Há melhor pneus que este? Qual a Tua preferência?

#1
Há melhor pneu para a frente tubless que o Kenda Navegal UST para XC?

Pelo que tenho lido este é mesmo um dos melhores pois a malta só lhe aponta pontos positivos.

Quanto ao "outro" mais falado é o Maxxis Ignitor mas neste caso há queixas sobre bolhas e por vezes desgaste rápido.

O que acham?
 
#4
Pois, devem ser realmente bons em aderencia, mas maus a rolar.... Não se pode ter tudo. Olha, uns Ignitor também pode ser um pneu à altura, mas com o mesmo defeito.... Depois pode haver compromissos, com menos peso, melhores roladores e ainda assim com boa aderencia.... Mas se aderencia é a prioridade, esses são bons.
 
#5
Quanto ao "outro" mais falado é o Maxxis Ignitor mas neste caso há queixas sobre bolhas e por vezes desgaste rápido.
Boas fitty77,

Tenho conhecimento de, não só o Ignitor, haver alguma propensão para o surgimento de bolhas em pneus Maxxis tubeless.
Esse facto deve-se ao líquido selante utilizado não ser o recomendado pela marca, MSC Black Seal. Os restantes líquidos selantes de latex contém amoníaco, que em contacto com a parede interna de borracha do pneu Maxxis leva a uma degradação prematura da mesma.

Se há melhor pneu que esse que referes? Há, e concerteza muitos!!! Tudo depende da morfologia e tipo de terreno que rolas mais frequentemente, da tua condução, etc! Como costumo dizer, um bom pneu é aquele que nos transmite confiança (good feeling)!

E, claro, nunca sabemos se realmente estamos bem servidos se não compararmos.

Anda muita gente ansiosa por um pneu novo da Maxxis, o Ikon 26x2.20 - 3C, tubeless ready com 480grs. É uma combinação de Larsen TT com Cross Mark. Só deve chegar às lojas no final do ano.
aqui esse pneu no catálogo 2011 da Maxxis (pág. 23).

Até lá recomendo-te o Maxxis Monorail ou o High Roller. No também Ignitor tens sempre uma escolha segura.

Bons rides,
Nuno
 
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#7
Nunomelo, eu não uso nem nunca usei pneus tubeless. Uso isso sim, pneus kevlar convertidos, e nisso acho os MAxxis dos melhores para serem convertidos, com uma boa resistencia, funcionam bem como tubeless, fácil de converter, e relativamente leves.

O que dizes em relação aos tubeless é verdade. Isso das bolhas aconteceu, porque havia desprendimento das camadas do pneu. Conheço quem pura e simplesmente furou essas bolhas, o ar saiu e o pneu voltou ao normal.... Seja como for nos Kevlar isso não aconteceu.

Repara que eu não disse que o Ignitor era excelente ou o melhor pneu que já usei. Tem boa aderencia, mas eu prefiro compromissos que facilitem o rolar e sejam mais leves. Acontece o mesmo com o Nevegal. Mas em aderencia e tracção são bons. O High roller também é bom e polivalente (é o pneu que não é excelente em nada, mas faz tudo no minimo bem), especialmente se já estiver a meio uso e o Monorail já me foi recomendado, nunca usei mas espero usá-lo para o ano. Em relação ao Ikon, faz lembrar o Geax Aka, do qual não tenho boas recordações... Vamos ver.
 
#8
Olá Fitty77,

Realmente o que me contas também já tinha lido por aqui, a história das bolhas que parece que se evita metendo o liquido selante certo.

Li um comparativo numa revista de Bikes Nacional onde o Kenda Navegal ganha o comparativo entre 30 pneus na aderência e travagem. No rolamento até nem é dos piores ainda mais que é um pneu de enduro.

Também já vi um outro artigo onde este pneu se destaca. Quanto ao Maxxis embora muita gente fale muito bem dele também há o reverso da medalha.

Mas opte por um ou outro, penso que vou ficar melhor do que o Continental Race King que tenho na frente, pois esse inspira-me muito pouco confiança.
Tem pouco desgaste pois já conta com cerca de 700km e mal se nota. É bom a rolar e tem muito pouco ruído. É muito bom a travar mas a curvar não me inspira confiança e já malhei.

Citação desnecessária - Consultar Regras!

E porque não usas tubeless?

Citação desnecessária - Consultar Regras!

Estive a ver o catalogo e parece-me que o que procuro é mais o Maxxis Advantage pois é o que tem melhor classificação a curvar e até é bom a rolar...
 
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#9
Nunomelo, eu não uso nem nunca usei pneus tubeless. Uso isso sim, pneus kevlar convertidos, e nisso acho os MAxxis dos melhores para serem convertidos, com uma boa resistencia, funcionam bem como tubeless, fácil de converter, e relativamente leves.

E porque não usas tubeless?
Factor peso contra, e é uma formula que na minha opinião resulta. Já uso há muito tempo, com muitos pneus. Uns são melhores para isso, outros piores, mas sempre funcionaram.

