I Maratona de BTT MAção - 18/11/2012

flaviosantos

New Member
boas

Parece-me que cabe a mim abrir o topico !!!

Partida com um ligeiro atraso mas com 1 speaker a avisar dos perigos , placas e fitas como deve ser...
Quanto ao percurso da meia maratona pois foi o que fiz , bem durinho mas nesta zona nao deve ser facil evitar subidas e descidas pois e só o que há mas muito LINDO! Parabens
Marcaçoes estavam um pouco fracas , havia estradoes onde nao havia fitas durante 800m e depois havia lg 2 seguidas no mesmo estradao. Deixo aqui a dica que devem estar menos espaçadas pois gostamos de saber que vamos bem e estamos confiantes sem a preocupaçao se devemos voltar a tras para ver se havia alguma fita.
Colocar cal nos cruzamentos e entrocamentos de terra no chao pois muitas vezes so me safei porque ia a seguir o rasto da moto que ia a minha frente!
Abastecimentos nao parei (mas se foi como o almoço deviam ser brutais)!!
banhos e lavagem de bikes optimos!
Almoço - Qualidade (excelente) mas esperar para começar a almoçar as 14h e entrega dos premios as 16h é demasiado tempo!!! Deixo um conselho que devem antecipar ambas...

Premios: ESPECTACULARES !!!

Cmps e ate para o ano !!

Flavio Santos
 

flaviosantos

New Member
boas Madnez (CR)

Pois e verdade , ganhei! as ultimas 3 correram todas bem ,sem problemas na "minha mota" (Panascos , Oleiros e Mação)!!! lolol

Quantos aos tempos tb ainda nao vi nada...

Cmps
 

jo2o

New Member
Também gostaria de deixar aqui a minha apreciação sobre esta maratona.
Fiz o percurso dos 65Km que, tal como esperava, teve a sua dureza. Sei que neste território não se pode esperar algo muito fácil e, ao inscrever-me nesta distância, era algo com que contava.
Por outro lado, houve surpresas muito positivas. Quero salientar o empenho da organização em desenhar um percurso muito interessante, com paisagens de vistas grandiosas e detalhes (pontes antigas, povoações em ruínas, "single tracks" limpos de raíz e outros, provavelmente, centenários...). Houve, de facto, pormenores muito ricos de modo a mostrar ao visitante as riquezas da região.
Nem imagino a dificuldade que terá tido a organização em procurar alternativas à passagem de ribeiras (que terão aumentado grandemente o seu caudal com a carga de água do dia anterior) com tão pouca antecedência e também por isso lhes manifesto o meu apreço.
Nota menos boa e um conselho para uma edição seguinte refere-se ao abastecimento de sólidos. Apenas houve um em 67 Km e sensivelmente a meio do percurso (30Km). Apesar de ter o essencial, penso que é pouco (haver apenas um) e tardio. Nesse momento já tinha havido subidas que provocaram um grande desgaste. Normalmente levo comigo apenas un pequeno reforço que considero "extra". Participo em muitas maratonas e raramente o utilizo pois é normal haver abastecimento de sólidos de 20 em 20Km (regra geral).
Os banhos estavam bem e o almoço nem se fala! Muito bom!
Espero que saibam manter o espírito que vos levou a desenhar este traçado e que tenham em conta as sugestões que forem recebendo. Souberam receber e valorizaram o concelho de Mação. Muitos parabéns!
- - -
Informo também que durante a maratona encontrei um cartão de memória de uma câmara fotográfica (Memory Stick Duo Adapter). Quem o tenha perdido que me informe para que lho faça chegar.
 

jansenio

New Member
Bem antes demais quero agradecer a todos os que participaram e ajudaram.... Estamos muito receptivos a todas a opiniões porque só assim podemos melhorar,, os tempo vão estar disponíveis no site do apedalar.com..

