Hiperidrose, suor em excesso

TheTraveler

Active Member
Hiperidrose, suor em excesso


A hiperidrose, mais conhecida como suor em excesso, é uma doença séria e que ainda não apresenta soluções muito simples. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas, já que o diagnóstico precoce pode ajudar muito o tratamento e trazer benefícios mais rapidamente .

Uma das principais características da doença é que, geralmente, atingem pessoas da mesma família. Então, se um pai já apresentou os problemas, é preciso ficar atento porque as chances que o filho também tenha hiperidrose são maiores. Como os sintomas podem aparecer desde o nascimento até qualquer fase da vida e não há uma faixa etária determinada, é preciso estar sempre de olho.

As regiões mais afectadas com o suor em excesso são as mãos, axilas, face, couro cabeludo e pés e mesmo quando não estão a fazer qualquer desporto. Geralmente, a pessoa começa com pequena humidade nestes locais até que a transpiração fique intensa e comece a molhar tudo o que se tem contacto.

Segundo o cirurgião torácico António Malucelli, além dos problemas físicos, a pessoa que tem hiperidrose pode ficar com sérias complicações psicológicas. “Devido à vergonha causada pelo suor em excesso, o paciente começa a se excluir, chegando até a apresentar fobia social – um problema grave de relacionamento – e se isola de todas as situações de convívio”, destaca.

Por isso o tratamento é indicado logo que a doença for descoberta , assim as consequências não se agravam demais. Alguns procedimentos podem trazer resultados benéficos, como o botox. “Nas axilas, por exemplo, pode ser feito botox, mas dura apenas quatro meses e depois desse período, voltam os sintomas. Somente a cirurgia apresenta resultados definitivos”, acrescenta Malucelli.

Segundo o cirurgião, que já realiza a prática cirúrgica há mais de 14 anos, ela consiste em inserir clipes de titânio na região torácica, o que bloqueia alguns segmentos do nervo simpático torácico, responsável pela disfunção do paciente. Depois da cirurgia, o paciente é liberado, em até 12 horas, e já vai pra casa com resultados visíveis. A chance de cura depois do procedimento cirúrgico gira em torno de 98 a 100% dos casos, dependendo do local que a pessoa apresentava a transpiração em excesso. A cirurgia é indicada a partir dos nove anos e não tem idade limite.

Por se tratar de um problema delicado que envolve diversas questões do paciente, a hiperidrose deve ser tratada desde o começo com o acompanhamento de um especialista, porque só assim o procedimento mais adequado será indicado e os resultados serão satisfatórios.



25.02.2006

http://www.3fitness.com/3saude/hiperidrose.htm
 

TheTraveler

Active Member
Mais algumas informações que encontrei no Google


Sudorese excessiva (Hiperidrose)

O corpo humano possui mecanismos para regular sua temperatura e necessita transpirar mais ou menos conforme a temperatura ambiente, ou como forma de eliminar calor quando praticamos exercícios físicos. Eventualmente, há uma disfunção desses mecanismos e teremos então a hiperidrose. Ela ocorre em cerca de 1% da população, trazendo importante desconforto a essas pessoas do ponto de vista social. O indivíduo tende a se retrair, pois constrange-se ao contato físico com as pessoas e um simples aperto de mão torna-se um problema. Há dificuldades profissionais ao manusear papéis e outras atividades. A hiperidrose pode ocorrer como conseqüência do hipertireoidismo, de distúrbios psiquiátricos, de menopausa ou da obesidade. Devemos então afastar essas possibilidades que teriam tratamento clínico, e caso não haja indícios dessas patologias, estaremos diante de Hiperidrose Primária, cujo tratamento será cirúrgico, hoje realizado por moderna técnica pouco invasiva e muito precisa, chamada Simpatectomia Torácica Videotoracoscópica.

O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente, podemos encontrar história familiar. Os pacientes referem sudorese constante, às vezes, inesperada, mas a maioria deles relata fatores agravantes. Os fatores desencadeantes da sudorese excessiva são o aumento da temperatura ambiente, o exercício, a febre, a ansiedade e a ingestão de comidas condimentadas. Geralmente, há melhora dos sintomas durante o sono. O suor pode ser quente ou frio. Pode afetar todo o corpo ou apenas a região palmar das mãos, planta dos pés, axilas, região inframamaria, inguinal ou cranio-facial. Quando a hiperidrose é intensa, a pele pode apresentar fissuras; se nas axilas, haverá odor fétido.

