Kenda Nevegal 2.1 Tubless. Fantástico.

Rui Marçal

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Bom, vou aqui deixar as minhas impressões ao 1º ensaio ao Kenda Nevegal tubless 2.1.

Acabado de montar, fui fazer uns metros só para testar em várias situações.

Vou compara-lo com o Continental Race King 2.2 com câmara de ar com gel pois era o que tinha.

Quanto ao peso, com o Continental Race King 2.2, câmara de ar com líquido e com 800km (com algum desgaste) pesava 2 165kg, roda incluída.
Com o Kenda Nevegal 2.1 tubless com líquido fiquei com 2 110kg. Aqui ganhei qualquer coisa, nada de especial, mas, quando me livrar da câmara de ar extra que ainda levo devido ao pneu traseiro não ser tubless, aí sim, já são menos umas gramas consideráveis.

Travagem: como já tinha referido o Race King é um bom pneu a travar, mas este... Este é de outro campeonato, cada travagem, cada égua. Em alcatrão é óbvio que isso aconteça, o que não espera que acontecesse era por exemplo em erva verde, o pneu agarra mesmo. Experimentei em terra húmida onde o poder de travagem é fantástico e até em gravilha seca e cascalho solto é muito bom. Aqui o Race King já escorregava mais e em erva muito mais.
Também travei em areia húmida com cerca de 0,5cm de altura e por baixo alcatrão. O Race King agarrava mas até chegar ao cimento derrapava, o Kenda agarra logo, mesmo antes de chegar ao cimento ficando o rasto totalmente marcado na superfície da areia, enterra-se até chegar ao "fixe", parece uma lapa.

A curvar foi onde tive a supresa maior e também era onde pretendia mais eficácia pois era onde me queixava mais do Race King. Este curva mesmo.
Em cimento, com o Kenda, aconteceu-me foi a traseira começar a escorregar e a frente nada, nem chegar a marcar o cimento com o rasto, sinal de que ainda falta um pouco para se virar ao dono. Com o Race King era sempre a frente a descolar muito mais cedo ou então a deixar o cimento bem marcado, nunca a traseira.

Em terra então. Com o Kenda só se nota os pitões bem marcados e enterrados na terra. Escorregar só esforçando muito e por vezes lá vai a traseira, a frente é a última a negar-se.

O único senão do Kenda em relação ao Continental é o ruído de rolamento, ligeiramente mais alto e claro, apesar de ainda não ter notado pois andei muito pouco terá uma resistência ao rolamento superior, mas mesmo assim pensei que fosse mais perceptível.

Pelo menos agora, a bike quando foge é de trás e não de frente como me acontecia. Atrás sempre é mais fácil de controlar e já sei o que me pode esperar, para já, a compra é muito positiva e nem esperava que houvesse uma diferença tão grande entre pneus.

Foi comprado na Bikezone de Santarém.

O pneu custou 36,1€;
Fita e válvula Notubes std 22,45€;
Líquido anti-furo Joe's Elite Racers Seleant 4,36€;
Fita de Nylon 15 mm 3,86€.
Total 66,78€.
 

Oscarfilipegmbh

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Boas

Por acaso eu tenho em todas as bicicletas com pneus Kenda Navegal nas medidas 2.10 a frente e 1.95 atrás e ate a data não encontrei melhor pneus em todas as situações e pisos .

Só acho que a tua comparação é um pouco injusta pois os Continental Race King são uns excelentes pneus de XC e nunca deveriam ser comparados com os Kenda navegal que são um pneus de Enduro e nas medidas maiores são os pneus preferidos do pessoal do downhill.

Um abraço
 

Rui Marçal

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Citação desnecessária - Consultar Regras!

Tens toda a razão. Esta comparação só se deve como disse porque era o pneu que eu tinha na frente e torna-se mais fácil comparar os Kenda com algo que eu conhecesse bem.
Por outro lado quem tenha estes Race King fica com uma ideia de como se comportam os Kenda.
 
