LEFTY 26 em quadro de 29

Fario

New Member
Boas pessoal,
A minha questão é a seguinte,
Estou interessado em fazer um UPGRADE de Cannondale FLASH 26, para Cannondale FLASH 29.

A FLASH29 neste caso vem com uma lefty de 90mm BLR Alumínio. Mas neste momento tenho montada na FLASH 26 uma Lefty Carbono XLR bem superior a de alumínio.

Não só por uma questão económica, mas também porque acho que é bastante superior, gostaria de saber se é possível ou se alguém já o fez, de montar a LEFTY Carbono 100mm, na FLASH29 que é apenas de 90mm.
Será compatível tudo o resto, eixo da roda largura da caixa de direcção do quadro, etc?
Obrigado
 

Fario

New Member
Pois também acho que sim, mas queria ter a certeza antes de avançar
A única diferença será mesmo a diferença de altura que irá criar na frente, por ter mais 1cm... mas não creio que terá grande importância, se baixarmos um pouco mais no grau do avanço para compensar essa pequena diferença.
 

brunoladeiro

New Member
O problema será mesmo o espaço deixado livre entre o pneu e a coroa inferior da lefty durante uma compressão total.
Esse espaço deverá ser no mínimo 1cm...
Poderá ser necessário colocar limitadores de curso...não sou expert, mas não acredito que uma lefty 100 26er seja conversível numa lefty 90 29er.
 

hugo_frade

New Member
Para usar lefty 26er em roda 29er é aconselhado espaçadores (limitadores de curso) de 30mm.
Se ela tem 100mm, ficará a fazer apenas 70...
 

Fario

New Member
Mas se tem mais curso, a partida teria mais espaço, mesmo com uma roda maior. ou não?

Então pelo que eu percebi, uma Lefty para 29er, embora tenha menor curso apenas 90mm, na verdade é maior que uma 100mm 26er?
Então se o caso fosse ao contrário, se colocar-mos uma Lefty de 90mm numa flash de 26 o que acontecia?
 

Fario

New Member
E já agora, alguém sabe quais as diferenças que há entre a versão Alumínio PBR,
para as versões de Carbono XLR?
É apenas o remoto control no guiador ou tem outro tipo de funcionamento?
 

hugo_frade

New Member
Ter mais curso, significa que comprime mais, reduzindo a folga da coroa à roda quando totalmente comprimida. Os espaçadores fazem com que ela não afunde tanto, mantendo a folga necessária ao pneu.
Contas de merceeiro: De 26er para 29er tens 3" de diferença no diametro -> 1,5" no raio da roda -> 1,5" = 38mm (redução de espaço livre)

As lefty 29er de 2013 com 90mm usam o sistema contrário. São mais altas e têm já 30mm de espaçadores. Para usar numa 26er, pode usar-se sem nenhuma alteração (frente sempre mais alta), ou remover esses 30mm e ficar com 120 de curso.
 

HR

New Member
Já li algures (MTBR se não estou em erro) que com uns espaçadores de 20mm é suficiente para a montagem de uma roda 29" numa Lefty 26" sem correr riscos de "bater". Na minha opinião, que estive para fazer uma dessas alterações numa das minhas montagens, a principal "mais valia" é mesmo baixar a frente da F29 que sempre tive a impressão de ser um pouco alta... neste caso o curso que perdes é de 10mm que é pouco notório e facilmente compensado pelo diametro maior da roda.

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

souness10

New Member
Bom dia pessoal . A minha lefty 26er partiu-se e tenho a hipotese de comprar uma lefty mais recente só que é de uma 29er ,gostaria de perguntar se retirando os espaça dores e ficar com 110m ( acho que é a medida maxima que fica sem os espaçada dores )a frente não fica mais alta. Se não vou notar diferenças.
obrigado
 

Hardskin

Well-Known Member
A que espaçadores e medida 110mm te referes?
Qual a medida do curso da suspensão 26 partida?
Não tens possibilidade de medires as duas suspensões?
 
Top