29er Isto vai ser longo...

Boa noite.

Passados 3 anos volto ao forum a precisar de ajuda. Nos últimos 2 meses voltei a ir de bike para o trabalho. Continuei a usar a bicicleta que montei com o meu pai... Que se há 3 anos já era um desenrasco agora depois de 2 meses a fazer +/- 25 km por dia é um perigo. As mudanças saltam constantemente (já fiquei com a corrente presa na pedaleira 5 vezes devido à trepidação a descer ruas com calçada), os travões colam à posição pois as molas não têm força, o guiador tem uma folga maior de dia para dia... enfim. Só continuo a usar porque não tenho mais nenhuma e por valor sentimental.
Agora a razão que não tenho mais nenhuma.
Está muito dificil de decidir o que comprar. As bicicletas eléctricas fascinam-me bastante, não só devido à tecnologia, mas também porque o objectivo é mais ir e vir do trabalho e o motor ia ajudar a reduzir o suor. Mas não tenho lugar para a guardar o que (como disse noutro post) faz com que deixar >2000,00€ agarrados a um poste me deixem com muito medo.
Então tenho vasculhado na internet dias e dias sem fim, e quanto mais vejo mais confuso fico. Já li por aqui que até 1000€ a melhor aposta é Decathlon. O que me leva à primeira pergunta:
RR520 vs RR540. Claro que + caro = melhor. Mas o + 1v e 10mm de suspensão valem os 140€ de diferença ou sou eu que sou obtuso?
E a segunda pergunta.
Sou apaixonado pelas 29'', não sei porquê, nunca andei em nenhuma. Mas a teoria por trás das 29'' agrada-me bastante, apesar de saber que são menos ageis que as 27,5''. E numa das minhas procuras encontrei uma que me deixou ainda mais apaixonado:
https://www.probikeshop.pt/btt-wilier-triestina-503-29-plus-sram-gx1-preto-verde-2018/156754.html
Não conheço essa marca, nem este vendedor, alguém tem alguma experiencia? Será que vale a pena a (grande) diferença de preço? Para mim a GRANDE desvantagem que vejo imediatamente é o que referi em relação à eléctrica...
(o que me dizem dos U-lock da decathlon já agora)

Obrigado pela ajuda e apoio.
E peço imensa desculpa pelo tamanho do texto.
Abraço
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Se não tens sitio para a deixar com a RR520, chega e sobeja para o teu dia a dia ( 25km/ dia). Vê se encontras em 2ª mão, existem bikes dessas praticamente novas, baratíssimas.
Para outros voos, aí sim podes arranjar um abike melhorzinha, mas separa as águas.

Essa bike Willer/ triestina, , para o preço não está má. Mas eu nunca compraria uma bike com transmissão 1x11.
 
Se não tens sitio para a deixar com a RR520, chega e sobeja para o teu dia a dia ( 25km/ dia). Vê se encontras em 2ª mão, existem bikes dessas praticamente novas, baratíssimas.
Para outros voos, aí sim podes arranjar um abike melhorzinha, mas separa as águas.

Essa bike Willer/ triestina, , para o preço não está má. Mas eu nunca compraria uma bike com transmissão 1x11.

Obrigado pela opinião. Em relação à RR520 era a que estava inclinado, mas na Decathlon a pessoa com quem falei disse que pelo preço ficaria melhor servido com a RIVERSIDE 500, que por sinal é uma 1x9 com 36 e 11x36, daí não me assustar minimamente a 1x11 da Willer.
Mas a subida mais "técnica" que faço actualmente é a Rua do Alecrim.

PS: vi noutro post tu a falares da tua bike ser preto mate. Era mm isso que estava a precisar, algo que não chame a atenção. lol
 

mack1

Active Member
Se não tens sitio para a deixar com a RR520, chega e sobeja para o teu dia a dia ( 25km/ dia). Vê se encontras em 2ª mão, existem bikes dessas praticamente novas, baratíssimas.
Para outros voos, aí sim podes arranjar um abike melhorzinha, mas separa as águas.

Essa bike Willer/ triestina, , para o preço não está má. Mas eu nunca compraria uma bike com transmissão 1x11.

