Kona Four Deluxe 9,77kg

Nozes

Active Member
dsc01207sh.jpg


Olá malta!

Aqui está a minha bike em versão "weightweenie",finalmente consegui que baixasse a barreira psicológica dos 10kg.Penso que não está mal de todo,para uma FS de alumínio (aliás scandium!) com o peso do quadro a rondar os 2,6kg e com poucos componentes "de topo".

Lista dos componentes actuais:

Quadro: Kona Four Deluxe 2008,18",Fox RP2
Suspensão:Magura Durin Race 2009 1450gr
Direcção:Crank Brothers DirectSet 65gr.
Avanço: KCNC 100mmx6º 103gr.
Guiador: Truvativ Noir World Cup carbono 31.8x640mm 162gr.
Punhos: Bontrager XXX Lite 15gr.
Espigão: MSC carbono 27.2x350mm 171gr.
Aperto do espigão: KCNC 30.9 14gr.
Selim: Selle Italia SLR 135gr.
Travões: Hayes Stroker Gram+discos Hope
Manípulos mudanças: Shimano XT+parafusos alu
Desviador Fr. :Shimano XTR M901 118 gr.
Desviador Tr. :Shimano XT Shadow
Cassete: Shimano XT 12-32 (apenas com 8v)
Corrente: MSC SFL901B ~250gr.
Pedaleiro: Aerozine X12-SL 22+32+42 (prato 42 MSC 61gr.) =723gr incl. BB
Pedais: Exustar PM25 (eixos ti) 219gr.
Rodas: Aros NoTubes ZTR Olympic+raios Sapim+cubos A2Z
Apertos: Use Spin Stix Ti = 55gr.
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.1 Evo 387gr + Maxxis Flyweight 330 330gr.
Liquido: Joe's No Flats ~80gr.
Guias mudanças+cabos: Nokon
Outros: Conta kms Sigma,suporte de bidon Lifeline Titanium 22gr.

Como a noite já vai longa,deixo as considerações para outra altura,quem quizer acompanhar toda a evolução pode fazê-lo aqui: http://www.forumbtt.net/showthread.php/8839-Diferente-para-melhor-Kona-Four-Deluxe-by-Nozes-10-280kg/page7 ;)

Boas pedaladas!
 
Last edited:

Marreiros

Active Member
Já não era sem tempo! Já à bastante que acompanhava o teu tópico no outro lado. ;)

É caso para dizer que está aí uma bela Kona! Parabéns.
 

Phalhas

New Member
Epá finalmente apresentas a tua Kona ao pessoal deste Cantinho.

Excelente projecto que acompanho há algum tempo.

Sempre adorei essa KOna e a tua montagem é fantástica.

Mete é mais fotos em vez de remeteres para o outro tópico.


Bem vindo ao Cantinho e mais uma vez parabéns, tens aí uma bela Kona, eheh.

Abraço
Rui

Ps. quando passei para as FS estive para comprar uma Kona Kikapu Deluxe...depois...opções.
 

Nozes

Active Member
Olá rapaziada,obrigado pelos comentários.

Antonio73,o peso está no título do tópico:9,960kg. Os Maxxis Flyweight 330 são pneus ultraleves,não podes esperar milagres.Dependendo de como e onde andas,podem ser uma boa aposta,mas para pedra será arriscar...ainda assim,surpreenderam-me pela positiva no capítulo da tracção e capacidade de travagem,e depois de encherem a primeira vez,ainda não perderam ar.

Phalhas,realmente talvez deveria transferir o tópico para aqui,mas como não pretendo baixar muito mais peso,talvez seja melhor mantê-lo nas análises,porque nem só de baixar o peso vive este projecto.Se o David Raquel achar abusativo ter a mesma bike em 2 tópicos,pode por favor colocar apenas o primeiro post na galeria,e continuamos nas Análises.

costix,há por aí um tópico dedicado às rodas montadas com aros NoTubes,se procurares tens lá imensa informação.No meu caso,as rodas foram montadas em Março de 2008,e todos os problemas que tive até agora resumem-se a um raio partido em Maio passado na maratona de Idanha a Nova,como relatei na altura,provavelmente por ter usado pressão em excesso nos pneus.De resto nada a apontar,a não ser uma impressionante resistência e fiabilidade para um conjunto tão leve.Recomendo.

