L-Carnitina será que compensa?

Narciso Magalhães

Active Member
Eu sei que há uma série de variáveis que influênciam o rendimento num determinado treino. Agora o que eu sei dizer, pois o ano passado apontei o número de Km´s, tempo dispensado e percurso realizado numa folha de excel (na famosa folha de registo de treinos da BTTMania) e o que posso confirmar através desses registos é que nesse percurso de 92Km´s apenas existem diferenças de 1 minuto em todos os registos que efectuei. Por isso sou obrigado a concluir que a suplementação (no caso as bebidas isotónicas) influênciam e bastante a performance desportiva (principalmente em provas de resistência).

Quanto ao tópico, em bebidas isotónicas alinho perfeitamente e reconheço a sua importância, agora quanto a suplementação de outro tipo entro mais no grupo dos cépticos, embora nunca tenha experimentado e nem esteja a pensar fazê-lo...talvez porque a carga de treinos que realizo e as minhas aspirações desportivas não o justifiquem.

Aqui, se me permites, faço minhas as tuas palavras.
 

amelia

New Member
Mas Hugo, digo a mesmo coisa que disse ao subeskema. Não vão por mim ou pelo andrextr.... procurem pelas recomendações de quem realmente produz conhecimento e investiga.

kanoysta, subeskema e andrextr,
Gostei de ler os vosso comentários e da vossa partilha de opiniões (fundadas) e conhecimentos.
Andrextr, apesar de não ter formação em bioquimica como tu, também gosto de perceber o porquê das coisas (principalmente quando é o meu dinheiro e saúde a longo prazo que estão em causa). Não me tenho dado mal...
Infelizmente, nem sempre quem opina tem formação, e entre os que a têm, nem todos seguem recomendações aceites como sendo gerais/seguras! Hoje em dia, a posição oficial é a de que a L-Carnitina não compensa [*]. Não existem estudos suficientes que concluam a sua eficácia em atletas saudáveis (excepção possível para atletas centenários :-K ), e o risco de mistura com outras substâncias (estimulantes cm cafeína/taurina ou açucares cm frutose, que engorda!) é de considerar.

Perder peso, este ano também será a minha luta; quando assim é, o rendimento e adaptação ao treino piora, mas não se pode ter tudo.

At some point in their life or their sporting career, most people try to lose weight.
The bottom line for achieving loss of body fat is to eat fewer kilojoules than your body expends, creating an energy deficit (negative energy balance). This might sound simple, but in practice, most people’s weight-loss attempts end in failure. Instead of taking a simple and consistent approach and focusing on long-term outcomes, some athletes seek a magical program that will require no effort and produce results within days. Some turn to grapefruit diets, herbal powders or ‘fatburning’ supplements. Others take drastic measures, such as severe food restriction, dehydration techniques, diuretics and laxatives. Since these methods fail to achieve an energy deficit or consider the long term, they also fail to produce the desired fat loss. Some of them can actually depress the body’s metabolic rate, lowering its energy needs and making it even more difficult to create an energy deficit. In the worst-case scenario, this may directly harm your exercise performance or your health. While some people make a lifetime career of being on (and off) diets, there is only one successful way to approach weight loss—and that’s once and for all! The first steps are to forget the magic and miracles and be prepared to invest a little effort and, above all, sufficient time.

[*] Burke, L., M. Cort, G. Cox, R. Crawford, B. Desbrow, B, L. Farthing, M. Minehan, N. Shaw, O. Warnes. Supplements and sports foods. In: Clinical Sports Nutrition. Sydney: McGraw-Hill, 2006.
 
Last edited:

kanoysta

Member
Obrigado Amelia.
Já agora... um conselho para quem quer perder peso.

Faz com que a perda de peso seja o mais progressiva possível. Só assim conseguirás perder peso sem afectar as reservas de Hidratos de Carbono e, consequentemente, o rendimento. Já trabalhei com atletas que quiseram perder peso a todo o custo... e as perdas rápidas só levaram a uma perda da performance desportiva acentuada.

