Nunomelo, eu não uso nem nunca usei pneus tubeless. Uso isso sim, pneus kevlar convertidos, e nisso acho os MAxxis dos melhores para serem convertidos, com uma boa resistencia, funcionam bem como tubeless, fácil de converter, e relativamente leves.
E porque não usas tubeless?
Factor peso contra, e é uma formula que na minha opinião resulta. Já uso há muito tempo, com muitos pneus. Uns são melhores para isso, outros piores, mas sempre funcionaram.
Rui Marçal, depende sempre do tipo de BTT que faças. Não tinha percebido que pneu estavas a usar, mas para arranjares um pneu que tenha mais aderencia na frente que um Race King, não é preciso muito (não tinha percebido que usavas esse). Os testes valem aquilo que valem.
Todos os pneus, na minha opinião, são bons, dependendo da utilização que nós fazemos, dos terrenos por onde passamos, da polivalencia que pretendemos, do nosso peso, das pressões utilizadas, etc, etc, etc. Para mim, um pneu numa bicicleta é como um selim: depende sempre da pessoa que o utiliza.
Repara que os Nevegal já pedem uma utilização mais hardcore, mas os Advantege, ou muito me engano, ou são mesmo virados para no minimo all moutain. Por isso, lá atrás falei em compromissos. Para uma utilização XC e maratonas (presumo que seja o que fazes, pelo que percebi) os pneus que mencionas chegam e sobram em termos de aderencia, mas perdem noutras coisas que nesse tipo de utilização também são importantes, como o peso e capacidade de rolar. Provavelmente consegues encontrar um pneu mais leve, melhor rolador e com uma aderência que em maratona e Xc seja mais que suficiente, sem ser os Nevegal ou Advantage que embora te garantam altos niveis de aderencia, limitam-te depois noutros aspectos.
Eu agora ando com um Ignitor 1.9 e sinceramente é um pneu que adoro porque posso abusar como não abusava com outros e cada dia que passa me surpreende mais, mas é um pneu que não usarei por exemplo em provas porque para mim (lá está, na minha opinião pessoal que reflecte o uso que dou à bike...) prefiro outro pneu que embora não tão aderente, seja um melhor compromisso para montar na bike, no tipo de piso por onde ando e nas condições climatéricas que se avizinham. Penso que no teu caso deve ser aquilo que deves procurar também, um compromisso e não um pneu que seja excelente apenas numa coisa, aderencia e tracção.
Quanto ao Ignitor, provavelmente vou tirá-lo para experimentar para a Primavera a ver como se porta. Neste tempo, quando passo em zonas de barro denso (até mesmo em zonas de saibro molhadas e moles), literalmente a bike parece que vai a travar.... Mas desconfio que pessoas mais leves que eu, usando talvez um pouco menos de pressão, dará um pneu excelente para este tempo. Ou então comigo, devo experimentar o 2.1, para distribuir o peso por uma área maior. Também podia ser uma solução...