I Maratona BTT - Aldeia Viva

PedroFlecha

New Member
Gostei desta prova,muito incentivo nas subidas aqueles cartazes,foi muito criativo num, dia bem quente,tivemos que beber umas bjecas. Mas tínhamos que abastecer bem nos abastecimentos,o calor e a dureza,nao facilitava,gostei estão de parabéns,e já fiz ai ciclismo a uns vinte e tal anos,abraço,camaradas.
 

Tiago_Martins

New Member
O percurso estava impecável, gostei da vossa criatividade com os cartazes e com o crocodilo na ribeira :D penso que deviam melhorar, no espaço dos banhos, a água fria soube bem mas o espaço era muito reduzido, e também na maneira como controlavam as chegadas.... e se calhar à conta disso devem demorar a sair as classificações... no entanto para uma 1ª Maratona estiveram muito bem!!
Agora que venham as classificações e as fotos
 
Rescaldo + Fotos

Olá a todos, participantes e Organização.

Antes de mais damos os parabéns à Organização pela coragem em levar adiante este evento, que sem dúvidas foi memorável, fazendo reviver a áurea época em que por aquelas paragens grandes eventos de ciclismo ali decorreram, como decerto alguns Vet. B e muitos Vet. C devem recordar com saudade.

Pela prova que nos apresentaram mereciam ter tido mais participantes, mas daí julgamos que iriam ficar mais a descoberto falhas que foram desculpáveis por sermos poucos, as quais abaixo abordamos.

Para quem, como nós, nunca tinham ido ao Pereiro, vimos-nos atrapalhados para dar com o estacionamento (junto à igreja), faltaram mais umas placas de indicação.

O Secretariado funcionou bem, para o trabalho que teve. As ofertas foram sensacionais para o preço pago por inscrição.

A zona de partida deveria ter sido realizada num local mais amplo, mas à falta de melhor, não foi mau. O speaker referiu as batidas do relógio da igreja como som a considerar, mas por azar não se fez ouvir o sino atrapalhando um bocado as coisas, sendo dada a partida de forma menos primorosa.

O percurso teve a sua dificuldade física e técnica, mas o normal por estas paragens, acima de tudo foi muito diversificado e bastante divertido de realizar. O calor foi um inimigo a combater apesar da fresca brisa da serra ter ajudado, bem como, haver sido distribuída água fresca em diversos pontos, provavelmente não da maneira mais correta para aqueles que competiram por uma boa classificação, uma vez que na maior parte das ZA não estavam "à mão de semear". As marcações estiveram a bom nível e foram colocadas placas personalizadas bem originais e engraçadas. Os colaboradores todos eles muito simpáticos, com autoridade (GNR) e staff nos cruzamentos onde se previa maior perigo.

A chegada esteve colorida com alguma assistência e até havia dispositivos para lavar as bikes, já os balneários foram apresentados num local que pouco despacho deu com condições reduzidas e ainda para mais servindo tanta gente.

O almoço atrasou face à hora prevista e quando começou a ser servido - de forma muito ordenada e com doses avantajadas, foi demorado para a quantidade de pessoas em questão, revelando alguma confusão do outro lado do balcão. Concerteza teria resultado melhor as carnes haverem sido "despejadas" para travessas e colocada a comida em linha de self service, pois assim cada um tirava sensivelmente o que queria comer, poupando-se em trabalho para a Organização e em comida que se terá desperdiçado por vir em excesso, uma vez essa opção foi totalmente tomada por quem servia os tabuleiros. O racionamento da cerveja também não foi bem aceite por aqueles que optaram por essa bebida.

A entrega de prémios, na nossa opinião, pecou por ser tardia em cerca de 30 minutos, pois muitos (entre eles vencedores) já haviam abandonado o local.

Agradecemos a disponibilidade, simpatia e atenção que foi dada aos 2 elementos da Zona 55 (João Valério - imagem onboard e Sofia Lopes - fotografia, principalmente pela deslocação para captação das fotos.

O nosso vídeo será publicado nos próximos dias (as imagens estão um show, valeu a pena ir devagar...), para já fica o link para as nossas fotos:
Temos ainda a informar que este evento será alvo de rescaldo na próxima edição da revista "O Praticante", também disponibilizada online. A quem pretenda posteriormente ter um exemplar, é favor contactar-nos para o nosso mail geral (zona55biketeam@gmail.com).

