29er KTM Ultra Sport do Moshinho

moshinho

Super Moderador
Surgiu oportunidade de adquirir uma KTM Ultra Sport 29er (usada)e aí está ela:















E é isto de um modo geral:

. Ktm ultra sport - quadro alumínio (Tamanho 17)
. rodas progress xcd-1
- pneus racing ralph
- câmaras de ar
. full xt 3x10
. reba
. esi grips
. guiador carbono
. selim selle italia sl monocarril
. avanço 25º
. caixa direcção token
. aperto espigão KCNC
. pedais look s-track

Pelo que pesei (na balança de chão), deu 11,5kgs.
 

moshinho

Super Moderador
Trouxe também 2 maxis ignitor, que provavelmente são os que irei meter, pois o que está colocado atrás está muito gasto quase sem piso. Ou então ando mais um tepo para o gastar mais. O que acham?











Os que estão montados:



 

fabio viana

Well-Known Member
Grande máquina :D

Em relação a essa pequena parte que estava escondida por baixo dos autocolantes, se for apenas visual, não tem problema.

Agora mete km's nisso, ehhehe :p
 

moshinho

Super Moderador
Pessoal, tive a colocar os cleats nos sapatos e fui à rua experimentar.
Como foi a primeira que pedalei na bicla, deparei-me com o seguinte:
O travão frontal trava "pa caraças"...ia-me logo "esbardalhando"!!!Sensível o gajo. Que exagero!!!
O travão traseiro, não trava na de jeito; tenho de apertar com força a maneta para que trave alguma coisa e chia por todo o lado...
As pastilhas ainda têm muito para gastar.
Será que estão com gordura?
Qual a melhor opção para resolver o assunto?
Tirar as pastilhas, desengordurar e também passar um bocado de lixa? Se não resolver comprar umas novas?
Quais? Semi-orgânicas? De que marca e modelo?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
O travão deve precisar de ser sangrado. De qq maneira podes sempre tentar desengordurar o disco, com alcool.

Isso precisa é de km, a máquina está, parece-me decente. o peso está muito bom, para esse modelo, me roda 29''. Gasta o RR e depois mete o MAXXIS.
 

nmt

Active Member
O Ignitor é um pneu para a roda da frente, atrás ficavas melhor servido com um Crossmark...
 

moshinho

Super Moderador
Desengordurei o disco e as pastilhas. Passei um bocadinho e lixa e...ficou óptimo ;)
Deveria ter alguma gordura de óleo que para ali foi.
A suspensão, achei-a mole demais e fui verificar a pressão.
Tinha 75psi e acabei por meter 90psi. Ficou bem mais rígida. Talvez agora baixe para 80ou 85 só para experimentar, mas com 90psi parece-me bem.
O que acham? Tenho cerca de 63kgs.
Dei uma voltinha para ajeitar os cleats e para ver como se comportava a bicla, mas foi uma voltinha citadina:



Voltinha:

https://www.strava.com/activities/529321813
 
Last edited:

moshinho

Super Moderador
À bocado um amigo, disse-me a mesma coisa em relação aos Ignitor. Sâo pneus para usar na roda da frente.
E que os que tenho montados em tubeless são bastante frágeis.
 

moshinho

Super Moderador
Alterei a suspensão.
Tinha 75psi. Coloquei 90psi (tenho cerca de 63kgs), mas achei que estava muito dura na mesma.
Já estava pronto para reduzir a pressão, mas optei por tirar 2 clicks no rebound (sentido anti-horário) e ficou bem mais macia.
Como não tem indicação, o que fiz foi colocar a recuperação mais lenta?
Como funciona?
 

nunokas

Member
Boas.

Sentido anti horário? Então aumentaste a velocidade de retorno ;)
Experimenta, para esse peso, usar entre os 80/85 psi.


cumps
 

moshinho

Super Moderador
Eu ia experimentar baixar para 80 ou 85 como estava, mas antes de o fazer experimentei mudar o rebound e parece ter ficado mais macia.
Mas não sei se a deixei mais lenta ou mais rápida.
Rodei sentido anti-horário, visto debaixo. Ou seja, levantei a bicicleta e com a roda virada para mim, rodei para a esquerda.
O sag está nos 20%.
 
Last edited:

moshinho

Super Moderador
O sag está em 20%. Hoje não deu para testar mais tempo a suspa, mas está bem mais macia e consigo deitar mais a bike em curva sem escorregar. Estou no bom caminho.
 

moshinho

Super Moderador
Como decidi ir à prova de btt ontem em Vendas Novas e como estava com receio da lama, no Sábado à noite, decidi trocar o pneu traseiro que estava um "bocadinho" a modos que a ser preciso trocar...e ainda bem que o fiz!

Pneu traseiro (achei que tinha já pouco piso para a lama que iria apanhar; ficará assim como o pneu de substituição quando necessário para desenrascar umas voltas, caso outro sofra um corte)



Troquei para a roda traseira o racing ralph que estava na roda da frente e coloquei um maxxis ignitor usado, na roda frontal, que veio junto à bicicleta na compra da mesma e que pelo menos, pareceu-me estar melhor:





Que pesa:



Esta câmara, coloquei na roda da frente:



E esta coloquei na roda de trás ( esta é 27.5...já estava metida numa das rodas)



As rodas são deveras pesadas...:mad:





Aproveitei e coloquei um miminho:





e substituí os parafuso do suporte do bidão, porque já estavam a ficar com ferrugem:

 

fabio viana

Well-Known Member
Bons upgrades :)

Se fores a ver as rodas até nem são muito pesadas.. basta retirar o peso das chavetas, discos e cassete e muito provavelmente que ficam abaixo dos 2kg(par)
 

moshinho

Super Moderador
Estou a pensar alterar a transmissão, que de momento tenho 3x10 com 24/32/42 e 36/11.
Estava a pensar em 1x10 com prato 32 na frente e colocar o 42 e o 16 atrás, com a remoção do 15 e 17.
Esta ideia teria a particularidade de retirar um pouco de peso (pouco) e simplificar o sistema.
Contudo, estou reticente quanto ao facto de apanhar subidas muito íngremes e depois me faltar as pernas.
Assim, a alternativa é colocar um prato 38 e ficar 24/38 e 36/11.
Esta última opção até a opção mais barata, pois só terei de comprar um prato 38.

O que acham?
 
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