Hutchinson UST !!! Cuidado...

vald

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Vou hoje dar a minha voltinha de 30/35 km, com um número de percursos variados, desde zonas rolantes, a zonas com subidas terrrrríveis, até a algumas descidas arrrrrepiantes. Antes de sair de casa, reparei que o meu pneu quase novo que utilizo à frente (Hutchinson Barracuda Ust 2.1 e com cerca 300km) estava algo vazio, com cerca de 2 bar. Resolvi encher até aos 2,7 bar, valor normal e que apesar de tornar a bicicleta menos confortável, torna-a algo mais segura. Qual não é o meu espanto que numa subida em que ia a carca de 10/15 km à hora, o pneu simplesmente salta da jante com um barulho ensurdecedor, imaginando eu que era uma terrível cena de caça. Observei então o pneu intacto, ou seja, saltou da jante com 2,7 bar's???? Arrepiei-me ao lembrar-me das descidas que tinha acabado de fazer, no fundo ainda me senti com sorte. Já chegado a casa, resolvi encher outra vez o pneu, e a mesma coisa, passados agora os 2,8 bar estoirou... recebendo de seguida alguns vizinhos horrorizados com a "explosão de gás?"... O que vale é que depois do telefonema ao gerente da loja de bicicletas onde fiz tal compra, disse-me que deve ser um defeito do pneu, e que me vai enviar imediatamente outro, mas agora já não encomendei o mesmo... Tenham cuidado com tal situação e bons trilhos.
Vald

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BigFoot

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Não es caso isolado.. a uns tempos quando usava ust acontecia me, principalemten em curvas apertadas em que obrigava um pouco mais de torçao do pneu.. ouvia se um estrondo e la ia eu por cima do guiador.. as vezes pode não ser bem "defeito", acontece muito nos hutchinson, e em maxxis, porque tem as paredes mais baixas e sao borrachas mais massias e que dilatam mais, resultadoo pneu com a pressao salta da jante e pode provacar quedas graves.. tem cuidado com isso.. a soluçao e usares menos pressao nos pneus, ate e por isso uma das razoes que normalmente a malta gosta mais de ust, no meu caso por acaso sou como tu, gosto mais de os pneus mais rijos com mais pressao.

Visto bem as coisas já pouca coisa me falta acontecer? :mrgreen:

Cumps.

Bruno Atalaia
 

koizu

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poderá ser o desgaste das abas que agarram ao aro... nao??? :roll: :roll: :roll:

ou um pouco de oleo que tenho ido para lá... quem sabe...

fica bem...
 

SPZXC

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Boas.....

Felizmente parece que não sou um caso Isolado: roll:, eu estou a utilizar o meu 2 par de pneus UST e para meu espanto da  primeira vez  :s ( o pneu rebentou ou melhor saltou fora por estar mal metido, e por ter Slime a +  fez com que a Aba do pneu não se ajusta-se da melhor forma ao Aro isto aconteceu com os LARSSEN TT )
A segunda vez foi á certa de +/- um mês ( ao colocar o pneu no aro e a começar a dar a primeira pressão para ajustar, o puxa daqui estica dali acabou por danificar a fita interior do aro Tube, conclusão o pneu aí no 4 Bar saltava fora acompanhado do respectivo estrondo  :lol: isto aconteceu 2 vezes  :mrgreen: e na ultima nós a pensar-mos que estava tudo ok assim que coloca-mos a roda na bike aperta-mos e assim que toca no Chão  :D Boooooommmmmm  :D  )

Resumindo Os pneu Tubeless/UST tem as sua vantagem, mas também tem alguma desvantagem, o facto de ter Slime a + faz com que a aba do pneu deslize no aro e salta fora, o pneu pode estar mal colocado, a fita interna do aro pode estar danificada o que faz com que salte, em Ultimo caso o pneu pode ter defeito.
Como já foi dito também penso se isto me acontece a descer (a Bela da Senhora do Monte o pneu rebenta) ou Salta fora, nem quero pensar nisso porque vou ficar muito mal tratado.

p.s. Mas parece que e uma coisa normal, segundo os proprietários das lojas de bikes ( o material tem sempre razão ) :mrgreen:
 

card050

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essas rodas são lindas :D
quem usa pneus sem camaras sujeita-se a estas coisas... ;) é o que mais se ouve falar...

um abraço e boa sorte!
 

