KTM Ultra Race "a la carte"

Nuno Félix

Super Moderador
Após o esvaziar de bikes efectuado nos últimos tempos à minha garagem, tinha-me quedado somente com a CUBE AMS (btt) e com a CUBE GTC Agree Pro (estrada). ;)

Em virtude de, desde a data em que adquiri a AMS, andar a namoriscar um quadro KTM Ultra Race que estava na loja a dizer-me "Compra-me, compra-me, compra-me!", tomei a decisão de iniciar a montagem duma KTM. :D

É um quadro como este (de 2010):

ktmultrarace1.jpg



No tamanho 48 e com cx. direcção, parafusos e drop-out, acusou cerca de 2kgs. Não me incomoda tal facto, pois não é para ir para a Galeria do Peso...

Sempre adorei a marca e já andava com vontade de voltar à mesma há muito tempo.

Assim, começou o processo de criação e montagem.... :D

Tinham sobrado algumas peças das outras bikes e faltavam-me outras tantas...

A montagem começou faseada. Tinho a Dart2, os shifters Deore, pedais 520, k7, corrente, punhos, um avanço FSA branco, um guiador carbónico chinoca, um espigão Ritchey, pneus Schwalbe NN..... e mais nada....

Estava assim nos primórdios (em Maio):

foto0145ta.jpg


Mais tarde adquiri desviador e esticador SLX...

Depois, nos classificados, adquiri uns travões Shimano M-575 a preço de amigo, os quais está previsto virem a ser conjugados com uns discos Windcutter...

No fórum dos KapaTêMistas, adquiri umas rodas em 2ª mão, originais das KTM.

Até que, em Julho, se procedeu à montagem final (digo eu...) do material.

Ficou assim:

foto0192u.jpg


foto0199e.jpg


foto0193i.jpg


foto0194s.jpg


foto0195x.jpg


foto0196r.jpg


foto0197o.jpg


foto0198e.jpg



Processos ainda por concluir:

- afinação do travão dianteiro
- instalação dos discos windcutter
- eventual troca de pastilhas (koolstop ou swisstop)


Lista de componentes

Quadro: KTM Ultra Race ( 48 )
Forqueta: Rock Shox Dart 2 »»»» Rock Shox Recon Gold TK Solo Air 100 mm 2011
Travões: Shimano 575
Rodas: Rígida Taurus
Apertos das rodas: Token
Pneus: Schwalbe Nobby Nick 2.0
Pedaleira: Shimano OEM
Pedais: Shimano 525
Corrente: Shimano CN-HG53
Cassete: SRAM PG 970
Manípulos das Mudanças: Shimano Deore
Desviador (frente): Shimano SLX
Esticador (atrás): Shimano SLX Shadow
Espigão de selim: Carbono (27.2X350) »»»» Hylix Carbono 27.2X400
Selim: KTM
Avanço: FSA 31.8X90mm branco
Guiador: FSA K-Force Carbono
Punhos: ESI Grips


Entretanto, a Dart2 vai saltar pois adquiri uma Recon de 2011, a ar, por um preço sub-200€.

Esta:

reconwi.jpg


O espigão de selim que está nas fotos era curto para mim, pelo que já o vendi e vem a caminho um de 400mm.

Um igual a este:

dsc05813p.jpg



No dia da estreia, antes de sair, fiz umas afinações que resultaram na colocação das anilhas espaçadoras por cima do avanço pois o mesmo tem uma inclinação considerável. Ficava com uma frente muito alta e assim está bem melhor.


Na volta, tirei uma fotozita para gravar o momento:

201107211944122.jpg



Agora, é aguardar a vinda da Recon e do espigão para depois ir afinar o travão da frente... E fica pronta a bombar! ;)

Cumps.
Nuno

:D:D:D
 

karneirovsky

New Member
Esse tubo do travão podia e devia passar, não vás apanhar algum pau e estragar isso tudo, fora o risco de ires ao chão..

Abraço
 

Nuno Félix

Super Moderador
Boas!

O quadro foi adquirido numa loja de Faro, representante da KTM. Quanto ao preço, posso dizer que foi sub-300€.

Quanto ao cabo de travão, ele está preso no pivot do travões v-brake. Não se vê, mas é assim que está.

No entanto, como a suspensão vai sair, quando montar a nova já irei colocar o cabo como dizem...

Quanto ao espigão, aconselho! O peso é igual ao anunciado na loja do eBay, mais grama menos grama....

Cumps.
Nuno
 

Nuno Félix

Super Moderador
Boas!

A Recon chegou hoje!

Com o tubo por cortar e com a aranha colocada (já trazia), acusou 1640grs em duas balanças diferentes.

Na próxima semana espero tê-la montada, ainda que a bike não fique ainda finalizada....

Cumps.
Nuno
 

tpfernandes

New Member
Não é duvidar de ti nem algo do género, mas foi mais ou menos o que acusou a minha Reba ( ok, é o modelo de 2008 )! Ta visto que os tipos da RS andam a emagrece-las de dia para dia! :)
 

essence_s

New Member
A montagem está a ficar fixe.
Quanto a mim o bloqueador da suspensão deveria estar do lado esquerdo, com o cabo a cruzar o guiador.
Uma vez que te queixaste da posição alta de condução, que tal arranjares um guiador recto?Acho que até se enquadrava mais na montagem.
 

Nuno Félix

Super Moderador
O bloqueador vai sair dali pois a suspensão também vai ser mudada. Presumo que tenhas lido isso.

Como também disse, o projecto não está acabado. Até pode ser que venha aí um guiador recto.

A ver vamos...

;)
 

essence_s

New Member
Claro que tinha lido que ias mudar a suspensão, era só para n fazeres o mesmo erro na montagem da proxima.
Força ai nesse projecto!
 

Nuno Félix

Super Moderador
Não é bem um erro... Era mesmo por causa do tamanho do cabo...
Mas já a retirei e instalei na bike da minha Maria. E o comando ficou na esquerda.
Quando houver mais novidades vou actualizando...

Obrigado!
Nuno
 
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