Largura do pneu

Tiago6

New Member
Boas pessoal...Como e que se sabe qual a largura maxima de um pneu que um quadro de cross country como o meu f 300 pode ter?

Abraço
 

Jepas

Super Moderador
Varia de marca para marca, de modelo para modelo, etc. O melhor que tens a fazer é medires a escora no sítio onde passa o pneu e tens uma ideia da medida que podes usar. Diria que para um quadro desses qualquer coisa acima de 2.2 já é esticar a corda, no sentido em que se estás a usar pneus de FR ou DH numa bike de XC, alguma coisa está errada.

Se fazes XC nessa bike que é de XC não percebo porque quererás usar medidas muito grandes. Ah, e outra coisa, um 2.1 de uma marca pode ser mais largo que um 2.25 de outra. Por isso, interessa mesmo a largura "real" e não a "escrita no pneu".
 

Markulino

Member
Boas!

Realmente tb não percebo porque raio queres o pneu + largo, mas lá saberás.
A malta aqui do grupo anda entre os 1.90 e os 2.20. A zona da costa é bastante "areada" e um pneu largo dá jeito.
No entanto, em alcatrão é um terror, parece que tem cola.
tenho um amigo que costuma usar Pneus de DH 2.50 numa Cannon, mas é mm por gosto e o gajo tem força para puxar aquilo.

1 abraço
 

jginja

New Member
Viva.
Melhor do que te fiares nas medidas 2.1, 2.0, 1.9 dos pneus, pois normalmente estas medidas são "aldrabadas" para os fabricantes poderem apresentar, por exemplo, um pneu 2.1 com um peso bastante contido. Comparas com outro de outra marca e parece mais estreito!

Assim sendo, ao lado da medida 2.1 no pneu encontras outras duas. Pode ser 54-559, sendo que 54 é a largura em milímetros e os 559 são as 26" convertidas em milímetros. Esta medida sim é fiável e é standard pois cumpre as regras ETRTO (European Tyre and Rim Technical Organisation).

Aquilo que podes fazer é medir o espaço disponível entre as escoras e ficas a saber qual a largura máxima do pneu a utilizar.

Boas pedaladas
 

telmo zt

New Member
boas bem mas ja encontrei pneus 2.1 mais estreitos que os 2.0 talvez o rasto , os pitons inclinados para a lateral levem e esse erro ou então e mesmo isso a força do peso menor roubem na largura dos pneus
 

jginja

New Member
Viva.
telmo zt alguns fabricantes fornecem as duas medidas:
- a do pneu em si
- a largura maior do pneu, contando com os pitons

Boas pedaladas
 

KLUCA

New Member
essa parte da medida dos pneus é largura , embora possa haver diferenças de marca para marca embora apontem a mesma largura.

para o tiago6, antes de te preocupares com o que o quadro aguenta preocupa-te com duas coisitas mais importantes:
* o tipo de piso em que vais andar e logo o pneu que melhor se adapta a esse piso;
*o pneu que tu aguentas....ehehehe, pois quanto maior o pneu mais pesa, menos pedalas
 

bvilela

New Member
Boa tarde,
estou a montar umas Mavic SLR na minha bicla e pretendo manter (por enquanto) os pneus que tinha nas outras rodas juntamente com as câmeras de ar.
Quando ia a colocar o pneu reparei num pequeno autocolante dentro das rodas com a indicação que devo usar pneus ETRTO. Pelo que percebi é um Standard para uniformização de medidas.
Os meus pneus são uns Michelin Country AT (2.0 - 52-559). Pelo que percebi a indicação 52-559 são as medidas reais segundo a norma ETRTO. Assim sendo posso concluir que estes pneus são compatíveis?

Cumps, Bruno Vilela
 
Top