À cerca de 6 ou 7 meses atrás, após uma série de maratonas e voltas de longa distância na rochosa e tecnicamente exigente zona do Gerês, tomei a decisão de que iria investir numa bicicleta de suspensão total. A minha robusta BH Sierra Nevada de 2004 tinha atingido o seu limite de evoluções. Comecei então a pesquisar o mercado. Procurei bicicletas de maratona leves, modelos de 2008. Lá apareceram algumas candidatas ao trabalho: Trek Fuel , Canyon Lux, Cannondale Rush, Marin Mount Vision. De entre estas achei piada à Marin Mount Vision. Sistema de suspensão interessante e um aspecto agradável. No entanto, e como verifiquei noutras bikes, para evitar entrar em preços absurdos alguns componentes não acompanhavam o resto do conjunto. Não consegui puxar o gatilho. Com pouco dinheiro construí a minha Singlespeed e surpreendido pela simplicidade e eficácia da mesma acabei por esquecer bikes novas. (Review da minha SS aqui: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,36728.0.html)
Entretanto surgiu-me a hipótese de adquirir uma suspensão SID Word Cup 2007 a um preço muito atractivo. Sempre gostei de SID's, pois adequam-se muito ao meu estilo de condução e ao meu baixo peso. Comprei a SID e decidi-me a construir uma Hardtail leve, com base num quadro novo e as peças da BH. Andei outra vez no vai-que-não-vai e não encontrei nenhum quadro HT que me cativasse a um preço razoável. Precisava de um quadro com apoios de V-brake e isso deu cabo do meu leque de escolhas... Decidi então voltar ao plano inicial, arranjar uma FS, mas desta vez seria montada por mim.
Pesquisei quadros, estudei lojas online e os melhores negócios. Encontrei um Kona Kikapu Deluxe a preço muito convidadativo (menos de 400 euros) numa loja americana, mas feitas bem as contas ia gastar grande percentagem do preço do quadro só em taxas e intermediários. Pena, porque comecei a gostar muito do aspecto e da qualidade dos quadros da Kona. Virei-me para a Europa e encontrei um quadro Kona the King por pouco mais que o que ia pagar pelo Kikapu mais taxas.Um quadro leve, em Alumínio-Scandium equipado com o clássico sistema 4bar/Faux-Bar da Kona e o inescapável RP23. Fechei o negócio e uns dias depois lá me apareceu ele em casa. Foi mais ou menos aqui que comecei a perder a cabeça
Quando vi o aspecto fantástico do quadro combinado com a SID, decidi equipar o quadro a preceito. Encomendei umas rodas American Classic e uns travões Hope Mono Mini. Rematei o conjunto com um pedaleiro e cassete XT. Todas as restantes peças foram reaproveitadas da BH e isso poupou-me uma boa pipa de massa.
O resultado final foi este:
Estava então na altura de testar a máquina. A primeira impressão foi fantástica. Aqui estava eu numa FS mais leve do que alguma vez a minha BH foi. As American Classic aceleram notoriamente melhor e reduzem muito o peso suspenso e rotativo. Os belos Hope Mono Mini, inicialmente fracos ,acamaram e a travagem deixou-me simplesmente de boca aberta. A minha experiência com travões de disco é reduzida, mas para já estou bem satisfeito com a progressividade dos Mono Mini, mesmo com o disco de 140 mm atrás.
O sistema de suspensão deixou-me também muito satisfeito, com a sua estabilidade a alta velocidade. Eu não pretendia que a bicicleta fosse super macia e confortável. Queria simplesmente que absorvesse os impactos sem ressaltos ou oscilações violentas, típicas de uma Hardtail a descer rapidamente, sem requerer muita concentração. A Sid na frente cumpre perfeitamente este objectivo mesmo com os seus 80 mm de curso. Uso a minha técnica de condução da singlespeed com forqueta rígida: basta manter uma condução suave a escolher sempre a melhor linha que ela voa por cima de tudo. Atrás o Fox RP23 porta-se excepcionalmente bem e de maneira previsível, absorvendo os impactos e bombeando muito pouco, mesmo sem Propedal activado.
Dos restantes componentes não há muito a dizer. A leve transmissão Shimano XT cumpre a sua missão sem grandes dificuldades. O guiador e o avanço são relíquias orignais(e pesadas da BH Sierra Nevada) e dentro de um ou dois meses deverão ser substituídos. Sinto também que os Maxxis TT estão um pouco aquém das capacidade desta bicicleta e uma vez que estão a precisar de substituição aceito sugestões!
