IV Raid BTT Grupo Popular das Portelas - Lagos

Boas.

Parece que ninguem avança com a abertura do tópico por isso cá vai.

Secretariado - parece me que foi o único senão neste belo Raid, o que levou a atrasar a partida.
Percurso - engraçado e com algum "rompe pernas", mas sem dificuldades de maior,os trilhos estavam giros e muito agradaveis,a parte da mata de Barão de S. João é demais. Muito bem marcado como é hábito no pessoal das Portelas.
Abastecimentos - pelo que ouvi tinha de tudo e em abundância.
Chegada - Um espectáculo, muito melhor em relação aos anos anteriores e com aquele trilho...
Banhos - Água quentinha.
Lavagem das bikes - devia ter mais 2 ou 3 mangueiras
Almoço - estava muito bom.
Geral - 4 estrelas ponto nove (não fosse o atraso)

Parabéns e continuem, é disto que o pessoal quer.

Agora venham de lá as fotos.
 

marcolima79

New Member
Boas pessoal,

Antes de mais os meus parabéns à organização... muito bom mesmo.

Trilhos muito engraçados e divertidos.

A melhorar deixo duas sugestões:
- Aproveitar que é possível efectuar as inscrições nas lojas aderentes e enviar anteriormente os sacos para as respectivas lojas, evitando assim o congestionamento da manhã;
- Providenciar indicações das ZA's para que o apoio aos atletas federados possa ser devidamente efectuado.

Cumprimentos BTTistas

Marco Lima
SportZone Altimetria
 

edumague

New Member
para mim foi um expetaculo, tudo bem marcado,abastecimentos nao parei,e nem precisei,pois os portelas encomendaram tempo fresco,corri na taça e para mim foi a melhor maratona tinha de tudo em termos de percurso,continuem assim, obrigado portelas
 

SCPNSILVA

New Member
boas pessoal.
o meu obrigado á organização por nos ter proporcionado um excelente dia de btt.
mantenham essa boa relação com o s.pedro......dá sempre jeito!!!

cumps.
Mé Nelson -grupo de btt "os marafades"
 

Unknown_Rider

New Member
Para mim dos melhores em que participei. O percurso fantastico, com singles muito engraçados.

Unico senão foi mesmo o tempo de espera para levantar os dorsais.

De resto 5 estrelas. A voltar no ano que vem!!!!
 

nunofernandes

New Member
Saudações BTTistas

Gostei muito do percurso, era exigente física e tecnicamente, fazendo-nos usufruir das belas vistas que a nossa bela região tem para oferecer. De referir ainda que até as condições climatéricas estiveram, a meu ver, ideais porque nem estava frio, nem estava calor. Gostei dos pontos de apoio e das boas marcações que o percurso tinha.

Quero ainda saudar os meus "companheiros de equipa", os grandes "Marafades" pelo companheirismo e boa disposição que me proporcionaram antes da partida e à chegada!

Assim concluo fazendo um rescaldo bastante positivo e para o ano lá estarei novamente.
 

Pjacob

New Member
Muito bom, foi a primeira vez que me desloquei ao Raid. e do pouco tempo que tenho disto, este foi realmente o melhor, parabens
para o ano há mais

Paulo Jacob
Duraizos BTT Team
 

Pupas

Member
No meu ponto de vista, estava tudo bom!
Finalmente alguem que oferece uma lembrança a classe competitiva ;)
Venha de lá agora as classificações e as fotos.
 
Last edited:

pmgf

New Member
Boas. Foi a primeira vez que participei e gostei muito. Para mim os únicos aspectos negativos foram o tempo para levantar a dorsal e as marcações. Segundo me foi dito, as fitas foram retiradas por alguém (há gente muito parva!!) e tiveram que voltar a por as fitas nos locais, ia alguém da organização à minha frente numa moto a por novamente as fitas e a dar-me indicações para onde havia de ir (já agradeci à pessoa ontem e volto a fazê-lo hoje, obrigado pela ajuda caso contrário tinha-me enganado no caminho!). Podiam haver mais uma máquina de lavagem para as bikes. O percurso foi espectacular, adorei!! O tempo ajudou, não estava calor mas também podia estar menos vento (vento contra em subidas não ajuda lá muito... :) . Dou os meus parabéns à organização pelo evento e para o ano estou lá outra vez!
 