Para descer dos 10,200kg que tinha anteriormente,a "cura de emagrecimento" da Four foi composta por:

Guiador Truvativ Noir World Cup: -9 gramas em relação ao Control Tech,mas principalmente muito mais rigidez,excelente!
Avanço KCNC SC Wing: -20 gramas em relação ao Sunn Elitis.Viram-no na Kompressor a 29,9€?Eu vi! :mrgreen:
Selim Selle Italia SLR: -55 gramas em relação ao SLR XC Gel Flow,e para as voltinhas de 2h/2h30m serve perfeitamente,já tinha notado que umas 3h na bike de estrada não me traziam mais dores que 2h na bike de btt,e confirma-se.Claro que não recomendo para traseiros "sem calo"!
Pneu Maxxis Flyweight 330: -140 gramas em relação ao Kenda Small Block8 1.95.Já ali em cima falei dele,devo só acrescentar que embora a Maxxis reclame a medida de 1.95,este pneu é bastante mais estreito que o Kenda.Não encontrei o paquímetro para medir ao certo,o Kenda mede 1,9 polegadas certas (as mesmas que o Schwalbe 2.1!).
A restante diferença de peso resume-se a um pouco de liquido selante a menos,ainda assim acredito usar mais que muito bom rapazinho que por aí anda... ;)

Mais fotos? Só para a semana! Este fim de semana estou na Avalanche na Lousã,a lutar por um lugar nos 20 primeiros,montado na minha Trek Session de...17,3kg! :)

Boas pedaladas!
 

Phalhas

New Member
Boas.

Não sei como é agora, mas para mim, quando se iniciou o Cantinho do peso, a ideia era mesmo essa, partilhar também as análises que iamos fazendo aos nossos projectos.
A ideia não é apenas falar do projecto de baixar peso, mas sim ir dando informação do comportamento da bike e componentes.

De certeza que o David concordará, nem que em off lhe dê um toque, eheh. A gestão do tópico também é da tua responsabilidade, e deves ser tu, digo eu, a decidir onde queres que a bike esteja.

grande abraço e boa sorte para a Lousã.
Rui
 

David Raquel

Active Member
Nozes, tal como o Phalhas diz, estou totalmente de acordo em que este tópico aqui esteja...mais assim houvessem e o cantinho era um espaço bem melhor!

Muitos Parabéns pela bike que está fantástica (já tinha reparado nela nas análises e testes) e continua a contribuir assim para o cantinho ehehehe

abraço
 

Sapateira

New Member
Boas

Gostei da bike! Principalmente da montagem, de facto sem componentes extravagantes e com um quadro pesadinho mas um excelente resultado! Parabens!

Cumprimentos
 

Nozes

Active Member
Ao pormenor: Kona Four Deluxe 9,96kg

Olá malta!

Obrigado pelos comentários,vou então continuar a minha análise aqui no Cantinho,depois logo vejo o que faço ao outro tópico.

sdc10901k.jpg


Hoje trago algumas fotos novas e gostava de partilhar alguns pormenores,porque na minha opinião a possibilidade de numa bicicleta podermos observar todos os componentes (ao contrário de uma moto ou um carro,por exemplo) faz com que tenhamos uma visão muito concreta da máquina em si e das suas qualidades/defeitos/potencialidades. Tudo está à mostra,e nós gostamos de ver :cool:

sdc10886p.jpg


Os últimos upgrades incluiram este guiador Truvativ Noir World Cup,640mm de comprimento e 15mm de elevação.Troquei não só por ser mais leve que o ControlTech (que apenas é em 9gr.) mas pela maior rigidez,sendo que este é 31.8 de diâmetro no avanço e o CT é 25.4.Embora seja mais estreito 20mm,quase não notei e acho que se adapta melhor à minha postura na bike.
A condução ganhou mais precisão,e em conjunto com o avanço KCNC poupei cerca de 25 gramas.
Na foto pode-se também ver as guias de mudanças Nokon.Até agora,nada a apontar,mau ou bom.Não noto absolutamente diferença para umas Shimano normais.

sdc10887t.jpg


Hayes Stroker Gram

Pesando cerca de 250 gramas para o travão de trás (sem adaptador ou disco) e 232 para o da frente,os Gram não são recordistas de peso,mas na minha opinião são uma excelente opção a preço (nas lojas que vocês sabem...) em conta.As diferenças para os mais comuns Stroker Trail incluem a manete em carbono,o corpo trabalhado para retirar material onde este não faz falta,e todos os parafusos em titânio. Custaram-me,com discos,189€. Mas melhor que tudo é a potência e sensibilidade de travagem.Os Gram fazem aqui parelha com os discos Hope flutuantes de 160mm,e em nenhuma altura necessitei de mais poder de travagem.
Na foto pode-se ainda ver os autocolantes imitação de carbono para tapar o buraco nos manípulos XT.