Tratamento clínico

Uso de antiperspirantes e adstringentes (cloreto de alumínio em álcool etílico, solução de glutaraldeído 2%, etc.): esses produtos devem ser aplicados sobre a pele seca, após banho frio, imediatamente antes de se deitar. Apresentam o inconveniente de causar dermatite de contato ou deixar a pele com coloração amarelada.
Uso de talco ou amido de milho natural (para os casos mais leves): deve ser aplicado entre os dedos, sob as mamas ou em pregas da pele.
Banho com sabonete desodorante: seu uso prolongado pode levar à dermatite. Não calçar o mesmo par de sapatos por dois dias seguidos; utilizar palmilhas absorventes, que devem ser substituídas freqüentemente.
Tratamento medicamentoso, com drogas antidepressivas, ansiolíticas e anticolinérgicas: essas drogas proporcionam apenas alívio parcial e apresentam efeitos colaterais importantes e indesejáveis, como alteração da visão, boca seca, problemas urinários, sedação e outros.
Iontoforese, biofeedback e psicoterapia.
6. Injeções locais de toxina botulínica ("Botox"), com duração de 4-6 meses e uso limitado a áreas de pequena extensão, o que torna rara a indicação desse método.

Os tratamentos clínicos disponíveis são falhos na medida em que não são definitivos, alguns são desagradáveis e mais dispendiosos quando temos de repeti-los periodicamente.

Tratamento Cirúrgico

Através da videocirurgia torácica (videotoracoscopia), com a qual a agressão é mínima, a segurança no ato é grande e o resultado é ótimo, com duas pequenas incisões de cerca de 1cm e o auxílio de um sistema de vídeo, podemos interromper a condução nervosa responsável pelo problema e o resultado é imediato. A simpatectomia torácica é utilizada no tratamento da hiperidrose palmar e axilar, tem resultados positivos também para distrofia simpática reflexa (síndrome dolorosa dos membros superiores), em casos selecionados de problemas circulatórios graves de membro (doença vascular periférica embólica ou aterosclerótica), doença de Raynaud (caracterizado por dor e má-circulação dos membros) e outras. Os melhores resultados são encontrados no tratamento da hiperidrose primária. Os pacientes portadores de hiperidrose primária grave, geralmente, já tentaram inúmeros tipos de tratamento conservador, com dermatologistas e psiquiatras.

O procedimento está contra-indicado nos pacientes portadores de hiperidrose secundária, nos pacientes portadores de insuficiência respiratória ou cardiovascular grave e nos pacientes com seqüela de doença pleural (tuberculose, empiema).

Técnica Operatória

O paciente pode ser internado no dia da operação. Inicialmente, ele é monitorizado e, sob anestesia geral, realizamos cauterização da cadeia simpática (responsável pelo suor). O equipamento necessário para a operação consiste de uma óptica rígida de 5 a 10mm de diâmetro, câmera e o monitor de vídeo para visualizar o campo operatório. O instrumento utilizado, via de regra, é o eletrocautério ou bisturi ultra-sônico. Na operação, são necessários apenas dois pequenos cortes de 1cm cada um, nos quais introduzimos os instrumentos necessários para realizá-la.

Pós-Operatório

A dieta é liberada tão logo o paciente esteja recuperado da anestesia e pode receber alta no dia seguinte à operação ou no mesmo dia conforme o horário da cirurgia. Poderá retornar às suas atividades habituais dentro de poucos dias, no máximo em 10 dias. As cicatrizes são muito pequenas, quase imperceptíveis.

Resultados Cirúrgicos

Os resultados são imediatos. As extremidades superiores (membros superiores e axilas) encontram-se secos e quentes, assim que o paciente recupera-se da anestesia em 95% dos casos. Os pacientes referem que pela primeira vez, em muitos anos, as mãos estão secas e quentes. Em 50% das vezes, o mesmo ocorre em relação à hiperidrose plantar e craniofacial. Os resultados são, geralmente, permanentes e a melhora na qualidade de vida é indiscutível. O índice de satisfação chega a 98%.