Luis Six

New Member
Olá bom dia.
Também marquei presença no raid das portelas, ontem fui mais observador, fiz 45 km mas não fui á meta. Desloquei-me propositadamente para ver a tal “PAREDE” que toda agente falava no percurso dos 70 km.
Eu e um amigo do Team BARSIX / A.A.Almádena fizemos o percurso desde Lagos até á dita subida e ficamos a meio da mesma. A paisagem lembrava a floresta tropical, e isto tudo a escasos 8 km de distância das mais belas praias do mundo.
Simplesmente espectacular a maneira como o homem da frente fez a escalada, alguem me perguntava “ke raio de gasolina este gajo usa” parecia ke tinha começado a prova nakela altura. Depois a conta gotas lá vinham os outros ke com maior ou menos dificuldade também transpuseram mais akele obstáculo. Bem colocada vinha a primeira senhora (Celina Carpinteiro) se disse ke para kem ia em primeiro lugar foi espectacular como ele subiu, para a Celina sendo senhora, foi ainda mais. “Grande subida”
Hora de almoço depois comento mais e coloco umas fotos
Até já fikem bem
6 (Six)
 
Last edited:

R.LOPES

New Member
Olá bom dia

Também marquei presença no raid das portelas,foi a minha segunda presença neste raid e estao de parabens.
no meu ponto de vista há varios pontos a melhorar entrega de dorsais e lavagem de bikes .
na parte das marcaçoes eu fiz os 45 km e infelizmente fui um dos que segui as fitas enganadas mas apareceu uma senhora que me avisou que estava enganado o meu muito obrigado , depois foi seguir o srº da moto a indicar o caminho certo e colocar mais fitas .
pro ano lá estarei .
Parabens

um abraço
RUI LOPES

GRUPO BTT AMIGOS DE MESSINES
 

Luis Six

New Member
Já de barriga cheia,e cafézinho tomado, vou falar da organização.
Como é lógico, e eu tb faço parte da organização de um passeio aki em Almádena, não me vou alargar em comentários de pormenores. Já atrás foi dito o ke correu menos bem, mas ainda ninguem falou de um aspecto ke a mim me pareceu, mais um eskecimento pela azáfama de kem estava a trabalhar.

O GPP este ano optou por trazer uma prova da taça regional para o seu raid o que me parece muito bem e ao mesmo tempo só traz mais visibilidade ao RAID e a Lagos. Na cerimónia de pódio esqueceram-se literalmente que tinha havido paralelamente á prova da taça mais três outras provas, sendo que os 70 km maratona lazer, os 45 km meia maratona e os 25 km familiar, nem sequer foram mencionados, seria de bom grado e apesar de uma Sra da Direcção do GPP ter agradecido a todos os participantes,volto a dizer, seria de bom grado ter pelo menos mencionado quem foram os mais rápidos mesmo na ausência de lembranças para os mesmos, o pessoal gosta sempre de saber.

PS. Pessoal amigo das Portelas (quase todos na organização são meus amigos) não levem a mal este meu desabafo ok?
Fiquem bem
6 (six)

FOTOS AQUI
 
Last edited:
Mais uma ano que marquei presença neste raid e mais uma vez adorei pela bela organização. Este ano fui dentro da competição e no que diz respeito a ela pelo que oivi comentar só o que falhou foi a indicação ao pessoal aguadeiro dos locais dos abastecimentos, mas no entanto acho que se resolveu rápido! Relativamente ao percurso achei espectacular, dureza qb, pena não me ter sentido a 100%, pois estava a encobar uma gripezinha que me atacou em força hoje!!! Mas ainda deu para ir ao pódio e trazer uma lenbrançazinha!!!! Continuem, pois este raid tem condições para crescer ainda mais!!!
 

TeXaS

Member
Tudo impecável, só tenho a apontar como ponto negativo o secretariado para levantar as senhas de Almoço! Como positivo, TUDO IMPECÁVEL, os abastecimentos colocados mesmo nos locais certos, pois assim que eu ficava sem agua ali estava um abastecimento :D, almoço e banhos 5*****, TUDO! Até as meias estão de parabéns, o resto das organizações dos eventos competitivos deviam por aqui os olhos pois normalmente o pessoal da competição não tem direito ao brindes!!

