[HELP] Duvida com o Crank (Modelo correcto?)

Kapelo

New Member
Buenaz to all!

:eek:fftopic:
Desde já tenho que dizer que andei a fazer alguma pesquisa :teclar: e provavelmente até encontrei alguma informação que respondesse às minhas perguntas. O problema (sendo um noob na matéria :desconfiado:) é que por vezes começam a falar em cranks e chaves de fendas malucas e eu não sei se é mesmo indicado para a minha duvida, por isso, peço desculpa :sorry: por estar a abrir um novo tópico mas tou mesmo à nora com isto :grrr:
:back2topic:

Quando montei pela 1ª vez os pedais verifiquei que o do lado direito não tinha ficado totalmente bem colocado pelo que o tirei e coloquei novamente, no entanto reparei que já tinha danificado um pouco o sitio onde se coloca o pedal.
Uns kilometros foram o suficiente para perceber que tinha feito porcaria. Desta feita a "porcagem" :lol: estava totalmente destruída e o pedal entra sem se quer precisar de chave de fendas :shock: Está totalmente arruínado.

1ª pergunta: Tenho que substituir a pedaleira toda? Ou posso só substituir o local estragado, isto é "conectotes" entre os pedais e pedaleira?

2ª Pergunta: Já andei a tentar tirar esta parte que liga o pedal à pedaleira (que sinceramente não sei o nome) tirei a porca que la estava mas agora não consigo tirar aquilo. Será que é preciso tirar mesmo com uma ferramenta especifica? É que não vejo ja nada para desenroscar, e com porrada ainda não saíu.


Já tinha em mente trocar estes 2 (pedaleira e pedais) só não esperava é que fosse tão cedo, ainda só fizeram cerca de 60 km. :barafustar:
 

Fura_A_maneira

New Member
Re: [HELP] Retirar "conectores" entre pedais e pedaleira

Pois é amigo... tal como disseste danificaste as peças!!

Ralativo à 1ª pergunta, o pedal tem lado esquerdo e lado direito e como tal deve ser colocado no lado correcto sem precisar de ser forçado. Um pedal costuma enroscar à mão até ao final e depois e apenas necessário apertar com a chave para terminar.
Agora como moeste a rosca do crank, essa peça que agarra o pedal e os pratos tens de comprar uma nova.

Relativamente à 2ª pergunta, não dês porrada que assim ela não vai sair, tens mesmo de ter uma ferramenta especial chamada "saca cranks".

Finalmente, acho que é melhor levares isso a alguem que perceba da matéria para te fazerem isso, por exemplo uma loja!!! :lol:

Abraço
 

Kapelo

New Member
Re: [HELP] Retirar "conectores" entre pedais e pedaleira

Pois essa parte do lado direito e lado esquerdo ainda sabia, já que os pedais dizem que lado são, não sou assim tão dummy. :ideia:
Quanto à porrada, obviamente não foi tanta assim :s , existe material que com a fixação só saí mesmo desse jeito visto não ter mais nenhuma porca de segurança.
Já agora se o objectivo fosse levar a uma loja já o tinha feito e não tava com o trabalho de meter post's no forum, certo :?:
Gostava mesmo é que me dissessem como é que esse "saca cranks" funciona no meu caso. Já vi muitos post's sobre "saca cranks" e sinceramente não sei como aquilo funciona.
 

Bravellir

New Member
Re: [HELP] Retirar Crank

é algo parecido com isto..

crank-puller-labeled.jpg


a rosca maior enrosca no crank, e ao rodar a outra rosca, o centro do saca, empurra contra o eixo fazendo o crank sair com o saca cranks agarrado.

desenhos.. página 20-7
http://www.bbinstitute.com/BM5 chap 20.pdf


http://www.parktool.com/repair/readhowto.asp?id=120

Se com isto não fores lá......
 

Fura_A_maneira

New Member
Re: [HELP] Retirar Crank

Então se queres fazer tu em casa, vais ter de continuar a ir a algum lado comprar uma chave "saca cranks" como aquela que está em cima e depois é só colocar a ferramenta e tirar o crank.

Não fiques ofendido de te ter dito para ires a uma loja... ás vezes é mais fácil aprender como se faz com quem sabe uma vez do que fazer porcaria muitas de seguida!!

Abraço
 

CMSR

New Member
Re: [HELP] Retirar Crank

em principio com o saca-crenks safaste bem. nao é nada dificil retirar o crenck

a nao ser que essa pedaleira seja do tipo do crenque cravado à pedaleira, mas acho que nao.

por isso compra a chave tira esse e compra um igual. para por é facil e nao precisas dessa chave.
 

Kapelo

New Member
Re: [HELP] Retirar Crank

Obrigado Bravellir, era mesmo esse tipo de ajuda que precisava.
Vou já arranjar a ferramenta para ver se trato do assunto. :!:
 

Kapelo

New Member
Re: [HELP] Retirar Crank

Só mais uma coisa.
Segundo me pareceu o meu eixo é de tipo quadrado, conforme mostra a figura. Deste modo, se eu comprar um crank novo terá de ter esta forma. Só consigo substituir para Octalink comprando um novo eixo, certo?
 

Boinga

New Member
Re: [HELP] Retirar Crank

Kapelo said:
Segundo me pareceu o meu eixo é de tipo quadrado, conforme mostra a figura. Deste modo, se eu comprar um crank novo terá de ter esta forma. Só consigo substituir para Octalink comprando um novo eixo, certo?

Certo. Se quiseres passar para um sistema diferente (Octalink ou ISIS), é melhor comprares agora o eixo junto com a pedaleira.

Boinga
 

Pax

New Member
Satnad said:
O problema do crank moído pode ser resolvido num torneiro mecânico.

Exacto! Penso que se o interior da antiga rosca for cheio novamente com material e abrir uma nova rosca, fica o problema resolvido...

Penso eu de que... :wink:
 

pc7

New Member
pessoal, venho "reanimar" este tópico para ver se algum de vós me esclarece esta dúvida..
Eu tenho uma pedaleira que está boa para ir para o lixo, os pratos tão todos empenaos, há dentes dobrados e até um ou outro partido. Tá na hora de trocar, mas será que dá para trocar os pratos e ficar com os mesmo crancks? sei que aquilo tem uma especie de 'lock ring' mas não sei como abrir..
não si se ajuda, mas é uma pedaleira de eixo quadrado..
 

Jepas

Super Moderador
Se os pratos estiverem cravados à pedaleira, não é possível serem trocados.
Só se os pratos estiverem presos através de parafusos é que se podem trocar. Isso é uma foto, sim sr. Mas se calhar era mais útil uma foto só da pedaleira para se perceber a fixação do prato à pedaleira. (Mas isto sou só eu).
 
Top