BigFoot

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O principal promblema é o execesso de pressao, porque a idea dos ust é pressões baixas.. para maior conforto, eu creio que acontece em todos os pneus. Porque já tive os Larsen TT 2.0, Hucthinson python, michelin, specialized, IRC.. eu penso que sera o execesso de pressao que faz dilatar a borracha inreversivelmente, ficando demasiado larga para o aro, e principalmente com as pancadas laterais os pneus saltam com facilidade.. eu que o diga.. :mrgreen: delizmnete nunca fiz mais do que uns arranhoes..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

marioconde

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Esse fenómenop não ée exclusivo dos Hutchinson, nos meus câes actuais (hutchinson Bulldog) tive mais cuidado que o habitual e mesmo que o peneu traseiro já esteja bastante gasto continuo a meter muita pressão quando me convem sem receio, o segredo é ter os pneus muito bem montados a seco quando novos e só injectar o liquido anti-furo pela valvula depois de ter os flancos do pneu bem assentes na aba do aro, é um principio da fisica, entre duas superficies a existencia de um elemento liquido diminui o atrito, por isso quem mete o anti-furo descolando o pneu do aro um pouco tem maior probabilidade de ter surpresas desagradáveis.

Mais grave que usar pneus UST e isso acontecr é usar sistemas tipo Stans No Tubes com pneus normais transformados em Tubeless, eu com uns Kenda excepcionais que tive por duas ocasiões ouví a descarga de ar em andamento quando o flanco descolou do aro, por sorte nunca me mandou ao chão, mas do susto não me livrei, ainda tenho saudades da aderencia, da facilidade de rolagem e da capacidade de absorção das irregularidades dos Blue Groove e ainda mais do seu peso fabuloso... Mas a segurança fala mais alto e agora com a suspensão total já penso o BTT de uma forma mais relaxada por isso vivam os cães da Hutchinson.
 

NetWarrior

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Bem mas que problema se pode tornar essas saidas de pneu do aro.
Isso pode ter consequencias muito graves mesmo :|:| :evil: :evil:

E 2.8 BAR não é excesso de pressão acho eu ! :shock:


Acho que para o preço que custam os UST perto de 80€ o par deveriam ofrecer o máximo de segurança que se pode pedir num pneu começando por este nao saltar das rodas :| :shock: :shock: :shock:
 

BigFoot

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Eu penso que umas paredes mais altas resolveria o problema.. mas as marcas tentam poupar peso em tudo.. e a coisas que no limiar acabam por falhar..
 

SPZXC

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Boas.....

Em relação ao Pneu ( Saltar fora do Aro / escapar ) a solução foi Mudar as Fitas dos Aros Mavic, com as novas fitas resolvi o Problema e posso dizer que as fitas de alteração são um pouco diferentes, o que torna mais facil segurar as abas/paredes do Pneu.
Foi uma solucão que rondou os 6 €uros e que resultou mt bem. :mrgreen:
 

BigFoot

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SPZXC explica la isso melhor.. é que em ust não vejo qualquer fita.. :| com por exemplo as minhas rodas tem somente uma calha que "isola" dos raios, para evitar que o ar se escape, normalmente fita existe para rodas normais, para proteger das cabeças dos raios..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

jginja

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marioconde said:
Mais grave que usar pneus UST e isso acontecr é usar sistemas tipo Stans No Tubes com pneus normais transformados em Tubeless, eu com uns Kenda excepcionais que tive por duas ocasiões ouví a descarga de ar em andamento quando o flanco descolou do aro, por sorte nunca me mandou ao chão, mas do susto não me livrei, ainda tenho saudades da aderencia, da facilidade de rolagem e da capacidade de absorção das irregularidades dos Blue Groove e ainda mais do seu peso fabuloso...

