Iniciar tubeless - American Classic MTB 26 Tubeless

Nori77

New Member
Boas,

Recentemente adquiri um par de rodas AM MTB 26 Tubeless modelo de 2010.

Pretendo iniciar-me no tubeless, nomeadamente com um par de WTB wolverine 2.1 tubeless;

Andei à deriva aqui pelo forum mas não consegui ver esclarecidas as seguintes dúvidas, pode ser que alguém me consiga ajudar:

Para usar estes pneus tenho que comprar uma válvula tubeless;

Existe algum tipo de válvula especifico para aquelas jantes? (tem que ser presta) pode ser da notubes? vi na cyclopneu;

Existe a necessidade de usar um líquido selante? (Pelo que li aqui no forum, existe a possibilidade de o líquido fazer aparecer bolhas nos pneus por deterioração das telas internas) situação viola a garantia do fabricante;

Existe algum líquido selante específico que não provoque esta situação?

Vou precisar de um compressor para encher os pneus?

Obrigado
 

zenith

New Member
Ora aqui está um tópico ao qual vou estar atento. Tenho precisamente as mesmas dúvidas pois também vou iniciar-me no tubeless através da conversão das minhas rodas.

Aguardamos comentários dos entendidos...;)
 

Nori77

New Member
Jazz, agradeço a resposta, mas que pretendo não é uma conversão, pois as rodas já são tubeless.

E a questão do líquido? não danifica os pneus pondo em risco a segurança?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Nori77

Pneus tubeless (UST + LUST) não necessitam de qualquer tipo de selante no seu interior se aplicados em rodas tubeless.

Quem a esta configuração acrescenta líquido, está apenas a "prevenir" eventuais furos que possam ocorrer.

Um abraço

NY
 

SURFAS

New Member
Elas tal como nas Mavic já deveriam de trazer as válvulas!!

O que precisas é disto (clika na foto que vai para o site da American Classic)


Tenta em

PROCYCLE
Largo do Espadanido, Loja 3A
4715-024 BRAGA
Tel: 253 006 195
E-mail: geral@procycle.pt
Contacto : Rui Abreu

Sei que eles vendem essa marca
 
Last edited:

pepelento

New Member
Tens de ter umas válvulas tubeless presta, mas além disso não servem umas quaisquer, têm de ser compridas, senão não dá. Já vi isso nas de um amigo meu.
 

Jazz

Member
Nori77, desculpa lá, não tinha percebido. Mas olha, não quero estar a teimar, mas essas rodas não são tubeless na verdadeira acepção da palavra. Se estiver errado alguém que me corrija, mas não são tubeless como, por exemplo, as mavic slr que os aros são selados. As American Classic já vêm com a fita pré-instalada, por isso é que eles vendem como tubeless. No site também diz que já vem com as válvulas, as tuas não vieram?

Ora vê aqui: http://www.amclassic.com/en/products/mtbwheels/mtb26disc.php
 

pepelento

New Member
Se as rodas vieram de um site cujo nome começa em Fizz e acaba em bikes :) não vêm com as válvulas.

Os aros não são como os shimano xtr ou as mavic slr, mas também não é como nas ztr com a fita. Têm uma espécie de plástico rijo, que não está encostado ao aro. Isso faz uma certa altura do interior ao exterior do aro, por isso é preciso uma válvula mais alta que o normal.
 

Nori77

New Member
É isso mesmo, vieram do tal site. Lá que elas dizem tubeless dizem, pensava que isto do tubeless era tudo igual...

E não vieram com as tais válvulas... tb pelo preço não sei se me posso queixar.

Como disse o Pepelento no interior trazem uma espécie de plástico rijo transparente que deverá fazer a tal vedação entre o apoio dos raios e o interior .

Os aros são bastante altos, sim.

Agora ando com câmaras (pneus wtb 2.1 weirwolf de arame + camaras c/ slime) mas já tenho uma bela colecção delas cheias de remendos, por isso lembrei-me de tirar partido das rodas serem tubeless, e quem sabe poupar algum peso na bike?

Em principio não precisarei de usar o tal liquido para vedar, ou será que tenho?