sdc10890h.jpg


Suporte de bidon Lifeline titânio
Quantos de vocês utilizam bibons de 750ml nos vossos suportes de carbono?
Após 2 anos a utilizar este suporte,só posso dizer que "me saíu melhor que a encomenda": Pesa 22 gramas e nunca perdi um bidon,incluindo em quedas (porque também as tenho!),e está aqui para lavar e durar...
Existem marcas com este suporte de bidon no mercado a preços superiores a 40€,o meu custou 21€ e veio da Wiggle ;)

sdc10891z.jpg


Já aqui tinha falado do Maxxis Flyweight 330,esta foto serve para terem uma ideia do rasto.É baixo e a borracha é macia,ou seja,durabilidade reduzida,mas aderência em piso compacto garantida.Por 28€ tirei 130 gramas,numa bicicleta à beira dos 10kg.Ah,se fosse sempre assim...

sdc10892p.jpg


Desviador Shimano XTR M-901
Alguns de voçês nem sabiam ainda andar de bicicleta quando este desviador foi fabricado.É o original,o primeiro XTR a aparecer no mercado,entre 1992 e 1995.Após constatar com imensa pena que o meu quadro não é compatível com o XTR M 960 (110gramas em down swing),e após alguma busca,a escolha caíu nesta relíquia,que não deixa os seus créditos por mãos alheias,e,embora tenha sido desenhado para 8 velocidades,trabalha exemplarmente com correntes de 9.Pesa 120 gramas com todos os parafusos em aço.
XTR é XTR!


sdc10893.jpg


Pedaleiro Aerozine X12-SL,cremalheira 42 MSC

"Ah e tal,Aerozine dá problemas,e dobra muito,e assim,e assado..."
Ainda não fiz muitos kms,mas até á data,não tenho defeitos a apontar.Pessoalmente adorava a Truvativ Stylo OCT (que guardei e não pretendo vender),mas esta Aerozine pareceu-me uma excelente compra.748 gramas de origem incluindo rolamentos cerâmicos,por 129€.Tinha de experimentar.No lugar da 44 de origem (80 gr.) montei uma cremalheira MSC de 42 (61gr.),mais adaptada à minha falta de força e consequente maior rotação de pernas.
Na foto também a corrente MSC que já viu melhores dias...a tinta vai saindo,ainda assim aguentou-se melhor que o tal do "revestimento autolubrificante",que desapareceu "enquanto o Diabo esfregava um olho".

As próximas alterações serão minimas,e incluem uns parafusos em titânio para o amortecedor,e um lock ring em aluminio para a cassete.Não será grande a poupança de peso,mas o obectivo já foi atingido.Se baixar mais o peso e isso me permitir utilizar um pneu mais polivalente que o FW330 atrás sem ultrapassar os 10kg,melhor!

sdc10899o.jpg


Boas e leves pedaladas!
 

Marreiros

Active Member
Boas Nozes!

Excelente análise dos componentes mais recentes da tua Four Deluxe. Sem dúvida que é uma mais-valia a presença da tua Kona no Cantinho. ;)


P.S: Esse "sticker" da Ofimoto fez lembrar as inúmeras vezes que passei aí a treinar. :) Belos tempos de estudante.
 

Nozes

Active Member
O que faz um gajo quando não anda a treinar nada,e sabe que se alinhar numa prova de xc o mais certo é nem aguentar até ao fim?
Pega na sua bike e participa na mesma! Eu,pelo menos...

Hoje disputou-se a última prova do troféu Norte Alentejano de XC,e eu resolvi participar,mesmo com muito pouco treino.Fui para me divertir,e com os modestos objectivos de não cabar em último e não ser dobrado,na categoria de veteranos A.
E não é que consegui?! Mas melhor que isso,pude disfrutar de um circuito espectacular,com muitos singletracks entusiasmantes!

E claro,disfrutei de ter uma bike leve e a funcionar a 100%...dá mesmo gosto,mesmo com pouca força,manobrar uma bike assim,seja a subir ou a descer!

