Jorbi D2R até ao Sonho Cannondale Scalpel 3 Carbon (Com Várias Fases)

#1
Boas
Desde já que fique bem claro que não tenho qualquer interesse em fazer publicidade a esta marca de bicicletas, nem estou ligado á marca, a não ser ser possuidor de uma, a primeira a ser montada.

Passo agora a explicar um pouco por alto o que sei desta marca nacional (penso que será um pouco necessário para se perceber a sua origem)
Esta marca e foi o realizar de um sonho de umas pessoas ligadas ao mundo das duas rodas já a alguns anos e decidiram que estaria na altura de passar da ideia a pratica.
Fizeram os desenhos, decidiram as geometrias e fizeram o que muitas marcas fazem, enviam para Taiwan para uma fabrica para serem feitos.
Eu cheguei ate esta marca porque queria um FS não muito caro, mas também não queria comprar pela net, nem em segunda mão.
Mas já chega de conversa e bora la postar uma ou duas fotos:





vamos la entao a lista de componentes
quadro: JORBI aluminium hidroforme triple butted 7005 (rolamentos selados nas partes moveis)
forqueta: Fox serie f 100 (sem bloqueio)
amortecedor: Rock shox monarch 4.2 (2010)
rodas: Fulcrum red metal 3
pneus: Geax saguaro
mudanças: Deore LX
desviador F: Deore
desviador T: Deore XT
travoes: Deore XT
discos: Formula oro 160mm
cassete: LX
pedaleiro: Shimano FC-M521 175mm
pedais: CB egg beater C
espigao selim: FSA SL-K
avanço: FSA OS 150
guiador: Carbon GX pro
extensores: Carbon GX pro
punhos: Scott
selin: Bontrager inform R
caixa direçao: FSA acb
ciclocomputador: Point
chavetas das rodas: Miche XR vermelhas
parafusos das bombas de travao aluminium vermelhos
peso:12,700g
 
Last edited:
#2
Re:JORBI a primeira é a minha

Muito bonita!


Agora fica só a faltar a análise, mas isso só com os quilómetros! :mrgreen:

Sabes o peso do quadro? É muito parecido ao spark, para não dizer igual! :D

Bem bonita, uma montagem equilibrada, menos na pedaleira :s


Um abraço e felicidades, tá aí uma peça exclusiva! :D
Marco Camoes.
 
#4
Re:JORBI a primeira é a minha

Oi. Eras tu hoje por volta das 2 da tarde que estavas com mais 2 compinchas entre o Minipreço e o Feira Nova?
Eu passei de carro e vi uma bike igual a essa.
 
#5
Re:JORBI a primeira é a minha

boas
vamos la entao as primeiras impressoes sobre a maquina
Forqueta: Fox serie f 100 (sem bloqueio)

acerca desta maravilha acho que pouco se tem a falar, pois todo o pessoal sabe que se trata de uma suspensão que lê bem o terreno, apesar de não ter bloqueio, na minha opinião e para o que eu faço so tenho a ganhar em peso, pois não me faz falta nenhuma.
Amortecedor: Rock shox monarch 4.2 (2010)

esta maravilhosa pecinha alterou por completo o conforto da bike(tinha uma rígida )ainda estou a tentar encontrar as afinações ao meu gosto, e perceber como funciona as regulações.
Mas da para perceber que afinado como deve de ser que se comporta como uma rígida a subir, e a descer como FS. lol lol
Rodas: Fulcrum red metal 3

Rolam bem, os cubos com rolamentos selados são uma mais valia, os raios espalmados fazem com que seja mais difícil sofrerem empenos, e claro o cantar dos cubos são como musica.(acho que não conseguiria rolar sem o seu cantar)
Pneus: Geax saguaro
Bons a rolar a seco, menos maus em molhado, mas acho que deveria ter algo que se agarrasse mais ao chão principalmente no molhado e lama.
Mudanças: Deore LX(sem mostradores)

