Hernia discal

Skinner

New Member
Ola Pessoal,

sou um um praticante habitual de BTT e, no final de cada prova ou volta, tinha sempre algumas dores lombares e numa perna que nunca me afligiram muito e que sempre quiz que fossem "normais", ate que de ha 3 semanas para ca o estado se agravou e passei a estar apenas acamado e com dores horriveis na perna esquerda, evitando andar ou apenas a muito muito custo.
Entretanto os medicos confirmaram que se tratava de uma hernia discal entre L5-S1... Como 'e obvio, a operacao 'e a unica opcao e disso ja me mentalizei. Gostaria de faze-la pelo publico como nao tenho seguro e como sou da zona de Coimbra, os HUC sao a opcao mais logica. Ja contactei um medico (fiz a primeira consulta numa clinica privada) e ja fui avisado que a operacao pode demorar e que nao ha outra solucao senao esperar, esperar e esperar.

Como 'e obvio, tenho estado em pleno estado de angustia, pelo que queria perguntar se algum de voces utilizadores deste forum me consegue dar uma ideia do tempo "normal" de espera para uma operacao deste nivel no publico e privado e quanto terei de investir caso o faca no privado. A situacao esta a evoluir rapidamente e estou a perder sensibiladade na perna e massa muscular, ou seja, o tormento apenas se esta a agravar. Se alguem me conseguisse dar apenas umas ideias dos tempos e valores envolvidos ja seria uma boa ajuda nesta fase para poder comecar a fazer planos. Ainda nao falei de todos estes pontos com o medico porque ainda so fui a uma consulta e nao deu tempo.

Se o entenderem podem-me contactar por PM e desde ja muito obrigado a quem tiver disposto a partilhar informacao.

Obrigado
 

Sanleira

Member
Acabei de ler o teu post Skinner, e não sou a pessoa mais indicada para te poder ajudar com essas duvidas, mas enquanto iniciante Betetista e humano fiquei sensibilizado e só me resta desejar-te as melhoras e toda a sorte!
Não desanimes
 
Antes de mais as melhoras e não desanimes!
Só com uma consulta já te disseram que a operação é a única solução?
Eu tenho hérnias discais lombares e há mais de 15 anos que me chateiam (muitas dores e desconforto, dias sem andar, etc...), não se curam (nem mesmo a operação é solução definitiva) mas há maneiras de as aliviar! Se calhar precisas de ouvir mais algumas opiniões médicas!

Quando aos valores, não sei se o melhor não seria fazeres um seguro (que deve ter um período de carência e enquanto o processo anda e não anda passa o tempo) porque se estás à espera do publico, vai lá, vai!
 

Skinner

New Member
Obrigado pelas palavras, as coisas nao estao faceis com as dores a agravarem-se e as expectativas um bocado distantes deste problema ficar resolvido rapidamente. A perna acusa uma dormencia cada vez maior, o que aumenta a aflicao...
Os seguros nao sao possiveis de acionar neste momento e os especialistas teem-me dito apenas para aguardar... aguardar que a operacao chegue... Mas como as coisas no publico estao, nao sei se este estado se vai demorar por mais 3 ou 6 meses... O privado pode ser a opcao mais acertada mas ainda nao consegui falar com o medico acerca disso, tenho consulta daqui a 15 dias. Nao ha ninguem que tenha passado por uma situacao semelhante que consiga dar uma ideia de valores e tempo que demora ate a operacao? Eu sei que cada caso 'e um caso, mas gostava de conseguir delinear um plano e nao estar apenas dependente de melhoras que nao acontecem nem de um sistema de saude que prefere que pessoas saudaveis esperem meses por operacoes basicas...
 

Skinner

New Member
RMDventura, ja se aconcelhou acerca de operacao? Eu sei que existe um risco, mas tambem me dizem que a operacao 'e relativamente rapida e simples... sera? 'E que se diz tanta coisa! Que tipo de maneiras de aliviar as dores conhece? Massagens? Ja fiz e de facto melhora mas nao se podem fazer todos os dias, nao 'e?
 
Já, só a farei quando já não der mesmo para mais e que não tenha qualidade de vida.

Para aliviar as dores, vale tudo. Injecções (das mais potentes), massagens, mésinhas dos antigos, "endireitas" e agora estou num quiropratico e estou a gostar bastante.
 

ToNiC

New Member
Este é um assunto que conheço, porque já passei por ele. Após as voltas de fim de semana eram umas dores horriveis e passava a semana toda quase sem me mexer...
Vou-te resumir aqui o meu caso...

