Jeff Jones USV (Uma Só Velocidade)

Bravellir

New Member
studio-side.jpg


esta??

Tenho desenvolvido uma admiração ( e inveja ) muito especial por estes fabricantes de quadros artesanais. Modelos únicos...

60.jpg


r10_3.jpg


r10_4a.jpg


r10_6.jpg
 

ze_zaskar

New Member
Boas
So por curiosidade sabiam que o Sr. Jeff Jones tem listas de espera de 10 anos? Isto para quem quer uma bike feita por ele, recebendo o cliente ate fotos do progresso do fabrico. Para quem importa apenas o desenho e a tecnologia do quadro, a Marlin tem um acordo com o Jeff Jones, produzindo em serie estes quadros.
:wink:
 

fitty77

New Member
Eh pá, não duvido sequer que sejam bicicletas excepcionais, mas..... travões de disco mecânicos???? Pode ter a sua lógica, mas por favor expliquem-me lá qual é. Cump's
 

ze_zaskar

New Member
Caso nao saibas, os travoes mecanicos Avid BB7 sao tao potentes como muitos hidraulicos, mesmo superiores a alguns, e trazem muitas vantagens a nivel de afinaçao e fiabilidade. Sao montados em muitas bikes de 4, 5 e 6 mil euros, principalmente nos USA. Ca em portugal é que toda a gente pensa que travoes de disco mecanicos nao prestam, isto porque os unicos que alguma vez experimentaram foram os Shimano fatelas que vieram com a bike.
 

350plus

New Member
Para quem diz mal dos travões de disco mecânicos, aconselho a procurar "Electronic Wedge" Brake na internet. Se a Siemens levar a dela avante preparem-se para ver travões de disco mecânicos activados electronicamente em carros topo de gama.
 

fitty77

New Member
Eh pá, agora é que não percebi..... O que é que os travões eléctricos têm a ver com os travões mecânicos? E também não estou a ver o que é que um sistema de travagem eléctrica poderá estar relacionada com o ciclismo? Estão a ver alguma fonte de energia eléctrica a bordo de uma bicicleta capaz de suportar um sistema destes????

Ze_zaskar, como sabes também, a potência de travagem de uns travões mecânicos são fruto unica e exclusivamente da força aplicada na manete multiplicada pelo comprimento da haste, em contraponto com a distância que vai do fulcro da manete até ao ponto onde é aplicado o cabo. Ou seja, eles para terem força, tens que ser tu a fazê-la. Os hidráulicos aproveitam as vantagens da hidráulica, principalmente no que concerne à intensificação de forças (pressão aplicada por unidade de área numa face de um dispositivo pode ser superior na outra face de aplicação de força, se a área for inferior... é fisica). Por isso, podes dizer muita coisa, que são mais fáceis de afinar, que são mais retro, que são eficazes, mas que em termos de potência são superiores a uns bons hidráulicos..... Atenção com isso. É que a industria automóvel já há muito tempo que lá chegou (isto por falarmos em carros) e até a industria aérea que substitui os sistemas mecânicos por cabos por sistemas hidráulicos há muitos anos.
 

350plus

New Member
fitty77

Não são travões eléctricos. São travões mecânicos actuados por um minúsculo motor eléctrico.

E obrigado pela lição de física, mas ninguém pôs em causa que os travões hidráulicos são o mecanismo de travagem mais potente à face da terra. Se releres o que o Ze disse verás que ele apenas referiu que os BB7 são mais potentes que muitos hidráulicos; não todos. Usaste o famoso argumento do Homem de Palha quando puseste na boca do Ze_Zaskar:
fitty77 said:
...mas que em termos de potência são superiores a uns bons hidráulicos.....
Ele não disse isso.

Porquê comprar uns hidráulicos de baixa gama quando uns BB7 combinam mais que suficiente capacidade de travagem com fiabilidade? Nos USA os BB7 são extremamente baratos e por poucos dólares retornam têm uma performance que não envergonha ninguém.
 

rjcm

New Member
Voltando ao assunto do tópico...
Desconhecia estas bikes, mas pelos vistos são bastante conceituadas e com um conforto e qualidade em todo o lado reconhecido.

Mas de cada vez que olho para elas não deixo de pensar numa coisa mais prática.. Como raio é que se tira aquele garfo dali?! :roll:
Nas fotos conseguem-se ver uns parafusos abaixo da testa, mas não estou a visualizar o funcionamento da coisa...
 

ze_zaskar

New Member
Fitty77, tenta ler com atençao o que eu disse... ja esta? Agora ja deves ter percebido que eu disse que os BB7 sao mais potentes do que muito hidraulicos, e quando digo muitos, refiro-me às gamas mais baixas. E sim, tambem gosto muito de fisica, so escolhi biologia para me subir a media, mas, depois de teres escrito tudo isso, ja experimentas-te alguns? Eu ja, bem como ja experimentei muitos hidraulicos de gama baixa (Deores e afins), e posso dizer-te que os BB7 sao melhores a varios niveis, potencia incluida. Agora se me vieres comparar com uns Juicy7 ou com uns Hope dos bons, claro que estes soa mais potentes, mas tambem mais potentes nao significa melhor (ca em portugal vive-se muito disso: mais leve=MELHOR, mais potente=MELHOR, mais curso=MELHOR), pois existem varios outros factores para a sua utilizaçao num "mundo real". Na minha opiniao, se formos a somar tudo, acho os BB7 como os que mais gostava de ter. So tenho uns XT porque na altura em que precisei nao haviam BB7 em stock.
Relativamente aos travoes EWB, sao mecanicos, nao electricos, o tal motor apenas os aciona. O 350plus apenas demonstrou a validade do sistema mecanico nos travoes, nao disse que iam funcionar numa bike com o sistema electrico.
 

