da mais pesada... para ficar 40-11...
 

TeZz

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boas david, uma build de sonho , parabens

as tuas considerações sobre a XX1 e os ratios são muito acertadas, eu comprei agora uma xx1 optei por montar chainguide, por causa da tua logica do desgaste.
abraço
 

Phalhas

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Eu sei que este Cantinho anda muito pouco dinâmico (falta aqui um tópico do BAck to TupperWare, mas ando sem vontade) mas quero mais fotos...

E também mais análises...

AbraçOs

Rui
 

David Raquel

Active Member
Sim, o tempo para escrever aqui no fórum não tem sido muito!

Mas, à falta de conversa, fica uma foto da bike completa!

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(basta clicar na foto para ver com o tamanho original)

Sim, a grade de bidon da foto era provisória :)

Apesar de a maioria da montagem ficar desvendada, assim que possível conto dar continuidade à análise das escolhas que foram feitas para a integrar.
 

pimentoski

New Member
pormenores que reparei:

a corrente não é a mesma das fotos... está não é um 1091r
aquele suporte vermelho do desviador da frente (sram red ?) tem de ser assim tão grande?
o autocolante que protege a "testa" do quadro não está lá a fazer nada...
o bocado de suspensão acima do avanço vai sair algum dia ou fica assim? Gosto do avanço ROTOR...

de resto está brutal, o quadro é lindo, as rodas são brutais, a da frente parece que tem algo na válvula, os componentes xx ficam brutais, se bem que prefiro twisters, o espigão berk com o sn também 5 estrelas. a pedaleira é de outro mundo, tem um peso impressionante.

p.s. a grade de bidon amarela fica muito fixe.

e outra coisa, o Rocket Ron na frente em 29" é um perigo... Acho um pneu muito traiçoeiro para a frente, tem um bom limite de curva e enquanto agarra é bom mas o momento que foge é um perigo... Na frente até prefiro o Fast Track que foge do inicio ao fim, pelo menos não engana nada. :D
 
Last edited:
Pimentoski.
Se usas Fasttrack à frente e transmites esse feedback, devias experimentar o Renegade.
Ja usei o Renegade na 26 e agora uso na 29, aquilo por mais que regule o sag a pressão o rebound e outros ajustes da minha forqueta rigida é sempre olho aberto!!
 

Phalhas

New Member
Amigo Jorge para passar a sub 8 nem era muito complicado, mas começava a perder fiabilidade. Assim está muito boa, e está sub 8,5, o que para uma 29er considero excelente.

Fico é a aguardar o sub 8, prometido, da do David.

AbraçOs

Rui
 
Com quadros de carbono não me parece que seja facilmente alcançado esse objectivo...
Como sabemos agora o que "está a dar" é o ferro!
Se o David fizer uma ou duas opções mais comprometedoras no mato, mas boas para a foto, facilmente faz um "sub 8"
 
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