Kona The King 2007

350plus

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À cerca de 6 ou 7 meses atrás, após uma série de maratonas e voltas de longa distância na rochosa e tecnicamente exigente zona do Gerês, tomei a decisão de que iria investir numa bicicleta de suspensão total. A minha robusta BH Sierra Nevada de 2004 tinha atingido o seu limite de evoluções. Comecei então a pesquisar o mercado. Procurei bicicletas de maratona leves, modelos de 2008. Lá apareceram algumas candidatas ao trabalho: Trek Fuel , Canyon Lux, Cannondale Rush, Marin Mount Vision. De entre estas achei piada à Marin Mount Vision. Sistema de suspensão interessante e um aspecto agradável. No entanto, e como verifiquei noutras bikes, para evitar entrar em preços absurdos alguns componentes não acompanhavam o resto do conjunto. Não consegui puxar o gatilho. :) Com pouco dinheiro construí a minha Singlespeed e surpreendido pela simplicidade e eficácia da mesma acabei por esquecer bikes novas. (Review da minha SS aqui: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,36728.0.html)

Entretanto surgiu-me a hipótese de adquirir uma suspensão SID Word Cup 2007 a um preço muito atractivo. Sempre gostei de SID's, pois adequam-se muito ao meu estilo de condução e ao meu baixo peso. Comprei a SID e decidi-me a construir uma Hardtail leve, com base num quadro novo e as peças da BH. Andei outra vez no vai-que-não-vai e não encontrei nenhum quadro HT que me cativasse a um preço razoável. Precisava de um quadro com apoios de V-brake e isso deu cabo do meu leque de escolhas... Decidi então voltar ao plano inicial, arranjar uma FS, mas desta vez seria montada por mim.

Pesquisei quadros, estudei lojas online e os melhores negócios. Encontrei um Kona Kikapu Deluxe a preço muito convidadativo (menos de 400 euros) numa loja americana, mas feitas bem as contas ia gastar grande percentagem do preço do quadro só em taxas e intermediários. Pena, porque comecei a gostar muito do aspecto e da qualidade dos quadros da Kona. Virei-me para a Europa e encontrei um quadro Kona the King por pouco mais que o que ia pagar pelo Kikapu mais taxas.Um quadro leve, em Alumínio-Scandium equipado com o clássico sistema 4bar/Faux-Bar da Kona e o inescapável RP23. Fechei o negócio e uns dias depois lá me apareceu ele em casa. Foi mais ou menos aqui que comecei a perder a cabeça :)

Quando vi o aspecto fantástico do quadro combinado com a SID, decidi equipar o quadro a preceito. Encomendei umas rodas American Classic e uns travões Hope Mono Mini. Rematei o conjunto com um pedaleiro e cassete XT. Todas as restantes peças foram reaproveitadas da BH e isso poupou-me uma boa pipa de massa.

O resultado final foi este:

img2752yi3.jpg


Estava então na altura de testar a máquina. A primeira impressão foi fantástica. Aqui estava eu numa FS mais leve do que alguma vez a minha BH foi. As American Classic aceleram notoriamente melhor e reduzem muito o peso suspenso e rotativo. Os belos Hope Mono Mini, inicialmente fracos ,acamaram e a travagem deixou-me simplesmente de boca aberta. A minha experiência com travões de disco é reduzida, mas para já estou bem satisfeito com a progressividade dos Mono Mini, mesmo com o disco de 140 mm atrás.

O sistema de suspensão deixou-me também muito satisfeito, com a sua estabilidade a alta velocidade. Eu não pretendia que a bicicleta fosse super macia e confortável. Queria simplesmente que absorvesse os impactos sem ressaltos ou oscilações violentas, típicas de uma Hardtail a descer rapidamente, sem requerer muita concentração. A Sid na frente cumpre perfeitamente este objectivo mesmo com os seus 80 mm de curso. Uso a minha técnica de condução da singlespeed com forqueta rígida: basta manter uma condução suave a escolher sempre a melhor linha que ela voa por cima de tudo. Atrás o Fox RP23 porta-se excepcionalmente bem e de maneira previsível, absorvendo os impactos e bombeando muito pouco, mesmo sem Propedal activado.

duoew3.jpg


Dos restantes componentes não há muito a dizer. A leve transmissão Shimano XT cumpre a sua missão sem grandes dificuldades. O guiador e o avanço são relíquias orignais(e pesadas da BH Sierra Nevada) e dentro de um ou dois meses deverão ser substituídos. Sinto também que os Maxxis TT estão um pouco aquém das capacidade desta bicicleta e uma vez que estão a precisar de substituição aceito sugestões!