Rui Marçal, depende sempre do tipo de BTT que faças. Não tinha percebido que pneu estavas a usar, mas para arranjares um pneu que tenha mais aderencia na frente que um Race King, não é preciso muito (não tinha percebido que usavas esse). Os testes valem aquilo que valem.

Todos os pneus, na minha opinião, são bons, dependendo da utilização que nós fazemos, dos terrenos por onde passamos, da polivalencia que pretendemos, do nosso peso, das pressões utilizadas, etc, etc, etc. Para mim, um pneu numa bicicleta é como um selim: depende sempre da pessoa que o utiliza.

Repara que os Nevegal já pedem uma utilização mais hardcore, mas os Advantege, ou muito me engano, ou são mesmo virados para no minimo all moutain. Por isso, lá atrás falei em compromissos. Para uma utilização XC e maratonas (presumo que seja o que fazes, pelo que percebi) os pneus que mencionas chegam e sobram em termos de aderencia, mas perdem noutras coisas que nesse tipo de utilização também são importantes, como o peso e capacidade de rolar. Provavelmente consegues encontrar um pneu mais leve, melhor rolador e com uma aderência que em maratona e Xc seja mais que suficiente, sem ser os Nevegal ou Advantage que embora te garantam altos niveis de aderencia, limitam-te depois noutros aspectos.

Eu agora ando com um Ignitor 1.9 e sinceramente é um pneu que adoro porque posso abusar como não abusava com outros e cada dia que passa me surpreende mais, mas é um pneu que não usarei por exemplo em provas porque para mim (lá está, na minha opinião pessoal que reflecte o uso que dou à bike...) prefiro outro pneu que embora não tão aderente, seja um melhor compromisso para montar na bike, no tipo de piso por onde ando e nas condições climatéricas que se avizinham. Penso que no teu caso deve ser aquilo que deves procurar também, um compromisso e não um pneu que seja excelente apenas numa coisa, aderencia e tracção.

Quanto ao Ignitor, provavelmente vou tirá-lo para experimentar para a Primavera a ver como se porta. Neste tempo, quando passo em zonas de barro denso (até mesmo em zonas de saibro molhadas e moles), literalmente a bike parece que vai a travar.... Mas desconfio que pessoas mais leves que eu, usando talvez um pouco menos de pressão, dará um pneu excelente para este tempo. Ou então comigo, devo experimentar o 2.1, para distribuir o peso por uma área maior. Também podia ser uma solução...
 
#10
Boas,

Comecei a usar os Kenda Nevegal por acaso, vinham de origem na minha GT Zaskar, e fiquei fã. Pessoalmente acho-os irrepreensíveis em termos de aderência, comportamento seco e lama... a não ser o facto de serem pouco rolantes, portanto para XC talvez sejam pouco adequados, a não ser para voltas mais curtas ou sem preocupação de tempos.

Cada rider tem o seu tipo de andamento e kilometragem habitual, para quem anda mais que 50Km por volta, maratonas etc (ou se o tempo é importante), talvez um bom compromisso sejam os (também) Kenda Small Block Eight: são os Nevegal em versão taco mais pequeno (comparem imagens do rasto). São os que tenho agora montados e o rolamento é incomparavelmente melhor!!

Da minha experiência e opinião muito pessoal, os Nevegal são o tipo de pneu para quem goste de BTT puro e duro, aguentam tudo e perdoam muita asneira pois têm uma aderência fabulosa. Os Small Block ou outros de "compromisso" são isso mesmo, andam bem mas p.exº para andar lateralmente num talude enlameado servem para levar a cara ao chão, como descobri rapidamente quando os comecei a usar!!! :D

(Já agora é Nevegal, não Navegal)
 
#11
fitty77,

Em relação ao peso são 76kg. Os Continental que estou a usar vinham com a bike e também concordo que não deve ser difícil arranjar um melhor pneu para a frente.

Penso que se optar pelos Nevegal ou pelos Ignitor ou outros do mesmo patamar muito provavelmente não lhes vou tirar todo o proveito. Mas como a idade já pesa (37), não me apetece estar a correr muitos riscos e a descer corto-me porque não tenho confiança no "calçado", prefiro ter uns pneus com uma margem maior e perder em rolamento. Talvez não note tanto assim, pois a minha medida dos Continental é 2.2 e agora vou optar por 2.1. Realmente não tenho experiência com outro tipo de pneus. Mas nota-se assim tanto o rolamento num pneu deste tipo?

Quanto ao tipo de piso que costumo trilhar é de tudo o que me aparece pela frente. Normalmente faço cerca de 50km por semana e ando desde single tracks, estradões, asfalto, etc. Como de tudo, claro a um nível amador, mas de vez em quanto lá vou até uma maratona só pelo gozo.

Neste tipo de pneus, a minha maior dúvida será mesmo o rolamento, quanto ao resto penso que devem ser dos melhores. Depois vejo no que deu, se rolar mesmo mal terei de comprar outro e usar este mais específicos para outro tipo de condução ou exigência de piso.