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Boas Eu tb estou convertido aos Navegal, uso à frente versão tublesse 2.10 mas uso com camara. Atrás uso o Karma 2.0 (mais rolante). Estou muito satisfeito com este conjunto. No verão uso outros mais rolantes e menos pesados. Ainda não uso tubless porque pelo que tenho visto no pessoal que anda comigo, isso dá problemas, bolhas, um Karma rebentou na maratona de Santarém e outro está sempre a babar-se. O tublesse ainda não me convenceu, uso camaras com líquido. Resumindo bons pneus, mas o peso e o atrito é considerável, mas isso tb tem uma parte positiva, os meus músculos treinam mais.
 

Rui Marçal

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Citação desnecessária - Consultar Regras!

Tenho ouvido também à cerca das bolhas, mas parece que é só com os tublesse da Maxxis, em que a malta usa um líquido que não é o recomendado pela marca e depois forma as ditas bolhas e destroi mesmo o interior do pneu.

Com o andamento logo vejo se para o Verão troco os pneus ou não, mas não estava muito para aí virado.

Em princípio estou a fugir às câmaras de ar com líquido, pois essa é uma das razões porque estou a aderir ao tublesse, para não andar a carregar material.

Penso que o problema dos pneus rebentarem ou saltarem das rodas como já li, deve-se à pressão que se aplica aos pneus. Grande parte da malta não liga nenhuma a isso, nem vê com que pressões anda, apalpa à mão. Depois também dizem que os tublesse podem andar com menos ar, mas se lermos na lateral do pneu eles levam tanto ar como os pneus não tublesse. Penso que se andarmos com as pressões aconselhadas não devemos ter grandes problemas e eu aprendi isso na pele.

Quando comecei a andar tinha pressões muito baixas à frente a trás, conclusão, nos primeiros 100km 4 furos... Depois comecei a ver o que se passava e comecei a meter mais pressão. Fiz mais 700km e zero furos.
 
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JNR

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Boas Eu tb estou convertido aos Navegal, uso à frente versão tublesse 2.10 mas uso com camara. Atrás uso o Karma 2.0 (mais rolante). Estou muito satisfeito com este conjunto. No verão uso outros mais rolantes e menos pesados. Ainda não uso tubless porque pelo que tenho visto no pessoal que anda comigo, isso dá problemas, bolhas, um Karma rebentou na maratona de Santarém e outro está sempre a babar-se. O tublesse ainda não me convenceu, uso camaras com líquido. Resumindo bons pneus, mas o peso e o atrito é considerável, mas isso tb tem uma parte positiva, os meus músculos treinam mais.

Mas se usas camaras, cada um sabe de si e eu tb ainda não me converti às "maravilas" do tubeless, pq não tens pneus sem ser tubeless, seja versão arame ou kevlar? normalmente são mais baratos e leves, ou seja, tu assim tens tudo para andar pesado, o pneu e a camara. é claro que tb deve ser mais dificil furar mas...

vcs andam a começar a convencer-me com o belo do nevegal...tenho que comprar um pneu para a frente que o que lá está é kamikaze para este tempo, um michelin dry2, e estava a pensar no maxxis ignitor, em principio 2.10, mas assim...penso é que nevegal é um pouco mais pesado e menos rolante, mas com é para a frente o rolante não interessa tanto, vou ver se encontro 2.10, versão kevlar.
 

Oscarfilipegmbh

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Boas

Como já tinha dito as duas bicicletas que tenho estão montadas com pneus Kenda Navegal nas medidas 2.10 a frente e 1.95 atrás sendo que que na bicicleta multispeed tenho os Navegal em Kevlar e a Single Speed esta montada com os Navegal de arame a diferença de peso entre cada uma das versões é de salvo erro 150 gramas para os 2.10 e 100 gramas para os 1.95, e nas duas Bicicletas os pneus estão convertidos a tublesse em rodas Mavic crossride e ate agora sem problemas.

