Guia de Corrente

#1
Boas amigos do pedal,

Tenho uma cannondale F29 4, modelo de 2015 e acontece-me que a corrente de vez em quando salta do prato dianteiro, estou a usar shimano xt 11v (11-42) com prato 34.

Accionando a patilha do desviador para a posição "ON" isto não acontece só que as mudanças ficam muito rígidas e difíceis de utilizar principalmente com alguma sujidade, por isso tenho optado por andar com a patilha do desviador no "OFF".

Então ponho a hipótese de utilizar uma guia de corrente mas ainda não consegui perceber qual se adequa à minha bike.

Algum dos companheiros consegue dar umas dicas? alguém que conheçam que utilize numa bike igual, algum site onde possa perguntar?

Obrigado e saudações.


http://mbaction.com/home-page/bike-test-cannondale-f29-carbon-4
 

RTC

Super Moderador
#2
A questão da patilha no desviador traseiro é importante para a corrente não sacudir e cair do prato.
Também tenho essa transmissão e embora sentido que no ON a troca fica mais rija, não acho que se torne difícil de usar "obrigando" a colocar no OFF. Mas também já cheguei a usar no OFF e mesmo assim a corrente não caiu. Mas acredito que possa acontecer nalguma zona mais agressiva.

Já agora, que tipo de prato 34 tens?
 
#3
Também tenho o novo XT 11v e faço o seguinte:
Em prova utilizo no modo ON porque não me pode sair a corrente e até agora nunca me saiu (no modo ON!)
Em reconhecimento e treino utilizo no modo OFF para poupar o desviador e mesmo assim, num mês só me saiu a corrente 1x!
Quanto ao meter um guia depende muito do quadro que tenhas.
Tens aqui a bike do Marinheiro que tem um guia de corrente da MRP
https://www.facebook.com/ricardomar...332496420848/1131037483583673/?type=3&theater
 
#4
Eu uso uma da xcracer.com. É de fixação directmount mas, também têm com outros tipos de montagem e têm de caixa aberta ou fechada. É fácil de montar e funciona 5*! Ando em trilhos com muita pedra e até agora não tenho tido problemas com a corrente saltar!
 

fabio viana

Well-Known Member
#5
Boas :)

Quando eu ando com 1x9 uso um guia de corrente Funn Zippa XC que é "apertado" em conjunto com o BB da pedaleira.

Até agora estou satisfeito com ele e para o preço não posso pedir mais(35€).
 
#6
experimenta afinar a tensão da embraiagem do desviador, eu uso 1X11 com prato NW e tenho a embraiagem quase no minimo, as mudanças ficam leves e não causa tanta fricçao na transmissao
o parafuso é um alen 2mm que fica por trás de uma borrachinha
 
#7
Boas,

RTC o prato que estou a usar é o shimano xt que vinha com a transmissão, antes desta bike tive 1x10 adaptado com pratos race face e aerozine e mesmo sem desviador activado não saltava a corrente.

Vou tentar analisar essa questão da embraiagem do desviador, porque mesmo não sendo muito sensível com a transmissão aborrece-me em provas por vezes só conseguir meter mudanças à terceira ou quarta tentativa.

Quanto ao tipo de guia compatível, já enviei alguns e-mails a marcas e vou continuar com mais essas informações que me forneceram a ver se alguma é adequada.
 

gfrmartins

Active Member
#10
Boas,

RTC o prato que estou a usar é o shimano xt que vinha com a transmissão, antes desta bike tive 1x10 adaptado com pratos race face e aerozine e mesmo sem desviador activado não saltava a corrente.

Vou tentar analisar essa questão da embraiagem do desviador, porque mesmo não sendo muito sensível com a transmissão aborrece-me em provas por vezes só conseguir meter mudanças à terceira ou quarta tentativa.

Quanto ao tipo de guia compatível, já enviei alguns e-mails a marcas e vou continuar com mais essas informações que me forneceram a ver se alguma é adequada.
Esse comportamento não é nada normal, eu tenho 1x10 com xt shadow e não tem esse comportamento, sentes as mudanças a entrar com mais "pressão" mas nunca tive nenhum problema com alguma a custar a entrar , etc

Isso deve ser mesmo a afinação ou mesmo tamanho da corrente, esse comportamento não é normal
 

Hardskin

Well-Known Member
#11
Não é mesmo normal. Tenta afinar as mudanças com ele em ON.
O meu XT anda sempre trancado (ON) e até já lhe dei um ligeiro ajuste no aumento da tensão. No teu caso a solução pode passar por lhe retirares tensão.
Para quem estiver interessado ou simplesmente quiser fazer uma manutenção para prolongamento da vida do desviador...

[video=youtube;wV6W4PKDUrU]https://www.youtube.com/watch?v=wV6W4PKDUrU[/video]
 

Mr.sa

Active Member
#15
A resposta correcta é... depende!

Depende se usas hardtail ou suspensão total. Depende do tipo de uso que lhe dás. Depende ao que dás prioridade(segurança extra ou "clean look").

Os pratos são feitos para segurar a corrente, porém numa suspensão total ou após algum desgaste é fácil numa descida dura a mesma saltar fora.

Eu por uma questão de usar suspensão total e em competição ter o descanso mental de saber que posso "atirar-me" pela descida abaixo com uma segurança extra que está ali algo extra a manter a corrente no sítio.