Efeitos Colaterais e Complicações

Em 20 a 50% dos pacientes, pode ocorrer hiperidrose compensatória. Trata-se de um aumento da sudorese em outras partes do corpo, geralmente, no dorso e no tórax anterior. Provavelmente, representa uma resposta termo-reguladora do organismo. Essa condição é tolerável para maioria dos pacientes. Na maioria dos casos, o quadro melhora com o passar do tempo (aproximadamente 6 meses) ou o paciente aprende a conviver com ela. A síndrome de Claude-Bernard-Horner (pálpebra caída, olhos encovados e pupilas contraídas permanentemente) é complicação extremamente rara. O pneumotórax (permanência de ar residual nas pleuras) no pós-operatório é uma complicação possível, que na maioria das vezes, resolve-se espontaneamente (é absorvido), não necessitando intervenção específica. O hemotórax, a lesão do tecido pulmonar e do plexo braquial (complexo nervoso responsável pelos membros superiores) e a infecção dos cortes realizados também são complicações possíveis, embora muito raras.

Conclusão

A simpatectomia videotoracoscópica tem se mostrado o único método eficaz para curar a hiperidrose moderada e grave de mãos e faces. É o método de escolha, especialmente se outras opções terapêuticas já foram testadas, sem resultado satisfatório. Constitui-se, também, em método eficaz para o tratamento do "blushing facial", ou seja, rubor e sudorese excessiva na face. A técnica endoscópica é extremamente segura e eficaz, pois conduz à cura definitiva em quase 100% dos casos.
IN: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?518



E, para quem quiser aprofundar:
http://www.medicinadotorax.com.br/doencas/hiperidrose.htm
http://www.hiperidrose.org/index.asp
http://www.hiperidrose.com/
http://www.unifesp.br/dcir/torax/vats/hiperidrose.htm
http://www.hiperidrose.med.br/
 

Ric4rdo

New Member
Boas
Alguem sofre disto e ja fez ou pensou fazer a cirurgia?
É que eu nas axilas suo bastante, mas é mais no inverno :lol: no verao nao tanto. E quando faço exercicio nao me incomoda porque é para suar.
Agora nestes dias frios quando suo fico com as camisolas molhadas e frias que incomoda e ainda faz suar mais.
Tambem ja reparei que suo mais quando tou em stress ou nervoso, ainda ha uns dias fui tirar um sinal nas costas que ainda nao era perigoso mas que mais tarde podia dar problemas e tava deitado de barriga para baixo com as maos debaixo do queixo e como eu nao estou muito habituado a estas coisas :mrgreen: tava um bocado nervoso :lol: e mo fim quando me levantei vi que o papel tava todo molhado, mas uma grande poça :oops:, as medicas ate perguntaram o que era aquilo.
E ha uns tempos quando comecei as aulas de conduçao, tambem tava um bocado nervoso e suava bastante, como era verao tinha tshirt e o suor ate escorria pelo braço.
Tava a pesar fazer a cirurgia e gostava de saber mais opinioes.

PS: Como ja havia este topico decidi "desenterra-lo" inves de criar outro
Fiquem bem
 

HR

New Member
Boas,

Tenho um primo que suava em "bica" das mãos e axilas e resolveu fazer a cirurgia, correu lindamente e resultou 100%! O unico senão é que ficou com a pele extremamente seca principalmente nas mãos, tendo mesmo que recorrer a cremes para o "contrariar"...

