História de Melhoramentos - com ANÁLISES e FOTOS (muitas FOTOS)

nelsonasp

New Member
Saudações

Inicio hoje, neste tópico, o meu relato de melhoramentos na minha bicicleta com comentários, análises e fotos.

Comprei uma ORBEA SHERPA DISC em Abril de 2007 com o seguinte equipamento:

Quadro: Orbea MTB Sport
Suspensão: Suntour XCR LO 100mm
Conjunto Pedaleiro: FSA Alpha Drive + eixo Shimano BB-UN26
Pedais: VP-990A
Corrente: Shimano CN-HG73
Cassete: SRAM PG-950
Desviador Dianteiro: Shimano Deore
Desviador Traseiro: Shimano Deore LX
Manípulos: Shimano Deore Rapid Fire
Travões: Tektro Auriga Comp Disc Hidráulicos
Discos: Tektro 160mm
Rodas: Orbea D/W Black Disc
Cubos: Orbea Disc
Pneus: Continental Explorer 2.1
Selim: Orbea 1
Punhos, Guiador, Avanço, Caixa de Direcção: Orbea Black Alumínio
Espigão, Aperto do Espigão: Orbea Black Alumínio

De um modo geral estou muito satisfeito com a bike, sinto que tenho o que paguei. O quadro é excelente, confortável e com uma rigidez lateral surpreendente. Pesa 1820g, o que não é nada de especial mas, na minha opinião, é lindo e sinto-me muito bem em cima dele.
Nas subidas a geometria descontraída ajuda bastante e nas descidas a bike é fácil de controlar, nas rectas é que o quadro mostra o que vale, cada pedalada tem o seu rendimento e não vejo o meu esforço desaparecer um vão.
O equipamento tem correspondido bem mas chegou a hora de começar a melhorar algumas coisas.
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

A primeira coisas que comprei para a bicicleta foram um ciclocomputador SIGMA 1106 DTS e uma luzinha traseira da CATEYE.

computadoreluzqf7.jpg


O primeiro melhoramento foi o selim, como ainda tinha pouco calo (e ainda não tenho lá muito) mudei para um Selle Itália FLX. É confortável, largo e macio, consigo pedalar horas e horas sem me queixar do rabo, foi difícil de regular mas não por culpa do selim mas sim culpa da minha falta de experiência, não tem o melhor “look” por ser muito grande mas comigo montado na bike nem se nota.

selimhe3.jpg


De seguida mudei os pneus, comprei uns MAXXIS Larsen TT 1.9 kevlar. Os Continental Explorer não eram maus mas como pedalo principalmente por pisos rápidos sempre senti o rolar dos Explorer com pouco rendimento, em alcatrão sentia mesmo a bike tremer e ouvia o rolar dos pneus. Do que nunca me poderei queixar e da tracção dos Explorer mas os Larsen são mais polivalentes e bem mais rápidos além de mais leves.

pneusqo2.jpg
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

Depois em Outubro passado tive uma queda manhosa do tipo OTB e dei cabo do desviador traseiro. Comprei então um desviador Deore XT 2008 Shadow.

Passei disto… Para isto...

desviadoreseb8.jpg


Em Dezembro/Fevereiro troquei de quadro por causa de um defeito de pintura. É uma longa história que podem conhecer neste tópico.

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,32836.0.html

Eles não tinham nenhum quadro do modelo de 2007 e por isso deram-me a escolher um quadro da gama de 2008.

Passei disto...

orbeasatellite2007yq7.jpg


Para isto...

orbeasatellite2008bp3.jpg


Fiquei a ganhar porque gosto mais deste quadro... fisicamente é igual mas esta pintura tem mais a ver comigo... uma questão de gosto...
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

Assim que a bicicleta chegou da fábrica com um quadro novo fui logo mandar montar a Transmissão Shimano Deore XT 2008 que comprei com o dinheiro acumulado no Sapatinho de Natal.

Apresento aqui uma tabela que fiz para comparar o peso dos componentes da transmissão que tinha de origem na bicicleta e os novos componentes XT.

tabelabrancako3.jpg


Com esta mudança reduzi o peso da transmissão em 390g, não é muito mas além de reduzir o peso espero aumentar o rendimento.

