29er KTM Ultra Sport do Moshinho

fabio viana

Well-Known Member
Pois.. como o carreto é solto a possibilidade de "falhar" a mudança e empenar o carreto é bem grande..

Secalhar ficavas melhor servido com uma cassete sunrace :)
 

moshinho

Super Moderador
Fábio, quando comprei o prato, a cassete sunrace custava praticamente o dobro do prato.
Hoje em dia custa mais ou menos, o mesmo que o prato.
Quando trocar certamente é para a sunrace.

Fotos:

O golpe



o remendo



ai não vedas? Macgyver fdx...





xaran



Na manhã de Sábado:



Aqui ao tirar esta foto ainda sorria, já com uns 70km nas canetas...mal sabia eu que segundos depois acontecia a tragédia!!!



Mas já o fui buscar. O Luís, de vermelho na foto, fez um belo trabalho ao torno a desempenar o dito cujo :p



Mais logo já o monto.
 

nukez0r

Member
duct-tape-preppers.jpg
 

fabio viana

Well-Known Member
Pois quando se começou a ver cassetes de 10v com um range 11-42 ou 11-40 eram caras.

Mas ainda bem que conseguiste arranjar, são sempre alguns euros que se poupam ;)
 

moshinho

Super Moderador
O luís é uma máquina.

Aproveitei e fiz a pesagem do conjunto todo (cassete xt + carreto 42)



Tudo montado



a finalizar



aproveitei e dei uma melhor afinação nas mudanças :cool:
 

moshinho

Super Moderador
Vá pronto...vamos lá desembrulhar :cool:

A escolha recaiu em:

17"
UD Matt
BSA





Trouxe caixa direção, tampas para a passagem dos cabos, aperto de espigão, eixo traseiro e 2 dropout's e acessórios para colocar em QR ou 12mm



Como já seria de esperar, estes quadros orientais não são de todo perfeitos mas por o valor que o comprei não podia ter pedido melhor.











Portanto não estranhem algumas "falhas" como se pode verificar aqui:







O que acham desta falha aqui? Será motivo para rachar?

 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :D

Grande quadro :cool:

Eu acho que esse pequeno pormenor não fará com que o teu quadro parta, mas espera pela opinião de alguém que tenha mais experiência com quadros de carbono :)
 

moshinho

Super Moderador
Sim.
A escolha recaiu sobre esse aspecto mesmo.
É só passar o material todo de uma para outra.
Só precisa levar um adaptador de 1,5 para 1 1/8 na suspensão por a mesma não ser cónica.
Os travões irei utilizar uns formula r1 carbon que tenho ali ao invés dos xt.
Os discos irei trocar para uns ashima ai2 160mm aos invés dos xt 180mm que estão montados.
Mais tarde logo trocarei as rodas se vender estas.

A bicla só está dependente da montagem dos travões e dos cabos.
Onde irei fazê-lo...ainda não decidi. Eu em casa não consigo fazer porque não tenho material para o fazer e também nunca o fiz. Se fosse shimano tenho um amigo que o faria, mas como são formula ele não faz.
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Para mim os cabos internos para os travões hidráulicos é algo que dispenso... Isto porque quando tiveres de trocar de travões tens de voltar a fazer o mesmo outra vez(desmontar e voltar a montar os cabos).
 

moshinho

Super Moderador
Sim, mas nãoo pretendo trocar de travões tão depressa.
Tenho usado é os xt e agora pretendo trocar por uns formula r1.
O meu receio é nunca experimentei os formula e estou com receio de não gostar dos mesmos.
Mas como não tenho oportunidade de os testar, vou ter de arriscar.
 

camponubla

Well-Known Member
Bonito quadro! Já o pesaste em "cru"?

Eu também prefiro os quadros com BSA, pelo que tenho ouvido o pressfit só da problemas para tirar e instalar de novo. Em relação à passagem dos materiais dum para o outro, quando eu troquei de quadro preferi levar a bicla e o quadro novo à loja habitual para fazerem eles, sobretudo pelo travão da roda traseira. O resto de materiais podes trocar em casa sem grandes problemas....não sei se terás de cortar o cabo e funda do desviador traseiro, mas se cortas tu, mira de fazer-lo com uma ferramenta adequada para que o corte seja perfeito.

Parabéns pela aquisição, vai dando novidades...!!
 

moshinho

Super Moderador
Não pesei ainda...falha minha.
O BSA é mesmo por causa disso. É só desenroscar e mudar em casa e existem muitos adaptadores para poder meter outro crank, se quiser.
Não é a opção mais leve, mas penso que é a mais acertada para não me dar dores de cabeça :)
Quanto à loja/oficina...só mesmo pelo travão traseiro. O resto podia ou posso fazer em casa sem problema. Mas já que lá vou, trocam tudo.
 
Last edited:

moshinho

Super Moderador
Tentei pesar o quadro mas a balança de precisão é até 1kgs só...
A chinesa disse que tem cerca de 1080gr.
Não sei se será ou não.
Já levei o quadro à oficina.
Vai levar a caixa de direção que veio com o quadro, o cabo das mudanças novo, os discos ashima ai2 de 160mm, os rolamenos do BB novos em preto (não sei se serão os shimano ou ashima) e o adaptador para a suspensão.
O tubo do travão traseiro vai levar novo pois está curto e vai ser aproveitado para o travão dianteiro, pois está curto também.
Como a frente fica demasiado baixa com o avanço de 100mm 25º, pedi para colocar um de 70mm 6º que tinha ali na gaveta.
Estou confiante que o indicado será o de 80mm 17º.
Vou ter de arranjar um leve e em conta...estava a pensar no Force ou um da Uno 7, mas este último só na China e vai demorar uma eternidade...
Alguma dica?
 
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