Continuação de boas pedaladas!!!!
Pela Zona 55, João Valério
 

flaviosantos

New Member
boas

acho que esta maratona tem pernas para andar , pelo empenho das pessoas,pelo preço e pelas condições oferecidas ao participantes...
quanto aos banhos foi logo mencionado que quem tivesse interesse em tomar banho de agua quente e com melhores condições teria de se deslocar 3 kms ate ao Macao...
Na minha optica o único ponto menos positivo esteve relacionado com os abastecimentos ... 1 único abastecimento de agua para 40 kms e muito pouco para o calor que se fazia sentir e para manter um ritmo alto de andamento desidratava-se rapidamente...de resto impecável!!

Parabéns e ate para o ano!!
 

Tufo

New Member
Olá Flávio, abastecimentos com sólidos e líquidos realmente só vi 1, que estava colocado exactamente no Mação, no entanto contei mais 3 abastecimentos líquidos (nos 40km), os quais não tinham informação antecipada, foram os próprios colaboradores que se encontravam nas picagens ou intersecções que questionaram se queríamos água - e não foi só a mim porque assisti fazerem o mesmo a outros, uma vez que as garrafas face ao calor e para não aquecer estavam no interior dos carros ou abrigadas do sol quando deveriam ter sido providenciadas barricas com gelo junto ao trilho e indicação de água no local e também metros antes.
 

flaviosantos

New Member
boas tufo

epa so se foi a ti e acredito mas quando passei não havia ninguém com aguas...alias no 2 ponto de picagem o homem teve de vir atras de mim pois ainda não estava preparado... (mas nada de grave obviamente)!!!
 

faria_fjh

New Member
Bom cá vai o meu rescaldo,

Cheguei a Pereiro com expectativas altas confesso , ja ouvira falar dos circuitos de ciclismo dos anos 80, e em boa hora me desloquei até á vossa aldeia.
Gostei do percurso , gostei do abastecimento , gostei do almoço , gostei da subida perigosa , gostei do aguentaste , gostei do trilho do laço ao ponto de querer voltar para cima...... enfim gostei de tudo .

Em termos de criticas construtivas diria q um pco mais de fita pelo percurso nao era má ideia, mas nunca me perdi.
Como tomei banho em Mação tive direito a agua quentinha e balneario enorme com todas as condições.
Espero que repitam o evento pois tem pernas para andar!

Boas pedaladas e até para o ano!
 

Speças

New Member
Vivam,

desde já, aqui expresso o meu agradecimento a todos quantos nos visitaram (alguns vindos de bem longe!) e nos deram o prazer de vir dar Vida a este nosso evento.
Cumpre-me ainda pedir desculpa por qualquer coisa que não tenha decorrido da melhor forma. Demos o nosso melhor e isso ajudou-nos a concluir que - para já, para 1ª vez! - a "coisa" até correu bem.

Agradeço ainda a todos quantos vieram (e venham a) fazer aqui o seu "rescaldo", pois são as vossas opiniões que nos ajudarão a aferir o que esteve bem e o que esteve mal ou deve ser melhorado.

Quero apenas lembrar-vos que, como pequena aldeia que somos, não possuímos infraestruturas que nos permitam um desempenho de excelência (não temos balneários - daí ir a Mação ou tomar num espaço improvisado, mas condigno, para o efeito -; na nossa aldeia não existem avenidas amplas para intalar partidas; por exemplo).

A todos quantos nos deram a sua confiança e ânimo, o nosso muito obrigado!

Um agradecimento final às entidades e pessoas individuais que nos apoiaram, e sem as quais esta prova não seria possível
(edilidade e poder autárquico, GNR, Bombeiros Voluntários de Mação, patrocinadores, fornecedores e a todos quantos se disponibilizaram a ajudar-nos)!


Em nome da Trupe, o nosso muito obrigado!

(abaixo link p/ poderem consultar classificações e tempos)
http://www.adcpereiro.pt/classificacoes.html
[/B]
 

PedroFlecha

New Member
Meus amigos as classificações não estão bem,com tanto sacrifício para andar junto dos cinco primeiros dos 65 km.Mas fiquei um bocado frustrado quando vi que nem tava classificado,até fui dos primeiros a almoçar,andei junto do rapaz da prototype muito tempo tendo depois ainda ultrapassado mais alguém, agradeço que vejam isso, de resto, tava tudo bem.
 