Peço desculpa pela intromissão no tópico. Algum motivo especial para a parte a negrito?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Para as minhas pernas e para os percursos que faço, ora rolantes ora com subida muito ingreme não dava ( ou tinha de andar a mudar o prato do crank consosate o perfil da volta)... Com 1X12, já teria uma racio maior... sem saltos entre andamentos, somente por isso. Actualmente tenho 2x10V
 

romaosl

Active Member
Se é para andar sempre em estrada, porque não uma de estrada? Rolam muito melhor e são muito mais leves para um preço semelhante.
 

Joseelias

Well-Known Member
Para ir para o trabalho e ficar presa na rua eu esquecia as bicicletas novas. Tens que pensar mais na função que noutro aspecto. Encontras bicicletas usadas no OLX ou sites similares por preços muito bons.

Se apanhas calçada acho fundamental teres rodas com aros de parede dupla, e se sobes a Rua do Alecrim penso que duas ou três velocidades à frente é o melhor pois aquilo é um bocado inclinado. Podes também substituir os pneus de montanha que vierem por uns de estrada com um bom balão, do género 2.1. Isto porque se tornam mais confortáveis na calçada e te darão mais tracção a subir a Rua do Alecrim com chuva (que há-de chegar) e capacidade de travagem a descer.

Essa rua ainda tem os carris dos eléctricos? Uns pneus largos evitam ficares com a roda dentro da calha do carril e caires e teres mais tracção se pisares o metal molhado. Uma vez mandei um malho na Rua do Ouro à conta disso com um autocarro atrás de mim... O que vale é que era Domingo e não vinha com pressa.

Para o que pensas fazer há bicicletas entre os 100 e os 200€ usadas mais que aptas. Muitas, quase novas e já de roda 27,5.
 
Rua do alecrim = Chiado, essa bike arrumadinha na Rua!!? mesmo boa para desaparecer... ;)
Pois... É a bike que vi e mais gostei. Até me imaginei a fazer trilhos com ela nas folgas. Uma bike daquelas bem que merece. Mas o ter de a deixar na rua... A solução melhor que me ocorreu foi dois U lock e um cadeado de disco com alarme de 120db. É um investimento de 100,00€ mas se me poupar 700...

Pedras da calçada e carris do eléctrico já metem medo com os pneus de btt 26''. O troque é não encaixar neles mas uma de estrada não me dá confiança...

Honestamente considerei comprar em segunda mão mas foram raras as que vi que não tenha pensado: "Por este preço compro uma RR e tenho garantia e assistencia."

Quanto a pneus pensei no mesmo. usar uns de BTT é desnecessário. Vi estes na net:
https://bicyclewarehouse.com/collec...e-line-dual-compound-double-defense-raceguard
Para além da desvantagem do preço alguma critica?
 

Joseelias

Well-Known Member
Em relação aos pneus tens que considerar se o quadro aceitará a largura de 2.8. Não é propriamente fino... E pesa quase um quilo. Fora isso cumprirá a função.

A menos que seja impossível guardares duas bicicletas em casa, a solução certa passa por teres uma bicicleta para as deslocações diárias que seja o mais barata, básica, fiável e menos apetecível para os ladrões. Por exemplo, uma totalmente rígida simplifica a manutenção e os seus custos, é menos apetecível para ladrões e mais leve. E compras uma segunda para a prática do Btt.

São duas funções totalmente distintas que implicam duas bicicletas com características diferentes. O que queres é usar um jipe ou uma pickup 4x4 para andar no trânsito de Lisboa, onde o melhor seria um Smart.

Se ao menos tivesses um local garantidamente seguro onde a guardar no emprego talvez pudesses ter apenas uma, mas assim não aconselho comprares uma bicicleta tão cara para essa função. Vai ao tópico das bicicletas roubadas e conta quantas foram roubadas da garagem da própria casa! Imagina o risco no emprego, mais ainda na rua. Já para não falar nos danos que o tempo lhe fará. O sol a comer a tinta e a secar as borrachas, a chuva a enferrujar as peças de aço e a entranhar-se nos cubos e eixo pedaleiro, etc.

