Kona Explosif 2008 by 350Plus! :)

350plus

New Member
Boas, pessoal da mono-mudança! :mrgreen:

Após cerca de 4 meses e meio a pedalar quase exclusivamente em Singlespeed (fiz apenas 60 km em multispeed este ano) decidi que era uma boa altura para fazer um pequena análise à minha máquina. Montada totalmente por mim, aprendi algumas lições importantes sobre o que funciona e o que não funciona em SS que penso que podem ser importantes para quem se está a lançar na montagem de uma máquina livre de desviadores. :D

Na sua primeira encarnação, em 20 de Dezembro de 2007, a SS tinha esta aparência:

img1879ba2.jpg


Utilizei um quadro de alumínio genérico "Made in Taiwan" vendido pela Famabikes de Famalicão, que já trazia uma caixa de direcção e um espigão de selim.A forqueta rígida de aço é muito genérica também, e embora tenha custado apenas 9 euros não tenho nada de negativo a apontar-lhe. Mantém a roda da frente no sítio e para mim isso chega. :lol:

img1881uy5.jpg


Na transmissão optei por não facilitar e utilizei um pedaleiro Deore 2008, com rolamentos externos. Já tenho muitos km em pedaleiros de rolamentos externos da Shimano e nunca me deram problemas. Estes Deore não fogem à regra e quando montados nesta configuração SS até são bem leves. Já tiveram que levar uma reparação caseira porque lhes montei um pedal com a rosca danificada. O pedal soltou-se e rapidamente destruiu a rosca interna de alumínio. Felizmente o meu torneiro de serviço aplicou-lhes uma peça roscada de aço montada a frio e sob pressão. Ficou perfeito.

img1880jw6.jpg


O tensionamento ficou a cargo de um DMR STS. É um sistema muito simples e praticamente infalível. O rolete têm rolamentos selados e é facilmente substituível. A amplitude de trabalho do DMR é bastante razoável e permite um ajuste sem complicações. Inicialmente comecei por usar uma relação de transmissão 32-20, pois desconfiava que ia fazer 80% das subidas a pé. Tal não se veio a verificar, e um belo dia resolvi experimentar o 32-16 e nunca mais olhei para trás. É uma relação que embora exija esforços grandes nas subidas, acaba por compensar em zonas técnicas com subidas e descidas curtas. E o que não se conseguir fazer montado nesta relação consegue-se fazer mais depressa a correr com a bike à mão! :shock:

img1886zt2.jpg


Na travagem não facilitei e montei a versão mais recente dos meus v-brakes favoritos, os Avid Single Digit 7, controlados por umas manetes Single Dial 7. Eu gosto destes travões porque são extremamente rígidos e com afinação simples e precisa. As rodas que usei na montagem inicial foram umas Vuelta Airline 2, que originalmente vinham montadas na minha BH Sierra Nevada de 2004. Infelizmente, a qualidade destas rodas deixa muito a desejar, tendo sofrido ao longo dos anos vários raios partidos e constantes empenos.

Assim sendo, as Vuelta fora trocadas pouco tempo depois por umas Mavic Crossride UB 2008. As Mavic têm um rolar muito mais livre, e são bem mais rígidas. No entanto, tive já que proceder a um reaperto do cubo da roda da frente após um impacto desviado contra um cepo de uma árvore, que estava estrategicamente colocado no meio do trilho.

Nestas jantes montei uns Hutchinson Alligator comprados em promoção na Decathlon por 15 euros o par. São uns pneus honestos, largos e pesados sem as manhas dos pneus leves de XC a que estava habituado. Parecem ser bastante resistentes a furos mesmo com as baixas pressões que tenho usado.

img2420af7.jpg


A seguir ás rodas, houve um investimento grande no cockpit, onde o fraco guiador de alumínio, foi substituído por um Luv Handle da Groovy Cycleworks. Este guiador de aço é extremamente rígido e praticamente indestrutível.A rigidez é extremamente necessária para as subidas mais complicadas, caso contrario o guiador vai flectir assustadoramente. Além do mais, embora à primeira vista pareça ser um guiador de passeio tem uma posição bem racing que permite um controlo excelente em descidas de alta velocidade. Este vai andar nas minhas bikes durante muitos anos.