É que vi por aqui umas fotos bastante chocantes de pneus que por causa do líquido pareciam que tinham uma cobra lá dentro!
 

pepelento

New Member
De nada companheiro do pedal ;)

O fórum serve para isso mesmo, para aprendermos uns com os outros.

Nori77: as fotos que viste (e que eu também vi) eram de pneus que tinham algum tipo de defeito. Já converti com sucesso e sem nenhum problema os seguintes pneus: Kenda Karma 2.0 60 tpi, Schwalbe Rocket Ron Evo 2.1, Specialized the Captain 2bliss, Specialized fast trak lk 2bliss. E tenho um set de rodas com uns Kenda Karma tubeless 1.95 com líquido e até agora tudo 5*. Já usei liquido Joe's e NoTubes.

Os pneus tubless não precisam de líquido para vedar (os outros sim), mas é melhor pores líquido, sempre evitas os furos.

Tens umas belas rodas, um amigo meu tem umas iguais. Abraço e avança para o tubeless.
 

jTwin

New Member
Tenho essas rodas e são espetaculares, quer em aspecto quer a rolar...
Quanto às valvulas como disseram têm que ser compridas, mas qualquer loja de bikes tem, não precisam de ser da marca.
Quanto aos peneus qualquer um serve, mas quero aqui dizer o que me aconteceu. Tinha uns pneus montados noutras rodas e montei-os nestas AC em tubless e no dia seguinte após uma volta ao quarteirão, o da frente saiu do aro, com grande estrondo... que susto... É que a parte interna do aro é muito estreita em relação às anteriores rodas. Montei outro peneu com câmara e até agira todo ok. Vou para a semana comprar um peneu novo (fast trak LK) e montá-lo como tubless, com o liquido no tubes (de latex), que aliás é o que está na roda de trás.
 

Nori77

New Member
Hoje estive a reparar que a fita que trazem é bastante fina e dá para ver restos de água que entrara pelo sítio onde os raios apertam no aro.
Até ver estou satisfeito com as rodas, estes cubos já trazem uma protecção em aço no cepo, (anteriormente tinha umas com cubos AC sem esta protecção e a cassete "mordia" o cepo, sendo por vezes dificílimo retirar a cassete).

Tanto nas outras como nestas nunca tive qualquer problema tendo em conta o peso delas e o meu (96kg), foi o que me levou a comprar o "upgrade" a parte estética não foi o principal motivo da escolha, apesar de não as achar feias (retirava-lhe o letring "tubless", pois acho que está bastante exagerado.

Relativamente aos pneus, reparei que existem alguns com a designação de tubless ready. Isto quer dizer exactamente o quê?

Relativamente às válvulas, em principio estarei inclinado para as da marca pois não sei se faço asneira ao comprar algumas que possam não ser compatíveis.
 

SURFAS

New Member
Como já tenho UST desde 2002, passo a explicar:

O pneu tubeless não precisa de liquido para selar, eu uso Magic Seal, mas para o caso de furar, e o tubeless fura. Posso dizer que fiz Santiago em 2006 com um pneu com 18 furos, mas com o Magic Seal nunca deu problemas.
O pneu tubeless ready é um pneu tubeless mas precisa de liquido para vedar, pois basicamente é um pneu normal poroso, mas com o aro tubeless.

Quanto às conversões a melhor é a da No Tubes, dizerem para andar com um pneu normal com liquido num aro tubeless sem câmara é errado, pois tens o risco, e grande de este sair do aro!!

Quanto às valvas aconselho a comprar da marca.
 

jTwin

New Member
O pneu que saiu do aro não era normal mas tubless ready - bontrager revolt. Ele saiu por esteve muito tempo noutro aro e alargou??? ou ganhou a "cama" dos outros aros que têm o perfil interno maior.
Quanto às valvulas quarquer uma serve desde que tenham comprimento suficiente. As que tenho (5 euros cada) não dão problemas, mas as da AC (10 euros cada) são mais bonitas - vermelhas.
 

Nori77

New Member
Surfas, Agradeço o contacto, mas já lhes enviei um mail (procycle) há 2 dias e ainda não obtive resposta.
 
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