É verdade que o mercado de usados em Portugal está muito inflacionado, mas consegues encontrar material barato adequado à função que queres e de gama superior a uma bicicleta nova pelo mesmo preço. Por exemplo, duvido que as bicicletas mais baratas da Decathlon tenham sequer aros de parede dupla. Claro que tens garantia, mas ela só será aplicada a defeitos de fabrico. Se a roda ficar empenada porque é fraca e andas em calçadas a garantia não servirá de nada.

Gastas até 100€ numa bike usada de preferência sem ter apertos rápidos nas rodas para não serem roubadas, o mesmo aperto com parafuso para o espigão de selim ou levas-o para o trabalho contigo, compras uns pneus resistentes a furos para evitares ter que estar a desmontar as rodas com ferramentas e depois compras uma bike para Btt como deve de ser.

Quanto a cadeados aconselho-te a procurar no youtbe videos de pessoal a roubar bicicletas com cadeados de centenas de euros. Há um site de ciclismo que fez um com um tipo super batido a roubar bicicletas em Inglaterra e o tempo que ele demorava a abrir os diferentes cadeados ia de dois ou três segundos para os mais fracos a pouco mais para os mais caros.
 
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Em relação aos pneus tens que considerar se o quadro aceitará a largura de 2.8. Não é propriamente fino... E pesa quase um quilo. Fora isso cumprirá a função.

A menos que seja impossível guardares duas bicicletas em casa, a solução certa passa por teres uma bicicleta para as deslocações diárias que seja o mais barata, básica, fiável e menos apetecível para os ladrões. Por exemplo, uma totalmente rígida simplifica a manutenção e os seus custos, é menos apetecível para ladrões e mais leve. E compras uma segunda para a prática do Btt.

São duas funções totalmente distintas que implicam duas bicicletas com características diferentes. O que queres é usar um jipe ou uma pickup 4x4 para andar no trânsito de Lisboa, onde o melhor seria um Smart.

Se ao menos tivesses um local garantidamente seguro onde a guardar no emprego talvez pudesses ter apenas uma, mas assim não aconselho comprares uma bicicleta tão cara para essa função. Vai ao tópico das bicicletas roubadas e conta quantas foram roubadas da garagem da própria casa! Imagina o risco no emprego, mais ainda na rua. Já para não falar nos danos que o tempo lhe fará. O sol a comer a tinta e a secar as borrachas, a chuva a enferrujar as peças de aço e a entranhar-se nos cubos e eixo pedaleiro, etc.

É verdade que o mercado de usados em Portugal está muito inflacionado, mas consegues encontrar material barato adequado à função que queres e de gama superior a uma bicicleta nova pelo mesmo preço. Por exemplo, duvido que as bicicletas mais baratas da Decathlon tenham sequer aros de parede dupla. Claro que tens garantia, mas ela só será aplicada a defeitos de fabrico. Se a roda ficar empenada porque é fraca e andas em calçadas a garantia não servirá de nada.

Gastas até 100€ numa bike usada de preferência sem ter apertos rápidos nas rodas para não serem roubadas, o mesmo aperto com parafuso para o espigão de selim ou levas-o para o trabalho contigo, compras uns pneus resistentes a furos para evitares ter que estar a desmontar as rodas com ferramentas e depois compras uma bike para Btt como deve de ser.

Quanto a cadeados aconselho-te a procurar no youtbe videos de pessoal a roubar bicicletas com cadeados de centenas de euros. Há um site de ciclismo que fez um com um tipo super batido a roubar bicicletas em Inglaterra e o tempo que ele demorava a abrir os diferentes cadeados ia de dois ou três segundos para os mais fracos a pouco mais para os mais caros.

Sim já vi esse vídeo daí ter excluído quase de forma imediata as mais caras. Mas gosto tanto da de 700€...

By the way descreves-te quase palavra por palavra a bike que tenho agora. Quadro rígido antigo de BTT. Parafusos nas rodas e no banco. E basicamente um valor de bike que não vale a pena o trabalho de abrir o cadeado.
Talvez a opção seja mesmo comprar um quadro de alumínio do mm género que o meu, mas que caiba um carreto melhor ou mm uma K7. E as jantes que dizes.

Quanto a espaço para uma segunda bike não há. E moro numa zona que tenho mais confiança que não me levassem a Bike se a deixar bem presa na rua onde trabalho que na cave.
 
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