O selim Fizik e o espigão de selim Race Face Evolve migraram para a minha nova FS que em breve apresentarei por aqui. Nos seu lugares entraram o selim e espigão original da BH Sierra Nevada, os quais embora não tão vistosos cumprem mais que perfeitamente a função pretendida. O produto final, após estas iterações todas é este:

img2418dv2.jpg


Pesa entre 10,3 e 10,5 kg e sobe como um míssil. Sinto-me tão bem a andar nela que actualmente é a minha bike de "competição" , tendo já feito 2 provas de XC do Campeonato Interfreguesias da Maia e os 90km da Maratona de Esposende. A condução com uma forqueta rígida é responsável por grande parte da diversão e exige constante concentração para a escolha do caminho mais eficiente. Sinto que as minhas fracas capacidades técnicas estão a melhorar consideravelmente com este exercício de destreza. Como podem ver uma singlespeed é uma boa desculpa para meter as mãos na massa e testar os limites das nossas capacidade como mecânico e como atleta. É um hobby interessante. Experimentem fazer uma com gosto e dedicação e depois digam-me se não valeu a pena :yeah:

Para finalizar deixo aqui um action-shot e a lista dos componentes

img2483ne9.jpg


ballsgo0.jpg
 

ze_zaskar

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Boas
Bela bike, mesmo com aquele ar de "tanque de guerra" :mrgreen:. Ainda para mais esta a ser muito, muito bem usada.
Ja agora deixa-me dizer-te que gosto muito do teu guiador.
:wink:
 
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Vocês... com estas "manias" estão a fazer-me pensar :lol:. Como se não basta-se eu ter já 3 binas ainda estou para aqui a pensar numa SS :twisted: Raios vos partam ( estou a :lol: ). 350Plus! dás-me uma ideia de quanto gastas-te ?? A Bina está um Show o volante dá-lhe aquele ar "retro" mas dá jeito andar assim ??!!

Um Abraço
 

ze_zaskar

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Volante? Que volante? :D
O guiador é algo muito especial feito em pequenas series por um artesao nos USA. Acho que o meu e o dele sao os unicos em Portugal. Foram aclamados pela critica do outro lado do atlantico, com o Sr Rody Walter a nao ter maos para as encomendas. Relativamente ao angulo do guiador, ha um topico aqui que fala sobre isso, mas posso dizer que faz muito mais sentido do que a dos guiadores tradicionais.
:wink:
 

350plus

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Boas António, fico muito contente por achares piada a bike. E relativamente a isso de ter bikes a mais, é uma impossibilidade. Nunca se têm bikes a mais :D. Também tou quase a chegar às 4 bikes. E de certeza que não páro por aí. :mrgreen:

Em termos de preço sinceramente não fiz as contas.A versão inicial até ficou baratinha. Mas com as peças extra já passei os 400 euros :oops: E nesta SS ainda gostaria de mudar o quadro lá mais para a frente. Mas por agora está muito bom

O guiador, como o Ze já disse è bem confortável. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. No fundo a forma é bem semelhante a um guiador de mota desportiva e resulta bem para andar depressa.

Os detalhes estão neste tópico: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,33934.msg310244.html#msg310244
 
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Volante .... Dah :mrgreen:. Desculpem a falta de sensibilidade :lol:. Obrigado pelas vossas respostas, jás tinha visto o tópico sobre os guiadores o que queria saber era se mantinham a vossa opinião porque realmente tem uma forma "bem estranha". Vou continuar a sonhar coma minha SS, já sei de uma bina completa á venda por 400 € .... è um quadro crómio ( precisa é de uma pintura ). Depois dou noticias.

Um Abraço
 

orlemos

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Meu caro Eduardo,
conseguiste uma linda bike SS!
Para quando uma incursão conjunta pelo Vale do Ave em Single Speed?
Aparece!
Abraço
Orlando
 

350plus

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

orlemos said:
Meu caro Eduardo,
conseguiste uma linda bike SS!
Para quando uma incursão conjunta pelo Vale do Ave em Single Speed?
Aparece!
Abraço
Orlando

Gostaria muito. É só combinar!

O Indy já anda a cozinhar um novo passeio SS. Talvez seja dessa vez!

Um abraço!
 