Muitas e boas pedaladas
HR
 

rucaf3

New Member
HR said:
Boas.Tenho um primo que suava em "bica" das mãos e axilas e resolveu fazer a cirurgia, correu lindamente e resultou 100%! O unico senão é que ficou com a pele extremamente seca principalmente nas mãos, tendo mesmo que recorrer a cremes para o "contrariar"...
Muitas e boas pedaladas
HR

Pois esse é o problema maior, eu sou da opinião que se o corpo tem de mandar fora, manda... Quanto a nível psicológico nada que com acompanhamento e alguns ajustamentos no nosso quotidiano não nos possa trazer qualidade de vida...
Eu tenho uma doença crónica que a nível psicológico me afectou quando criança, agora só olha quem quer por que a mim não me afecta nada... Sofro de Psoríase e tenho cotovelos e ante-braço bastante preenchido e joelhos, sei que por mais que queira ou alguém tenha a cura milagrosa mais tarde ou mais cedo deixa de funcionar por que esta doença é a nível neurológico e quanto a isso não posso fazer nada por isso adapto-me. Umas vezes melhor outras pior mas cá vou... :mrgreen:
 

jos

New Member
Olá! eu tb tenho muito suor e manchas na roupa.
E mesmo que ponha um desodorizante não adianta pq as machas continuam a aparecer e já me estragaram muita roupa de desporto :/
Já experimentei todo o tipo de produtos do mercado, nenhum fez efeito.
Até que um amigo me recomendou ODABAN, que nunca tinha ouvido falar antes. Pesquisei na net, li alguns comentários e resolvi comprar na Amazon. Custa à volta de EUR 14,31 + EUR 2,95 de custo de envio. O spray tem 30 ml mas dura mais de 1 mês.

Aplicar à noite, antes de dormir, com as axilas completamente limpas e SECAS. Na manhã seguinte, tomar banho para retirar o produto. Não se deve sair com ele aplicado porque pode causar reação.
No início todos os dias até fazer o efeito desejado. Depois, vai diminuindo a frequencia, para a cada 3 dias e depois pode-se aplicar 1 vez por semana se for necessário.

No meu caso, a redução do suor aconteceu logo após a primeira aplicação. É claro que eu não fiquei livre da transpiração da noite para o dia, mas, pelo menos, depois de cerca de 2 semanas, as manchas de suor nas camisas já nao se notavam. Eu não senti nenhuma sensação desagradável nas axilas tratadas. No entanto, um " formigamento" e uma ligeira vermelhidão, mas isso passou rapidamente.

Na minha opinião vale a pena, até agora nenhum outro antitranspirante que já experimentei tinha dado resultado.
 

pedrodiana

New Member
No serviço onde trabalho, efectuamos frequentemente essa cirurgia. Chama-se Simpatectomia, isto porque se efectua um pequeno corte ao nível dos nervos simpáticos.

Funciona a 100% e os resultados são imediatos. A cirurgia é muito simples e de rápida recuperação. :)
 

jb72

New Member
Antes de mais obrigado the traveler por este topico.
Foi agora ao ler este topico que fiquei a saber qual o nome do problema que me afeta (hiperidrose).
Ja falei com um dermatologista so o que me falou foi o tratamento com botox e não na operação.
Vou falar com a medica de familia para me encaminhar.
Não vou dizer que me afetou psicologicamente mas o relacionamento com os outros... isso afetou e principalmente em criança, na escola.
Na bike levo luvas porque assim o guiador não escorrega das mãos, na testa so quando paro é que cai pros olhos e nos pés meias frescas no verão e capas no inverno porque pés suados gelam que é um instante;)
 

Storm_Little

New Member
Apesar de ser mais comum nos homens, também acontece nas mulheres, que é o meu caso. Eu transpiro muito das mãos, pés e axilas, derivado essencialmente de questões psicológicas. Tal como algumas pessoas já referiram, fiz uma pesquisa na net, vi a questão da operação e de pessoas que fizeram com bons resultados mas como eu não estou perto de um local onde se faça, resolvi experimentar alternativas. Neste momento uso o Driclor (que se compra em farmácias) e quando comecei a usar, foi todos os dias, depois passou a 2 xx por semana, agora só ponho de 2 em 2 ou 3 em 3 semanas, usando um desodorizante comum todos os dias.
Os efeitos foram imediatos e, apesar de ter tido alguma comichão e irritação cutânea quando iniciei, agora já não faz diferença. Melhorou consideravelmente a minha qualidade de vida, apesar das mãos e os pés continuarem na mesma. Passo a vida a lavar as mãos e em relação aos pés, nunca posso andar de sandálias ou chinelos de enfiar no dedo (ao contrário do que se pensa, que se os pés estiverem a descoberto soam menos, no meu caso é pior e depois os pés escorregam e é uma chatice.
Portanto, existem soluções, não se deixem andar desconfortáveis. :)
 

