Lapierre XR 729 2014 à la carte

kanoysta

Member
FOGO!! A troca do cubo para o 240s sai bem cara!
Cubo de 24h SP - 275eur
Cepo XD - 70 eur (o cubo de 24h só vem com cepo normal e tenho de comprar o XD à parte)
Engrenagem de 36T - 70eur (o cubo vem com engrenagem de 18T. Se puser a de 54 fica a 100eur)
Raios novos CX Ray - 50eur
Disco Center Lock - 50eur (não tem IS)
Montagem - ?

Fica em qq coisa como 515-545 eur + montagem! Mais vale comprar umas rodas novas! LOL
 

nunokas

Member
A cena é que por esses 500€ ficas com umas belíssimas rodas em carbono e pelo mesmo valor não arranjas nada semelhante em carbono ;)

O truque é fechar os olhos e não dizer nada à esposa :D
 

kanoysta

Member
thx insignia.
a diferença é a rapidez com que engrena a roda de trás quando começas a pedalar. A rolar não sentes diferença nenhuma. Sentes nas partes mais técnicas, principalmente em subida.
18t engrena a cada 20º de pedalada (360º : 18 = 20º). 36t engrena a cada 10º. 54t engrena a cada 6,5º. Os cubos que tenho momento são de 30t.
Outra coisa que muda é o som que faz o cubo. O 54 chega a ser um pouco irritante. lol
 

kanoysta

Member
Pronto. Negócio feito e já tenho as novidades prontas a montar. Ver se tenho tempo de montar e experimentar ainda hoje. Números redondos, são menos 300g :)
Estou em pulgas :)
 

StingDale

New Member

kanoysta

Member
Fogo! Raio de dia... não vou conseguir experimentar os brinquedos novos. Mas sim... são rodas novas. Não consegui arranjar na "cor" que queria mas o preço foi bom e por isso arrisquei. São as Mcfk 29. Som lindo de morrer :D. Mais logo à noite posto fotos dos pesos e talvez já montadas.

@Stingdale: os cubos são os M1 e as minhas já vieram com o kit instalado de fábrica.
 
Last edited:

kanoysta

Member
Lol nunokas. Tens razão. Eu percebo a ironia da afirmação. lol. Mas tendo em conta o PVP, foi bom :)

Bem aqui vamos. As rodas são as Mcfk 29 com cubos syntace hitorque MX e raios sapim CX-Ray. A "cor" é em 3k brilhante. Em UD matt é mais caro e difícil de ter um bom desconto :). Não cheguei a ver em UD matt ao vivo mas em 3K brilhante são LIIIINNNDAS!

Juntamente com as rodas novas, cabei por meter pneus novos pois vem uma aventura looooonga e engraçada, e não quero arriscar muito. Nos pneus acabei ganhar algum peso em relação aos anteriores.

Os aros são hookless mas depois do pneu encaixar fica mesmo com um encaixe firme. Pensei que ficasse mais solto do aro com o pneu vazio por ser hookless mas afinal é como um aro normal.
Foi fácil instalar o pneu de trás. Foi só meter a bomba de chão e deu logo. O pneu da frente deu mais trabalho mas também foi relativamente fácil. Em ambos os casos foi sem compressor e não precisou levar líquido para manter a mesma pressão (amanhã confirmo se se mantiveram assim).
Nesta parte não são tão boas como as Easton Haven. Apesar destas não serem difíceis, as Haven eram mais fáceis de encaixar qualquer pneu com bomba de chão, talvez por serem verdadeiramente UST. Mas até agora nunca tive umas rodas tão fáceis de meter pneus novos como as Haven, nem que selassem tão bem o ar.

Os cubos aparentam ser mt bons – syntace hitorque MX. Têm e 10 anos de garantia e, apesar do peso, a marca diz que são apropriados para trail.
Tem o mesmo sistema ratchet da DT swiss com 36 pontos de contacto, têm apertos que regulam as folgas nos eixos e um som TOP... ou pelo menos ouve-se ao longe e bem... mm mt bem! Lol

Ainda não testei no terreno mas amanhã bem cedo já vou dar uma voltinha com elas :). O aro é mt leve e supostamente com boa inércia e rigidez. Amanhã já tento dar mais algum feedback.

Pelos pesos que tirei antes de montar as rodas, a bike deve ficar à volta dos 9,900kg (mas falta ainda acrescentar o líquido).

PESOS DAS RODAS
Roda frente: 623g
Roda trás: 715g
Válvulas: 6g
Fita tubeless: 18g
TOTAL : 1362g

A marca diz que se tirar os autocolantes, que dá para tirar 10g a cada roda. Ainda vou ponderar :). Com autocolantes, o peso anunciado é de 1330g. As minhas acusam 1338g.

A fazer upload das fotos.
 

nunokas

Member
Espectáculo. E tens quase 25mm de largura interna. Na minha opinião e dentro das "exóticas" são uma melhor opção que enve M50, axlightness srt e tune. Penso que são os mesmos aros das extralite carbotense...

Os cubos syntace têm tudo para ser fiáveis ;)

Depois mete fotos montadas e peso final.

Cumps
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Se não me enganei a ver têm uma largura de 24,5mm permitindo pneus até 2.35´ o que é bastante bom. Apesar de terem limite de peso esse limite é relativamente elevado (125 kg).

O que é ser hookless?
 

nunokas

Member
O encaixe do pneu no aro é direito. Em teoria justificam como melhor selagem e comportamento do pneu no aro mas na prática foi a melhor solução que arranjaram para minimizar falhas e custos na produção em série dos aros de carbono.
 

nunokas

Member
Sim, exacto e já vi qua as carbotense afinal o aro é axlightness srt... não admira porque a extralite não trabalha em carbono :)

Fotos disso montado ou arriscas-te a um ban :D

cumps
 
Top