ze_zaskar

New Member
Rjcm, ao inicio tambem me fez alguma confusao :D
Mas penso que se trata de um sistema em que o tubo de direcçao sai. Repara que a coroa inferior da forqueta tambem estao la os parafusos.
 

rjcm

New Member
Nesse caso a distância entre os dois apertos só fica ajustada para aquela combinação de comprimento de testa mais caixa de direcção..
Mas é capaz de ser isso é ;)

Obrigado
 

350plus

New Member
Re: Jeff Jones USV (Uma Só Velocidade)

rjcm said:
Nesse caso a distância entre os dois apertos só fica ajustada para aquela combinação de comprimento de testa mais caixa de direcção..
Mas é capaz de ser isso é ;)

Obrigado

Também concordo com a explicação de funcionamento desta forqueta.

Fica ajustado só para esse quadro ,mas deve ser só pedir um tubo novo ao Jeff Jones se porventura mudares de quadro.
 

350plus

New Member
Vendo melhor realmente fica limitado a uma medida. De qualquer maneira suspeito que alguém ande a trocar de quadro muitas vezes depois de largar a nota para um destes!
 

rjcm

New Member
Pois... Ou então ficar 10 anos na lista de espera para o tubo novo chegar :)
É o preço a pagar para andar a meter o garfo em quadro alheios... :lol:
 

fitty77

New Member
ze_zaskar said:
Fitty77, tenta ler com atençao o que eu disse... ja esta? Agora ja deves ter percebido que eu disse que os BB7 sao mais potentes do que muito hidraulicos, e quando digo muitos, refiro-me às gamas mais baixas. E sim, tambem gosto muito de fisica, so escolhi biologia para me subir a media, mas, depois de teres escrito tudo isso, ja experimentas-te alguns? Eu ja, bem como ja experimentei muitos hidraulicos de gama baixa (Deores e afins), e posso dizer-te que os BB7 sao melhores a varios niveis, potencia incluida. Agora se me vieres comparar com uns Juicy7 ou com uns Hope dos bons, claro que estes soa mais potentes, mas tambem mais potentes nao significa melhor (ca em portugal vive-se muito disso: mais leve=MELHOR, mais potente=MELHOR, mais curso=MELHOR), pois existem varios outros factores para a sua utilizaçao num "mundo real". Na minha opiniao, se formos a somar tudo, acho os BB7 como os que mais gostava de ter. So tenho uns XT porque na altura em que precisei nao haviam BB7 em stock.
Relativamente aos travoes EWB, sao mecanicos, nao electricos, o tal motor apenas os aciona. O 350plus apenas demonstrou a validade do sistema mecanico nos travoes, nao disse que iam funcionar numa bike com o sistema electrico.

Ok, dou a mão à palmatória. Mas da mesma forma que eu não experimentei mecânicos (por acaso já, mas não interessa para nada), também duvido que tenhas experimentado os hidráulicos todos de gama baixa.... Eh pá, mas deixa isso. Numa boa, mas tens razão, precipitei-me com o teu post. E quando disse que era fisica não era para te atingir de alguma forma. Espero que possas acreditar nisso. Se assim não entenderes, peço desculpa.

Em relação aos EWB.... É assim, uns hidráulicos, também são mecânicos. A actuação dos pistões é que é proporcionada pela pressão do óleo. Nums de cabos, digamos assim, é a força exercida no cabo, e nos EWB, a força exercida electricamente. Mas no final são todos mecânicos, pois a travagem é exercida pelo atrito provocado entre o disco e as pastilhas. Quando entrei para estas lides do ciclismo, achei estranho a forma como eram identificados os diferentes tipos de sistemas de travagem. Porque para mim, mecânicos são todos. Uns travões hidráulicos, em que a travagem é efectuada de forma hidráulica, seriam travões em que o fluido hidráulico em pressão fosse ele próprio o responsável pela travagem, o que não é o caso, pois tratasse apenas da forma como a força de travagem é transmitida aos pistões (pinças) para efectuarem força nas pastilhas contra o disco. Assim, como os travões eléctricos seriam travões cujo agente responsável pela travagem fosse o electromagnetismo, e assim como travões eléctricos seriam travões onde o agente de travagem fosse a própria energia eléctrica (actuando um motor, por exemplo).
Assim, sendo, embora não ache correcto chamá-los assim, mas chamei a esses travões (EWB) eléctricos, da mesma forma que chamamos hidráulicos aos sistemas de travagem mecânicos actuados por óleo.

Já agora faço-te uma pergunta. O que achas da diferença existente entre uns bons v-brakes (hidráulicos ou não) e uns travões de disco "mecânicos" como os que mencionas. Faço-te esta pergunta, porque já deu para ver que tens gosto por sistemas mais simples mas para ti mais eficazes (lembro-me do tema das forquilhas, por exemplo). Não leves a mal a pergunta, pois é sincera. Estamos a cair no off-topic, mas aproveitava para saber a tua opinião.
Cumprimentos
 
Top