Em relação as pneus só tenho a dizer maravilhas em piso seco quer compacto ou solto são excelentes principalmente em piso solto em pedra também não ha melhor e a nível de rolamento acho que são muito bons , a nível da travagem e aderência nunca vi igual mordem mesmo o chão.

Em piso molhado para mim é onde este pneu esta a cima da concorrência muito é o melhor que a no mercado mesmo em pedra e situações de raízes . Aonde ficam um pouco a perder é na lama pois agarra muito e devido a isso sente-se algum atrito que faz com que não sejam excelentes roladores neste tipo de piso.

Na versão kevlar na medida 1.95 o pneu pesa 550 gramas e o de arame pesa 650 .
Na versão Kevlar na media 2.10 o pneu pesa 610 gramas e o de arame pesa 760.

Um abraço
 

Rui Marçal

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Olá JNR,

O Maxxix Ignitor não sei se é melhor que o Nevegal, embora em alguns ensaios que tenho lido o Nevegal se tenha evidenciado mais. Por outro lado o Nevegal também é mais barato.
 

Rui Marçal

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Oscarfilipegmbh,

Gosto da parte em que os Nevegal mordem o chão. Como já atrás referi experimentei a travar em erva verde, da época e simplesmente arrancou-a pela raiz e enterrou os pitons na terra e saiu égua...

Andei este fim de semana na zona de Alpiarça em estradões de pedra solta e redonda, molhada e bem escorregadia e a frente raramente foge, pode escorregar numa pedra ou noutra mas mal sai da pedra agarra imediatamente. Já entrei em regos feitos pela água com lama nas laterais e é só virar que sobe logo.

Recomendo vivamente.
 
Boas
Boas
Os Kenda Nevegal foram os melhores pneus que tive mas os 2.1 eram muito largos e por isso tive de os vender. Na altura não consegui arranjar a versão 1.95 mas hoje se os vir a venda não hesito
Cumps
 

JNR

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Kenda Nevegal RULES !!!

Bom, por partes, nevegal 2.10, versão kevlar com a bela da camera de ar.

Tb não sei se são melhores que o ignitor, mas que estes são brutais, são!!! Apenas pecam, na minha opinião, por não serem mt rolantes (assutador o barulho em alcatrão, ainda pensei que estava na pista do novo aeroporto de Alcochete :) ) Agora de resto...teste em sintra, humida/molhada, pouca lama, com algumas descidaaaaas tecnicas e uma ou outra em estradão mas com regos a cortar...nem uma vez se desviou, é para ali, é, então zimmmbora!

Continuo a ver malta a descer mais rapido que eu, mas são menos :) e a confiança que transmitem é brutal, tanto o poder de travagem como a direcionalidade, fosse em raiz, calhau, terreno pesado, lama/barro, um pouco de terreno arenoso, molhado.

Talvez os ignitor sejam um pouco mais versãteis, mais rolantes e leves, pq, não o pesei que não estou cá para isso, mas a olho (tecnica do peso na mão...) o larsen 2.00 arame que comprei é mais leve...tb eles avisam, 630+-30 g, por isso...

sp tinha pensado no nevegal para enduro ou parecido, mas...ainda bem que fui lendo por aqui uns comentários em contrário, pq estou msm muito satisfeito.

Como o Rui, a comparação tb é injusta, eu vinha de uns michelin xdry2 2.00, por isso...
 
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Rui Marçal

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Pois parece que não só os Maxxis a fazer bolhas. Mas que vão à frente vão.

Depois de ter metido mais de 200km em cima do Nevegal e a confiança estar em alta, é mesmo um pneu muito bom. Ainda este fim de semana rolei com muita lama e verificava que os meus colegas quando iam à minha frente tinham algumas escorregadelas e o Nevegal nada...
 

JNR

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Este fds fui a salvaterra ao chalenge BTT.