Termino dizendo que para mim esta bicicleta é um grande salto qualitativo relativo às bikes que normalmente usava. É 10 minutos mais rápida que a minha bike antiga para um mesmo circuito de 20 km e isto para mim diz tudo.

Deixo então uma foto de acção e uma lista dos componentes e respectivo peso. ( :!: este peso não é confirmado, é um conjunto de estimativas, peças pesadas por mim e valores recolhidos dos fórums)

unoac3.jpg


dreimh2.jpg
 

ze_zaskar

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A bike esta mesmo fantastica, mesmo sendo eu um incondicional das rigidas abro uma excepçao para Konas. Esses travoes estao a provocar-me uma comichao do caraças... :mrgreen:
Mas tadinha, ela ainda nao sabe os ciumes e a solidao por que vai passar as custas da singlespeed (tens de baptizar a tua)...
:wink:
 

Pax

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Grande bike sim senhor!!

Só uma questão: na tabela o peso do travão da frente é superior ao de trás, tendo o dianteiro disco de 140mm. :shock:

Não haverá por aí algum engano? :mrgreen:
 

RPires

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Bela máquina sim senhor, sem dúvida que uma Kona assim é de perder a cabeça :lol:

Na minha opinião e quando o t€mpo assim deixar, troca-lhe o avanço e o guiador, dás-lhe outro look e poupas-lhe umas gramas...


RPires
 
Epá parabéns pela bike nova, excelente escolha de componentes!
já agora, por quanto ficou a brincadeira? se é que podes dizer...
Cumps.
 

350plus

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DESLIGA_O_CAPSLOCK said:
Epá parabéns pela bike nova, excelente escolha de componentes!
já agora, por quanto ficou a brincadeira? se é que podes dizer...
Cumps.

As contas ao certo não sei. Ainda não me dediquei a somar para não ter desgostos :lol:

Mas assim por alto devemos estar a falar num valor um pouco abaixo dos 2000 euros, porque reaproveitei bastantes peças. Só consegui ese preço porque tudo o que está montado na bike foi mesmo comprado ao menor preço possível.

Passei bastantes horas a olhar para lojas online. Penso que muitos de vocês sabem bem como isto funciona :D
 

RTC

Super Moderador
Uma bela bicicleta sem sombra de duvida.
Como também não entrei no mundos das FS há muito tempo, partilho muito da tua opinião.

Duas coisas que te queria perguntar:
Suponho que o curso traseiro desse quadro será 90 ou 100mm. Não sentes nenhum desequilibrio por teres mais curso atrás do que à frente?
Esse peso para o quadro nessa medida está certo?

:wink:
 

350plus

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SergioGDIas said:
Fizeste alguma comparação dos preços de portugal em relação à europa? Achas que poupaste umas massas valentes?

Isso sim. Posso-te dizer por exemplo que comprei a SID a cerca de 40% do preço de mercado em Portugal. Nas restantes peças estamos a falar de diferenças mais pequenas, entre os 20 e os 10% mas que somadas pesam.

Mas repara também que perdi muito tempo a comprar componentes, montar, afinar e testar a bike, que são coisas que consomem mesmo muito tempo e requerem ferramentas, conhecimentos sólidos de mecânica de bikes e paciência. Se fosse comprar a bike a uma loja não tinha perdido 30 minutos de rabo para o ar à procura de uma anilha dos Hope que caiu no chão da oficina :mrgreen:

Poupa-se de um lado mas acaba-se por pagar de outro.
 

ze_zaskar

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Mas se uma das nossas paixoes for perder tempo a apertar e desapertar parafusos na oficina, acabamos por ganhar dos dois lados :mrgreen:
 

350plus

New Member
RTC said:
Uma bela bicicleta sem sombra de duvida.
Como também não entrei no mundos das FS há muito tempo, partilho muito da tua opinião.

Duas coisas que te queria perguntar:
Suponho que o curso traseiro desse quadro será 90 ou 100mm. Não sentes nenhum desequilibrio por teres mais curso atrás do que à frente?
Esse peso para o quadro nessa medida está certo?

:wink:

Hoje tenho trabalho extra a responder ao pessoal :mrgreen: Ainda bem, fico contente que achem piada à bike.

Boas perguntas as tuas RTC.

