Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

RaCCeR

New Member
Não abram a pestana e carregem no pedal e os pontinhos nem chegam a parar por cá.. :lol:

Espera se uma Grande Prova! ;)
 

Moniz82

New Member
Será que conseguimos???


Caros colegas, falta um ano e pouco para o grande evento, Portugal tem vindo a subir no ranking gradualmente, será que subirá o suficiente? Esperemos que sim.

Aqui por Londres cada vez mais se sente o espírito Olímpico, as obras estão bem avançadas, a cidade está a ser remodelada de forma radical, tudo está a ser movimentado para acolher da melhor forma todos os visitantes.

Um bem haja.


António Moniz
 

Pescador

New Member
espero q n seja esse o circuito... mas que coisa mais deprimente... se for levem o tiago machado que é o melhor no contra-relógio :(
 

Pedro_xpto

New Member
Não percebo tanta desilusão em relação ao percurso, quem tem pernas anda quem não tem fica para trás!! Ou qualquer dia as descidas do cross têm de ser em pistas de DH???
 

Narciso Magalhães

Active Member
Pois eu percebo essa desilusão. Este circuito quase parece a maioria dos circuitos em Portugal... Praticamente só estradões... Técnica 0.

Agora e ao que sei o circuito vai ser esse mesmo pois o pessoal da UCI entende que tendo estas caracteristicas torna-se mais interessante para o público e televisão. Parece que a modalidade tem vindo a perder interesse e existe mesmo a possibilidade do XCO deixar de ser modalidade olimpica, daí o circuito ser assim.

Como nota complementar a construção deste circuito custou a módica quantia de 936 000 €.

Na minha modesta opinião tinha sido preferivel fazer a prova dos Jogos Olimpicos em Dalby Forrest, num circuito de top e que já estava feito.

Pescador, mesmo neste tipo de circuitos não sei até que ponto hoje em dia um estradista faria melhor que o David Rosa ou o Tiago Ferreira.
 
Last edited:

Moniz82

New Member
Bom fim de semana para Portugal.

David Rosa e Mário Costa somam e seguem.


David Rosa participou na segunda prova da taça de Inglaterra (classe C1) obtendo o 5º lugar, Mário Costa ganhou a terceira prova da Taça de Portugal, somando respectivamente 20 e 10 pontos UCI.

Classificações em terras de suja majestade:http://www.timelaps.co.uk/assets/uploads/BMBS Rd2.pdf

Classificações em terras lusas: http://classificacoes.net/pt/modalidades/btt/xco-internacional-tougues-vila-do-conde/27/files


Saudações


António Moniz
 

Moniz82

New Member
Actualização do ranking UCI

Portugal sobe do 32º para o 31º lugar, com 531 pontos ganha assim um lugar para o apuramento olímpico.

Os 531 pontos foram atingidos da seguinte forma:

David rosa - 219
Mário costa - 165
Tiago Ferreira - 147


Saudações
 

Narciso Magalhães

Active Member
Mas mais importante é que já só estamos a 192 pontos do 24º lugar.

Se os responsáveis da Federação souberem escolher bem as provas onde participar, até Seia podemo-nos aproximar ainda mais. Ao que parece neste fim de semana a selecção nacional vai participar na prova do Open de España em Huelva (Classe 2). Será uma escolha acertada se os principais atletas espanhóis não participarem, o que até é bastante provável pois devem ir até Houfalize (Prova Classe HC).

No fim de semana de dia 8 penso que a aposta deveria passar por fazer a prova C1 na Turquia porque para além de podermos fazer muitos pontos UCI também fariamos com que os turcos pontuassem menos. Além disso vai haver uma grande quantidade de provas um pouco por toda a Europa por isso é natural que até nem estejam muitos atletas de top nessa prova.

NOTA: A Turquia é a actual 24ª classificada do ranking olimpico.

Vamos aguardar...
 

FFardilha

New Member
Bom dia.
Só para ficarem a par e desfazer algumas dúvidas quanto ao calendário próximo da Selecção XCO:

8 Maio - Vall de Lord (C1) - Espanha
22 Maio - Dalby Forest - Inglaterra - Taça do Mundo
 

Polegar

Active Member
irem a uma prova da taça do mundo onde não vão colher pontos, ou caso consigam serão muito poucos. porque não gastar verbas e ir a provas onde consigam os pontos???
 

Narciso Magalhães

Active Member
Eu concordo com a ida a provas da Taça do Mundo. É certo que não vamos ganhar muitos pontos UCI (se calhar até ganhamos mais pontos lá que numa prova C1 em Espanha) mas são provas que devem ser encaradas como um meio de preparação e aprendizagem para os Europeus e Mundiais.

Com o que eu não concordo é com a ida à prova de Vall de Lord. Este fim de semana em Huelva fizemos um 4º e 8º lugar apesar de grande parte dos melhores atletas espanhóis não ter estado presente. Em Vall de Lord praticamente todos eles marcarão presença bem como provavelmente alguns franceses (Absalon incluído). Face a isto os pontos UCI que lá iremos colher não irão ser muitos... O único ponto positivo que vejo nesta deslocação é a possibilidade de levar alguns júniores a competir numa prova no estrangeiro.

Se em vez disso fossemos à prova C1 na Turquia tinhamos a possibilidade de trazer 50/60 pontos no minimo. Era pontos que ganhavamos e pontos que não deixavamos ganhar ao actual 24º classificado do ranking de acesso aos Jogos Olimpicos (Turquia).

Depois achamos curioso um país como o Chipre estar à nossa frente no ranking UCI (23º lugar) e os seus melhores atletas virem a Portugal participar em 2 provas e onde somente um atleta conseguiu a proeza de não ser dobrado (e só numa prova)... Mas isso só são curiosidades...

E para aqueles que acham que nos vamos vingar em Seia (C1) podem esquecer, os dois primeiros lugares já estão reservados para dois senhores do BTT mundial: Iñaki Lejarreta e Ruben Ruzafa.

O ano passado fruto da praticamente inexistente planificação da Federação demo-nos ao luxo de dar um avanço de mais de 300 pontos UCI a paises como a Hungria, o Chipre ou a Turquia. Agora, como se de um contra-relógio se tratasse, estamos a tentar recuperar. Pelo meio é de enaltecer o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por parte da Federação. Aumento significativo do número de provas organizadas em Portugal, muitos mais pontos UCI, participação em bastantes provas internacionais... Com um ou outro ajuste penso que estamos no caminho certo desde que com outra planificação de provas no estrangeiro. Onde ainda temos um grande caminho a percorrer é no aumento do nível técnico das provas. Mas pode ser que com o tempo isso evolua... Fazem falta mais organizações como a de Vila do Conde !!

Um outro aspecto que a mim me parece positivo é a alteração da prova de Porto de Mós (C2). Esta prova estava prevista no calendário para dia 5 de Junho tendo sido transferida para 25 de Setembro. Não sei se a alteração foi propositada ou devido a ser dia de eleições. De qualquer maneira no inicio de Junho há montes de provas pela Europa fora onde se podem ganhar imensos pontos UCI, ao contrário de Setembro onde as provas não abundam e assim acabamos por ter uma C2 em casa.

Face a estes itens que mencionei ou as pessoas responsáveis pelo planeamento das provas da selecção começam a abrir os olhos ou então os Jogos Olimpicos já eram...
 

tiso

New Member
Narciso concordo contigo, fazem falta organizações como as de Vila do Conde ainda este fim de semana houve 1 prova para o regional do Porto, com 1 circuito técnico dos melhores a nivel nacional, (Quiçá o melhor até).
 
Top