Nada a apontar funcionam tal como o esperado.
Desviador F: Deore
Desempenha a sua função sem falhar, mesmo em todo o tipo de condiçoes
Desviador T: Deore XT invertido
Funciona a 100%, bastante suave ao tirar mudanças em esforço, nem se ouve a reduzir, com agua, com lama desempenha a sua função corretamente, nunca foi preciso afinar.
Travoes: Deore XT
Travam bem, na minha opinião bem precisos, esteticamente encheram me a vista.
Discos: Formula oro 160mm
Nada a apontar, ficaram dos travões antigos, para evitar comprar outros.
Cassete: LX
Faz o que a anterior fazia, mudei so para retirar peso e porque foi ao preço da chuva.
Pedaleiro: Shimano FC-M521 175mm
Desempenha a sua função, futuramente a trocar por uma xt
Pedais: CB egg beater C
As “batedeiras como lhe chamo”, para quem tinha receio deste tipo de pedais, em 2 utilizaçoes fiquei fã, principalmente nesta época do ano em que há lama por todo o lado, encaixam e desencaixam sem problemas, mas para quem vinha dos spd, estes são um mimo.
Espigao selim: FSA SL-K
Leve e barato
Avanço: FSA OS 150
Motivo estetico
Guiador: FSA Carbon pró
Troquei porque era elevado e queria um recto
Extensores: Carbon GX pro
Leves e baratos
Punhos: Scott
Acho que ainda não e bem o que procuro, acho que ficam um pouco volumosos
Selin: Bontrager inform R
Confortável
Caixa direçao: FSA acb
Bastante suave, sem qualquer atrito
Ciclocomputador: Point
Desempenha a sua função mas esteticamente não e dos mais lindos
Chavetas das rodas: Miche XR vermelhas

Bem mais leves que as de origem, super baratas e claro vermelhas
Parafusos das bombas de travão: aluminium vermelhos
Meramente por motivos esteticos
 
#6
Re:JORBI a primeira é a minha

Uma marca que começa com um quadro interessante. Vamos ver os desenvolvimentos.

Continua a dar-nos impressões da pilotagem que nós gostamos de saber e já sabes: fotos são sempre bem vindas!

Bons rides e bom tópico!
 
#7
Re:JORBI a primeira é a minha

Boas.
Três coisas:
1ª- bom material montado na bike, bom aspecto da bike. Deve dar prazer andar nela :)
2ª- mais fotos de pormenor da bike, sff;
3ª-
ignite said:
olá

quanto custou?
peso?
como se porta?
e os rolamentos/links do quadro?

cumps.
4ª- onde se pode obter mais informação sobre esta marca? É este o site: Vieira Graca

Cumps.
 
#8
Re:JORBI a primeira é a minha

boas
Desde ja obrigado pelos elogios a maquina.
Eu como dono deveria so falar bem, mas sou um tipo justo e como este projecto e portuques vejo me tambem no dever de fazer a minha critica, construtiva, claro, pois se nao o fosse mais valia estar calado.
Na minha modesta opiniao a decoraçao do triangulo da frente esta muito bom, mas em relaçao ao traseiro acho que deveria ser tambem ele em branco,esta parte do triangulo ser em preto eu ate entendo pois talvez tenham tido tendencia a seguir a decoraçao de outra marca, a qual estas pessoas ja vendem a bastante anos, marca essa italiana :lol: :lol: :oops: :oops:, tambem acho que exageraram um pouco na quantidade de autoculantes da marca na escora, 3 por cada lado, 2 por fora 1 por dentro.

Outra parte que falhou um pouco foi a passagem das bichas, acho que deveria ser feita de outra forma pois acho que iram criar atrito no quadro e caso nao seja protegido ira ficar marcado pela falta de tinta.

Agora a parte em que eu falo bem :mrgreen: :mrgreen: :oops: :oops: em primeiro contacto que tive com a bike o que foi ontem, cerca de 50km, para quem vinha de uma rigida e sofria com isso nas costas, parece que estava a andar de aviao em que sentes a descolagem e so depois a aterragem :mrgreen: :mrgreen:, o monarch faz bem o seu papel apesar de ainda nao perceber bem como regula lo :lol: :lol:, ja descobri como fazer com que fique quase bloqueado, digo quase porque a subir nao bombeia, em recta nao bombeia, mas se apanhar uma depressao maior la esta ele a absorver a irregularidade :shock: :shock: :shock:, se estiver desblooqueado se pedalar em pe nao o sinto a bombear mas logo que me sento na bike sinto que retrai um pouquinho e vai sempre a ler o terreno como se de uma suspensao dianteira se trata se. :mrgreen:.
Em termos de flexao do quadro nao noto nada, nem folgas, continuo a pensar que estou a pilotar a minha rigida, com mais conforto e nas descidas com mais confiança, muito mais confiança ate pensei para mim, agora sei do que fala o pessoal que tem bikes FS.
 