Pessoal toca a colocar por ai essas fotos!!!

Alguém me pode dizer onde posso consultar a classificação de prova e a classificação final??

Abraço
 

dex fugas

New Member
Boa tarde.
Como membro da organização, e de certa forma responsável pelo percurso, importa aqui esclarecer, o porquê de uns acharem o percurso muito bem marcado e outros (felizmente poucos) se terem enganado umas dezenas de metros . O que se passou foi que na proximidade do nosso pessoal presente na ZA3 e da GNR, um cidadão destemido, não se limitou a retirar marcações (o que provocaria normais hesitações nos btttistas), como ainda, e num acto de extrema bravura marcou o percurso num sentido, que levaria os participantes para locais distantes do percurso por nós idealizado.
Felismente este engano afectou somente os primeiros atletas dos 45 Km, e foi na medida do possivel prontamente resolvido pela determinação do Sr. da mota :yeah: ( Banana ), e pela Sra. Rosalina :cadeirada:( minha paciente esposa ).
Como temos verificado ao longo das 4 edições do raid, voltamos a ter mais problemas nas zonas mais habitadas do percurso, onde o sentimento de posse das pessoas não se limita ao que realmente lhe pertence, mas estende-se a tudo o que os rodeia, mesmo sendo espaço público. Os problemas só não foram maiores devido ao empenho de todos, especialmente os envolvidos nas marcações que na noite de sábado se foram deitar ás 5 da manhã, porque tiveram de remarcar os percursos entretanto alterados ou simplesmente destruídos por desconhecidos. Por tudo isto gostaria de publicamente agradecer ao Fernando Gonçalves (Banana), Fernando Gomes (Talisca), João Fialho, José Carlos (Alentejano), á minha esposa que me acompanhou e ajudou, e ás esposas que se viram privadas dos maridos naquela noite fria de verão. :sorry:
No entanto, posso dizer que no dia da prova fui abrir o percurso grande de moto, e encontrei tudo muito bem marcado, parecendo-me a mim que não existiriam hipóteses de alguém se enganar, desde que circulasse com o mínimo de atenção. Não estou como é óbvio a falar do caso atrás referido, porque quando lá passei a acompanhar o primeiro dos 70, já a situação estava resolvida.
Por tudo isto penso que este modelo de prova em linha de andamento livre estará um pouco esgotado em locais mais habitados por todas as condicionantes impostas (marcações, segurança ....etc).

Fazendo agora o mea culpa, gostaria de pedir desculpa ás pessoas que vieram dar apoio ás equipas pela falta de melhor informação sobre como chegar aos abastecimentos, mas pelos condicionalismos atrás expostos não me foi possível fazer um road book completo como inicialmente tinha-mos pensado.

Amigo Luis Six:
"seria de bom grado ter pelo menos mencionado quem foram os mais rápidos mesmo na ausência de lembranças para os mesmos, o pessoal gosta sempre de saber."
Não consegui estar presente na entrega de prémios, mas pelo que sei surgiu um contratempo com os tempos de chegada do lazer, que levou a que prudentemente fossem adiadas as classificações dos primeiros classificados dos 70 e dos 40.
Até compreendo o teu reparo, quase todo, só não compreendo quando dizes "mesmo na ausência de lembranças para os mesmos". O que te leva a dizer isto.....palpite, ou má informação? Seja como for posso informar correctamente que todos os 3 primeiros classificados masculinos e femininos da maratona e da meia maratona vão receber um troféu alusivo ao evento, assim como um frasquinho de mel gentilmente oferecido pela melaria da Bravura. Agora parece-me óbvio que não poderia-mos entregar o troféu e a lembrança, sem saber ao certo quem era o seu destinatário.

Teresa Fernandes: Ainda bem que gostas-te e achas que ainda temos espaço para crescer ainda mais, mas gostaria de realçar que assim como decidimos elevar a fasquia com o número de participantes e com a prova da Taça a decorrer paralelamente, não teremos qualquer problema em não crescer mais até fazer-mos melhor feito, o que agora correu menos bem, ou até descer para um nível de acordo com as nossa capacidades organizativas. Porque embora nos dias da prova se consiga mobilizar um bom numero de pessoas, o clube é pequeno e a organização das provas de btt é composta por poucas pessoas, que ainda assim e com muita boa vontade e esforço façam parecer que somos um pouco maiores.