jb72

New Member
boas. Storm_Little eu tenho o mesmo problema e ainda ontem falei com a medica de familia sobre a operação e o que me disse é que a operação não é tão facil quanto dizem.
Mas se a quizesse fazer era comigo pois ela me encaminhava. A cirurgia não seria feita na minha zona mas sim em lisboa. Penso que se voce falar com o seu medico ele lhe podera dizer algo.
eu por enquanto vou investigar mais a questão da operação pois estou algo reticente a complexão da mesma. Se eu fosse mais novo fazia logo sem pensar mas ja entrei nos ...entas e não sei se vale a pena arriscar.
 

jb72

New Member
Pois é o suor nas axilas até não acho ser muito e não me dá transtorno de maior. agora nas mãos e nos pés eu suo que "só visto" (especialmente no verão). é como a storm_Little disse lhe acontecer , ter que em pleno verão ter que andar de sapatilhas para não cair dos chinelos e ainda não deixar de usar luvas na bike para não deixar "fugir" o guiador. e so pra terminar eu vivo aqui perto de vós (entroncamento)
 

jos

New Member
Olá Faria! Já tentei Driclorantes mas não quero usar novamente pois é muito irritante. Tanto um como o outro funcionam segundo o mesmo princípio, deve-se aplicar durante a noite e lavar de manhã e ambos reduzem a quantidade de aplicações, à medida que o suor diminui.
De qualquer forma encontrei o Odaban no site da amazon por cerca de 11 euros sem custos de envio aqui (http://www.amazon.de/Odaban-Antiperspirant-Deodorant-Spray-30ml/dp/B001O1M6II)
Obrigada!
 

Ismas

Member
Conheço 2 pessoas que fizeram a cirurgia, é carote, e apesar de dizerem que é simples não é assim tanto.

De qualquer forma posso dizer que lhes correu bem, mas o pós operatório custa um bocado. A um deles aconteceu uma reação qualquer nos pulmões, mas depois ficou tudo bem e acho que gostaram do resultado
 

jos

New Member
loja online

queria dizer que neste site o custo de envio é gratis:http://www.odaban.com/?Language=8
Afinal na amazon acho que não é grátis,
peço desculpa pela outra info. Esse site tem a vantagem de estar em portugues, de modos que é mais facil de adquirir o produto. Este antitranspirante é um milagre. apenas 1X/2X por semana e funciona. O suor diminuiu e as manchas amarelas também reduziram. Felizmente encontrei-o!;)
 
A

Alexandre K.

Guest
Se eu tivesse conhecido este produto há mais tempo, a minha vida teria sido mais fácil em muitas situações. Transpiro em particular nas axilas quando estou nervoso. Nunca pensei que este produto tão discreto me poderia ajudar. Após a aplicação inicial 2x por semana, uso agora 1-2 vezes por mês.
Uma embalagem dura muito tempo, daí que tenha uma excelente relação qualidade-preço. Qualquer outro desodorizante, por muito barato que seja, é muito caro em comparação com este. Eles não ajudam de todo. Muito recomendável.
 

manifuu

New Member
Também transpiro muito das axilas, em criança passei mal com isso e depois comecei a usar o dricolor e resultava. Agora nem dricolor uso, basicamente com o controlo de emoções (deixei de ligar ao problema que tinha) e apesar de ainda transpirar, não é mesmo nada que se compare ao que era antes, quando tava sempre a reparar que tava todo transpirado, o que só me punha mais nervoso e a suar ainda mais. Sabendo lidar com isso é meio caminho andado, já vou para todo o lado sem receio de transpirar como acontecia antes, ou seja já vou sem stress acumulado, e o stress só piorava. Curiosamente aconteceu depois de deixar de usar o dricolor, andava de tal forma descontraido por não transpirar quando usava o dricolor, que quando dei por mim já não usava dricolor, andava na mesma descontraido, e transpirava muito menos. O facto de andar sem stress ajudou.me muito mesmo.
 
Top