Olá Petter,

A minha dúvida e como também já respondi ao Fitty77, é realmente o rolamento deles. Prende assim tanto a bike?

O meu andamento não é agressivo, embora não seja nenhum caracol. Onde a malta me passa é mesmo a descer!. Ridículo mas é verdade, pois os Continental não me inspiram muita confiança, daí querer passar do 8 ao 80. Normalmente faço cerca de 50km por semana e muitas poucas vezes passei dos 50km.

EDIT - Atenção às citações desnecessárias e aos "double-posts"
 
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#12
Os Small Block Eight, são de facto bons pneus, mas não para este tempo, e não para serem usados na frente a não ser que em condições de piso duro e estável.

Rui, Olha, para não te chateares muito, experimenta um Ignitor 2.1 na frente. Dizia para experimentares um Rocket Ron, mas um Ignitor é mais fiável em tudo. Com o Rocket Ron, ganhavas em peso, mas é mais delicado, e não tem a aderencia do Ignitor. Dizia para tentares o 1.95, mas se tens receio a descer, pode-te criar alguma insegurança. Depois atrás tens mais liberdade de escolha. Se pedalares mais em força, escolhe um com mais tracção, se mais em cadencia, podes ir para um mais rolante (é semrpe relativo pois depende do jogo que faças com a transmissão, mas pronto, temos que partir de algum lado). Um pneu que muita gente gosta é o Crossmark para trás, se não andares assim muito na lama. Um High roller pode ser também uma opção para trás se souberes faer boa gestão da tracção (dosear a força), mas confesso que gosto mais dele quando já tem uns km's em cima (até lá não é grande rolador)

Em relação a uns rolarem bem e outros não.... depende da referencia que tenhas, da forma como pedalas, e da tua própria sensibilidade. Acredita que com a experiencia, vais notando diferenças, mas claro, é semrpe relativo, porque ao mesmo tempo vais-te apercebendo das diferenças de comportamento e umas coisas podem compensar as outras, tendo em conta o que é importante para ti...
 
#13
Boas.
Já desde algum tempo que tenho utilizado os Maxxis Calibos e até á data e nunca tive razão de queixa. São bons para rolar e têm bom e saliente cardado lateral que ajuda nas curvas e em alguns terrenos não muito duros.
Há pouco tempo montei uns Maxxis CrossMark na bike e estou bastante satisfeito. são bons para rolar, confortáveis, têm boa aderência e dão segurança. O unico ponto fraco que lhes aponto é o facto de não serem grande coisa em terrenos com alguma lama, pois devido ao pouco espaço entre cardados agarra alguma lama. De resto acho uns pneus bastante bons para o XC/Maratonas.

Boas Pedaladas
 
#14
Boas Pessoal

Sempre associei os Nevegal ao All Mountain/Enduro.... São uns excelentes pneus, não haja duvida, o peso é que deixa um pouco a desejar...

As minhas referencias, neste momento são o Geax Gato para a frente e o Hutchinson Mosquito para trás, que acho que ja está descontinuado...

Cump
 
#15
Citação desnecessária - Consultar Regras!
Obrigado pela sinceridade e tempo dispendido bem como a partilha de conhecimentos e experiência.

Para trás por agora ainda não, fico mesmo com os Continental Race King que são porreiros.
 
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#17
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Sim, os Nevegal são mesmo mais vocacionados para o Enduro, daí serem tão bons a curvar e em aderência perdendo um pouco em rolamento. Tem o que é preciso para Enduro...
 
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#18
A idade já pesa?!

:eek:fftopic:
Rui, desculpa lá o off-topic, mas não consegui resistir. Com que então a idade pesa-te?!
Eu sei bem que o tempo é um bem escasso, mas uma corridinha aqui, mais uma pedalada acolá e a idade não pesará assim tanto.

Eu também tenho 37. O meu compincha de treinos tem 40. No grupo com quem costumo pedalar anda tudo dos 37 para cima. Um dos companheiros tem 48, outro 52.

Deixa-te disso. A idade pesa mais na cabeça e no espírito.

Aperta com eles e boas pedaladas.

:back2topic:
 
#20
Boas noites gente boa e outros,em meu ver e é apenas a minha opinião vale o que vale, depois de já ter experimentado quase de tudo o melhor pneu que ja andei,foi sem dúvida o Schwable NOBBY NIC 1.8, e penso que não haverá melhor, então neste tempo é fantástico, e em tempo seco continua excelente, apenas tem um senão em tempo seco gasta-se muito, mas meus amigos podem curvar tanto a chover como em tempo seco como queiram, que os meninos estão lá, e agarram muito pouca lama.
Além de serem muito leves 425 gr.
existem outros também em meu ver muito semelhantes, os GEAX GATO, mas mais pesados e não tanto rolantes, mas neste tempo são 5 estrelas também, mas como disse NOBBY NIC é de eleição e não quero outros, ou NOBBY NIC ou GEAX GATO.
Um abraço
Chamusco