lauf forks - A re-invenção das suspenções

PowerMAx

New Member
Não me lembro de ter visto esta suspenção alguma vez aqui pelo forum.

Não funciona nem a ar nem a oleo, não necessita de manutenção com um curso de 60mm, e com um desing discutivel (eu gosto :D ).

Apenas para 29er.

Aqui fica o link : http://www.laufforks.com/

Se já alguem teve oportunidade de testar ou é possuidor de uma suspençã destas que se pronuncie :D
 

hugo_frade

New Member
Esta suspensão tem um funcionamento muito interessante e um look super futurista...

Para além de todas as limitações que um curso de 60mm possa ter, tenho algumas dúvidas quanto à influência da travagem... Parece-me que travar e amortecer nunca serão coisas independentes...

Depois há outra limitação enorme que é a falta de afinação da "mola", sendo disponibilizados apenas 3 níveis de dureza. Enquanto nas nossas suspensões a ar basta ajustar a pré-carga para o gosto e peso de cada um, nestas suspensões há muito pouco a fazer...

É uma peça cara, leve (998gr) e super exótica que ficará bem em projectos com estas mesmas características...
Gostava de experimentar na minha bike, só para ver como fica ;)
 

PowerMAx

New Member
Hugo_Frade


Apesa dos videos promocionais que existem pela net, saltos de alturas consideráveis, 60mm são sempre 60mm esta suspenção é para um range especifico de vertentes de btt.
Quanto a questão que levanta na influecia de travagem, não digo que não influencie, mas o sistema de travagem não deixa de ser montado de forma igual a outra qualquer suspenção, as influencias na travagem seram a partida semelhantes.

Quanto a afinações, não vi referencia a qualquer tipo de configuração possivel pelo utilizador, apenas 3 ranges de pesagens do atleta para a escolha da suspenção, são esse 3 níveis dureza que refere?

Também nunca vi nenhuma, mas gostava muito de experimentar e para quem tal como até está a ponderar um forqueta rigida, está aqui uma hipotese bastante interessante, leve, exótica e que devia ficar muito bem na minha bergamont.

Gostava de ouvir / ler relatos na 1º pessoa :D
 

hugo_frade

New Member
Claro que os 60mm limitam a utilização e o "rider alvo"... Mas hoje em dia cada vez mais se vê pessoal a utilizar forquetas rígidas (XCO, XCM, voltas com os amigos, etc) por isso acredito que haja malta disposta a ter apenas 60mm. Eu não seria um desses, certamente... ;)
Mas isso vai de cada um, do que se faz com a bike e do que se está disposto a abdicar...

Quanto à travagem, acho que o sistema é totalmente diferente das suspensões convencionais, e assemelha-se mais a uma suspensão traseira com sistema de "four bar linkage" onde tens um paralelogramo a distorcer com forças de travagem aplicadas lá pelo meio. Tal como nesse sistema, acredito que o posicionamento dos pontos de rotação tenha sido estudado ao máximo para que a força de travagem seja sempre perpendicular à direcção de distorção (isolando assim os sistemas).

Os níveis de dureza que falo são precisamente essas 3 classes de peso que se pode escolher na compra. Aqui perde-se a possibilidade de afinar ao gosto de cada um...

Vamos esperar que o pessoal experimente e dê feedback... Mas será sempre um sistema para um nicho de mercado...
 
Top