NOTA: Todas as peças foram pesadas por mim.
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

De futuro irei colocar mais fotos dos antigos componentes ao lado dos novos componentes XT seguidas de uma breve analise.

Mas isso só será possivel quando for dar uma voltinha...

Abraço
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

Saudações

Após a primeira voltinha, apenas 45Km, já estou mais ou menos apto a fazer uma curta analise à nova transmissão XT 2008 em comparação ao equipamento que tinha antes....

A maior diferença está na pedaleira, além de muito mais bonita e de dar outro "estilo" à bicicleta, também é mais leve e na relação com a corrente está a anos luz da FSA Alpha Drive... é muito mais suave no rolar, sinto-a toda muito mais suave e com isto sinto maior rendimento na pedalada e uso mais vezes o prato maior... as aplicaçãoes em plástico tornam mais suaves as passagens...

pedaleirasme4.jpg


A trabalhar em conjunto com a pedaleira, o desviador dianteiro XT down-swing torna muito mais rápidas as passagnes do que o desviador Deore, este também trabalhava bem e raramente precisava de ser afinado (em 1000Km só uma vez é que levou um pequeno toque nos parafusos). Outro aspecto importante é que este desviador é muito mais fácil de limpar e de lubrificar. Não gosto muito da maneira como o cabo entra no desviador, está muito exposto mas nunca lá bati com o pé e confesso que tinha esse receio antes de andar...

desviadoresfrentegf0.jpg
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

As passagens com este pedaleiro e este desviador são mais rápidas e suaves também graças aos novos desviadores XT. Em comparação aos Deore Rapid Fire são muito mais robustos e o toque nas alavancas é muito mais precisso. Não usei muito a função 2-Way Release porque não me lembrava dela e não lhe vejo grande vantagem... Ainda em comparação com os Deore, quando quero subir de prato na pedaleira ou na cassete, não preciso pressionar tanto a alavanca, é tudo muito mais rápido...

Quando montei o desviador XT Shadow disseram-me que agora precisava era de montar uns manípulos XT para sentir de facto melhorias, na altura sabia bem que aquilo era conversa de vendedor mas senti de facto diferença com estes novos manípulos principalmente na rapidez.

manpulos.jpg


Para finalizar só falta falar sobre a cassete e a corrente.
Não senti muita diferença na passagem da corrente pelos diferentes carretos, senti sim na relação entre eles e a corrente, é mais suave, mais rápida e muito mais silênciosa.
Não sinto tanto atrito entre esta corrente e os pratos ou carretos como sentia com o equipamento antigo. Esse atrito foi a principal razão que me levou a mudar de transmissão e sinto a aposta ganha.

cassetesgb5.jpg
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

Numa primeira conclusão esta transmissão é muito mais rápida, esta é para mim a maior diferença...

Os desviadores que tinham antes funcionavam bem, não me posso queixar, mas estes novos XT, em conjunto com os manípulos, tornam muito mais eficazes as passagens e quando pedalo em esforço sinto mais confiança no material...

A pedaleira é que faz de facto a maior diferença, esteticamente e a nível de rendimento. Tem um rolar muito mais suave e os rolamentos em comparação ao eixo ganham dez a zero logo nos primeiros 10 minutos de passeio...

Abraço
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

Saudações

O Próximo melhoramento que vou realizar será a mudança das rodas...

Vou por umas CrossRide Center Lock para postriormente lhes colocar uns rotores XTR...

Depois dou noticias!

Abraço
 

cácá

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

nelsonasp, antes de mais parabéns pelos melhoramentos pois a bike está espectacular, gostaria apenas de saber (se for possível naturalmente) em quanto é que já vai o pr€ço total da bike (bike+acessórios), obrigado.
 

jota

Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

Acho que a bike merece mais depressa uma suspensão melhor que estares agora a investires numas rodas e nuns rotores. É a minha opinião.
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

Saudações

cácá said:
nelsonasp, antes de mais parabéns pelos melhoramentos pois a bike está espectacular, gostaria apenas de saber (se for possível naturalmente) em quanto é que já vai o pr€ço total da bike (bike+acessórios), obrigado.