Como devem ter reparado esta foi a nossa primeira organização em eventos desta natureza... eu como praticante de BTT e organizador acho que no geral correu bem dei também para perceber que muita coisa tem de ser mudada e melhorada por isso quem participou melhor que ninguém nos pode ajudar a perceber onde estão as lacunas... Nos pontos que já falaram já deu para perceber que todos os pontos de estrada devem ter líquidos e transformar as picagens que estavam juntas com os reforços líquidos incluir também sólidos. Quanto a marcação do percurso foi demais evidente a falta de fita e de cal.... Tenho de salientar que as condições meteorológicas obrigaram-nos ate a ter de alterar os percursos. Para uma próxima estamos a pensar em fazer 55klm; 25KLM,, e gostávamos de saber a vossa opinião.... soubemos também que o inicio foi complicado devido ao funil inicial... Esta previsto também existir mais klm a rolar mas como sabem o que caracteriza o nosso conselho..

Esperamos que tenham gostado das belezas naturais que vos quisemos mostrar.... em breve vamos ter umas fotos e uns vídeos para para verem as vossas prestações....... Obrigado por tudo e desculpem qualquer coisinha.....
 

P.Bispo

New Member
Olá companheiros, fui um dos felizardos a completar os 65 (o ultimo), posso dizer que no domingo fiz uma MARATONA de BTT como à muito já não fazia, foi mesmo a roçar um extreme (que sova meus amigos, do tipo de ficar parado em cima da bike sem me mexer - duas dentadas em ambas as pernas e ao mesmo tempo-:mad:) trilhos fantasticos, paisagens deslumbrantes, passagens com a bike à mão (neste aspecto à rapaziada que gosta outros não, no meu caso sou dos que aprecio faz-me lembrar aquelas fotos das grandes travessias, e levo a coisa como parte integrante do btt) e ssssuuubbbiiiidddaaaassss dasss que numca mais acabavam:p, muita rapaziada nos trilhos, meus senhores à semelhança do ano passado estão de parabéns, bons banhos e melhor comida (até aqui fiz um mini extreme eh! eh! repeti duas vezes com os companheiros que acabaram comigo), quanto a marcações no meu caso nunca me enganei mas há que ver que o meu ritmo era baixo e conseguia ver as fitas (apesar de ter tido duvidas em dois ou tres cruzamentos-tive que me valer da experiência e procurar rastos-). Notou-se muito trabalhinho realizado por parte da organização - parabens -
Em suma podem contar com um já para o ano, porque esta vai ficar naquele tipo de agenda permanente.
Um bem haja para todos (participantes e organizadores)
P.Bispo
BTTSor
 

joaonfrade

New Member
Olá, Boas a todos. Em relação ao passeio muito durinho o mais duro que fiz até hoje em Btt! Mas gostei, pois não me importo de andar com a bike à mão se não dá de outra forma. Realmente o que o Flávio diz é verdade em todos os aspectos, aliás até faço minhas as palavras dele mas em relação ao percurso de + de 65Km. Tiro apenas a parte do almoço e entrega prémios pois eu fui dos que cheguei depois das 15h. Como tal não me afectou, mas a organização quis juntar a maioria do pessoal e até foi bem.
Vi um control como nunca tinha visto até aqui, quando cheguei à meta andavam à procura de alguém que tinha desistido e não tinha informado, mas já tinham (a organização) enviado um carro à procura. E afinal estavam a almoçar.
Realmente as fitas estavam muito mal distribuídas e o cal se o puseram não se viu... Eu fiz Km a mais pois passei uma fita e em alguns sítios havia outras fitas já com a cor gasta o que dava para confundir com as do passeio. ( Aqui só para nós, se as organizações destes eventos não começarem a tirar a fitas depois dos eventos, com o aumento de actividades que está a haver algum dia ninguém se entende...) Ainda em relação à prova, acho que se foi mais durinha foi em parte pelo tempo que normalmente se faz sentir nesta altura do ano, com a chuva a terra fica mais pesada e cada pedalada é sentida! Culpa não é vossa mas para o ano se chover muito, mais vale cortarem um bocadinho. Um single que eu sei que vos deu muito trabalho, na Serra de Santo António... não valia a pena muito poucos o fizeram montados tenho a certeza e não sei se alguém do organização o fez (não estoua desfazer de ninguém, é que o achei muito dificil principalmente na primeira parte e muito fácil para furar. Lá está aquela parte que falei no inicio , não me importo de andar à mão, quando é melhor assim!
Os Tempos e Classificações!!! Estão mal, pelo menos as dos 65Km... Eu cheguei em 9º, foi assim que vi a situação do control quando chegou o Artur Murteira com a informação de que estavam a almoçar. Tinha havido uma falta de luz. Mas o Bruno sabe em que lugar cheguei e quando o Jorge Garcia chegou também sabe que eu estáva lá a "enfardar". Não ando nisto pela competição, mas o que é certo é certo e a lista está mal!
 