Termino dizendo que para mim esta bicicleta é um grande salto qualitativo relativo às bikes que normalmente usava. É 10 minutos mais rápida que a minha bike antiga para um mesmo circuito de 20 km e isto para mim diz tudo.
Deixo então uma foto de acção e uma lista dos componentes e respectivo peso. ( :!: este peso não é confirmado, é um conjunto de estimativas, peças pesadas por mim e valores recolhidos dos fórums)
Entretanto surgiu-me a hipótese de adquirir uma suspensão SID Word Cup 2007 a um preço muito atractivo. Sempre gostei de SID's, pois adequam-se muito ao meu estilo de condução e ao meu baixo peso. Comprei a SID e decidi-me a construir uma Hardtail leve, com base num quadro novo e as peças da BH. Andei outra vez no vai-que-não-vai e não encontrei nenhum quadro HT que me cativasse a um preço razoável. Precisava de um quadro com apoios de V-brake e isso deu cabo do meu leque de escolhas... Decidi então voltar ao plano inicial, arranjar uma FS, mas desta vez seria montada por mim.
Pesquisei quadros, estudei lojas online e os melhores negócios. Encontrei um Kona Kikapu Deluxe a preço muito convidadativo (menos de 400 euros) numa loja americana, mas feitas bem as contas ia gastar grande percentagem do preço do quadro só em taxas e intermediários. Pena, porque comecei a gostar muito do aspecto e da qualidade dos quadros da Kona. Virei-me para a Europa e encontrei um quadro Kona the King por pouco mais que o que ia pagar pelo Kikapu mais taxas.Um quadro leve, em Alumínio-Scandium equipado com o clássico sistema 4bar/Faux-Bar da Kona e o inescapável RP23. Fechei o negócio e uns dias depois lá me apareceu ele em casa. Foi mais ou menos aqui que comecei a perder a cabeça
Quando vi o aspecto fantástico do quadro combinado com a SID, decidi equipar o quadro a preceito. Encomendei umas rodas American Classic e uns travões Hope Mono Mini. Rematei o conjunto com um pedaleiro e cassete XT. Todas as restantes peças foram reaproveitadas da BH e isso poupou-me uma boa pipa de massa.
O resultado final foi este:
Estava então na altura de testar a máquina. A primeira impressão foi fantástica. Aqui estava eu numa FS mais leve do que alguma vez a minha BH foi. As American Classic aceleram notoriamente melhor e reduzem muito o peso suspenso e rotativo. Os belos Hope Mono Mini, inicialmente fracos ,acamaram e a travagem deixou-me simplesmente de boca aberta. A minha experiência com travões de disco é reduzida, mas para já estou bem satisfeito com a progressividade dos Mono Mini, mesmo com o disco de 140 mm atrás.
O sistema de suspensão deixou-me também muito satisfeito, com a sua estabilidade a alta velocidade. Eu não pretendia que a bicicleta fosse super macia e confortável. Queria simplesmente que absorvesse os impactos sem ressaltos ou oscilações violentas, típicas de uma Hardtail a descer rapidamente, sem requerer muita concentração. A Sid na frente cumpre perfeitamente este objectivo mesmo com os seus 80 mm de curso. Uso a minha técnica de condução da singlespeed com forqueta rígida: basta manter uma condução suave a escolher sempre a melhor linha que ela voa por cima de tudo. Atrás o Fox RP23 porta-se excepcionalmente bem e de maneira previsível, absorvendo os impactos e bombeando muito pouco, mesmo sem Propedal activado.
Dos restantes componentes não há muito a dizer. A leve transmissão Shimano XT cumpre a sua missão sem grandes dificuldades. O guiador e o avanço são relíquias orignais(e pesadas da BH Sierra Nevada) e dentro de um ou dois meses deverão ser substituídos. Sinto também que os Maxxis TT estão um pouco aquém das capacidade desta bicicleta e uma vez que estão a precisar de substituição aceito sugestões!
Termino dizendo que para mim esta bicicleta é um grande salto qualitativo relativo às bikes que normalmente usava. É 10 minutos mais rápida que a minha bike antiga para um mesmo circuito de 20 km e isto para mim diz tudo.
Deixo então uma foto de acção e uma lista dos componentes e respectivo peso. ( :!: este peso não é confirmado, é um conjunto de estimativas, peças pesadas por mim e valores recolhidos dos fórums)