Indepent Fabrication Ti Deluxe - 9,80KG

miguelchedas

New Member
Boas,


Venho-vos apresentar a minha máquina de titânio, já que ainda vi nenhuma Independent aqui no Cantinho do Peso. :)

Precisava da vossa ajuda para ver onde posso ainda tirar peso, sem gastar muito dinheiro.
Como podem ver o objectivo não é ter um peso record, nem nada perto disso, mas ter uma máquina o mais versátil possivel porque também gosto muito de descer.

Comprei-a nos US e é a bike que utilizo no inverno aqui em Sintra, ou nas voltas mais curtas ao final do dia.


A montagem é a seguinte:


Quadro: Independent Fabrication Ti Deluxe (tamanho 16");

Suspensão: Manitou R7 MRD Carbon;

Cx Direç.: Chis King;

Pedaleiro: XTR M960 44-32-22;

Espigão: USE SUMO Carbon 27.2 400mm;

Selim: WTB Silverado Ti;

Avanço: Easton EA70 90mm 6º;

Guiador: Yeti ARC Carbon Sobreelevado;

Rodas: Frente - Aro DT Swiss 4.2D, cubo Hope Pro3 e raios DT Swiss;
Trás - Aro Mavic 717, cubo XTR M952 e raios DT Swiss;

Cassete: Shimano XTR M960 11 - 32;

Travões: Frente - Hayes Stroker Gram 160mm, disco Hayes;
Trás - Shimano Deore XT V-brake;

Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.25 e Kenda Small Block 8 1.95 ambos Kevlar;

Corrente: XTR M970;

Desv Tras: XTR M952;

Desv Fr.: XT FD-M771;

Shifters: XT M770;

Pedais: Crankbrothers Candy C;

Punhos: Ritchey WCS True Grip;

Chavetas: A2Z titanio ;


Seguem umas fotos, acho que é isto:

dscf0707p.jpg


dscf0708.jpg



Obrigado pelas dicas e boas pedaladas!


Abraços,

Miguel
 
Last edited:

Phalhas

New Member
Boas.
Epá esse quadro é um estrondo, de sonho e merece muita atenção.

Vou jantar e depois tendo dar umas dicas que isso merece muito mimo.

Todas as minhas bicicletas têm quadros em ti, mas nada que se compare a uma IF. (Uma Litespeed Sewanee, Uma Van Nicholas Tuareg e uma Litespeed Ghisallo de estrada)

Já volto e parabéns.

Abraço e bem vindo ao Fórum e a este Cantinho.

Rui
 

koizu

New Member
Uma bicicleta discreta, com uma montagem diferente do que se tem visto nos últimos tempos e um ar bastante leve.

Uma pergunta, usares travão de disco e v-brake não te atrofia um bocado?

tudo de bom
 

David Raquel

Active Member
Espetacular este quadro! Talvez um pouco pequeno para ti não? :D

Independent(emente :lol:) de tudo gosto muito do aspecto final, adorei a conjugação de cores do quadro com o selim!


Pela foto não dá para perceber mas o quadro tem apoio de disco atrás? O meu conselho para tirar peso ia para a troca de rodas e passares o travão traseiro para disco também (caso tenha apoios). Uns cubos Chris King ou White industries com uns ztr crest caíam aí que nem ginjas :lol:

Depois esses pedais também não são dos mais leves...mas dava jeito saberes qual o orçamento!

abraço

David
 

RTC

Super Moderador
Pois, sem orçamento podemos estar aqui a debitar sugestões sem parar. :D

Para um quadro dessa categoria, além das rodas (bem sugeridas pelo David), alterava o espigão selim para um Thomson Elite (se der um Masterpiece) prateados e um avanço igual.
Guaidor podias por um recto com algum recuo, tipo um Salsa ou um Sintace Duraflite (um Vector VRO se quiseres manter lowrise).
Com alteração das rodas, talvez uns travoes XTR ou Magura.
Pedaleira ficava bem aí uma Rotor Agilis.
 

pimentoski

New Member
o aspecto é que realmente não tem o apoio mas podes sempre instalar um adaptador da A2Z semelhante a este:

2932603074_5706708d53.jpg


4084972506_e65898e1af_o.jpg


procura no google por "a2z disc brake adapter" e encontras mais fotos e lojas onde se vende.


penso que a bicicleta merecia umas ZTR com 2 discos...
 

miguelchedas

New Member
Boas,

O quadro não tem mesmo apoio para disco atrás, dai estar com v-brake o que acho que vou manter porque em termos práticos não me faz diferença e não gosto do aspecto do adaptador num quadro destes.

Quando comprei a bicicleta vinha com espigão e avanço da Thomson que acabei por mudar para aumentar o comprimento da bike que o tupo superior é bem curto. Assim está mesmo à medida e fico mesmo bem encaixado na bike.
O avanço Easton pesa 140 g e o espigão de 400mm uns 200g, de modo que ai acho também não ganharei muito peso.