#9
Re:JORBI a primeira é a minha

boas
eu sei que nao é pedir muito mas vao deixando comentarios, isto e uma peça exclusiva e ningum diz nada ficam so pela visualizaçao do topico.
amanha devo de colocar mais umas fotos e mais umas palavras acerca do comportamento, amanha vai desbravar a sera dos candeiros e aire :mrgreen: :mrgreen:
 
#10
Re:JORBI a primeira é a minha

Digo digo...isso quer é mato com força, e trilhos pela frente!
E pedal nas descidas, que ai é que se nota um diferença brutal...
Boa máquina, concordo contudo que descreves te anteriormente, apenas menos na parte do bloqueio da suspensão...pessoalmente acho que a subir dá cheito.

Amanha vai apanhar um belo teste!
Mas melhor melhor vai ser a 3 parte...tchau mau, amanha ás 7h50
 
#11
Re:JORBI a primeira é a minha

Boas bem lama já tem mas + uma vez é como te digo deixa de ser vaidoso e mete isso em trilhos como deve ser e testa-a mesmo em tudo até não dar + :mrsock:
Ah já agora não te esqueças de começares a treinar para o Portalegre para não haver desculpas desta vez Eh eh eh
 
#12
Re:JORBI a primeira é a minha

Gosto do design do quadro, cores simples. Nelson ai só invertia o avanço como já te disse, essa bicha do desviador traseiro parece - me muito comprida e penso que ficaria melhor a bicha do travão dianteiro ficaria melhor a passar por traz.


Mas são opções, isso agora quer é km´s em cima, ainda tens de me deixar experimentar a máquina. Para o próximo fim de semana não posso ( Passeio em Penha da Garcia ) mas para a outro a ver se combinamos uma voltinha.

Abraço e boa sorte para a JORBI.
 
#13
Re:JORBI a primeira é a minha

+ uma vez não são simplesmente postas de pescada mas sim realista ,agora em questão ao Portalegre à tua frente não fiquei porque não fui mas sim houvi comentar simplesmente tou à espera de la ir este ano pela primeira vez mas no entanto já ando a treinar para não fazer má figura ........Inté
 
#14
Re:JORBI a primeira é a minha

boas
Cá estou eu para comentar novamente mais um pouco a maquina,nao e muito de novo e mais para reforçar o que ja disse.
Depois de fazer mais 40km sinto me mais confiente e acredito que por um preço baixo consegui um conforto espetacular, sem perder a prestaçao da rigida (nao fasso qualquer competiçao)
Ora como o povo gosta e de fotos aqui vai uma a demonstrar que nao e so para exibir aqui no forum e sentir me vaidoso como ja diz as mas linguas.
 
#15
Re:JORBI a primeira é a minha

Sim senhor bela foto mas o que isso agora quer é mesmo muitos trilhos desse tipo e muitas descidas para veres bem o material que isso é ah mas olha tambem não sei se já fizes-te algumas subidas mas depois de as fazeres vais notar de certeza absoluta um bocado + de peso comparado com a rigida :mrsock:
 
#18
Re:JORBI a primeira é a minha

Nâo é so o quadro e o equipamento ,um gajo quando vai para o mato com este tempo ao fim de 500m tá todo sujo agora não se compreende como tás todo limpinho com esse lamaçal. :twisted: :twisted: :twisted:
 
#19
Re:JORBI a primeira é a minha

Como foi referido pelo proprietário, os pneus são bons em pisos secos... Ao contrário, duvido...

Agora pensem o seguinte: até aquela poça de lama, o dono da bike tinha somente apanhado terreno não enlameado. Passou devagar na lama e os pneus comeram a lama toda... Daí ele estar limpo, o quadro +/- e os pneus todos cheios de lama.... Aliás, deve ter mesmo passado devagar pois os colegas vão "à la pate"!!!!!

Simples!!!! :D

Não duvidem da sinceridade da malta.... :wink:

Parabéns pela bike!!!!
 
#20
Re:JORBI a primeira é a minha

boas
o pessoal esta a desviar um pouco os comentarios, este topico e para opinarem sobre a maquina.
o pessoal esta tao cego e roido de inveja :exacto: :exacto: por nao terem uma bike nacional,bonita e bem equipada que nem tiveram olhos para ver que o outro pessoal que esta tambem na foto que tambem estao ainda limpinhos :flame: :flame: :flame: :flame: :tungas: :tungas: :flame: :flame:
comentem a bike e a analise