Jogos Olimpicos (VERGONHOSO)

fabio viana

Well-Known Member
Já em 2012 parece que ele correu com uns Dugast na roda de trás e se não estou em erro correu também com uma ax lightness
 

Jocas22

Active Member
sou só eu que acho estranho ele ir pra la com outras rodas que nao as do patrocinador que fez varios posts dias antes da prova com ele e a falar nas rodas. Senao tivesse partido sera que eram prototype? :cool: O maior respeito pelo david pelo seu infortunio e pelo esforço dele mas epá como dizia o outro... por favor. Enfim.
 

Jocas22

Active Member
dia da prova.... o post da 2. foto foi depois apagado. Existe a teoria que so o autocolante é prototype, nao conheco as rodas pra dizer se é verdade. Mas a ser nao deixa de dar vontade de rir. As do Coloma eram autocolante prototype em cima de que aros? Isto nos pros e patrocinios vale tudo, é de desconfiar de tudo o que dizem sobre o material. è obrigacao de dizer isto e aquilo mas devia haver um minimo de etica tendo ate em conta que os fas merecem mais respeito com o seu dinheiro.








 
Last edited:

pamoreira

Member
Não reparei o que ele usou nos JO, mas em no XCO de Lenzerheide estive à conversa com ele no final e ele estava com tubulares - jantes Prototype e pneus Tufo (os XC4 se a memória não me falha).

Se ele diz que os aros eram AX-Lightness, não vejo grande razão para ele mentir nestes comunicados publicos... mesmo que fosse para proteger um patrocinador, estava a acusar outra marca e isso nunca seria bom para ele. Teve azar, mas acontece a todos.

A este nível os ganhos são marginais e é sempre uma escolha complicada entre risco/recompensa quando toca ao material. Eles andam muitas vezes com os pneus mais leves possíveis e não creio que seja porque gostem da adrenalina de andar no fio da navalha a saber que os pneus são frágeis.
O próprio Nino disse no final que apesar da pressão de ser o claro favorito, o maior stress que teve foi na escolha dos pneus. Com aquele piso escorregadio, para além da aderência em geral há o risco acrescido nas secções mais técnicas (rock gardens e companhia). Andar por ali a escorregar e bater nos calhaus, ainda mais quando se vai na molhada e fora da linha ideal, é receita para problemas - quedas, furos, burps, rodas partidas...
 

nunokas

Member
Boas.

Sim, são jantes ax-lightness SRT tubulares com pneu tufo. O perfil da jante e o trançado 3k típico da AX dá para ver bem nessa foto.
Acontece... Provavelmente, o que originou a quebra não daria hipótese a qualquer roda...
 

klaser

Well-Known Member
Ele disse que não bateu em nada..foi numa "curva".... se não aguenta com um minimeu de 52 kg numa curva....obrigado pela informação....
 

grouk

Member
antes de mais dizer que tenho grande consideração e estima pelo David, mas acho que ele esteve muito mal neste episódio, mas qual é a paranóia dos atletas agora virem para o facebook justificar se, deixem lá isso para o rui costa, ele não tem nada que vir justificar se ainda para mais na chafarica que é o facebook. Se o queria fazer fazia um comunicado à imprensa. Quanto à roda é outro episódio triste, sim é um aro AX, vê se vem pelo entrançado da fibra, mas qual é a ideia de meter autocolantes por cima. Quase que me atrevo de classificar isto como contrafação, tinha alguma piada a AX vir pedir explicações do sucedido. A causa até pode nem ter sido falha do aro mas sim do enraiamento.
Mas mais uma vez acho que o atleta não deve vir a publico falar de marcas e qualidade dos produtos.
 

Jocas22

Active Member
basicamente antes da corrida as rodas eram prototype (ha um post da prototype com o david a falar das rodas), depois como correu mal afinal o aro é AX. :fpalm:

E uma coisa que ninguem falou, o aro é AX e dai? pode nao ter nada a ver com isto e ser simplesmente má montagem das rodas, tensao raios, ou maus mamilos, raios (vamos admitir que a prototype montou ao menos aquilo senao entao é que é mesmo rir pra nao chorar) e a culpa pode ser toda da prototype. O vir depois dizer que o aro é AX só fica mal na minha modesta opiniao. Se fosse a AX e nem sei se sabem disto eu nao ia gostar deste mandar de lama pra cima da marca deles.