Quando comprei a bike o ano passado dei 699€ por ela... mais 30€ do CicloComputador, 8€ da luz, 21€ do selim, 64€ dos pneus e agora 382,50€ da Transmissão... Já Gastei uns 505,50€...

Quanto vale a bike não sei, isso é sempre relativo porque teria que subtrair ao total da bike (que em 2008 desceu o preço) o valor da antiga transmissão e depois somar a nova... isso é sempre relativo...

jota said:
Acho que a bike merece mais depressa uma suspensão melhor que estares agora a investires numas rodas e nuns rotores. É a minha opinião.

Vou começar por mudar as rodas porque quero mesmo é mudar os travões, os Tektro Auriga Comp, apesar de potentes não são muito progressivos... quero por uns travões XT com uns rotores XTR e para isso preciso de rodas center lock, por isso vou mudar... além disso as rodas que agora tenho, apesar de reistentes e bonitas, são pesadas...

A suspensão que tenho agora funciona bem, é pesada mas funciona bem... até pifar vai lá andar... depois das rodas e dos travões penso na suspensão...

Abraço
 

snowbike

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

jota said:
Acho que a bike merece mais depressa uma suspensão melhor que estares agora a investires numas rodas e nuns rotores. É a minha opinião.

Era o que ia dizer :wink:

Vais notar muito mais diferença no rendimento/eficácia ao mudares a suspensão, do que ao mudares as rodas

nelsonasp said:
... Não usei muito a função 2-Way Release porque não me lembrava dela e não lhe vejo grande vantagem...

Eu depois de me habituar ao 2 Way release, agora não quero outra coisa, por vezes dou por mim à procura dele na outra bicicleta :mrgreen:
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com análises e fotos

Saudações

Na continuação dos melhoramentos na minha menina encomendei hoje uns travões de disco Deore XT 08... (sem rotores, por enquanto ficam os que tenho)

É componente que sempre quis trocar na bicicleta logo após as primeiras voltas.

Os travões que tenho são potentes, isso são, nunca me deixaram ficar mal e nunca tive qualquer problema de maior (tirando umas fugas na pinça de trás que me sujaram o disco com óleo e mandaram as pastilhas às urtigas)… são o tipo de material que cativa quando estamos a estudar as características da bike para a comprar, sempre são hidráulicos, mas é este tipo de equipamento que faz a bike ficar barata…

Vou tirar umas fotos ao TEKTRO AURIGA COMP que tenho agora para deixar aqui uma pequena análise…

Abraço
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com ANÁLISES e FOTOS

Saudações

Já chegaram os XT, já estão montados na menina, e como prometido aqui fica uma pequena análise aos travões TEKTRO AURIGA COMP…

http://www.tektro.com/02products/01aurigacomp.php

Vinham de origem na minha bike e confesso que foram importantes na decisão da compra…

Logo que dei a primeira volta senti que não eram lá muito firmes, isto é, pareciam “suaves” de mais ao toque e ou eu apertava pouco a manete e mal travavam ou apertava com força e bloqueava logo a roda com desgaste considerável no pneu… Com o tempo é certo que a coisa melhorou, comecei a habituar-me, a coisa acamou mas nunca deixei de sentir uma certa fragilidade no equipamento.

De início até pensei que aquilo era tudo de plástico (o aspecto é plástico e poderão verificar nas fotos) mas é claro que não o são, caso contrário nem poderiam funcionar como é óbvio. Só quando os desmontei para montar os novos travões e que senti o peso dos elementos dos travões (manetes e pinças). Todo o conjunto pesa 720g incluindo tubos e óleo no sistema.

Quanto ao comportamento não me posso queixar lá muito (tirando a tal falta de progressividade de que falei, era o tudo ou nada da travagem) a nível de potência os travões surpreendem, potência é coisa que não lhes falta, nunca deixaram de travar fosse no pleno calor do verão, com lama, pó ou água… aliás as condições do terreno e do clima parece que em nada afectavam a potência dos travões…

Agora falando de cada elemento em particular:

Manetes – Durante os cerca de 1200Km que fiz com estes travões nunca existiu qualquer folga nas manetes, nem qualquer problema no recuo das mesmas, inclusive uma vez dei um espalho e aquilo ficou um bocado riscado, sujo, etc., e pensei que tinha mandado a manete esquerda para o lixo mas nada disso aconteceu, continuou tudo a funcionar perfeitamente. Também nunca encontrei qualquer fuga de óleo nas manetes. O aspecto é simples e um pouco tosco, nada de mais, nem feias, nem bonitas, sem qualquer decoração nem nenhuma peça particularmente mal acabada. A desmontagem é do mais simples que pode haver, dois parafusos retiram a parte opositora da manete e não foi preciso sacar os punhos para a desmontagem.