350plus

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Decidi fazer um pequeníssimo upgrade à bike...

img3145kg4.jpg


Claro que o fiz apenas por uma questão de funcionalidade... :mrgreen:
 

Pax

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

F*ck!! Tira lá o modo macro da máquina e mostra o produto todo! :shock:
 

350plus

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

He he, desculpem lá o teaser, mas a foto dos dropouts ficou tão porreira que não resisti. :wink:

O quadro não é nada de muito exótico, mas é bem bonito. É um Kona Explosif 2008, e no próximo fim de semana vou transferir as peças do meu tractor actual para ele. Não sei quando poderei fazer o teste inicial pois ainda estou a recuperar de uma mão partida, mas esse dia há de chegar! :zezus:

img3140na9.jpg


img3143og6.jpg
 

Pax

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Esse quadro é espectacular e nessa cor então... :shock:

Já agora quanto é que custa essa maravilha?
 

ET

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

350plus said:
O quadro não é nada de muito exótico, mas é bem bonito.

É simplesmente lindo: :clap: :clap: :clap: Bela escolha!

350plus said:
... ainda estou a recuperar de uma mão partida, mas esse dia há de chegar! :zezus:
E eu gostaria de lé estar :mrgreen:

ET
 

max

Elos Rápidos
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Parabéns pela nova aquisição.

Como já disse num tópico qualquer, este quadro para mim é um dos meus favoritos, vais ficar com uma grande maquina
Agora convém é não te espalhares muitas vezes para não estragares a pintura :mrgreen: só por isso :lol:
 

José Carlos

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

O quadro não é nada de muito exótico
:shock:

Não sei se é a cor, mas eu cá acho que exótico é um adjectivo que lhe assenta quem nem uma luva... :lol:
Bem bonito e muito bom.

Acho que merece uns upgrades em relação à tua montada anterior, principalmente porque me pareces ser
daqueles que já dá mais uso à irmã mais nova... :mrgreen:

(http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20259.msg383061.html#msg383061)

Depois mostra o resultado final. Boas pedaladas :wink:
 

350plus

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

Obirgado pelos comentários.* :wink:

Pax:

O quadro veio do wiggle. Estão a fazer um desconto significativo em relação ao PVP em Portugal

Max:

Onde foste buscar a ideia que eu caio?* :mrgreen: Mas olha, para não ficares a temer pela saúde do quadro digo-te só que quando parti a mão e torci o pé a bike teve danos muito ligeiros.* :mrgreen:

José Carlos:

Para já não vou investir muito em upgrades. Eu renovei a minha frota de bikes (FS+SS) quase simultâneamente e como tal estou sem cheta.* :mrgreen:* Tenho só que trocar o cubo de trás da Crossride por um com furação para disco. Quem adivinha o motivo?* :twisted:
 
Last edited:

José Carlos

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

A solução para o teu problema da cheta está mesmo à vista... Vendes a FS :rotfl: :rotfl:

Tenho só que trocar o cubo de trás da Crossride por um com furação para disco. Quem adivinha o motivo?

Não estou a ver... :roll: :p Então e à frente? Aquela "forquilha" dá para montar disco,
ou vais andar com disco atrás e V-Brake á frente ? :mrgreen:

Era mais ou menos isso que me referia quando falei em upgrades...
Um "garfo" crbonácio (sugiro os Pro, não são muito caros)
Uns travões de disco
Uma transmissão (pedaleira) específica (sem rampas)

De resto, tá lá! :wink:

Boas voltas!

A minha está neste momento totalmente descascada à espera de vontade e vai levar com uns melhoramentos....
 

350plus

New Member
Re: Single Speed By 350Plus! :)

A tua sugestão de melhoramentos é mais ou menos o que tenho na ideia, embora com umas diferenças significativas.

Quanto à pedaleira, talvez troque o prato por um sem rampas. Não tenho tido nenhum azar com este, é só por isso que não sinto pressa de trocar.
O garfo de carbono... Não sei. Prefiro aço ou eventualmente titânio...

Quanto ao cubo traseiro com furação , é para instalar uma coisa destas:

cimg0592rg3.jpg


Comprei à uns tempos um TomiCog 18T e assim fico com um cubo de trás flip-flop para poder alternar entre roda livre e fixa

Com um flip-flop, para manter a capacidade de travagem nas duas rodas é necessário travar no aro e é por isso que tão cedo não meto discos. :wink:
 
Top