Guiador maior e mesa mais pequena vale a pena?

Gonçalo Dias

New Member
Boa tarde, tenho uma bicicleta roda 27'5 que tem uma mesa de 80mm e o guiador de 600mm ou 620mm não me recordo, e vi num vídeo que uma mesa mais pequena com um guidão de 680mm a 720mm ia atribuir mais performance, se isso é verdade e vale a pena podem me dizer o tamanho da mesa e do guiador para eu comprar, obrigado :)
 

klaser

Well-Known Member
Mesa em Portugal e no sul do Brasil (onde nasci ) chama-se avanço , senão a galera não entende....Aliás só ouvi chamar avanço de "mesa" há uns anos atrás quando comecei a frequentar fóruns brasileiros...
Quanto a questão, isto é relativo , mais performance... guiadores mais largos são mais estáveis e dão mais conforto,mas pode ser mais "lentos" a virar...também é preciso ver a largura dos ombros do rider ,é preciso chegar numa combinação equilibrada....
 

Pedro Barradas

Super Moderador
gonçalo, isso é um assunto complexo, tens diferentes geometrias de guiadores, uns mais abertos, outros mais fechados, uns rectos, outros elevados.... que permitem algum tipo de regulação. O Avanço, ou "mesa", como lhe chamas regula o alcance ao guiador...
Mas tudo isto tem de ser devidamente "cozinhado", com a geometria da bicicleta e as tuas medidas antropométricas....
 
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Joseelias

Well-Known Member
Depende do tipo de performance que queres atingir.

Normalmente o avanço mais curto com um guiador mais largo, típico das geometrias mais recentes, destina-se acima de tudo a aumentar o controlo da bicicleta em descida pois o avanço curto recua a posição do ciclista na bicicleta deslocando o peso para trás. Assim, há menos hipótese de se sermos projectados por cima do guiador pois com menos peso na frente a bicicleta ultrapassa melhor os obstáculos, e com esse peso sobre a traseira mantém a roda de trás mais colada ao terreno.

O guiador mais largo também dá mais estabilidade por termos os braços mais abertos o que ajuda no equilíbrio. E ainda permite aplicar mais força pela força de alavanca facilitando o controlo da bicicleta.

O problema é que tirando muito peso na frente pode-se tornar problemático nas subidas mais íngremes. Com pouco peso à frente a roda dianteira vai começar a querer levantar e podemos perder o controlo nas subidas.

Em modalidades com o XC o guiador largo (independentemente do comprimento do avanço) tem a vantagem de facilitar a respiração pois os braços mais afastados facilitam a abertura da caixa torácica. E isso pode aumentar a resistência. Em quanto, não sei.

Agora na prática, não sei quantos em centímetros se deve aumentar o guiador relativamente ao encurtamento do avanço se quisermos mexer com as duas coisas. Se não for bem pensado podes ficar com uma direcção demasiado lenta ou demasiado ágil e instável.

Tens ainda que considerar que ao encurtares o avanço convém recuar o selim senão arriscas-te a ficar encolhido. A menos que te sintas esticado neste momento. Por fim, tens que ver que tipo de bicicleta tens e para o que foi pensada, pois podes estar a alterar muito a geometria. Se for uma bike de XC não faz muito sentido estar a montar componentes mais virados para o Freeride ou Enduro.
 

Gonçalo Dias

New Member
Eu tenho os ombros largos, e como o guiador e pequeno acaba dando um pouco de desconforto, e acabei vendo isso no vídeo, sendo assim meto só um guiador maior? É uma bike de XC.
Eu disse mesa porque o meu pai e brasileiro xD.
 

Joseelias

Well-Known Member
Ao meteres apenas um guiador mais largo a direcção pode ficar um pouco mais lenta, mas dependendo da tua sensibilidade, estilo de condução e locais por onde andas pode não ser relevante. Se por acaso fizeres muitos singletracks sinuosos, ou descidas técnicas onde precisas de agilidade podes notar. Mas isso é daquelas coisas que só experimentando. Em último caso, se sentires que a largura ideal é mesmo aquela mas que queres uma direcção mais ágil terás que arranjar um avanço mais curto.

Podes tentar ver nos sites de algumas marcas de bicicletas qual o tamanho de guiador e de avanço que usam para modelos semelhantes à tua bicicleta, para teres uma noção base da alteração a fazer no que diz respeito a que comprimento de avanço montam com determinada largura de guiador.
 
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