Relativamente ao guiador tem mesmo de ser sobre-elevado que se adequa melhor ao meu estilo de condução. Poderia eventualmente tentar algo mais leve mas este USE pesa 180g, de modo que não sei se será muito fácil...

Estava mais a pensar numa boa roda para trás, com um cubo Pro3 da Hope ou com cubo da Chris King... :) Que aros leves existem ainda para v-brake?

A pedaleira está a pesar com eixo 800g certas, será que consigo tirar ai muito peso e valerá a pena mudar o eixo Shimano que deve ser pesado?

Já agora o orçamento à partida não está definido, mas é conforme me vai dando para gastar na titânica, na carbonica ou na retro de aço.

Porque gosto também de ler, vou partilhar um bocado da experiência que tenho com ela, e há duas coisas que adoro na bike:

- Consegue ser ao mesmo tempo muito ágil e estável a alta velocidade, conseguindo descer ,sempre que não haja muito calhau do grande, à mesma velocidade de bikes suspensão total XC. É também muito confortável e raramente tenho de abrandar em descidas por causa do comportamento/nervosismo da traseira, como acontece com rigidas de aluminio...

- Apesar de a bike aparentemente parecer não ter o mesmo andamento comparativamente com a minha Giant Trance Advanced de carbono, não parece tão nervosa em aceleração, chego a casa com médias de mais 2km/h. Isto nas minhas voltas normais de terra em Sintra, em que chego a médias quase de 20 (para o meu kit de pernas é excelente...)

Não me alongo mais que isto já está aqui um grande testamento....


Obrigado a todos pelas sugestões e abraços,

Miguel
 
Este quadro é mesmo um estrondo!
Na minha opinião parece mesmo que o quadro é muito pequeno. Eu optaria talvez por trocar o espigão para um thomson recuado mas virado ao contrário, para pedalar mais em cima do eixo pedaleiro e não tanto em cima da roda traseira. Depois para voltares à tua posição colocarias um avanço KCNC mais comprido. Eu optaria por um guiador recto KCNC (o visual fica mais clean), mas para não baixar muito a tua posição passava umas anilhas da direcção para baixo.

Tirar peso, além dos periféricos atrás enunciados, faria uma montagem de rodas mais a 'combinar' convertida em tubeless, trocaria do disco da frente para um hope, manípulos SRAM Attack (entretanto podias retirar o visor dos teus actuais), e depois mais uns bling blings por aí...
O selim mantinha. Fica mesmo muito bem esteticamente.

Uma coisa que não percebo é esse pneu de trás! Então isto não é uma bike de Inverno. O SM8 é mais para piso seco! Eu optaria por um RRon ou um RRalph 2.1 atrás, e assim ficaria a 'combinar' ;)

ps. nã tens as manetes de travão demasiado na vertical. A posição das manetes deveria ser: quando estás sentado na bike com as mãos no guiador, a direcção das manetes devia ser a mesma direcção/ângulo dos teus braços.
 

Estanislau

New Member
Bom dia,

Que bela maquina sim senhor.

Agora posso falar que e afirmar que o titanio é o rei dos materiais.

A IF foi uma das marcas que analisei ao pormenor e que serviu como base para algumas idéias do meu projecto.

Parabens pela escolha.
 

nogueira.nuno

Active Member
...ps. nã tens as manetes de travão demasiado na vertical. A posição das manetes deveria ser: quando estás sentado na bike com as mãos no guiador, a direcção das manetes devia ser a mesma direcção/ângulo dos teus braços.

E que o quadro sendo pequeno 16" ou o Dono enorme (??) para Ela ficas muito a frente devido também ao comprimento do quadro e por isso elas devem estar assim instaladas, se tivesse um Espigao recuado ao contrário como sugeres ainda ficava pior, ou seja, mais a frente.

Realmente não sei as dimensões do Dono mas para o que vejo sendo o comprimento visivel do Espigao de Selim do mesmo comprimento do tubo vertical do quadro acho que foi apenas um Bom negocio mas de um tamanho pequeno.

Na minha opinião para valorizar o quadro que e acho que tens e que ajustar e equilibrar os componentes na bike.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Mas que bela bike!

Tens aí coisas que podes mudar, mas também tens muita coisa que acho que deves manter.
Na minha opinião deves manter o pedaleiro XTR, que fica aí muito bem e esse mais antigo não se vê todos os dias, assim como o desviador traseiro, além de que não são pesados. Esse espigão e selim também ficam aí bem. A R7 então está excelente. O facto de ter v-brake atrás e disco à frente até acho que fica bem, e os Stroker Gram também já são muito bons e mesmo leves.
O que podes trocar mesmo são as rodas. As Notubes ZTR 355 têm uma versão para disco e outra para v-brake. Cubos Chris King numa montagem destas seria do melhor que há, mas cuidado com as cores, nessa bike eu evitava cores e bling blings. Os Dtswiss 240 ou American Classic são outras opções mais leves e baratas que também não deixam ficar mal.
Shifters e desviador da frente XTR baixavam o peso e fariam melhor conjunto, mas o desviador da frente para ser excelente tinha que ser um XTR dos mais antigos, prateados, mais leves e mais old school, tal como a bike pede!
O avanço e guiador ficava bem um conjunto da Syntace ou da Race Face, ou mesmo avanço Syntace F109 e Guiador Race Face Next SL Rizer! Evita componentes KCNC, são muito banais para esta bike!
Keep it simple!
 