Bom, a prova não tem grande dificuldades tecnicas, foi mais areia, mas a verdade é que houve um pouco de lama e...nada, mas mesmo nada, ou seja, é para alí, é, zzziiimmmbora :). Areia, a maior parte era compacta mas tb havia solta, é para alí, é, zzimbora.

Em termos de segurança e aderência nada a dizer, o meu irmão de kenda komodo ia para onde a bike o mandava, eu mandava na bike :) (e a prova mandava em mim que nos ultimos km já...)

O atrito a rolar é que é um pouco elevada, assim como o peso, mas...compensa :)

este está novo e por isso espero que dure e dure, mas se calhar a medida inferior...é de experimentar, se bem que na serra os 2.10 deram imenso jeito
 

jv-

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Também tenho um nevegal , mas em versão 1.95, normal, convertido a tubeless e não acho que seja um pneu com um bom rendimento em XC.

Trava muito bem, e curva igualmente, inclusivamente dá bastante confiança na altura de atacar os duplos maiores, os wallrides etc.. mas não me parece um pneu equilibrado e polivalente.

Acho demasiado agressivo para XC.
 

JNR

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Pois, acho que já escrevi algures que achava que eram para enduro...

A verdade é que, normalmente, ando em zona um pouco mais agressivas que, por exemplo, salvaterra e não costumo fazer provas ou maratonas, e acho que passei do 8 para o 80, ou seja de uma que não agarrava nada (michelin xc dry2) para este :)
com isto não quer dizer que o meu andamento é agressivo, apenas que são zonas onde por vezes se apanha de tudo, desde boas descidas, a subidas, a pedras, raizes, valas, etc e aí penso que compensa.

Se fosse apenas ou maioritariamente para maratonas ou tinha ido para o 1.95 ou msm outra opção, até pq ao inicio estava a pensar no maxxis ignitor, talvez mais polivalente.
 

Rui Marçal

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Jv-,

Este Nevegal até é considerado um pneu de Downhill. Mas para mim que tinha receio a descer, pouca técnica, etc..., isto faz milagres. Eu tinha um bom ou mesmo excelente pneus para XC/maratonas, mas não gosto dele na frente que é o Continental Race King que ainda mantenho atrás.

Por isso prefiro o Nevegal que dá uma grande confiança. Apesar de não notar o seu peso ou o mau rolar que acredito que tenha em relação ao Race King, onde eu perdia era nas descidas e não podia dizer que a descer todos os Santos ajudam, mas agora posso.

No Domingo desci algumas e com boa inclinação e cheias de lama e nem um ameaço tive, enquanto os meus colegas com mais prática, melhores bikes ou desciam lentos ou à mão.
 

ANTTEI

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è bom quando encontramos o pneu que nos enche as medidas, e o nevegal tem muitas qualidades,
mas para mim não dá ...não para XC
é um pneu muito pesado e pouco rolante...prefiro descer mais devagar e rolar e subir mais rápido.
 

jv-

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Pois é isso, o pessoal quer é subir, e para subir o Nevegal não me parece bom compromisso.

Ao peso não ligo minimamente, mas nota-se que rola bastante mal! Aliás em alcatrão é ensurdecedor.


Rui Marçal é mesmo esse o espírito, e se é para andar com essa filosofia por ti apresentada, o Nevegal é um excelente pneu dianteiro!

A minha opinião baseia-se num exemplar dum modelo de parede fina, provavelmente o compósito da borracha é dos mais duros, está convertido para tubeless, a usar pressões à volta dos 30-35 psi, montado numa Mavic CrossLand dianteira, e paguei por ele cerca de 10€ nos amigos luxemburgueses.
 

Rui Marçal

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Jv-,

Esse pneu é o contrário do Nevegal, é o extremo lol.

É isso Anttei,

O que mais conta é como nos sentimos com ele sem dúvida. Mas não o acho pouco rolante e vim de um Race King que é muito rolante.
Vi um ensaio feito por uma em que em termos de rolante classificaram o Race King com 18,9 e o Nevegal com 14,5, into entre 0 e 20 em que 20 é o mais rolante.
 
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