Oi,Boas a todos(as)
Como sou daqueles que não olha aos tempos mas para as paisagens, só tenho a dizer... BRUTAL.
Dureza mas valeu a pena.
Se tudo correr bem pro ano já esta marcado na agenda.
Parabéns pelo esforço e a todo o STAFF.
Cumps
 

brunobtt

New Member
Olá a todos. Antes demais agradeço a todo o pessoal que veio até Mação.. em nome de toda a organização peço desculpa por alguns pequenos erros, como foi o nosso 1º evento de btt que organizámos, as opiniões de todos contam para conseguirmos melhorar em todos os aspectos. Na parte do atraso na partida, no funil ao começar, nas marcações, entrega de prémios, etc... Em relação ao percurso, tínhamos marcado todo o percurso, mas a ultima da hora fomos obrigados que alterar algumas partes do percurso derivado as condições climatéricas de sexta e sábado, o piso tornou-se muito pesado em que se tornou bastante duro e pesado, era também para passar em algumas pontes de madeira em algumas ribeiras, mas derivado ao caudal aumentou e as pontes, foram todas por agua abaixo, com muita pena nossa. O nosso concelho basicamente tem pouco terreno plano, é mais a base de subidas e descidas. Em relação ao pequeno erro informático do atleta João Nuno Frade que o tempo dele está como 05:51:32, mas o tempo real dele é 05:19:11, tem que ser alterado no site do Apedalar.

Esperamos que tenham gostado das belezas naturais que vos quisemos mostrar. Esperamos por todos vocês e muitos mais para o ANO...

Cumprimentos
Bruno Silva
 

careca6

New Member
Boa noite a todos.Rescaldo do btt de Mação.A partida foi um pouco tardia mas quando se partiu a primeira coisa que encontro é um carreiro onde perdi muito tenpo pois era dos ultimos na partida.Depois tambem o raio da minha constipação não me ajudou nada naquelas travessias de ribeiras (5) algumas com muita agua e em que se tinha de molhar o pezinho.Quanto á marcação do percurso as fitas estavam muito longe umas das outras e os cruzamentos e mudanças de direção pouco visiveis o que nos dificultava a decisão de para onde devemos ir inclusive numa povoação já perto da meta tive de perguntar a uma idosa para que lado estavam a passar as bicicletas.OS abastecimentos esses sim estavam excelentes (40kms) com muito para comer e muita simpatia de quem por lá estava.Banhos bons e com muita pena minha não pude ir á terceira parte pois parece que tambem foi muito bom.Mesmo assim fiz decimo lugar o que não estava a espera pois para min este foi o btt mais duro que fiz na vida.Valeu mesmo assim pois houve bela companhia durante o percurso e pelas belas paisagens que encontramos principalmente uma azenha numa zona de carreiro em que acho que toda a gente teve de levar a bike as costas
 

