Incrementar rigidez nas rodas

#1
Bom dia,

Tenho uma Spark 930 de 2015 e com os treinos e o passar dos km começo a encontrar coisas que menos gosto na bicicleta.
Os tempos não estão para loucuras a nível monetário e sou da opinião que se vá mudando os componentes à medida que vamos evoluindo juntamente com a bicicleta.

Neste momento começo a sentir alguma fragilidade/flexibilidade, principalmente lateral, nas rodas.
Vamos por partes:
Cubos: São Shimano Deore M618, 15mm frente e X12 atrás. Não quero e nem acho que precise investir em cubos diferentes, enquanto estes tiverem saúde vão ficando, quando não der ai sim penso noutras rodas completas.
Raios: DT Champion 1.8mm enraiados com 3 cruzamentos e cabeça em alumínio. Acho que a solução passa por aqui. Consigo colocar raios mais rígidos e mais leves? Uns de dupla espessura 2.0/1.6/2.0 conseguem uma melhor rigidez ou melhor que os 1.8mm só uns 2.0/1.8/2.0? As cabeças de raio também me parece melhor mudar para latão, não?
Aros: Syncros XC39 com 32furos com eyelets (não sei como chamam isto em português). Nas especificações no autocolante do aro diz uma tensão recomendada máxima dos raios 1200N, 3bar de pressão máxima. Percebo pouco disto mas dá-me a ideia que o aro seja mais ou menos, pode é ser muito pesado... Vale a pena mudar os aros também ou só com os raios fica bom?

Da vossa experiencia o que posso mudar de modo a ficar com uma coisa em condições, se for possível mais leve e a gastar o mínimo possível!

Resta mencionar que peso 73-75kg (sem equipamento) e faço de tudo um pouco, do XC ou Trail, técnico, estradões, pedra, lama, depressa, devagar, os drops apenas para passar uns troncos ou outros obstáculos.

Aguardo respostas, obrigado!
 
#2
A minha opinião é que se queres mudar alguma coisa muda logo as rodas completas.
Os cubos deore são muito fracos, e são de esferas, ou seja, se não andares sempre a fazer-lhes manutenção rapidamente vão à vida, quanto aos raios e aros não te posso dar opinião. Sei sim que não é qualquer pessoa que enraia uma roda com qualidade
 
#4
Compra umas rodas novas se não estás satisfeito com essas. Não te esqueças de ver se os discos são IS6furos ou centerlock
Tens MAVIC crossmax ST ou crossroc WTC... mais em conta a Crossride
http://www.mavic.com/wheels/mtb#/29.../3-1_filter+/all-mountain-/-enduro/2-1_filter
Depois tens DTswiss...
http://www.dtswiss.com/Wheels/Overview

Também tenho pessoal com bom feedback com as blackjack ( made in portugal), penso que a Bike zone as venda.
http://www.blackjack.pt/mountain_bike/Produtos.aspx?title=BTT&idioma=pt

Mas afinal qual o teu orçamento? 200€, 600€, 1000€?
 
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#5
O discos são CL.

Não sou muito a favor de montagens de fabrica embora haja boas rodas de uma ou outra marca prefiro montagens personalizadas.

De momento não posso dispor mais de 300€. Ou opto por um conjunto dentro desses valores ou invisto de momento apenas na roda dianteira (é a que me afecta mais no momento) e mais tarde adquiro a roda traseira.
 
#6
Por esses valores arranjas umas DTswiss x1900 ou umas crossroc que já são rodas bem fiáveis e ambas tubeless ready. Tens tambem as RCZ com aros ztr, os cubos são semelhantes aos novatec, mas estas são menos robustas que as que te indiquei anteriormente. Se fosse eu optava por rodas com IS6 e mudava os discos, poupas peso e tens mais variedade de discos e rodas.
Por 266€ compras as compras as Mavic já com pneus, ou as DT sem pneus, já com fitas e valvulas... O resto dá para os discos
 
#7
Concordo com o tininho...
Mas não percebo a tua afirmação em que escreves que preferes rodas com montagens personalizadas!!!? e se depois não funcionam e/ou continuam com componentes menos bons, se não tens conhecimentos para escolher/ efectuar a personalização, porque queres enveredar por esse caminho? Parece-me um ideia contra producente, parq quem pretende dispender 300€.

Tenho lido por aqui que na Binaclinica, em Lisboa, fazem esse serviço e vendem/ montam rodas personalizadas, o que posso dizer é vai lá leva as rodas e vê o que te dizem/ aconselham.

Compra umas rodas nova mais rigidas e com cubos melhores ( vais notar muita diferença no rolar... eu tive umas TAURUS2000 com cubos DEORE.. são uma treta, alterei para umas DT SWISS TRICON XM1550 e chego a passar por muita 29 ( tenho 26), em descidas se levar a mesma embalagem no ponto de partida. Ganhei pelo menos 5km/h em descidas em roda livre e noto menos resistencia ao rolamento. a rigidez das rodas também é bestial, notei muito.
guarda as que tens, pois nunca se sabe se precisarás de umas rodas suplentes... ;)
Mais não te posso ajudar. e desejo que faças uma escolha racional.
 
#8
Prefiro rodas personalizadas pelo mesmo motivo que o tininho fala dos discos. Variedade!
Por neste momento não poder despender mais de 300€ não quer dizer que num futuro próximo não possa adquirir umas rodas personalizadas de 700€. É mesmo por esse futuro próximo que queria ver se arranjava maneira de corrigir essa situação na rigidez das minhas atuais rodas gastando o mínimo possível.
Quanto aos conhecimentos na área das rodas ao passar de 26 para 29 esses conhecimentos dissipam-se. Umas ZTR Crest com raios 2.0/1.8/2.0 e cubos XT na 26 era um setup bom para o que eu fazia, era sempre a partir pedra, de 6 em 6 meses quando mudava o liquido mandava rever as rodas e muitas vezes vinham de lá sem qualquer reaperto, mas testei na 29 um setup idêntico só com a diferença no cubo (era um FW N-Light) já não me agradou. Acho que para uma 29 ter a mesma rigidez tinha que ser o ARCH EX.

Obrigado na mesma pela vossa partilha de opiniões.