Abraços
Roberto
 
Olá Dex! Eu disse crescer dentro das vossas possibilidades, claro! Para mim o vosso raid é um dos melhores que se encontram no Algarve! Por isso só me resta dar-vos força para continuarem...
 

MSoares

Member
Também eu estive presente pela primeira vez neste raid. Sinceramente nem sei muito bem que "nota" lhe hei-de dar na "avaliação". À chegada esperava-nos um lento e vagaroso secretariado que desde logo e ainda com mais de meia hora para a partida comprometia claramente uma partida pontual, o que infelizmente se confirmou. É verdade que paralelamente havia uma mesa com um bom pequeno almoço, coisa que o pessoal até gosta (e muito), mas uma coisa não compensa a outra.

Partida dada com quase 20 minutos de atraso e deslocação para o local da partida real onde mais uns minutos de espera começava a fazer o pessoal perder a paciência e ainda dava tempo para aliviar a bexiga. Já rumo aos trilhos esperavo-nos um percurso quanto a mim BRUTAL E EXCELENTEMENTE BEM MARCADO (faço questão de o realçar) . A nível de percurso foi claramente um dos melhores que já fiz desde que ando nesta vida. Os abastecimentos tinham o essencial, os pontos de água também foram uma boa ideia, apesar do tempo fresco é de aproveitar.
Corrida terminada e tempo de lavar máquinas e atletas. Algum tempo de espera para as primeiras e nenhum para os segundos e com água quente. Quanto ao almoço, mais uma pequena desilusão (sem sopa, sem salada, sem bebidas frescas mas com uns bolinhos e café).

Uma melhoria no secretariado e no serviço de almoço dava uma boa nota ao raid. Assim fica com um razoável...
 

hmedeira

New Member
Boas,

pela 1ª vez participei nas Portelas e de uma maneira geral gostei do percurso mas existem algumas falhas que poderiam ter sido evitadas:

- Como já foi aqui dito a fila para entrega do dorsais foi simplesmente terrível, poucas pessoas e uma tremenda desorganização. Sugiro tal como noutros eventos que separem as filas por distâncias, alfabeto ou números (bastava colocar as inscrições visíveis que a malta diria o número e despachava-se logo);
- Devido ao lento secretariado a partida foi adiada, mais o longo percurso de ligação, muitos ficaram com os nervos à flor da pele. A sorte foi não ter estado muito calor, porque se estivesse o final iria ser bem difícil com a partida tão tardia.
- Em relação ao percurso foi 5 estrelas. Por estar a correr de bicicleta emprestada (obrigado Benny) fui aos 45km e fiquei em 2º (julgo eu) e não encontrei qualquer problema com marcações;
- Normalmente nunca vou à distância mais curta, mas desta vez fui e fiquei algo desiludido com a pouca importância que nos deram tanto à chegada como na entrega de prémios em que não existiu nenhuma menção ou lembrança aos "amadores" dos 25km, 45km e 70km. Mesmo se não há certeza aos vencedores (acho estranho não ser possível saber quem foram os 3 primeiros) alguém tinha dito alguma coisa pelo menos a agradecer a presença de todos;
- O speaker da entrega dos prémios também não esteve bem, ao chamar o club XLB !!?? e a não saber o nome da vereadora ou lá o que a srª era...
- Banhos e lavagem de bike não tive problemas porque não apanhei "hora de ponta";
- Almoço, não sei se foi porque todos foram comer ao mesmo tempo, mas levamos uma valente seca de +/-40 minutos, e a comida era razoável;
- Gostei das meias, foi uma boa ideia para lembrança.

Abraço e até para o ano que vem.
 
Last edited:

R.LOPES

New Member
Boas tardes amigo dex fugas

eu tambem faço parte de um grupo que organiza o mesmo tipo de evento btt lazer ( grupo amigos de messines ) e tambem temos sempro o mesmo problema marcaçoes retiradas mas o que e preciso e dar-mos a volta á situaçao .
queria sendo assim agradecer mais uma vez a srª rosalina por me ter avisado que estava enganado e ao srº da mota ( banana ) :fpalm:que me levou ao percurso certo ate onde estava fitas novas de marcaçao.
fiquem bem e ate pro ano

Um abraço
RUI lopes

grupo btt amigos de messines
 
Top