Santoss

New Member
No meu caso estou a carregar um pequeno vídeo que fiz com algumas fotos que tirei, embora poucas, a máquina estava com preguiça de sair da bolsa e uns vídeos "on-board". Esta última também teimou em bloquear algumas vezes, pelo que tive de lhe retirar as baterias varias vezes e mesmo assim ainda bloqueava, filmei até a 1ª carga dar, pois a 2ª pensei que estava carregada, ainda parei várias vezes para a ligar, mas não deu nada. Pelo menos deu para filmar "até perto" da minha aldeia.....Santos, mas era intenção ir filmando por todo o percurso. Parece impossível, mas foi a 1ª vez em adulto que andei de bicicleta junto da minha aldeia. Já sabia que o percurso era dificil, pois para além de ter sido retiradas as ribeiras, pois o que passámos foram apenas ribeiros, tendo até minha filha logo no 1º tomado um banho total com queda, e foram tiradas as 2 subidas aos moinhos junto às eólicas e ao topo da serra do Bando das Santos. Fiz o percurso com intuído de acompanhar minha filha, mas mesmo assim custou, talvez até devido ao ritmo lento.
 

Malhas

New Member
Malta,
Parabéns aos B. V. de Mação por mais uma prova de BTT no "nosso" concelho. Pelo que fui ouvindo -e que pena não poder ter constatado no terreno - as coisas correram bem e com o mau tempo dos dias anteriores, não deve ter sido fácil e valoriza ainda mais o vosso trabalho.

Depois, queria "parabenizar" a malta da Trupe que marcou presença e que bem dignificou a camisola do PEREIRO.
Como se previa, dureza como era de esperar.
- Parabéns ao Silva, pelo excelente 2º lugar na distância maior. De facto, aquele homem de Abrantes tem um andamento à parte e como diz o outro, foste o primeiro dos humanos...
- Parabéns ao Pissarreira, pelo 5º posto nos 40 km. Mesmo com as pastilhas "no mato", mostraste como se faz!
- Parabéns ao Hugo Costa, pelo 25º lugar e pelo espírito de sacrificio, masmo com os "cães" que se lhe agarraram às pernas...
- Parabéns ao Miguel Gaspar, que não sei porque não aparece na classificação, mas que todos vimos chegar, cansado mas com o sentimento de dever cumprido.
- Parabéns ao Rodrigo, pelo 43º lugar mas principalmente por ter terminado o seu percurso, mostrando que o pessoal do Pereiro não se rende facilmente!

Da minha parte, a aventura acabou cedo (km 5,5) e lembrou-me que não devemos menosprezar o material em mau estado, especialmente se for um pneu nas lonas... e tendo sido um prazer acompanhar a malta em 3 pontos de passagem, bem me custou não estar eu ali a passar. Fica para o ano.
 

joselavrador

New Member
Boa noite, para mim foi a prova mais dura que fiz até hoje, pois para alem de estar inscrito para os 40 km fui fazer os 65 KM, não estou habituado a estas distancias e as pernas nos ultimos 10 km ja não queriam pedalar mais mas devagarinho se vai ao longe e la cheguei com o 7º lugar dorsal nº65.

Marcações - Razoaveis
Abastecimentos - Bons, com tudo
Banhos - Bons
Almoço - Bom
Premios - Muito bons

Para o ano la estarei de novo

Agora só um a parte, fiz a minha inscrição no site apedalar com almoço, dorsal e t-shirt personalizados paguei 16.50€, quando levantei o dorsal nem reparei mas quando cheguei a casa fui ver a t-shirt vi que não tinha o meu nome, vou ver o dorsal tambem não tinha o meu nome, não sei se aconteceu a mais alguem paguei a personalização e fiquei sem ela. Foi um abre olhos para a proxima, obrigado a apedalar.
 

Santoss

New Member
Aqui vai um vídeo resumido do que filmei, no passeio BTT dos Bombeiros Voluntários de Mação em 18-11-2012.
Estas imagens foram mesmo capturadas dia 18-11-2012, mas no vídeo vem o ano de 2007, pois máquina desconfigurou a data devido a ter estado algum tempo sem bateria. depois disto já acertei.

[video=youtube;2Ce80OyZTXk]http://www.youtube.com/watch?v=2Ce80OyZTXk[/video]
 
Top