Impostos Alfandegários num Quadro

Olá colegas do pedal.

Não sei muito bem se este é o local indicado para a colocação deste posts, por isso, desde já peço desculpa se for causar trabalho aos srs. moderadores.

A questão é a seguinte:
Estou a pensar adquirir um quadro no ebay. Até aqui não existe problema! O problema é que o quadro em questão vem de Taiwan!
Desta forma gostaria de estar preparado/informado de como seria em relação aos impostos alfandegários.
Alguém tem experiência de alguma coisa do género que veio da Ásia?

Desde já muito obrigado,
Bruno Silva
 

XperMatoZoiD

New Member
Boas,
Faço anualmente algumas dezenas de compras principalmente no eBay... Tento sempre arranjar artigos que estejam na UE mas por vezes sabemos que não é de todo viavel, compensando mandar vir de fora, ainda que arrisquemos as ditas taxas alfandegárias...
De tudo o que já mandei vir da Asia, apenas equipamentos electronicos ficaram retidos... de todas as peças de bikes que mandei vir (guiadores, avanços, bottle cages, selins, etc...) nada ficou retido, MAS, neste caso estamos a falar dum quadro... algo que virá numa caixa grande e que chamará certamente a atenção dos senhores fiscais alfandegários.
A ficar retido, conta com a taxação do IVA sobre o valor pago (artigo e portes)... sim porque eles fazem os calculos pelo valor total pago e nao pelo valor do artigo, senão era a malta a vender artigos a $10 e a cobrar de portes $100... :p e conta também com as taxas de verificação aduaneira (taxa de abertura e taxa de verificação/controlo) que são o mal menor, mas nao deixa de ser dinheiro...

Também já pensei em mandar vir do eBay, um quadro em carbono para mim, para montar uma bikezita assim só para a brincadeira, mas compensava mais mandar vir mais que um... pois ha formas de contornar o problema da alfandega caso mandes vir mais que um, pagando apenas o imposto referente a um dos quadros... ;)
 

Enófilo

New Member
Olá Bruno,

Não sei se o quadro que vais comprar vem por portador ou por via aérea ou maritima.

Pela experiência que tenho, se a mercadoria vier por via aerea ou maritima, solicita uma Factura Proforma com preço de venda mais frete até ao destino (também podes opta por seguro). De seguida contacta um despachante e ele melhor que ninguém saberá quais as despesas de desalfandegamento e os direitos de importação. Assim sabes o preço final

Se vier por portador, fica mais barata pois não pagarás o frete (caso oportador não tenha excesso de bagagem) e poderá passar na alândega. No entanto contacta um despachante para saberes quais os impostos a pagar.

Se conheceres muito bem o vendedor e depois de saberes os percentuais dos direitos de importação do quadro mais despesas de desalfandegamento (caso não venha por portador), ainda te pode ficar mais barato...


Boas compras

Enófilo
 

Padrinho

New Member
Aproveito também para avisar o user em questão que alguns vendedores de países com menos controle bem como os compradores (pois estes também gostam), têm a mania de declarar ofertas ou valores abaixo de compra para fugir aos impostos. A malta na alfandega não é parva e se forem chamados é melhor terem uma explicação plausível. Não convém falsificar os valores.
 
Last edited:

Fourmag

Member
Boas,

Eu comprei um Voodoo Canzo no Ebay e paguei cerca de 30% mais com os impostos, desde IVA, imposto aduaneiro e penso que ainda há outro. Mesmo assim compensou em mandar vir o quadro. Ficou por menos de metade do preço praticado aqui. É uma questão de fazer contas.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 
Top