nogueira.nuno,
Como disse, após a instalação do espigão recuado ao contrário, eu sugeri acertar a posição: avanço mais longo (e fica com ar old school) e posição deste mais em cima.
Atenção que eu só sugeri isto do espigão virado porque (está à vista!) este quadro é minúsculo para o utilizador, de forma que, com o espigão como se encontra (muito longo), está a colocar muito peso na zona de trás da bicicleta.

FiCaçador,
Concordo contigo quando dizes que os componentes KCNC são banais, aliás, na minha opinião são os componentes mais banais que existem actualmente no mercado, mas acho que têm das melhores relações preço/peso.
Em relação aos bling blings discordo contigo. Na minha opinião um aperto de selim, uns apertos de rodas e uns cubos, tudo em prateado como o da caixa, acho que ia ficar fantástico! Peço desculpa se a interpretação 'bling bling' sugeriu algo extravagante, excêntrico e berrante...
 

miguelchedas

New Member
Boas,


Grandes dicas, obrigado! ;)

O avanço já experimentei mesmo todas as medidas entre 80 e 110 mm, e cheguei até a comprar um KCNC de 100mm, mas gosto mais da posição de condução deste de 90mm que fica mais fácil de levantar a roda da frente e as duas rodas em movimento...

E eu não sou grande, tenho 1.75m, mas gosto de pedalar mais cá a trás para ter melhor posição para descer.
A posição das manetes mais vertical é mais uma das pancadas que sempre tive, apesar de fazer essencialmente XC sempre gostei das manetes assim para quando desço sem estar sentado.
Bem sei que a bike eventualmente ficaria melhor com uma montagem XC mais clássica, mas isso não se enquadrava no andamento mais agressivo que costumo imprimir... (tenho de experimentar voltar ao guiador plano a ver se me adapto...)

Relativamente ao pneu de trás vem aí um Crossmark 2.1 Exception para subsituir o SM8 durante o Inverno, que o SM8 com raizes molhadas é um desastre...

Vou também trocar a roda da frente por uma Hope XC3 com rotor incluido e ZTR 355, que me deve tirar umas 100-150 gramas relativamente a esta, e os pedais por uns Crankbrothers Candy 4Ti.

Para trás o aro deverá ser um ZTR para v-brake, com um cubo Chris King ou Hope. Será que um cubo dourado ficava aqui bem ou ficará melhor uma cor mais sóbria?

Obrigado a todos pelos elogios e sugestões, e espero que nos encontremos em breve pelos trilhos de Sintra.


Abraços,

Miguel
 

ignite

Member
se gostas de descer acho q é bom manter o guiador, ou entao um rize menos acentuado.
perdes posição e conforto com um guiador recto, esse sempre dobra um pouco mais.
 

nunix

New Member
Boas,

Não poderia deixar de comentar este post, este é sem dúvida um dos quadros mais raros e, arrisco-me a dizer, "especiais" que já passaram por este Fórum ;)

Quanto a sugestões para baixar o peso, sem perder fiabilidade de utilização, sugiro:

Rodas - Tendo em conta que vais montar a roda Hope Pro3 c/ ZTR 355 à frente, eu colocaria atrás a mesma conjugação mas com aro de v-brake, no conjunto deves emagrecer a bike em cerca de 300gr;
Selim - Podes montar um Tune SpeedNeedle e ganhas 100gr;
V-Brake traseiro - Substitui o XT por um Avid Single Digit SL ou Ti e deves ganhar mais 85gr;
Guiador - A troca do Yeti Arc por um Easton Monkey Lite SL deve permitir um ganho de 50gr;
Desviador frente - Troca o XT por um XTR FD M952, deves ganhar mais 50gr e fica a condizer com o desviador traseiro;
Avanço - Um Syntace F99 deve permitir um ganho de 40gr;
Pedais - Com a troca para os Candy 4Ti deves ganhar cerca de 110gr;

Ou seja, no total deves emagrecer a bike em 700 e qualquer coisa gramas, o que significa que a bike ficaria próximo dos 9Kg, sem qualquer perca de fiabilidade.

Abraço
Nuno
 

Jazz

Member
Que belo quadro, já me ando a babar por um em titânio há uns tempos! Qualquer dia. Vou seguir atentamente este tópico.

Só uma sugestão, corrige o nome "Independent" no título, pois como está não aparece o tópico na procura.
 
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