Basta criar um défice ligeiro e cortar nas gorduras que chegas ao teu objectivo sem "efeitos indesejados"
 

motard

New Member
Boas comprei L-Carnitina 2000 com sabor a limão (20 doses 10mlg.);)
Pelo que li já houve e há por aí pessoal a tomar,:eek: independente se é para perder peso ou melhorar a performance, como tomam.:(
Antes do pequeno-almoço?? uma hora antes do treino?? como é??:confused:
 

Espigão

New Member
Boas motard,

Se o teu pequeno-almoço for mais próximo do treino, podes perfeitamente tomar a l-carnitina com o mesmo (antes ou após). O importante é que seja sensivelmente uma hora antes do treino e não muito mais para além disso e que não ultrapasses a dose diária recomendada (uma ampola).

No meu caso como tomo o pequeno-almoço mais cedo e dou tempo à digestão do mesmo tomo a l-carnitina mais tarde respeitando a tal hora antes do treino e geralmente acompanho com fruta e muita água.

Só tomo a l-carnitina em treinos/Maratonas superiores a 3 horas.

Bons treinos!

Hugo
 

motard

New Member
Obrigado pela dica Espigão.:fpalm:
Comecei a tomar no domingo, 7 da manhã em jejum (antes bebo sempre um copo de água) depois tomei o p. almoço pelas 7.15 (flocos c./leite + sandes mista + banana) pelas 8.20 tomei o café do costume (bica):p e ás 8.30 fui pedalar de estrada até 12.10. (sempre forte com o pessoal de corroios "comboio dos duros"):mad:
O único contra que notei foi em certa altura tive um ou dois amargos de boca tipo azia ligeira nada de grave.:(
Seria do efeito limão x leite!!:(
Também não vou tomar todos os dias, pois nem todos os dias pedalo 4 h. posso intervalar ou tem que se tomar a dose diária??:rolleyes:
NOTA: estou a tomar para ver se até fim de Março perco uns 3 kilitos que ganhei durante o inverno / natal e ano-novo.:eek:
 

Espigão

New Member
Ui... o pessoal de Corroios... se estás a falar dos "Velhos da estrada" é empeno garantido!:lol:

Não creio que o efeito do "limão x leite" tivesse alguma coisa a ver com esse amargo de boca. A l-carnitina é absorvida muito rápidamente (estamos a falar de 10ml) e não é por aí. Eu evita antes o leite ao pequeno-almoço e substituia-o por exemplo por um iogurte líquido misturado com os cereais (é o que costumo fazer) ou ainda melhor e se vais vais treinar duro perto da hora do pequeno-almoço, acompanhava a sandes e a fruta com um sumo natural.

Esse pequeno almoço também é um pouco pesado para 1 hora depois ires martelar e bem os pedais. Eu ficava apenas pelo Iogurte com cereais ou pelo sumo natural com a sandes. Leva a banana e come a meio do treino... hehe

Já agora, em vez de um copo de água ao acordares bebe dois ou três. ;-)

A dose diária é a dose de l-carnitina que se pode tomar diáriamente. Não tem que ser tomada diáriamente. Como disse, só a tomo em treinos/Maratonas superiores a 3h e isso é apenas uma vez por semana (quando o é) e quando as Maratonas o justificam.

Abraço e bons treinos.

Hugo Carvalho
 

motard

New Member
OBRIGADO pela dika.:)
Eu sou mesmo dos velhos e duros do pessoal de corroios, por isso tenho que me alimentar bem.:mad:
Para alem da banana do p. / almoço levo sempre + uma comigo acompanhada de um gel e uma barrita ou fruta crist. ou marmelada.;)
Alimento normalmente nunca me falta e líquidos também não (2 bidons).:cool:
Quanto ao meu peq. almoço já estou habituado a manter este regime há muitos anos, os meus flocos são sempre korn flaks com mel e leite m/g. nunca experimentei c./iogurte liq. porque acho que ficam duros :rolleyes:e + difíceis de digerir!! :(mas posso experimentar.:fpalm:
 

Fox85

New Member
meus amigos leite e productos lacteos antes de fazer um grande esforço nunca é boa ideia,mesmo quando ja se está habituado!
 