Viva,
nas minhas rodas andei com uns Blue Grove e de facto que saudades Mário. Ainda resiste um à frente, que será substituído brevemente. Nunca tive nenhum problema semelhante. Talvez porque sempre usei pressões muito baixas, caso contrário para quê os "tubeless"?

boas pedaladas
 

BigFoot

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Essa foi a questao que abordei inicialmente, mas pra muitos e como é o meu caso dependedo do terreno, gosta se de pressoes mais elevadas, e ai a vantagem e sempre o furar.. porque os UST sao sempre melhores que as cameras com liquido.
 

SPZXC

New Member
Boas....


A fita que me estava a referir é a que separa  as cabeças dos raios do contacto com o pneu ( neste caso do Pneu UST ) é essa calha que referes é uma fita de ( plastico espesso ) que tem uma espessura +/- boa e onde o pneu vai fazer pressão para agarrar ao Aro......

p.s. atenção não experimentem tirar a fita  porque depois de tirada não dá para voltar a Utilizar  :wink:
 

BigFoot

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Humm.. já estou a ver, pois é capaz de ser uma solução.. é um caso a estudar porquem precistem os problemas com o ust.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

vald

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Ok Ok, depois de todas estas opiniões, fico mais esclarecido... Para alem de mudar de pneu dianteiro, vou utilizar pressões mais baixas (2,0/2,2). Espero que nunca mais tenha problemas nem sustos.
Bons trilhos...
 

SPZXC

New Member
Boas

Sim mas tambem tens de ter em atenção aos locais onde vais rolar, isso para evitar trilhar o pneu, e os cortes de lado, normalmente rodo com 3.0 a trás e 2.5 / 2.7 á frente.
Segundo os entendidos ( lojas ) deve-mos pelo menos uma ou duas vezes por mês encher o pneu á pressão maxima e depois baixar para a pretendida.

Isto dos UST / TUBELESS é só cuidados. :lol:
 

gato__evolution

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Pessoal passo a dar o meu contributo, quando comprei a minha BH optei pela versão tubeless (UST), por me terem dito k e mais resistenet a furos e coisas do genero, assim foi As rodas são umas Mavic CrossRoc (2001) e os pneus eram uns Michelin verdes em 1.9...não me lembro bem do nome... Probs k tive com eles foram 0, ker dizer dois furos...lol ! Entretanto kuando chegaram aos "arames"...lol, comprei uns Hutchinson Schorpion 2.3 (sim é um abuso) e novamente apenas dois ou tres furos... um deles ficou nas lonas e comprei um Schwalbe Little Albert 2.1 pra tras...ate agora 0 probs... Quanto a pneus a saltarem e coisa do genero... Tipo nunca me aconteceu.... alias os Michelin via me grego pros tirar das jantes! Ahhh e quanto a pressões ando smp com 1.9 ou 2.0 Bar..
 
C

Cunhinha

Guest
Viva pessoal.
Sei que este artigo é antigo, mas eu estava a pesquisar umas coisas e reparei que aqui não tocaram na realidade o que vos levou a uma ideia enganosa.
O problema aqui não é a pressão, pois 2,7 2,8bar é normal, o problema é o pneu. Esse pneu podes chama-lo de "Tubeless" mas não é UST.
O cuidado que devem sempre ter é se o pneu é UST. O selo UST é que quer dizer que esse pneu é oficialmente tubeless, ou seja, que é acreditado pela Universal System Tubeless. Tudo o resto de Tubeless ready ou 2bliss ou coisas como há por aí, são as marcas que o chamam, mas não, chegam a ter as características UST. Por isso se forem a ver a diferenças de peso por exemplo são grandes.
E sim, os pneus que as marcas costumam dizer que dão para tubeless mas não são acreditados pela UST costuma ceder na parte lateral do pneu.
Vão ver a Schwalbe por exemplo. Eles tem pneus certeficados UST e os tubeless ready. Não é estranho haver diferenças de 200 gramas de uns para os outros prai muitas vezes?
 
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