O problema das manetes é que em descidas longas, por causa do material parecer tão frágil até parece que a manete deformava com a pressão constante e davam-me a sensação de que aquilo se iria tudo partir. Outro problema é que as manetes por serem tão toscas não ficavam nada bem ao lado dos manípulos Deore XT 08.
Na verdade nunca gostei muito das manetes, frágeis de mais, o toque era “manteiga de mais” e não têm qualquer regulação. Outros colegas que encontrei com estes travões também se queixam exactamente do mesmo.

maneteae3.jpg


Pinças – Fáceis de afinar, todos os parafusos têm fácil acesso, resistentes e com uma manutenção fácil, as pastilhas são fáceis de substituir e nunca registei qualquer folga ou oscilação das pastilhas que levasse a um desgaste disforme da mesmas.

O problema das pinças, além do peso, foram as duas fugas que me aconteceram… por duas vezes puxei a manete e a pinça de trás não efectuou o recuo das pastilhas e com isto surgiram derrames de óleo para o disco (lá foram as partilhas para o lixo) e possivelmente alguma entrada de ar para o sistema. São feias… Com montes de buracos e saliências que eram uma chatice de limpar após alguma incursão pela lama… As pastilhas para este sistema de travões são curiosamente as mesmas que para o sistema Deore, tal e qual, por isso são fáceis de encontrar e os preços nada de mais.

pinas.jpg


Rotores – São a única peça deste sistema de travões que realmente gosto… não tenho nada a apontar. São esteticamente agradáveis (na minha opinião), discretos, os empenos foram mínimos e funcionam na perfeição com os novos XT. São ambos de 160mm com um peso de 140g cada um.

Vão continuar na menina até colocar novas rodas com novos rotores…

De um modo geral estes travões até nem são maus, do pouco que conheço e para o tipo de BTT que faço, numa escala de 0 a 20 a minha nota seria um 14 ou 15 (claramente positiva), poderia fazer mais 1000 ou 2000 quilómetros com eles e sei que não iriam dar problemas de maior. Há pessoal que os têm nas suas meninas, estão satisfeitos, e dizem que não os mudam até que seja realmente necessário.

A questão é que à medida que vou melhorando as minhas “qualidades” como batetista começo também a exigir mais do material e a procurar equipamentos que melhor se enquadre no tipo de BTT que quero fazer, equipamento que me permita ir mais longe, com mais regulações, que me permita explorar outras técnicas… Penso que todos percebem o que quis dizer… Foi por isso que mudei para os novos Deore XT 08.

Brevemente, quando tiver mais uns quilómetros com os novos travões XT, deixarei aqui também uma análise.

Abraço
 

Nuno Félix

Super Moderador
Re: História de Melhoramentos - com ANÁLISES e FOTOS

Sem dúvida que está a ficar uma máquina e pêras....

"Bota" aí umas fotos dos travões já instalados....

Cumps.

Nuno
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com ANÁLISES e FOTOS

Saudações

"É que é já a seguir!"

Assim que for possível cá estarão...

Abraço
 

nelsonasp

New Member
Re: História de Melhoramentos - com ANÁLISES e FOTOS

Saudações

O prometido é devido... cá estão fotos dos travões XT 08 montados... vejam lá como ficam lindas as manetes ao lado dos manípulos também XT 08...

Manetes
manetesxtqi4.jpg


Pinças
pinasxtvm1.jpg


img7562iw1.jpg


img7561ub8.jpg


Digam lá que não ficou uma loucura!!!

Abraço
 

emparlace

Member
Re: História de Melhoramentos - com ANÁLISES e FOTOS

Eu também montei uns travões desses há poucos dias e ainda só andei 50km com eles, não deu para experimentar a sério mas parecem-me bem :mrgreen:
 
Top