Espigão

New Member
Desde que dêm tempo à sua digestão (3h), o leite não faz qualquer mal (pelo menos à grande maioria da população). Mas isso não é só com o leite.

No entanto o leite... bem para não entrar em off-topic, dêm uma vista de olhos neste TÓPICO para perceberem porque é que algumas pessoas podem ter algumas reacções ou dificuldades na sua digestão, porque é algumas não podem mesmo tocar-lhe ou porque é que outras não têm qualquer tipo de problema.

Para jogar mais pelo seguro, antes de um grande treino ou Maratona, evito o leite. Não porque alguma vez tenha tido problemas (costumo respeitar o tempo de digestão) mas também para deixar o estómago e intestinos preparados para o que se segue.

Quando não treino mais intensamente ou não tenho Maratonas, o leite está lá quase sempre de manhã.

Cumprimentos

Hugo
 
Last edited:

jmartins66

New Member
e eu que vim aqui para ver se seria benéfico o efeito da L-Carnitina para a queima de gorduras (faço btt e corro uma media de 4x p/ semana) e nem sei se fiquei esclarecido ou com mais duvidas :D

Mas uma coisa também aprendi e era isso que também me preocupava, a recuperação.
Fiz atletismo ate aos meus 24 anos (tenho 44) e só voltei a fazer desporto mais intenso há cerca de um ano e meio através do btt e desde o inico deste ano ja ando a treinar em media 4x por semana porque o corpo não é de ferro e o descanso também importante e aplico os meus conhecimentos do atletismo, misturados com algumas leituras e alguma troca de informação, para melhorar a qualidade do treino mas não consigo por vezes seguir bem o que quero porque as pernas ainda sentem o treino do dia anterior e com o batido de proteinas que experimentei pela primeira vez ontem, a para com a L-carnitina, pareceu-me eficaz.. a ver vamos, como diz o cego :D

Vou treinar que são horas porque se não treinar, não há suplementos que me façam andar :D
 

nneves

New Member
isto é como tudo, se fores um "domingueiro" então não vale a pena tomares nada, agora se treinares todos os dias tens que tomar algo que te ajude, eu se treinar regularmente faço o seguinte:
Treinos de descompressão: Bebo agua e posso levar uma banana;
Treinos duros: bebida isotonica, geis/barras e no final fast recovery;
 

jmartins66

New Member
Ando a aumentar a carga e por isso a minha preocupação.

Era domingueiro e só levava agua pura e umas barritas do lidl :)
Comecei a fazer duas vezes por semana e comecei bebida isotonica e gel.
De há 2 meses para cá faço 4 ou 5 treinos, conforme o corpo deixe e me preocupe com a recuperação porque essa sim, é a parte mais importante para que o treino seguinte possa ser feito e hajam condições para tal..

Hoje, depois do meu treininho de 1,30h de corrida, tomei o meu segundo fast recovery (depois do de ontem) para ver como estou amanhã e se me sentir mais folgado, vamos ser amigos :D

São estes pequenos ensinamentos que nos ajudam a superar e a melhorar a capacidade de treino.
Temos que saber e aprender com quem cá anda há muitos anos e eu gosto de aprender convosco.

Obrigado pelas dicas
 

bakano

New Member
Quando se fala em suplementação acho que é necessário e importantíssimo contextualizar o seu uso.

Se falamos em ciclistas profissionais, como o Vitor aqui deixou a sua opinião, a suplementação é essencial, sobretudo na recuperação.
Se falamos em btttistas de fds que fazem algumas maratonas de vez em quando e durante a semana tanto treinam afincadamente como saiem para beber uns copos e afins, a suplementação assume outra relevância.

Bebidas isotónicas para contrabalançar a perda de electrólitos são comprovadamente uma mais valia. L-Carnitidas, CLA's, etc... ? Valem 1% quando comparados com uma alimentação regrada e dirigida ao desporto em causa.