Estava um pouco apreensivo em usar o Maxxis Flyweight,mas revelou-se uma opção válida,visto que o percurso não tinha subidas com terra solta que me fizessem perder tracção,e a descer dá para controlar bem (para mim...para outros talvez não!).
Também outra preocupação era o selim,passei como sabem do SLR XC Gel flow para o SLR "normal",e o que tenho a dizer é que não noto diferença no conforto,por estranho que pareça...
Quero também assinalar que a transmissão 3x8 com máximo de desmultiplicação 42x12 foi uma excelente escolha,bem mais utilizável e adaptada às minhas necessidades.

Faço estas considerações depois da prova porque só quando se anda ao máximo das capacidades (por fracas que elas sejam!) é que podemos realmente tirar conclusões se o material aguenta,e se trabalha bem...isto sou eu a dizer,se calhar outros dirão que basta andar na ciclovia :p

cimg80681.jpg


Boa semana para todos!
 

pimentoski

New Member
boas, fiz uns comentários no tópico do desviador de estrada para btt e depois acabei por encontrar o tópico original da bicicleta.

realmente para um quadro "pesado" está um peso excelente, mas tenho algumas dúvidas.

o pneu maxxis está convertido a tubeless ou tem câmara de ar? tem funcionamdo bem? furos? e o comportamento agora no "molhado?

a pedaleira veio de onde? essa marca é normal na actionsports mas não está tão barata...

tenho um amigo meu que também usa 3x8 numa cassete XTR de 9 velocidades... tirou o carreto de 11 dentes, meteu um aperto para 12 e no outro lado ao lado do carreto de 32 meteu um espaçador, ganha-se umas gramas e também melhora um bocado a linha de corrente...
 

Nozes

Active Member
Olá pimentoski!

Neste momento não estou a usar o Flyweight 330,não é de todo uma opção válida para o Inverno,a não ser que se ande apenas em estradão com bom piso.Com um rasto tão baixo,é facil perceber que qualquer vestígio de humidade faz um pneu destes perder tracção.
Estava montado tubeless,e embora não tenha sido fácil (para o conseguir tive de fazer alguns "truques de circo" e usar um compressor na carga máxima) não tive quaisquer problemas enquanto o usei (~200km).Voltará lá para fins de Abril,se o tempo o permitir...

A Aerozine foi "caçada" numa daquelas promoções imperdíveis da Fizzbikes,que durou alguns dias...129€,é basicamente uma pedaleira ao preço dos rolamentos cerâmicos (incluidos!).

Na cassete,nem sei quanto poupei,mas não foi muito,porque a anilha espaçadora não me pareceu muito leve.Se te lembrares,pergunta ao teu amigo de onde tirou a ideia do 3x8...quem sabe se não foi da mesma revista ;)
 

Nozes

Active Member
Epá tem lá calma,só lá para o fim de semana é que terei tempo para isso...de qualquer modo,a ideia do Dura Ace 7900 fica mesmo na gaveta,devido aos tais problemas de compatibilidade.A roldana não é de 10 v(elocidades),mas sim de 10 dentes,para ser mais pequena e não tocar no carreto 32,que é aí que está o principal problema de usar os desviadores de estrada.
O que já chegou foram os parafusos de titãnio para o amortecedor,e o lockring Token de alumínio para 12 dentes,que serão também instalados no fim de semana,se houver tempo para isso.

Entretanto,estou agora a utilizar os Bontrager Mud X,porque a lama aqui não brinca em serviço,e eu não quero deixar de andar à vontade em todos os trilhos...é um prazer poder "ripar" por descidas enlameadas e sentir os pneus a escorregar só aquela conta...às vezes apanho uns "cagaços",mas tenho-me divertido à grande!
O pior é lavar a bike...é parte mais chata do Inverno :(
 

jginja

New Member
Viva.
Os parafusos para o amortecedor são daqueles tipo macho/fêmea? Já olhei para os meus algumas vezes e se pudesse acho que os trocava. Valerá a pena?

Não sou grande adepto do tipo de suspensão da Kona, mas é inegável a beleza do projecto. Parabéns.

Boas pedaladas
 

Nozes

Active Member
Boas jginja,obrigado.

Os parafusos são normais,M8x55mm em cima roscado no basculante,e M6x45mm em baixo,com porca. Sábado já sei qual a poupança de peso,mas penso que rondará os 25/30 gramas no máximo.
Vieram da Chainreaction,são da Nuke Proof.Gastei 24€ no conjunto.
 
Top