O curso foi logo a primeira questão que estudei quando seleccionei o quadro. Repara que eu já tinha a suspensão antes de comprar o quadro. A SID (pré-2008) é a uma das suspensões mais curtas que existem à venda. Basicamente estamos a falar de 451 mm desde o topo da coroa até o eixo. Uma Reba de 100 mm têm 473 mm. A diferença são 2.2 cm. Isto baixa a frente e cria um ângulo de direcção mais apertado, mas pouco. Ao contrário da maior parte do pessoal eu prefiro bikes com a frente baixa, se olhares para minha singlespeed vês que o guiador está ainda mais baixo.Para subir em força é um espetáculo.

Em termos de desiquilibrio da frente com a traseira não noto nenhum efeito adverso.Talvez porque nem estou sequer a explorar o curso todo do FOX atrás. O meu peso ronda os 60 - 65 kg e actualmente estou a usar a pressão mínima admissível do RP23. Ainda não fiz um bottom-out. :oops:

Quanto ao peso, o valor que está aí é o que saquei na minha rasca balança. Nos fóruns dos utilizadores da Kona dizem até que ronda os 2.4 kg com amortecedor no tamanho L. De qualquer maneira nisto dos pesos eu até tenho por norma de usar uma regra muito simples da indústria aeronáutica: Sai tudo 2.5% mais pesado do que o calculado. :wink:
 

JorgeSantos

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Parabens, tens aí uma boa e bonita Bike. As Konas sempre me fascinaram :mrgreen:

Quando vi a Sid nesse quadro também estranhei (apesar de linda) acho-a desaquada. Mas já li a tua explicação, e se dizes que controlas a "bicha" porreiro pá! :wink:

De resto está com muito bom gosto (tirando os cornos).extensores...pronto :lol:

Que posição usas no Rp23..................eu optei na minha de usar sempre a posição 2. (isto quando quero activar o propedal) de resto vai quase sempre aberto.

Abraço

Josant
 

Nozes

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Boas!
Então parabéns pela bela King e benvindo ao "Konaworld" :wink:
Tens aí uma bike espectacular,e com mais uns upgrades facilmente a baixas dos 11kg (se esse peso que aí tens for real),mudando o guiador,avanço,espigão de selim e convertendo as rodas a tubeless (eu recomendo!)
A mim só há uma coisa que me intriga,que é a posição que usas no selim...não sou um especialista de ergonomia,mas acho que devias avaliar a maneira como o usas,ou se o usas assim com a frente baixada porque de outra maneira é desconfortável,experimenta outros...é só uma opinião
Brevemente cá aparecerei com fotos e devido relatório da minha nova Kona Four Deluxe,que posso pra já dizer que é mesmo "deluxe" :D

Boas pedaladas!
 

350plus

New Member
Josant:

Acredita que também me fez uma confusão danada a suspensão de 80mm num quadro de 100 mm. Mas andei a ler umas coisas, ver setups semelhantes e o pessoal não tinha nada mal a dizer. Este setup têm os seus problemas, pois não se presta nada a mandar saltos nem pequenos drops, mas esse nunca foi o meu estilo de condução nem o objectivo da bike. Talvez daqui a dois anos, haja euros, possa meter aí uma SID World Cup 2008 ou uma Magura Durin. :) Quanto ao RP23 estou a oscilar entre a posição 1 do propedal para subir e aberto para descer.

Já agora parabéns pelo teu "frigorífico" também, a estética tá irrepreensível. A minha também é semi-frigorífica, mas tem umas rodelas de cenouras em cima. :mrgreen:
E os extensores vão acabar por sair, No fundo estão apenas a servir de para-choques quando encosto a bike à parede. :p

Nozes:

Parabens pela tua bike também. As Four são as sucessoras da linha Kikapu/King para 2008 não é? Esperamos então um review! :yeah:

A lista que me sugeres para redução de peso confere mais ou menos com a minha. Poderia fazer isto tudo de uma vez, mas para poder comprar peças bem interessantes vou fazê-lo devagar. Vou é começar pelos pedais, porque preciso de dois pares (Para esta e para a SS) .Talvez demore é mais tempo a passar para os Tubeless Kits. Fiz bem as contas e o investimento é elevado para o peso que iria poupar por roda. As camaras de latex da Michelin nunca sofreram um furo. Se calhar é sorte.

Quanto ao selim é mais uma consequência da minha política de frente baixa. :D Sinceramente sinto-me muito confortável nesta posição. Os Fizik tem uma forma muito sui-generis que se calhar não agrada a todos. Eu tenho já cerca de 6000 km neste mesmo selim e nunca sofri dores no traseiro.
 
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