A verdade é que já se fizeram dezenas de estudos sobre a L-Carnitina, eu próprio já pesquisei para uma tese de final de curso. Resultados? Muito poucos ou nada.
Dizem que por ser um produto sintetizado e reaproveitado pelo organismo não tem efeitos secundários. Isto não é bem verdade. Tal como alguém já aqui disse (não me lembro se foi o andre) não é pelo organismo dispor de 500x mais L-Carnitina do que o normal que vai utilizar a massa gorda e produzir energia 500x mais rapidamente. O organismo tem um tecto, um plateu a partir do qual o que receber a mais vai directamente para o rim para metabolizar.

Num rim saudável, essa metabolização é feita sem grandes problemas, mas as pessoas não pensam no que ingerem... às vezes em vez de L-Carnitina vai um suplemento desses com rótulo bombástico que se vende em ginásios e afins (onde não existe qualquer tipo de controlo de qualidade e doseamento de subst. activas)
que para além de L-Carnitina tem outras 15 ou 20 subst. estimulantes, fat blokers, etc etc que formam um cocktail cujo uso prolongado não é benéfico!

A questão que coloco aqui e aproveito tb para dirigir-me ao Hugo (espigão) é:

Vale realmente a pena experimentar e sujeitar o organismo a todo o tipo de substâncias para chegar 5 ou 10 mins antes numa maratona ou não se sentirem tão cansados ao fim de uma semana de treinos?
A teoria do "experimenta" e dps comenta é muito perigosa quando existem jovens que lêem este fórum...

Se alguém disser que a Cannabis aumenta a resistência física (existem estudos tb) vai toda a gente experimentar para comprovar?
Pensem antes de usar seja o que for porque BTT podem fazer 10, 20 ou 30 anos... mas o vosso organismo tem que durar um pouco mais se quiserem andar ainda com os filhos!

Para terminar e já que alguém falou tb em ginásios, queria deixar só um alerta para os ignorantes que se enchem de corticóides para depois poderem usar t-shirts tão justas que parece que se querem rasgar por todos os lados: por cada cm que ganham de volume (não digo massa muscular pq isso são lérias) podem encurtar a vida útil do vosso rim em meses ou anos. Continuem que as clínicas de diálise agradecem!

Cumprimentos
 

jmartins66

New Member
Depois de o logista onde trato a minha bike me ter explicado a questão da L-Carnitina e do fast recovery, comprei para experimentar (tal como diz o bakano), mas, como já tenho uns aninhos no pelo, comecei a ler (daí a minha presença neste post) e fui mais longe, falando com um farmaceutico meu amigo para uma opinião tecnica e houve algo (e tal como diz o bakano de novo) que me despertou, a questão dos rins...

Temos que ser softs e tal como nas bikes há quem use xtr, eu só uso xt porque não são por 10 min que fico mais ou menos campeão..
Fiz atletismo até 1989 e o unico suplemento que usavamos, era uma fatia de marmelada caseira :D
 

bakano

New Member
Exacto.

Como farmacêutico que sou tb queria alertar para essa situação. Uma coisa são profissionais que têm médicos a fazer análises sanguíneas de semana a semana se for preciso e nutricionistas a ver o que comem ou deixam de comer e outra coisa são a maioria dos leitores deste forúm que gostam de fazer boa figura numa maratona ou mesmo nalgumas taças nacionais.

Ninguém gosta de ficar para trás, mas ganhar não é para todos. Não metam coisas no organismo sem saber o que fazem e muito menos produtos comprados online!! Hoje em dia é exponencial o crescimento de produtos contrafeitos à venda online.

Se após medirem os prós e os contras realmente acharem que devem experimentar, procurem um médico para fazer análises primeiro e dps tentem comprar produtos onde haja controlo de qualidade quer do Infarmed quer do Ministério da Agricultura que tem responsabilidades sobre testes a alguns suplementos tb.
 

jmartins66

New Member
Sou sempre céptico quando vejo um vendedor de bicicletas a gabar um produto que não tenha a ver com a mesma..
Cada um na sua area (tal como eu na minha) e por isso também nunca comprei a pulseira do equilibrio.. nunca vi ninguém com opinião tecnica credivel que me convencesse..

Ainda este fim de semana ensinei uma bebida "isotonica" ao grupo que foi comigo á Serra do Buçaco... agua do Luso, fresca, saida de uma fonte que poucos conhecem :D Há lá coisa melhor :D
 
Top