Faz lembrar outra marca portuguesa, vamos chamar de Jorbi :cool: que tambem é dona das chamemos New Race que compra chines e limita-se a por autocolantes por cima. :fpalm:
 

Negoci8er

Member
Grouk, concordo plenamente... é descer muito baixo a atitude dele. Ele não precisa de se justificar de nada, muito menos da qualidade de materiais.
Mas é hábito dele andar pelo facebook a mandar bitaites. Já antes de ir para lá andou a mostrar a pintura do quadro no facebook uns parvos mandaram-lhe bocas a dizer que estava piroso, etc e ele dava resposta... (muito amador)!
Quanto ao aro como tinha dito, ele podia ficar fragilizado numa pancada forte em rochas e apenas quebrar mais à frente... não sabemos o que realmente aconteceu.
Quanto à contrafação é uma verdade. A Prototype pode apresentar queixo por ficar "mal vista" com o impacto negativo que as rodas originaram e nem eram deles... a AX-Lightness, pode assumir a falha do material e questionar as etiquetas de outra marca!
Ainda pode sobrar para a Federação Portuguesa e ou para o atleta uma indeminizaçãozita!
 

pamoreira

Member
Até pode ser que a Prototype compre os aros à AX-Lightness para montar as rodas deles. A Extralite faz isso por exemplo, mas mencionam abertamente na descrição dos produtos (a Prototype não diz se os aros são deles ou não).

A roda o mais provável é ter levado porrada valente noutra secção mais dura da pista e só ter acabado por ceder mais tarde (em curva como ele menciona). Obviamente que é menos interessante/polémico que dizer que a AX-Lightness não sabe fazer rodas que aguentem fazer curvas numa bike de XC com um gajo de 55kg em cima...
 

Joseelias

Well-Known Member
Dada a situação,se eu fosse a AX-Lightness caia-me com um processo em cima do David Rosa.

Logo à partida há a questão da contrafacção onde usa rodas de uma marca mas identificadas como sendo da concorrência e quando as coisas dão para o torto responsabiliza a AX que não foi tida nem achada no assunto.

Isto é, se as coisas corressem bem a Prototype ia lucrar em termos de imagem com material que não lhes pertence (pergunto-me o que iriam vender se alguém quisesse o mesmo modelo do David Rosa - LOL), mas correndo mal é a AX a culpada. E depois a AX pode sempre alegar que as rodas não foram montadas nem por eles, nem de acordo com as especificações da marca. Logo há um caso de difamação com danos comerciais para a marca.

Já há imensa dificuldade em se conseguirem patrocínios para modalidades fora do futebol, e depois com casos destes ainda pior.

Tudo muito amador.
 

nunokas

Member
Ehehe, mas que bela novela que para aqui vai :)

Basicamente é isso que o pamoreira e joseelias disseram.
O mais provável, que é o que acontece como muitas marcas que não passam de montadores, para versão tubular ainda não têm nada desenvolvido e encomendado em Taiwan (sim, não se iludam, aros em carbono é assim que funciona em 99.9% das marcas) então como alternativa montam as rodas com aros tubulares bem leves e com provas dadas de um especialista, neste caso a AX.
A questão da legalidade do tóclante da prototype é um pouco dúbia neste caso... no mundo da competição isto acontece frequentemente ou tapando os logos ou colando outros por cima...

No entanto, meus caros, se vocês tiverem fartos ou com receio das vossas AX eu prontamente dou a minha morada e vos alivio desse encargo :p :mrgreen:
 

Jocas22

Active Member
nunokas fica um bocado mal porque:

antes um leigo nao sabia porque ninguem lhe dizia que eram aros ax lightness. Eram rodas prototype como foi dito no face.

quando correu mal ja se pode dizer que foi so numa curva mas atencao, afinal ja nao eram prototype, eram raios AX

e ainda diz mais, as prototype ele anda a testa-las, mas nao sao estas. Ou seja, ele proprio faz a distincao.

o coloma esse ja correu com rodas prototype porque correu bem. Valha-me Deus.

e ainda fica por esclarecer o que pra mim provavelmente foi a causa da desgraça, má montagem

Pessoalmente fujo da marca AX já ha muito tempo, leve mas geralmente fragil.
 
Em relação ao DR e independente do valor dele como desportista, acho que precisa urgentemente de um profissional (e dos bons) para lhe tratar da "imagem/marca"!

Isto de vir lavar roupa suja nas redes sociais fica muito mal, é feio e atenção que aqui refiro-me a todos aqueles que o fazem.
Depois lemos grandes texto de lamentações de bons atletas portugueses (falo a nivel de BTT) a queixarem-se que ninguém os apoia, etc. e tal! É perfeitamente normal. Se eu tivesse uma marca, não me faria representar por quem no dia a seguir vem dizer mal de mim ou fazer "maroscas" com a minha imagem/produto!
Um bom atleta não se faz só de treinos e sacrifício, há todo um trabalho por detrás que tem de ser muito bem feito e aqui muitas vezes é que está a diferença. Enquanto continuarmos a ser amadores, não podemos pedir mais do que aquilo que temos!
 

nunokas

Member
Sim Jocas22. Nesse aspecto a coisa fica muito questionável.
Quanto à AX aquilo ainda não foi á falência mas teve quase e sem dúvida tiveram muitos problemas em alguma séries de produtos. Mas é tão complicado isolar e culpar um produto quando há/houve tantas variáveis envolvidas na corrida para ele falhar...
 
Top