Speças

New Member
Boa noite Pedro Flecha,

acabei de ser informado que de facto, tem razão: foi detetado um erro no ficheiro!
Os responsáveis pelo mesmo, pedem-me para comunicar a todos que a situação está a ser revista, sendo que no mais tardar, até final da semana, estarão devidamente atualizadas e disponíveis.

Pelo facto, apresentamos, desde já, as nossas desculpas.
 

faria_fjh

New Member
Embora actualizada não cumpre aquilo que está no regulamento de prova e passo a citar a alinea b do ponto 3

"b). A escolha dos percursos é feita no ato da inscrição, pelo que, a mudança de percurso no dia da maratona implica desclassificação, constando apenas a título informativo a contagem do tempo efetuado numa listagem anexa. "

os atletas estao de facto desclassificados mas sem indicação do tempo que fizeram . No meu caso optei por fazer apenas os 40 e ate tinha curiosidade em ver o tempo, mas não é relevante.
Apenas apontei isso por se tratar de um pequeno lapso em relação ao regulamento .

Mas sem stress companheiros :) boas pedaladas a todos e mais uma vez parabéns pela prova!
 
Venho também aqui dar o meu testemunho. E encorajar para eventos futuros. O evento esteve muito bom. Não consegui chegar ao fim por ter preparação a mais (rsrsrs) morri a chegar ao Pereiro, mas enfim é o BTT.
O percurso estava muito bom, só me enganei nas piscinas novas e em relação a águas também encontrei pelo caminho dois ou três pontos. Só um á parte: O Flávio é que passa com tanta velocidade quem nem se apercebe das áreas de serviço, comprêendo que no caso de atletas como ele que sempre aspiram por lugares de pódio, que esses lugares sejam assinalados anteriormente, no meu caso demoro tanto tempo a passar por eles que quando lá chego estou com sede e quando de lá saio já estou com sede outra vez eheh.
Também sou da opinião que o almoço deve ser tipo self.service, mas servido pela organização assim cada um só mete no prato aquilo quer, evitando-se assim os disperdiçios verifidados pela falta de fome e vontade de beber.
O calor foi a única razão por uma menor adesão a este evento, alguns sei que não vieram.
Força e para o ano que vem haja mais.
 

Malhas

New Member
Quero agradecer desde já, para além da vossa presença, os testemunhos, críticas, opiniões, sugestões que por aqui nos têm deixado. É com elas que aprenderemos a melhorar para o futuro.
A ideia de fazer uma maratona que dignificasse esta região e tudo o que de bom tem para a prática desta modalidade não foi algo recente. Há alguns anos que pensávamos na ideia, mas existiam algumas condicionantes que nos deixavam renitentes, como o caso da inexistência de instalações para banhos.
Como alguém já aqui o indicou, a aldeia do Pereiro tem um legado muito importante na realização de provas de ciclismo, cujo seu Grande Prémio de ciclismo se realizou durante largos anos, com a presença das principais equipas e ciclistas profissionais do nosso país e honras de reportagens televisivas (já agora, os chuveiros eram no alpendre da escola, montados para o efeito).
Foi com estas ideias em mente que este ano resolvemos avançar e julgamos que o saldo acabou por ser extremamente positivo.
Assinalámos algumas falhas ao nível da disponibilização de águas antes do primeiro abastecimento (as temperaturas a rondar os 40 graus não ajudaram mesmo nada...) e no registo de tempos, mas quero registar aqui que, apesar do regulamento (bem apontado pelo amigo faria_fjh), esta não era uma prova de competição e as classificações tinham apenas como objetivo a entrega de prémios aos 3 primeiros classificados das 2 distâncias e a simples indicação de tempos efetuados.
Se a maratona BTT AldeiaViva regressar no próximo ano, tudo faremos para minorar as pequenas falhas desta primeira edição, esperando que todos vós regressem também e prometendo o mesmo empenho e dedicação de toda esta equipa.

Um abraço a todos e boas pedaladas... com menos calor!
 
Top