Instalação forqueta, problema com folga

Daniel Maia

New Member
Boas pessoal!

Tenho aqui um problema na instalação de uma forqueta.

Montei, e ficou com bastante folga. Até nem sei se irá ao sítio ao montar a aranha e der o aperto final, mas prefiro antes tirar aqui as dúvidas,

Basicamente está assim:

Parte de baixo:

PICT0348.jpg


- tem aquele anel que aperta directamente na coluna da forqueta
- depois vem o rolamento, e de seguida a coluna no quadro, exactamente como se vê na foto

Depois, na parte de cima:

PICT0349.jpg


- coluna do quadro
- rolamento
- e depois no final, aquela tampa do rolamento, que se vê na foto

O facto é que está com bastante folga, estarei a fazer algo de errado, ou faltará alguma peça?
 

Daniel Maia

New Member
Ainda não foi cortada, mas irei cortar cerca de 3cm

Uma foto do conjunto:

PICT0350.jpg


PICT0351.jpg


Ainda não apertei o avanço, nem instalei a aranha, mas não me faltará nenhuma peça? Tem uma folga enorme mesmo assim
 
Sem cortares a coluna de direcção não é possivel isso ficar sem folga. Como se vê na imagem tens a coluna muito grande. Se quiseres exprimentar sem cortar a coluna tens que arranjar uns quantos espaçadores para preencher o espaço a mais. Mas parece-me que se cortares à medida e colocares a aranha e apertares deve ficar bem, penso que não falta nenhuma peça.
 

Daniel Maia

New Member
A folga que tenho é sentida horizontalmente, não na vertical. Um exemplo comum é quando se trava à frente, e sente-se a folga que existe na coluna de direcção

Uma pergunta secalhar "no sense", mas que me anda a comer um bocado o caco...uma vez inserida a aranha na coluna da forqueta, como se consegue tirá-la?
 

Pinflas

Member
A única maneira de tirar folga é simplesmente cortar a forqueta á medida e o que faz tirar a folga é o aperto á aranha, de resto é impossivel não teres folga. Para tirar a aranha é empurrares até sair pelo fundo da forqueta.
 

Daniel Maia

New Member
Mas a folga que falo não é a vertical, essa eu sei que se elimina quando é apertada a tampa em cima. A folga que digo é na horizontal. Se empurrar para os lados, nota-se a forqueta com folga na coluna de direcção do quadro..
 
Podes tirar a aranha empurrando\batendo com um taco em madeira por forma que ela saia pelo extremo inferior.

Quanto à folga pode também ser algo que detectei no passado numas caixas que tinha, que por mais que desse aperto tinham sempre folga.
Verifica se a ultima peça que colocas nas caixas antes de colocares o avanço, aquela que tem lá gravado Ritchey tem uma especie de O´ring no interior, alguns desses cones têm um Ó´ring em plastico, que por vezes ao serem forçados a entrar no tubo da suspensão alargam porque o tubo na extremidade por vezes é mais largo devido a cortarmos os tubos com as maquina dos canalizadores.
Estas maquinas que têm um pequeno disco, antes de cortarem o tubo vão pressionando o tubo obrigando a que parte do tubo se afaste para os lados e se eleve algo, pelo que o tubo pode ter um diametro algo superior na zona de corte que danifica o O´ring quando o forçamos a entrar.
Se o problema é o que descrevi a solução é simples, colocas umas voltas de fita cola no tubo da coluna de direcção onde o O´ring encosta.

Boas pedaladas
 

Daniel Maia

New Member
Exacto, o fork sleeve já está instalado na forqueta, depois os rolamentos também já tenho, os espaçadores tenho alguns, que ainda vai depender do quanto irei cortar ao tubo da forqueta, o dust cap é a tampa ritchey que postei acima, e o top cap and bolta é a aranha e tampa, que também já tenho,

Então deverá ser isso!

Qual o termos usado em Português para o centering sleeve? retentor central?
 

shelltox

Super Moderador
traduzindo á letra daria qualquer coisa como : manga de centralização !?!? mas vulgarmente não sei como se chamará
Aquilo é mais uma anilha em cunha com um corte para ser comprimida(já vi em alu e em plástico) e retirar essa folga, não é nenhum elemento de retenção
 

Daniel Maia

New Member
Agora estou com outro problema..instalei a tal centering sleeve, instalei a aranha na forqueta, e aperto tudo, fica a forqueta presa, não dando para rodar..

O que será agora?
 

shelltox

Super Moderador
Eu parti do principio que já tem o tubo da forqueta cortado a deixar uns 3mm a menos que a anilha/avanço para que a tampa da caixa possa retirar a folga, se isso se verifica é porque a cx entregou a alma ao criador.
Nesta secção, há um índice dos mais tópicos mais importantes, onde consta um sobre como montar uma suspensão('caseiramente') dê uma vista de olhos
 

edgar24969

New Member
Bom dia,

Isso não será um rolamento montado ao contrário?

A parte móvel tem que ficar virada para o quadro, caso contrário quando se aperta a aranha deixa de rodar.....

Cumps,
Edgar
 

Daniel Maia

New Member
A parte côncava do rolamento é montada no sentido de fora para dentro da coluna do quadro, certo? penso que isso está montado bem.. Isto falta-me os retentores e o-rings porque a minha kellys tem esses tais retentores na manitou slate, e eu não tenho nada daquilo

As caixas de direcção tem o conjunto completo de rolamentos, tampa, anilhas, retentores e o-rings?
 

essence_s

New Member
retentores? o-rings?Na caixa de direccção??
Só tens os copos, rolamentos,a anilha de aluminio para tirar a folga, tampa superior e uma pista inferior que é aplicada na susp.ou forqueta.
 
Top