Fui a médicos e fiz exames e como tu skinner, também uma hérnia na L5...S1. As dores eram mesmo horriveis de não conseguir respirar, quanto mais mexer. Fui a 2 médicos... um dizia para operar, o outro disse-me para fazer reforço muscular lombar, correção de posturas e daí a uns meses iamos ver outra vez a situação.
Optei por não ser operado e inscrevi-me num ginásio, treino global com maior incidência nos musculos lombares... foi um treino gradual com especial atenção se sentia dor ao fazer os exercicios. De vez em quando ainda sentia aquelas crises de dor, que nem dá para nos mexer, inclusivé aquela sensação pela perna abaixo.

O que é certo é que só passado um ano (eu sei que é muito tempo), deixei de ter as tais crises de dor, mas sei que a hérnia está cá, porque ela de vez em quando dá para moer um pouco mas nada que me condicione o dia a dia.

Passaram 10 anos, faço desde o XC ao DH, e neste tempo aventurei-me no enduro em mota (dá cabo das costas, eu sei...), e nunca fui operado.

Sempre me disseram que a operação é para adiar o problema e não para solucionar, mas cada caso é um caso.

Hoje em dia durante a semana faço exercicios simples de manutenção em casa, para conseguir no fim de semana usufruir do "nosso" desporto. Evito ficar sentado no sofá a "pastar" :).

Desejo-te as maiores forças na opção tomada. Abraço
 

Geezer

Member
Desde já espero que tenhas melhoras independentemente da opçao que faças...

A minha opniao é que 1º tenta ter mais 1 ou 2 opniões medicas (nao que este(s) medico(s) seja(m) fracos mas é ate preferivel gastar mais uns 50 euros numa consulta e ter outra opniao nem que seja no privado ou tentar puxar cordelinhos com contactos etc... estamos a falar de uma hernia nas costas e nao inguinal ou abdominal (à qual ja fui operado 2 vezes) por mais que a medicina evolua positivamente os riscos ainda sao elevados de uma operaçao(na minha opniao).

Conheço uma amiga que tem uma hernia (nao sei onde) mas os medicos disseram 80/20 de probabilidade de correr bem/mal... ela ainda hoje tem crises mas consegue ter uma vida normal (nao pratica btt claro, mas faz algum desporto ate para fortalecer os musculos) ela disse-me que 20% de probabilidade de ficar numa cadeira de rodas é muito grande...

nessas opnioes medicas que possas vir a ter, tenta falar em trabalho muscular e em alternativas à operaçao ate ter a certeza.. alternativas como ja referidas, desde massagens a trabalho muscular ou ate quem sabe acupunctura ve este link

O melhor coisa para que estes processos corram bem é que tenhas calma porque há soluçoes para que as coisas corram bem, para alem da calma, tens que ter paciencia pois os resultados nao aparencem da noite para o dia nem com uma operaçao...

Espero que possa ter ajudado. se nao praticas profissionalmente ou mesmo à seria vai com calma e tentar arranjar um seguro que possa cobrir este tipo de "males", talvez isto seja um aviso...
 

moch75

New Member
Andei assim algum tempo ate que tive de parar, nessa paragem de talvez um mês fiquei com as costas "queimadas" de todos os dias fazer sacos de água quente, tal era o sofrimento que por vezes repetia 3 vezes. Como referi anteriormente as minhas costas ficaram queiimadas, escuras, como nessa altura estava sozinho (trabalho muito longe de casa) nem dei conta até a minha filhota me chamar a atenção. Claro que tive de parar mas o que é certo é que as dores quase desapareceram, tomei uns diclofnacs, por vezes uns pensos daqueles de 12h e as coisas acalmaram, agora que te escrevo e passado dois anos ando outra vez com as costas num oito, são 5 da matina e sem dormir por causa delas mas é assim que isto funciona infelizmente. Nao sei a tua idade, eu tou nos 40 e pelos vistos operacao só se tiver mesmo mesmo mesmo mal. Sinto me assim mas os medicos nao operam, melhor, até operam mas estas operações pelo publico demoram e um gajo fica a desesperar tal como tu estás agora. Tem paciência e calma reflexão, estás em portugal e paciência é palavra chave. Faz uns sacos insistidos mas não exageres, toma uns comprimidos, passa pomadas e se te sentires melhor fortalece as costas com algum exercício localizado e moderado, perde algum peso se tiveres a mais, se te senfires ainda melhor pega na bicla. Isto foi mais ou menos o que fiz, não sirva de exemplo mas não encontrei outra solução viável que me pusesse novamente em cima de uma bike :(
 
Top