Ideias para guardar a bike em segurança

chicos112

New Member
Eu tenho a minha na garagem, mas também vivo numa casa e para poderem roubar a bike tem de arrombam um dos dois portões electrónicos de aço e desligar o alarme e ainda abrir outro portão visto ter um no mínimo 20metros entre os portões (local onde se lavam as bikes/carros).
 
Acho que já vi alguém que montou umas mini roldanas no tecto de uma divisão da casa, assim, por falta de espaço içava a bike até ao tecto e pronto. Não interferia com o espaço cá em baixo.
Pode-se sempre colocar um abatjour e dá ares de candeeiro.

A pior dificuldade será convencer a esposa, mas afinal elas serão bem compreensivas no que respeita a levar-mos as nossas "amantes"(bikes para casa em detrimento de serem roubadas.
 

npaixao

Member
Talvez uma das 1ªs ideia deva ser:
Colocar/disponibilizar na internet (no geral) e neste ou outros fóruns da especialidade o mínimo de informação possível que possa levar à localização da bike ou do seu dono.
Ter os perfis dos fóruns com o mínimo de informação pessoal ou limitar o acesso a ela nas opções de privacidade (nos fóruns que tenham essa opção, estilo facebook), não colocar fotografias da bike em interiores ou exteriores ou ruas facilmente identificáveis.
Se pesquisarmos posts por utilizador, poderemos encontrar alguns relatos de passeios e saber os locais habituais de partida ou chegada e seguido-o, facilmente dar com a casa. Depois é só passar uns dias a observar rotinas e escolher a melhor oportunidade para o roubo.
A informação do perfil juntamente com algumas fotos é o essencial para se chegar a qualquer bike deste fórum.
Muito cuidado nas apresentações e nas fotos da "menina".
Todos gostam de mostrar as bikes que possuem, mas nunca se esqueçam que este fórum é Público.
Ao aceder a fóruns facilmente se percebe que a informação disponibilizada pala maioria dos donos das bikes costuma ser excessiva, permitindo que muitas das vezes esses azares aconteçam.
Se quiserem por fotos, usem paredes com fundo branco onde não apareça mais nenhum elemento.
Cuidado com todos os posts que colocam no fórum pois são fáceis de pesquisar no perfil.
Perfil mínimo.
Há, e realmente só rouba as bikes caras quem percebe do assunto. Eu se me puserem vário equipamento de parapente, surf, pesca submarina, ski, etc... à frente, eu não faço ideia de qual é o mais caro e apetecível para roubar.
A descrição é a principal forma que uso para proteger a bike, assim só tenho que me preocupar com pessoas locais ou da vizinhança e que residam fisicamente próximo de mim.
Para quem tem box ou garagem comum, não será descabido fazer um pequeno compartimento em bloco de cimento com algumas placas de ferro soldadas à mistura, com uma porta de ferro espessa e com um bom sistema de tranca. Para rebentar isto só mesmo à marretada, o que também pode acontecer.
As portas das boxes eléctricas ou não, como já foi postado, são muito finas e fáceis de rasgar e cortar, os trincos que usam também não oferecem segurança para larápios com as ferramentas adequadas.
 
Last edited:

viriatodasilva

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boas.

tudo é passivel de ser roubado. basta que haja vontade. e se adicionarmos descuido da parte do dono, então, a ocasião faz o ladrão. o mais seguro é debaixo de olho. mas como não podemos estar 24h00 a vigiar, então é investir num bom cadeado e nunca deixar a bike num sitio onde seja visivel ou percetivel que esteja là algo de valor. mas isso é senso comum.

quedas suaves,

ricardo
 

619619

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Ainda hoje a minha bike tava com um cadeado e tinha 6 ou 7 pretos ao pe da bike eu cheguei peguei nela e eles vieram atras de mim mas consegui escapar.
 

jemb

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Para quem tem várias bicicletas ou objectos grandes nos arrumos (que com a bicicleta agarrada não passam na porta), basta usar um cadeado de corrente (como se usa nas motas).
Outro aspecto fundamental é terem sempre as bicicletas bem documentadas (várias fotografias, número de quadro, etc).
Penso que as seguradoras têm que incluir o valor das bicicletas como "recheio", mas não estou certo disso.
 

JP_AM

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Eu tenho a minha na box mas o portão da mesma foi alterado. Mudei a fechadura convencional por uma mais complicada de abrir, ao contrario da fechadura convencional que ao fechar-mos entram 2 ferros com pouca espessura numas ranhuras que estão na chapa a volta do portão (muito fáceis de partir), no novo sistema que coloquei tem 4 "braços" que nas pontas tem tipo uns cilindros arredondados de aço com grande espessura que entram pela chapa do portão e passam para a parede. Tenho um desses cilindros em cada lado do portão a entrar nas paredes laterais da box e outros dois muito resistentes a entrar para o chão...depois de fechado nem se mexe, não vou dizer que é impossível abrir mas era preciso arrancar todo o portão e demorar muito tempo e em apartamentos os "gatunos" não se iam sujeitar a ser apanhados o mais que pode acontecer é danificarem o portão mas entre isso e levar a menina...que empenem o portão todo :D espero ter explicado bem o sistema e ter deixado aqui esta boa hipótese..o meu cunhado sempre guardou em casa depois de ver o sistema e a sua robustez aplicou na box dele também e ate a data ja levaram bikes de outras garagens e das nossas 0. Abraço e boas pedaladas
 

JP_AM

New Member
Eu tenho uma giant trance x2 a alteração ao portão não sei de momento o preço exacto mas andou entre 200-300€ tudo pronto materiais mais a aplicação do mesmo.
 

Vipauer

Member
Boas pessoal,

Embora a minha "bina" não valha mais que €250 está na garagem... basicamente são garagens individuais com portões seccionados e mecanismo Ditec.
O problema reside no seguinte. Vendo a imagem:

Dá para reparar que além do sistema automático existe um sistema manual de "destrancamento" pelo lado de fora que consiste nisto:

Simplesmente é um canhão próprio em que o cabo metálico liga ao sistema de desbloqueio manual do portão.

Em principio irei remover este sistema manual de abertura e ligar ao motor 2 baterias de 12v em série (para fazer 24v) fazendo com que quando falhe a luz tenha na mesma o sistema operacional.


O que acham?
 

Headless

New Member
O ideal para portão de garagem são daqueles que abre a porta toda para cima ( não seccionado como esse ) e ter depois uma porta de homem para o caso de falhar o motor/energia.
 
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