Guiador solto

#1
Olá,

O guiador da minha bicicleta já há muito tempo se solta, girando. O que acontecia era que os manípulos dos travões começavam a subir até que já era difícil utilizá-los. Ultimamente depois de um passeio tinha que alargar e ajustar novamente o guiador. De início pensei que eram os manípulos das mudanças e travões que rodavam sobre o guiador, mas não, era mesmo o guiador.

Cada vez usei mais força para o apertar, uma vez que continuava a acontecer, até que penso que "destruí" a rosca, pois ele agora não se consegue apertar.

Ontem tentei desmontar, mas o parafuso roda sem sair; alargou, mas não sai.

Foto: https://ibb.co/fM0n6Fx

Que sistema de rosca é este? Não é facilmente reparável?

Obrigado.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#2
xiça... isso é muito fraquito... deveria ser fixado pelo menos por dois parafusos. Compra um conjunto novo compativel com essa caixa de direcção. onde compraste a bicicleta? Isso é perigossísimo.
 
#7
xiça... isso é muito fraquito... deveria ser fixado pelo menos por dois parafusos. Compra um conjunto novo compativel com essa caixa de direcção. onde compraste a bicicleta? Isso é perigossísimo.
Sim, foi uma bicicleta muito barata, talvez uns 30 EUR, mas já há muitos anos, agora não se consegue nada por este preço.

Acho que foi no Continente ou outro hipermercado.
 
#10
Desaparafusa o parafuso do eixo do avanço que o elemento deixa de comprimir o tubo da direcção ...
Depois é ir rodando o guiador e puxar até sair. Se tiver dificuldade meta wd40 para ajudar a descalcinar.
 
#11
Desaparafusa o parafuso do eixo do avanço que o elemento deixa de comprimir o tubo da direcção ...
Depois é ir rodando o guiador e puxar até sair. Se tiver dificuldade meta wd40 para ajudar a descalcinar.
Ah... és capaz de ter razão, isto não se monta abrindo o anel todo... OK, assim sendo tenho de tirar os manípulos de um dos lados... Também não deve ser assim tão mais chato. É melhor escolher o lado dos manípulos de mudanças novo que o antigo pode não aguentar a operação :)
 
#13
Não tinha lido com atenção esta parte: "Desaparafusa o parafuso do eixo do avanço que o elemento deixa de comprimir o tubo da direcção ..."

Ou seja, desaparafuso o parafuso que está na vertical. Mas depois o parafuso cuja porca está moída (que eu fotografei) não abre mais, logo para tirar o guiador tem de ser na horizontal, ou pela esquerda, ou pela direita.

Se calhar não estou a ver a coisa...