Lavagem a quente

#1
Haverá algum problema em levar a Bike a uma daquelas lavagens onde se podem lavar carros com agua quente, tipo "elefante azul".

Para tirar as "gorduras" e a sujidade deve ser muito eficaz.
 

Remi

New Member
#2
Eu já lavei a minha com máquina de pressão (a frio). Nunca tive problemas ... acho que a única coisa a ter cuidado é não estar com a pistola muito tempo no mesmo sítio para não danificar a pintura.

A quente nunca experimentei. Também gostava de saber se faz algum mal.
 
#3
O problema dessas máquinas, independentemente da água ser quente ou fria, é a pressão que ela tem, nunca se deve apontar para o movimento pedaleiro e cubos , para não tirar o lubrificante que lá tem e para não ficar lá água (que triste figura que estou a fazer, dou recomendações, depois lquando chego a casa, ligo a maq. e pimba :lol: )
 
#4
Eu na Loja aconselho a todos irem lavar as bikes ao ELEFANTE AZUL :lol: :lol: ...o elefante azul é o melhor amigo da oficina e loja!.

abraços

PLuma
 
#6
Acho que este assunto já foi largamente debatido aqui no fórum, o problema desse tipo de lavagens é o facto de a água sair em jactos com alta pressão e poder entrar dentro dos cubos, caixa de direcção, eixo etc levando a que a lubrificação existente seja eliminada.

Por tudo isto acho que é de evitar esse tipo de lavagens no Elefante Azul e sítios do género.

Abraço
 
#7
Adorei a ideia!!! Ainda não me tinha lembrado disso. Pouco trabalho e bikes limpas em pouco tempo. Espero não ter problemas com as infiltrações. Quando alguém o tiver feito divulgue aqui o resultado final, se ficou ou não satisfeito.

Cumprimentos
Ivo Nogueira Alves
 
#9
Rebarbadora também dá jeito para tirar a lama...

Maquina de pressao nao e pronto, custa muito usar um pincel e petroleo e desengordurante e uma mangueirada com o dispersor a finalizar...

:lol:
 
#10
eu é raro sujar a bike de lama, mas kuando sujo, tiro as rodas e lavo com a mangueira e o kuadro e o resto limpo com uma pano molhado..ah a transmissão limpo com um pincel e petroleo..
 
#11
Boas pessoal

Pelo que entendo é opinião generalizada que a água danifica os componentes que se encontram "protegidos" e têm lubrificação de origem só passível de se renovar com intervenção mecânica ou substituição do equipamento. Aconselha-se por isso o uso de petroleo e outros produtos desengordurantes... pois bem, eu trabalho numa empresa que tem uma área de intervenção vocacionada para as oficinas mecânicas e que comercializa máquinas de lavagem e produtos desengordurantes para a limpeza das peças auto ou outras. Para quem conhece estes produtos desengordurantes (nos quais podemos enquadrar também o petróleo) deve saber que são, na sua grande maioria, solventes orgânicos que atacam os hidrocarbonetos (derivados do petróleo). Nestes enquadram-se também as borrachas usadas como vedantes que serão degradadas ao longo do tempo com maior ou menor rapidez dependendo do desengordurante usado. Sem considerarmos que estes produtos tal como a água (ainda que não á pressão) se podem introduzir nos cubos, etc, e aí sim teremos problemas sérios com a lubrificação...

Qual será mais prejudicial ás nossas meninas?


Abraços

V.M.
 

Remi

New Member
#12
Petróleo tem gorduras e/ou óleos na sua composição .. já fiquei com umas pastilhas estragadas por causa dele e tive de usar desengordurante até dizer chega para recuperar os discos.

Água e sabão chega perfeitamente para a bike.

Para a transmissão há desengordurantes especificos, não usem petróleo nem qq outro tipo de produtos "caseiros" porque é arriscado, podem estragar pinturas ou componentes.
 
#15
Eu já lavei a minha umas 3/4 vezes nesses sitios de lavagem, e com os devidos cuidados acho que para a maior parte das pessoas é uma solução bastante válida... é economica, simples, rapida, limpa e eficaz.
No meu caso quando venho da voltinha na Arrabida no Inverno com bastante lama e barro não vou subir pelas escadas do predio com a bicicleta naquele estado, portanto antes passo pela lavagem...dou-lhe um banho e depois chego a casa já com a bicicleta quase seca.
Obviamente tenho alguns cuidados:
- a elevada pressao pode-se evitar basta afastar um pouco a pistola da bicicleta.
- não aponto directamente para os elementos criticos, como os cubos, eixo pedaleiro....
- quando chego a caso lubrifico os sitios criticos e limpo alguma agua em excesso.

Cumps.,
Luis

ps: retirar o computador antes de começar a lavagem.... :D
 
#16
Boas pessoal,

Sei que temos alguns utilizadores do forum que são conhecedores em matéria de bicicletas.
Ao colocar o meu parecer relativamente ao uso de agentes desengordurantes em detrimento da água contava com algum comentário ao assunto pela parte de quem o defendeu.
Como isso nao aconteceu gostaria de saber a vossa opinião.

Cpts

V.M.
 

Remi

New Member
#20
eu uso uma maquineta de pressão daquelas baratuchas .. não uso detergentes.

só uso desengordurante de vez em quando, na transmissão.