Iva a 6%

PGV

New Member
Não sei se é o sitio certo para fazer este post mas aqui vai.

Tenho andado a pensar no dinheiro que gasto na minha bike ... ora se o golf é a 6% de IVA porque não as bikes também... afinal pelo preço do material é um desporto de ricos.

Uma PETIÇÃO vinha mesmo a calhar.
Eu assino por 6% nas bikes e acessórios.

PS. Com sorte encontramos para aí classe política ou familiares que façam btt e a lei é alterada num instante.
 

brtantunes

New Member
Isso realmente seria muito bom ... as peças saiam mais em conta. O problema é que o Golf é para gente de alta importância (ou não ...) com muitas influencias/conhecimentos, dai o IVA para essa gente ainda não ter aumentado. Coitados ... não são muito abastados é compreensível :D:D:D
O BTT já não é bem igual ...

Cumps
 

abelha2

Active Member
Eu não concordo com o iva a 6% nem num nem noutro caso.

Convenha-mos que nenhum deles é um bem de primeira necessidade. Há muitas outras coisas que são mais necessárias (ninguem sai de casa nu, até porque é proibido) mas o iva da roupa não é taxa reduzida, entre outros.

Eu gostava de ter uma bike boa, gostava, mas como não posso não tenho!

Essa do golf penso que é mais panca do governo, ou outros acordos que desconhece-mos, pois quem faz golf, tanto paga o iva a 6 como a 50% que nem nota na carteira
 

Jepas

Super Moderador
PGV, se gostasses de modelismo se calhar quererias 6% nisso não?

Um dos argumentos para o IVA de 6% no golf é pelo facto de ser uma activadade que capta muito capital estrangeiro. Não vejo qual o motivo de se aplicar isso ao BTT, é só porque fazemos BTT? E se fizéssemos asa-delta?

"Eu não concordo com o iva a 6% nem num nem noutro caso."
 

brtantunes

New Member
Pois, a questão é mesmo essa. O pessoal do golf bem podia ter o IVA normal. É óbvio que não é um bem de primeira necessidade assim com o BTT. É uma tremenda injustiça para os restantes desportos o golf ser a 6%.
Em relação a todos os desportos passarem para 6% até poderia ter as suas vantagens, embora isto não seja viável. Talvez uma taxa intermédia, sei lá, 15% para o desporto.

Cumps
 
Bem, não sou revolucionário nem nada do género, mas acho piada ao facto de pedires algo do género.
Porquê? Simples, para mim não tem pés nem cabeça, tal como o caso do golf, que gera capital (mas não deixa de ser um desporto que só alguns praticam), mas partindo desta premissa.
Por que raio o btt ou o golf estariam taxados a 6% se tens medicamentos a 23%, muitos deles necessários à saúde de quem os usa?
Se colocarem algo não assino, apesar de me dar jeito para a minha ginga...
 

RockShox

New Member
Se o facto de termos um IVA de 6% fizesse com que as pessoas usassem a bicicleta como meio de transporte, até poderia fazer sentido... Agora, assim, não creio... Mas também concordo com o facto de não fazer sentido o Golf ser taxado a 6%..
 

Kumbaiala

New Member
Realmente não me parece justo estarmos a abrir excepções num ou noutro tipo de actividade desportiva. No entanto existem algumas cidades (ex: Londres e Dublin) que adoptaram um esquema de incentivos fiscais para a utilização da bicicleta nas deslocações para o trabalho. O esquema é o seguinte: o empregado tem de comprar a bicicleta numa loja aderente ao esquema e a compra tem de ser aprovada pelo entidade empregadora. Feito o negócio o valor pago é abatido mensalmente ao salário base do empregado. Assim a taxa de incidência dos imposto é feita sobre uma base menor:

Cyclescheme:
http://www.cyclescheme.co.uk/
 
Top